Buscar

cirugia bariatrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No decorrer dos anos observa-se o crescimento da prevalência de pessoas acometidas pela obesidade, um problema de saúde mundial, que gera danos em todos os âmbitos da vida destes indivíduos. A obesidade é caracterizada pelo acumulo anormal de gordura corporal e pode ser classificada quanto ao Índice de Massa Corporal (IMC) em: Grau I (IMC 30,0 34,9), grau II ( IMC 35,0 39,9) e grau III( IMC ≥ 40,0).
ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA CIRURGIA BARIÁTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Ana Clara Pereira1; Ana Cláudia Maia1; Bruna Maria Barbosa1; Elisandra Sampaio1; Emily de Brito Carneiro1; Francisca das Chagas Pereira1; Karine Soares1; Prof. Ms. Thais Muratori1 (Orientador)
1Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ/Aracati, CE. 
Palavras-chave: Redução do peso, Tratamento terapêutico, Melhora funcional.
INTRODUÇÃO
III Amostra de Trabalhos Científicos Fisioterapia – FVJ 
O presente trabalho é caracterizado por uma revisão de literatura, com fins de colher dados relacionados a eficácia das diversas técnicas fisioterapêutica no tratamento de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, principalmente no pós-cirúrgico, foram pesquisados artigos diversos artigos relacionados ao tema, em bases de dados com Scielo e Google Acadêmico, destes apenas quinze foram utilizados no trabalho com datas entre 2006 a 2017.
Após comparação dos protocolos fisioterapêuticos sobre a fisiopatologia da obesidade, suas principais complicações, e quais as técnicas da fisioterapia respiratória apresentam resultados positivos em relação aos tratamentos destas complicações, foram obtidos os seguintes resultados:
Tabela 01- resultados da aplicação de duas técnicas fisioterapêuticas no pós-operatório de cirurgia bariátrica.
METODOLOGIA
RESULTADOS
Assim, segundo pesquisas, estima-se que a diminuição de peso e atuação fisioterapêutica no pós-operatório está associada à menor incidência de dor musculoesquelética em membros inferiores e a melhora da capacidade funcional. Usando técnicas fisioterapêuticas para evitar complicações na cicatrização, infecções, necrose, má circulação sanguínea, pode-se concluir que o fisioterapeuta proporciona maior qualidade da vida para os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.
Portanto, o fisioterapeuta é incluído na equipe multidisciplinar, tanto no pré como no pós-operatório da cirurgia bariátrica, tendo como seu principal objetivo diminuir as chances de complicações no sistema cardiopulmonar, músculo esquelético e metabólico.
CONCLUSÕES
Atualmente, o tratamento mais utilizado em obesos com IMC maior do que 35 associados à comorbidades, ou maior do que 40, mesmo que não haja nenhuma patologia, é a cirurgia bariátrica, pois sua eficácia é maior quando comparada a
outros métodos de tratamento. Porém, apesar dos benefícios duradouros que esta cirurgia promove, é importante ressaltar que pode haver complicações tanto durante quanto após a cirurgia, fator este que evidencia que a fisioterapia é de suma importância tanto no pré quanto no pós-operatório da cirurgia bariátrica, para prevenir e tratar complicações nos os sistemas cardiopulmonar, músculo esquelético e metabólico nestes pacientes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, analisar as principais técnicas e recursos fisioterapêuticos no contexto da cirurgia bariátrica. 
Imagem 01- exemplificação da
 cirurgia bariátrica.
Agrademos a Prof. Ms. Thais Muratori pela confiança, a todos os participantes e aos apoiadores, somente com sua presença, conseguimos realizar uma melhor abordagem dos conhecimentos adquiridos para a realização deste exposto.
BATTISTI, L. et al. Percepção da qualidade de vida e funcionalidade em obesos candidatos a cirurgia bariátrica: um estudo transversal. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 125-140, abr./jun. 2017.
MADRIL, J. B. et al. Atuação fisioterapêutica no pré e pós operatório de cirurgia bariátrica: uma revisão de literatura. Revista Saúde Integrada (Rev. Sau. Int), v.8, n. 15-16, 2015.
MELO, I. T.; SÃO-PEDRO, M. Dor musculoesquelética em membros inferiores de pacientes obesos antes e depois da cirurgia bariátrica. ABCD Arq Bras Cir Dig, Salvador, v. 25, n. 1, p. 29-32, 2012.
SILVA T.J.P.V. et al. Hidroterapia e reabilitação cardiovascular: uma nova abordagem no pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica. O mundo da saúde, São Paulo, 2006.
REFERÊNCIAS
AGRADECIMENTOS
	Autor/ Ano	Técnicas pré e pós-cirúrgicas	Objetivos	Métodos	Benefícios
	Guerra F.C; Conti D., Depieri T.Z., 2005	- Cirurgia Bariátrica	- Perda de peso
- Fisioterapia	Revisão de literatura
 	-Melhora da capacidade pulmonar 
-Aumento da capacidade de exercícios
-Melhora da qualidade de vida
	Brito J.N., 2010	-Fisioterapia respiratória	-Como técnica fisioterapêutica mais eficaz	Revisão de literatura	-Melhora da função pulmonar
	Trevisan M.E; Soares J.C; Rondine T.Z., 2010	-Voldyne
-Flutter
-Peak Flow
-Treshould	-Como intervenção fisioterapêutica	Revisão de literatura	-Recuperação gradual da dinâmica toracoabdominal
	Fontana H.B; Jacinto I.C; Paulin E., 2009	-Manobras de higiene brônquica
-Exercícios respiratórios
-Fisioterapia motora	-Para melhor recuperação do paciente	Revisão de literatura	-Melhora da função respiratória 
-Melhora da expansibilidade torácica e do padrão respiratório
	Pazzianotto-Forti EM et al., 2012	-Pressão Positiva continua as vias aéreas, na frequência respiratória	-Para a manutenção do volume corrente	Revisão de literatura	-Auxiliar a fisioterapia respiratória no tratamento de pacientes em período de pós-operatório de cirurgia bariátrica

Outros materiais