Buscar

Pim_V_2018

Prévia do material em texto

UNIP – INTERATIVA SEI / SEPI
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
LAURA REGINA SANTOS COSTA
MARIZETE DOS SANTOS S. F. NOVAIS
ELIAS LELLIS DA CUNHA
FEINKOST
CARAPICUIBA / SP
2013
UNIP – INTERATIVA SEI / SEPI
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
CURSO DE GESTÃO EM MARKETING
FEINKOST
NOME: LAURA REGINA SANTOS COSTA / SEI - RA 1301711
NOME: MARIZETE DOS S. F. DE NOVAIS/SEI - RA 1301036
NOME: ELIAS LELLIS DA CUNHA / SEPI - RA 1306452
CURSO: GESTÃO EM MARKETING
SEMESTRE: SEGUNDO
 
CARAPICUÍBA / SP
2013
LAURA REGINA SANTOS COSTA
MARIZETE DOS S. F. DE NOVAIS
ELIAS LELLIS DA CUNHA
FEINKOST
Pesquisa feita na empresa de produtos alimentícios Feinkost, com o objetivo de conhecer o desenvolvimento comercial e empresarial, com pretensão da qualificação profissional nas disciplinas Pesquisa de Mercado, Composto de Comunicação e Dinâmica das Relações Interpessoais.
 
Orientador: Professora Maria Goreti Artico
CARAPICUÍBA – SP
2013
LAURA REGINA SANTOS COSTA
MARIZETE DOS S. F. DE NOVAIS
ELIAS LELLIS DA CUNHA
FEINKOST
Trabalho do curso de Gestão em Marketing 
Apresentado á Universidade Paulista - UNIP
Aprovado em:
RESUMO
	
3 01. INTRODUÇÃO. A Wall Mart é uma empresa do área atacadista, foifundada em 1962 em Rogers, Arkansas nos Estados Unidos e por meio dea idéia primeiro de promover custos baixos. 
Em 1972 O Wall Martcomeçou seu capital, dessa meio estimulou o sistema de expansão enesse mesmo ano a organização já possuia 276 lojas em 11 estados. 
Em1988 o Walll Mart abriu seu primeiro Hipermercado com base para quase36 setores. Em 1989, estende sua rede, abrindo mais de 1.402  lojas Walmart.  Em 1990, O Wall Mart é declarado o maior varejista dos EUA dosetor hipermercados. 
Nesse mesmo ano o a empresa lança o Neighborhood  Markets que tem por objetivo atender a toda necessidade do público através de formaçao de mix de produtos com marcas características com certificado de qualidade e auditoria técnica.
 Em 1998 ,foi criado mais um modelo de loja o Marketside. Que teve por objetivooferecer toda segmentação das lojas já presentes, porém com variedade principalmente escolhido para o público local. UM exemplo é o pratopronto feito por chefs profissionais. 
No Brasil o Wall Mart chega em 1995,oferecendo preço baixo com grande variedade.
Em 2008 o faturamentomédio do Wall Mart chegou a R$ 16 bilhões e empregava cerca de 70 mil pessoas.
A rede do Brasil conta com 5 operadores logísticos que tem porobjetivo a boa otimização, movimentaçao e distribuição para todas asfiliais no Brasil.
	
Palavra- Chave: Feinkost, Cróqui, Personal
ABSTRACT
Was used in our work , all content of the Integrated Multidisciplinary Design to put into practice all seen in classroom learning , tele class handouts room.
All points were studied theoretical foundation of disciplines , Market Research , Compound Communication and Interpersonal Relationship Dynamics taught in this semester.
 To do this we chose the company of food products Feinkost where we have researched segment from the description of the organization until their legal and ethical aspects .
We note that this company is one of the most respected in its segment , since studies with their customers perceive that there is a preference for its line sketch ( Granola widely used by consumers acai ) .
The company operates in the market since 1990 , when she moved into an area of ​​400m ² in São Paulo , Capital , now has 33 employees to take what is best in granolas and cereals for the consumer .
Keyword : Feinkost , sketch , Personal
Lista de Figuras
Figura 1- Canais de Comunicação	2
Figura 2- Dinamica das Relações Interpessoais	2
Figura 3- Processo de Comunicação	2
Figura 4- Piramide de Maslow	2
INTRODUÇÃO
Escolhemos a empresa de produtos alimentícios Feinkost Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, observando que esta empresa é uma das mais conceituadas no seu segmento. 
A empresa atua no mercado desde 1990 atuante no ramo industrial, na área alimentícia especializada em fabricação de granolas e cereais, o primeiro cereal com a marca Feinkost.
No ano de 1992 a Organização deixou de ser uma microempresa em meados de 1993 conseguiu dobrar a produção precisando procurar novas instalações que comportassem melhor, o seu estoque e demanda do produto. 
Neste primeiro momento, com base na visita realizada buscaremos identificar a posição dessa organização no mercado e apresentar as informações referentes a análises de resultados diversos, importância da comunicação e ações utilizada na área de venda e dados estatísticos da empresa, com base no conteúdo apresentado das disciplinas de Pesquisa de Mercado, Composto de Comunicação e Dinâmicas das Relações Interpessoais, observando na prática todos esses processos.
Pesquisa de Mercado
A empresa mantém um departamento de marketing que se encarrega de atender às necessidades de pesquisa da empresa. este departamento administra o sistema de pesquisa de marketing planejando, selecionando e contratando empresas especializadas que realizam diferentes tipos de pesquisas. O executivo envolvido com as decisões de marketing encarrega-se de especificar os objetivos da pesquisa e contratar uma empresa especializada para a realização do projeto.
Se a pesquisa de mercado é uma despesa ou investimento, esta questão é, às vezes, avaliada pela empresa, indicando carência de informações sobre pesquisa que permitam avaliar melhor seu custo/ benefício.
Na feinkost é feita , colocações referentes aos “gastos” representados pela pesquisa, em especial, nos momentos em que há coincidência com retração das vendas da empresa, justamente quando a necessidade de pesquisa sobre o mercado é ainda mais presente. “Como podemos ‘gastar’ em pesquisa, logo agora que as vendas caíram?”
Na verdade, a empresa ultiliza da pesquisa por entender como sempre ser um investimento, mesmo que seu retorno, conforme a situação, possa não ser imediato. Outro fato bastante comum é a decisão de realizar-se internamente a pesquisa, usando profissionais de vendas, de telemarketing, ou de quaisquer outras áreas da que a empresa tenha para promover a pesquisa .
Esta decisão na Feinkost pressupõe que a atividade de pesquisa esteja apenas na elaboração de um questionário, sua aplicação e posterior análise. No entanto, o trabalho de pesquisa implica uma série de procedimentos técnicos, que vão desde o planejamento, passando pelo instrumento, tratamento dos dados, análise e interpretação. Só assim resulta em informações realmente confiáveis para a tomada de decisões.
A Pesquisa mercadológica é a mais confiável dentro da política da Feinkost é a ferramenta para obter informações precisas sobre um mercado, produto, serviço ou público-alvo. Com ela você também pode fazer testes que indicam a possibilidade de sucesso ou insucesso da estratégia estabelecida.
O segredo de um trabalho bem elaborado está na motivação e o que nos motiva a elaborar este trabalho é a realização pessoal e profissional para adquirir conhecimentos mais específicos do processo de uma Pesquisa de Mercado para conhecermos sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, para assim termos um desempenho melhor do nosso negócio. 
Esta foi a imagem que é passada pela feikost dentro do parametro estabelecido.
O modelo que a Feikost ultiliza para a pesquisa é este abaixo 
Questionario:
1. Você gosta de cereais ?
☐ Sim
☐Não
2. Tem preferência por algum sabor ?
☐ Sim
☐ Não
3.em alguma marca ou fabricante de sua preferência ? (mostrar imagens da marcas)
☐ Sim 
☐ Não
Caso tenha qual seria ?______________________ 
4. Qual sua satisfação na ultilização de cereais ?
_________________________________________________
5 O que acha dos produtos da feinkost
☐ bom 
☐regular 
☐ ruim 
Estas são algumas perguntas feitas no questionário de pesquisa e elaborada pelo setor de marketing da empresa .
A Pesquisa deverá abordar questões que respondam a perguntas do tipo: 
- Há mercado para meu produto ? Esse mercado está em ascensão, estagnado ou em decadência? Qual é meu público-alvo? isso pode auxiliá-lo em casos de novos produtos ou de negócios alternativos. Que dificuldades encontrarei para entrar nesse mercado? – Não esqueça: em mercados saturados de concorrentes, as chances de obter sucesso são muito menores. 
- Que preços praticam meus concorrentes? Quais são esses concorrentes? 
- Que diferencial cada concorrente tem em relação ao outro (o que cada um oferece a mais que o diferencia dos demais)? 
- Quais os principais fornecedores desse mercado? 
Após obter as respostas da pesquisa, analise se vale realmente a pena entrar nesse mercado, com base no que você espera de retorno de seu investimento. E avalie também possíveis estratégias que permitam garantir o sucesso dessa empreitada. Pode ser que você descubra que não vale a pena investir no produto ou serviço inicialmente pensados, mas há possibilidades para um outro negócio a partir das respostas conseguidas de seus potenciais clientes. 
Estas são as perguntas que a feikost quer obter respostas pra elaborar seu planejamento de marketing .
A partir daí outros questionamentos são feitos são eles :
2.1.Mercado:
Estudos sobre a distribuição
Estudos sobre a distribuição dos produtos no comércio
Aceitação e opinião sobre os produtos nos canais de distribuição
Estudos sobre os pontos de venda
Publicidade
Pré-testes de anúncios e campanhas
Pré estudos e pós estudos sobre a realização de uma campanha a respeito da atitude do consumidor a respeito da marca
Estudas a eficácia da publicidade
2.2.Produto:
Estudo sobre o uso dos produtos
Testes sobre a sua aceitação
Testes comparativos com os concorrentes
 Estudos sobre as formas, tamanho e embalagem 
Outros aspectos da pesquisa são focados em Plano de negócios. 
Pesquisas como:
Pesquisa de Mercado
1) Empresa cadastra perguntas da entrevista
2) Empresa determina perfil dos participantes da pesquisa
3) Empresa determina abrangência dos participantes (território)
4) Empresa determina pontuação valida para esta pesquisa
5) XSOFT envia e-mails filtrando da base de dados de participantes
6) XSOFT tabula resultados e entrega a Empresa
Pesquisa de Satisfação
1) Empresa cadastra perguntas da entrevista
2) Empresa faz upload dos e-mails para os quais será enviada a pesquisa
3) XSOFT envia e-mails
4) XSOFT tabula resultados e entrega a Empresa
Custo:
Planilha anexa. O cálculo envolve quantidade de perguntas, número de e-mails e prioridade.
Funcionalidades:
Empresa
Cadastro da empresa
Cadastro acessos (usuários permissão)
Emissão de boleto / pagamento
Cadastro da pesquisa
Perfil da pesquisa (tipo (mercado ou satisfação), quantidade de participantes, região, perfil do participante, data publicação, status da publicação (ativa ou suspensa), etc).
Todas essas infomações são analizadas para um plano estratégico de desenvolvimento do marketing da fikost.
 Estes metodos são adotados pela empresa em todo o desenvolvimento de criação de um novo produto ou ação de marketing planejada pela empresa. 
Composto de Comunicação
3.1 Identificação do Público-Alvo
A definição do publico alvo é o ponto inicial para o planejamento da Feinkost no seu negócio. Para indentificar para quem nós queremos vender o nosso produto e serviço não basta descrever as características da nossa clientela. É muito comum definir o público alvo citando a classe social, faixa de renda, panorama superficial de nosso cliente. Precisamos saber principalmente se este cliente está disposto a comprar nosso produto e serviço ou se tem necessidade e desejo por aquilo que vamos oferecer, dentro deste contexto as promoções de vendas pode ser dirigidas a diferentes tipos de público, de acordo com os objetivos de vendas definidos pela Feinkost em seu plano de marketing.Verificamos, portanto, a promoção de vendas sendo dirigida assim:
 Aos consumidores- atuais ou potenciais;
 Aos intermediários – atacadistas e varejistas, com o objetivo de aumentar o volume de distribuição dos produtos. Os benefícios oferecidos podem ser preços melhores por volume de compra, desconto, prêmios, material de ponto de venda, etc.;
 Força de vendas dos canais de distribuição – o público-alvo, nesse caso, é o time de vendedores dos intermediários ( varejistas e atacadistas) e o objetivo é premiar aqueles que mais venderem determinada marca.
3.2. Determinação dos objetivos de Comunicação
Para Feinkost, investir em comunicação e marketing é hoje em dia fundamental como em qualquer negócio: divulgar produtos fidelizar clientes a marca, auxiliar no relacionamento com a clientela, identificar seus desejos e necessidades, proporcionar inúmeros outros benefícios para uma empreendimento. A comunicação interna de uma empresa também é muito importante para o repasse de informações e o desenvolvimento do negócio. A comunicação e marketing auxiliam na definição de como uma em empresa pode atingir seus objetivos e metas e como vai se relacionar com o mercado.
A Feinkost hoje trabalha com o AIDA, é um dos mais aceitos dentre os modelos de comunicação existentes, e por ser aplicado não só na venda de produtos, mas também na venda de uma idéia ou conceito, a diferença reside no fato de que o produto final de um será o retorno Monetário da venda do produto.
A-ATENÇÃO-I-INTERESSE-D-DESEJO-A-AÇÃO
3.3. Elaboração da Mensagem
É um elemento principal de qualquer processo de comunicação. A mensagem representa a informação ou grupo de informações, que deverá ser transmitida pelo emissor para, posteriormente ser recebida e compreendida com eficácia pelo receptor. Sem a existência de uma mensagem ou da necessidade ou desejo de transmitir uma mensagem, não há motivos para se estabelecer um processo de comunicação.
Ao elaborar uma mensagem, ela deve possuir um conteúdo eficaz, uma estrutura, um formato e uma fonte de pesquisa
Conteúdo da mensagem: escolha do apelo racional para interesses particulares do público, apelo emocional para despertar emoções positivas ou negativas e apelos morais direcionados ao senso do público em relação ao que é certo e apropriado.
Estrutura da mensagem: apresentações unilaterais versus argumentações bilaterais, o formato da mensagem deve ser sólido, baseado em um título, ilustração, locução, comunicação não verbal, cor, expressão, traje, entre outros.
Fonte da mensagem: domínio do assunto, credibilidade e simpatia. 
3.4.Seleção dos Canais de Comunicação
Figura 1
Figura 1- Canais de Comunicação
Fonte Feinkost
Qualquer estratégia na seleção dos canais de comunicação precisa ser avaliada previamente de acordo com o perfil do público-alvo na Feinkost. As micro e pequenas empresas, devem identificar as limitações de recursos financeiros antes de escolher os canais de relacionamento com os clientes.Existem alternativas gratuitas, como a inserção das empresas nas mídias sociais, mas as empresas devem planejar como receber as demandas que surgirão dessas iniciativas.Por isso, não basta estar na mídia, mas é fundamental estar preparado para atender o público.assim, torna-se necessário disponibilizar uma equipe treinada para dar continuidade ao atendimento.Essa iniciativa não representa somente custo, uma vez que as oportunidades de negócios se converterão em vendas.
Outra questão importante a ser considerada é que as mídias sociais podem ser monitoradas e propiciar a interação direta com o consumidor.Mas elas não podem ser controladas.Caso haja insatisfação com relação a um produto, serviço ou atendimento, isso poderá reverter-se contraa empresa.Portanto, a empresa precisa estar consciente das vantagens e desvantagens do uso dese canal.Dependendo do orçamento disponível, criar um site na internet para relacionar ofertas e disponibilizar meios de contato, pode ser também uma boa estratégia.Contudo, vale lembrar que isso tem que ser avaliado previamente de acordo com o perfil do público-alvo da empresa, certificando-se de que esse é um público que tem acesso à internet.
3.5. Estabelecimento do Orçamento de Comunicação
A definição de valores a ser investido em comunicação é um dos desafios mais difíceis para os profissionais Feinkost de marketing. Os gastos apresentados pela grande maioria das organizações com a promoção (comunicação) alcançam até 50% do faturamento. 
Existem quatro modelos mais comuns para o estabelecimento do orçamento em comunicação:
 Método da disponibilidade de recursos;
 Método da porcentagem sobre o faturamento;
Método da paridade competitiva;
Método do objetivo e tarefa.
O orçamento é planejado tendo o valor a ser investido definido conforme as possibilidades de gasto apresentados pela Feinkost ou qualquer organização. Neste modelo, a comunicação não é reconhecida como um investimento e não é dada confiabilidade à sua possibilidade de impacto imediato sobre o volume das vendas. Em longo prazo, torna-se difícil elaborar um planejamento, pois a base de orçamento é incerta.
Nesse modelo a empresa irá determinar o valor que poderá ser destinado à comunicação, fixando uma porcentagem sobre o faturamento (real ou previsto). 
Como vantagens do referido método, pesquisadores da Feinkost apontam:
Determinação de que os investimentos em comunicação variem de acordo com o que a empresa pode “dispor”;
Satisfaz os gerentes financeiros, já que estes afirmam que as despesas devem manter uma relação direta com as vendas, como um ciclo comercial;
 Encoraja a administração a refletir sobre a relação entre custo de comunicação, preço de venda e lucro unitário. Estimula a estabilidade competitiva, já que as organizações concorrentes investem a mesma porcentagem de seus faturamentos em comunicação.
3.6.Decisão do mix de comunicação
 A propaganda pode ser utilizada para desenvolver uma imagem duradoura (os anúncios da NESTLÉ) ou estimular vendas rápidas como liquidação de fim de semana.
 Tem como características a penetração, pois a mensagem é repetida varias vezes; o aumento da expressividade, por colocar em cena a empresa e seus produtos por meio do uso artístico da impressão, do som e da cor; e, impessoalidade, pois o público pode não prestar atenção, nem responder a ela.
 A promoção de vendas pode ser utilizada para obter efeitos de curto prazo, como chamar a atenção para o lançamento de produto ou aumentar vendas em declínio, oferece 3 benefícios:
 Comunicação: chama a atenção e leva o consumidor ao produto
 Incentivo: incorpora algum tipo de concessão, estimulo ou contribuição valiosa para o consumidor
 Convite: constitui um convite especial para efetuar a transação imediatamente.
 As relações públicas e assessoria de imprensa baseiam-se em programas elaborados e coordenados com outros elementos do mix de comunicação. Características:
 Alta credibilidade: materiais e artigos em jornais e revistas são mais autênticos e confiáveis para os leitores que anúncios.
 Transforma interessados em clientes: atinge clientes potenciais que preferem evitar vendedores e anúncios.
 A Feinkost acredita que Criar conceito: por meio das relações públicas édesenvolvido um conceito sobre empresa pela opinião pública, que vai além de uma imagem de marca.
 Eventos e experiências: um evento pode ser extremamente relevante a medida que o consumidor se torna pessoalmente envolvido; devido a vivacidade e qualidade em tempo real das experiências, os consumidores podem acha-los mais envolventes; e,  são implícitos, um tipo de venda não agressiva indireta.
 Já o marketing direto é personalizado, atualizado e interativo
 E, as vendas pessoais implicam um relacionamento imediato e interativo; permitem o aprofundamento no relacionamento profissional e até pessoal; e, fazem com que o consumidor se sinta obrigado a resposta(comprar) após ouvir a argumentação do vendedor.
3.7. Mensuração dos resultados
Definir uma metodologia precisa de mensuração para ações em mídias sociais demanda uma expertise talvez mais sofisticada que a necessária na criação da campanha. É preciso passear muito bem por diversas ferramentas web e relacioná-las com aspectos offline, como crescimento nas vendas ou comportamento no PDV.
Existe uma demanda tão grande pela mensuração precisa e confiável das ações em ambientes interativos que empresas se especializaram apenas em monitorar este desempenho.
Os resultados finais com uma ação da Feinkost  podem ser organizados da seguinte forma:
Nucleares
Tráfego no site principal
Conversão (vendas, contatos etc..
Sites de relacionamento
Tráfego
Verbalização de conteúdo oficial
Produção de conteúdo pelo público
Buscadores
Aumento do volume de buscas pela marca
Termos associados a marca
Pesquisas qualitativas de opinião
Os resultados nucleares envolvem resultados centrais ao negócio, como vendas no PDV, desde que objetivamente relacionadas com as ações online. Por exemplo, impressão de um cupom de desconto no site. Além disso, também fazem parte dos resultados nucleares o aumento no tráfego dos sites de propriedade da empresa (exclui-se por exemplo visitações a perfis em redes sociais). Essa separação se deve a diferença qualitativa da mensuração, pois, em sites onde se pode instalar o Google Analytics (ou o Motigo etc..), tem-se um controle diferenciado – incluindo tráfego, conversão de metas internas (vendas online, contatos via site, páginas internas específicas), tempo dentro do site, origem do tráfego e uma infinidade de dados muito objetivos.
Algumas ações de marketing da Feinkost visam à boa colocação nos buscadores, para gerar, além de tráfego, credibilidade. A despeito dos critérios técnicos utilizados por buscadores como o Google, pesquisas demonstram que a maioria do público acredita que o site que aparece em primeiro lugar pertence ao líder de mercado.
Uma outra vertente para se utilizar no marketing da Feinkost,  para conseguir posicionamento em buscadores é otimizar perfis, Tweets e perfis de Twitter, Google Maps, vídeos no Youtube, Yahoo Respostas e imagens – tudo que pode ser indexado pelo Google e aparecer nas buscas. Isso tudo pode ser medido facilmente através de uma simples pesquisa no Google, ou ainda de ferramentas criadas especialmente para isso.
3.8. Gerenciamento do Processo de Comunicação Integrada de Marketing
 Comunicação integrada de marketing é um conceito de planejamento que reconhece o valor agregado de uma plano abrangente, capaz de avaliar os papeis estratégicos de uma serie de disciplinas da comunicação, como propaganda, promoção de vendas e relações públicas, por exemplo, e combina-las para oferecer clareza, coerência e impacto máximo por meio das mensagens integradas com coesão.
 Muitas empresas ainda confiam em 1 ou 2 ferramentas de comunicação. Essa pratica persiste apesar dos novos tipos de mídia, sofisticação dos consumidores e fragmentação dos mercados em minimercados, cada um exigindo uma abordagem especifica e uma visão 360° do consumidor.
 
Dinâmica das Relações Interpessoais
Os objetivos da disciplina Dinâmica das Relações Interpessoais são: demonstrar a importância da interação entre o indivíduo e a organização; do papel do líder nessas relações; da reflexão sobre o processo grupal; da administração de conflitos; da capacidade na tomada de decisão e na negociação, interna ou externa. Identificar a complexidade do universo individual e da organização como um todo.
Além disso, objetiva entender os conceitos e as ferramentas referentes às pessoas, assim como agir sobre as relações quese estabelecem, numa organização, entre indivíduos e grupos/organizações, bem como seus fatores determinantes. 
Busca também desenvolver o conhecimento e a habilidade sobre o comportamento humano, as relações interpessoais, o relacionamento intrapessoal e suas especificidades, bem como nos leva a aprender como diagnosticar e identificar problemas, com vistas a desenvolver soluções para corrigi-los.
“As pessoas são diferentes entre si e dotadas de personalidade própria, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidoras de habilidades e conhecimentos, destrezas e competências.” (CHIAVENATO, 2009, p. 3). 
O sucesso organizacional só é completo quando o relacionamento entre todos os membros flui bem, afinal dentro de uma organização convivem muitas pessoas e cada uma com características e personalidades próprias e estas pessoas se relacionam seja interna ou externamente e compreender as diversas personalidades existentes proporcionam um melhor convívio o que sem dúvidas resultará no sucesso da organização como um todo.
A empresa está expandindo e melhorando a cada dia, impulsionadas pela alta competitividade.Segundo Meireles (2003, p. 46): “[...] a organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas etc.).”
Chiavenato (1999, p. 359) a palavra organização significa “qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.”
Para amenizar estes conflitos os lideres da empresa interferem positivamente, afinal a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasmadamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Os líderes precisam ter capacidade de adaptações rápidas, e de promover mudanças em contraste com a administração tradicional.
Os conflitos dentro das empresas representam uma arma invisível atirando contra a equipe, líderes e a organização. 
Figura 2- Dinamica das Relações Interpessoais
Na organização o diálogo é permitido, o próprio colaborador que sentir que seu chefe não está sendo assertivo pode ser transparente e dialogar sobre o que não está gostando. 
A partir desses indicativos das características do líder há ênfase na responsabilidade, no caráter, no processo de comunicação, na espontaneidade e na honestidade, além é claro de todas as outras habilidades que têm sua importância para ser um líder de sucesso. 
A empresa realiza constantemente pesquisa sobre os seus lideres
Características Quantidades 
Honestidade 03 
Espontaneidade 03 
Caráter 02 
Motivação 03 
Personalidade 02 
Sensibilidade 02 
Responsabilidade 02 
Criatividade 03 
Organização 02 
Flexibilidade 03 
 
Portanto, os respondentes entendem ser imprescindível a presença do líder e não do chefe. 
Assim, o líder tem responsabilidade de gerenciar uma organização da forma mais correta possível, pois é o seu objetivo, age através da razão, sempre valorizando a motivação de sua equipe. 
Concluí-se então que os estudos sobre a liderança subsidiam os gerentes sintonizados com as tendências mundiais de mudanças sociais na busca de maior participação dos empregados nas instituições e/ou organizações. 
É necessário que o líder desconsidere algumas posturas que já foram válidas, mas que, atualmente, não trazem mais resultados satisfatórios. A tendência é encontrar líderes que motivem e coordenem equipes com possibilidades de participar, com liberdade de questionar, discutir, sugerir, modificar e alterar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta, ou seja, gerentes facilitadores de mudanças. 
De um modo geral, todas as abordagens apresentadas sobre liderança envolvem tarefas, pessoas, situação, posição do líder, relações entre líder e liderados que são questões vitais à definição do estilo de liderança. 
Por fim, destaca-se que é necessário desenvolver a sensibilidade para diagnosticar a situação, a destreza para, se necessário, alterá-la e flexibilizá-la para adequar-se às forças em jogo, a partir do conhecimento e da reflexão, das expectativas da instituição, das características da tarefa a ser executada, da posição ocupada, das pressões existentes e das expectativas do grupo liderado. 
CHIAVENATO (2006, p.18-19) "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar".
4.1.Feedback
Uma parte importante do processo da comunicação, e que muitas vezes não recebe a atenção merecida, é o feedback. Pimenta (2004, p. 26) explica de forma clara o significado desse termo inglês: “o feedback (retroalimentação, retroação) pode ser definido como: reação ao ato de comunicação. Ele possibilita que o emissor saiba se sua mensagem foi aprovada, desaprovada, compreendida ou não.” Matos (2009, p. 17) enfatiza: “a comunicação só pode ocorrer se houver feedback. Sem ele, o emissor não terá como conferir a adequação e eficácia da transmissão da sua mensagem.”
Matos (2009) explica que a comunicação até pode ser definida de forma simples, mas trata-se de um processo complexo, principalmente porque envolve sentimentos e comportamentos humanos. Pimenta (2004, p. 27) afirma que “a comunicação já é difícil entre pessoas próximas, com laços afetivos. Em uma empresa, onde os laços afetivos entre as pessoas são mais tênues ou inexistem, a comunicação tende a ser mais difícil ainda”.
Figura 3- Processo de Comunicação
O melhor enfoque da comunicação com os funcionários acontece por meio de conversas internas com supervisores e, “uma das maneiras de garantir que os funcionários terão acesso à gerência sênior é manter reuniões presenciais regulares com grupos relativamente grandes”.
A qualidade da comunicação interna passa pela disposição da direção em abrir as informações; pela autenticidade, usando a verdade como princípio; pela rapidez e competência; pelo respeito às diferenças individuais; pela implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidade para mudanças culturais necessárias, pela utilização das novas tecnologias; pelo gerenciamento de pessoal técnico especializado, que realize efetivamente a comunicação de ir-e-vir, numa simetria entre chefias e subordinados. (KUNSCH, 2003, p. 160)
Marconi e Lakatos (2001, p. 108) afirmam que o “universo ou população é o conjunto de seres animados
4.2.Teoria Motivacional
Podemos afirmar que a empresa segue a teoria sobre motivação das necessidades, de Abraham Maslow. Segundo este autor, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades. São elas: 
1. Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais; 
2. Segurança: incluem segurança e proteção contra danos físicos e emocionais; 
3. Sociais: inclui afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo; 
4. Auto-Estima: inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção; 
5. Auto-Realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, autodesenvolvimento e alcance do próprio potencial. 
Figura 4- Piramide de Maslow
 À medida que cada uma dessas necessidades vai sendo atendida, a próxima torna-se a dominante - o indivíduo move-se para o topo da pirâmide. 
Maslow separou as cinco necessidades em patamares mais altos e mais baixos. As necessidades fisiológicas e de segurança são descritas como necessidades de nível baixo e aquelas relacionadas com a auto-realização são chamadas de necessidades de nível alto. A diferença entre estes dois níveis, parte da premissa de que as necessidades de nível alto são satisfeitas internamente (dentro do indivíduo),enquanto aquelas de nível baixo são satisfeitas, quase sempre, externamente (através de coisas como remuneração, acordos sindicais e permanência no emprego). 
A Teoria das Necessidades de Maslow,foi amplamente reconhecida, especialmente entre os executivos formados na prática. 
O lider tem papel fundamental no grupo, como facilitador as relações e responsável pelo alcance das metas do grupo. As metas do lider deve ser as do grupo.
Entende a comunicação interna como a comunicação entre empresa e funcionário,sendo que as informações fluem de empresa para funcionário e do funcionário para a empresa . A Feikost possui um sistema de gestão de resultados onde são repassados os resultados e as metas para os funcionários através de reuniões e murais. E um sistema integrado em rede, que são os emails e as pastas em rede, que os funcionários têm liberdade para acessar. O feedback dos funcionários não é só reclamações e solicitações, mas muitos contribuem com sugestões, ideias e informações.
A comunicação da Feikost com seus funcionários é considerada de nível satisfatório, quando comparada com empresas de mesmo porte. A empresa empresa exerce uma liderança democratica, empresa está procurando implantar outros meios para melhora do nível de comunicação. Esta sendo implantado programa , chamado de sistema de competência pessoal, que se trata de uma avaliação entre colegas de trabalho onde um colega faz um levantamento do que acha das atitudes do outro e vice-versa. A Feikost tem uma gestão participativa onde é oportunizado aos colaboradores participar do processo decisório em ações administrativas.
A maioria das ações de comunicação dentro da Feikost tem
propósito estratégico e objetiva reter funcionários e agregar valor.
O nível de satisfação do colaborador em trabalhar na empresa foi questionado e o resultado foi positivo para a empresa, pois obteve um grande número de funcionários satisfeitos. Conforme Matos (2009) o nível satisfação interna é um indicador importante dentro da empresa que revela se a empresa se preocupa com seu público interno e externo.
Quando questionados sobre a valorização dos funcionários as respostas não foram tão positivas, em geral o público respondeu que está regular e ainda tem muitos pontos a melhorar, evidentemente que sempre há o que ser melhorado, mas a maioria dos funcionários não está satisfeita com algo, a empresa deve prestar a atenção a isso. Talvez não seja fato de a empresa não valorizar o funcionário, mas não esteja divulgando isso claramente, de modo que passa despercebida pelo público interno.
Conclusão
No nosso negocio a identificação do público alvo é de fundamental importância usando assim, ferramentas objetivas de comunicação como AINDA a Feinkost uma comunicação eficaz com os seus clientes e uma boa estrutura de mensagem em sua fonte de pesquisa do seu público.Nos seus canais de comunicação, site oficial da internet nossa empresa esta em segundo e terceiro lugar nas buscas por cereais matinais e granolas no Brasil. Tendo em vista que o orçamento de comunicação faz toda diferença, pois temos nosso mix de produtos diversificados e atrativos.
“Quase todos podemos suportar a adversidade, mas, se quereis comprovar o carater de um homem, dar-lhe poder” (abrahan Lincoln, 1809-1865).
Os lideres da Feikost são democraticos estão presente em todos os momentos, inclusive na tomada de decisãoes, todos os caminhos percorridos pelo grupo são discutidos e escolhidos por votação, ele participa igualmente das escolhas do grupo. A empresa se preocupa com o feedback, pois, com essa visão estratégica a partir do qual cada parte tem a oferecer a sua colaboraçao. A Feikost administra bem os conflitos pois em todo relacionamento, intrapessoal ou interpessoal, surgem divergências. Segundo a visão humanista da empresa , o conflito não pode ser eliminado, e sim trabalhado, a fim de gerar resultados benéficos para o desempenho dos indivíduos envolvidos.
Bibliografia
http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/conceito-de-schutz-sobre relacionamento-interpessoal/relacionamento-interpessoal-nas dinamicas-de-grupo-video_835ac08fd.html Acessado em: 24 de novembro de 2013
http://gestaorh.wordpress.com/category/dinamica-das-relacoes-interpessoais/ Acessado em 11/11/2013
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/lideranca/a-importancia-do-lider-para-o-desenvolvimento-das-organizacoes acessado 26/11/2013
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal acessado em 26/11/2013
http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/48011/dinamicas-de-grupo-e-as-relacoes-terpessoais#ixzz2kMPLp1FB acessado em 11/11/2013
 www.pesquisemercado.com.br acessado em 12/11/2013
www.respondaparaganhar.com.br acessado em 18/11/2013
www.Rodolfoarantes.net/comunicação acessado em 21/11/2013
www.sebrae.com.br acessado em 26/11/2013
www.administradores.com.br/marketing/elaborar acessad em 28/11/2013
www.portaldaeducacao.com.br/educacao acessado 18/11/2013
Apostila composto de comunicação-unip acessado em 29/11/2013
Peter Rosenwald- especialista em data-driven marketing acessado em 24/11/2013

Continue navegando