Buscar

CRUZADAS DAS CRIANÇAS

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Alagoas
Matéria: História Medieval
Nome: Natana Tenório da Silva 
Cruzada das crianças
O texto em questão tem o proposito de analisar os agentes envolvidos nas cruzadas. A cruzada das crianças, também conhecida como cruzada dos inocentes é um episódio da Idade Média que mistura fantasia e realidade. Ela teria ocorrido provavelmente no ano de 1212, quando jovens e crianças migraram a partir da França em direção á Jerusalém. A cruzada tinha por objetivo converter muçulmanos e tomar de volta a Terra Santa. O evento faz parte de uma série de cruzadas ocorridas no período, para justificar as derrotas anteriores, difundiu-se a lenda de que o Santo Sepulcro só poderia ser conquistado por crianças, pois estas estariam isentas de pecados, sendo assim protegidas por Deus
Em 1095, durante o Concílio de Clermont, o Papa Urbano II convocou os exércitos de toda a Europa para lutar contra os “infiéis” muçulmanos que haviam tomado o controle da cidade de Jerusalém. A partir de seu pronunciamento, membros da classe nobiliárquica de todo o Velho Mundo organizaram os exércitos que integrariam a Primeira Cruzada. Contudo, o peso da ordem dada pelo chefe supremo da Igreja não causou efeito somente aos ouvidos dos nobres cavaleiros da época.
Enquanto os preparativos oficiais aconteciam, vários pregadores itinerantes correram o território europeu, dando notícia sobre a decisão tomada pela Santa Sé. Entre esses propagadores do anúncio papal, Pedro o Eremita, conseguiu mobilizar milhares de pessoas, para a Cruzada dos Mendigos ou Cruzada Popular. Sem reconhecimento papal, uma verdadeira massa de pobres ladrões e camponeses, desvalidos se dispuseram a marchar em direção à Terra Santa.
Fonte:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/a-cruzada-das-criancas-.htm

Continue navegando