Buscar

POLI ATENC MULHER

Prévia do material em texto

A sequência da coleta da citologia oncótica é :
	
	
	Coleta ectocervical, parede vaginal e coleta endocervical.
	
A entrevista é uma etapa fundamental da consulta de enfermagem, permitindo ao enfermeiro obter informações sobre
I - Antecedentes pessoais e familiares de doenças, a religião, a profissão e a ocupação atual da mulher.
II - Aspectos das mamas, conhecimento sobre anatomia e fisiologia das mamas e do aparelho reprodutor feminino.
III - Sexualidade, histórico de infecções sexualmente transmissíveis, queixas ginecológicas e afecções genitourinárias.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I E III
	O Exame de Citologia Oncótica tem por finalidade:
	
	
	Detectar afecções do trato genital e detectar câncer de colo de Utero
	
	
Qual a finalidade da espátula de ayre na coleta de citologia oncótica.
	
	
	Utilizada para coletar material do colo uterino.
	A consulta de enfermagem é vista como uma forma de tornar a assistência à saúde da mulher mais eficiente e resolutiva pois
I - O enfermeiro é preparado para assistir integralmente a mulher, além de ser capacitado para exercer ações de educação em saúde.
II - A mulher confia mais na atuação do enfermeiro quando comparado a outro profissional.
III - A consulta de enfermagem permite que a atenção à saúde seja direcionda à mulher, à família e à comunidade de forma sistemática e contínua.
Estão corretas apenas as afirmativas
	
	
I E III
	Com relação ao exame físico dos órgãos genitais internos, analise as afirmativas descritas à seguir.
I - Realiza-se essa avaliação por meio do exame especular e do toque vaginal.
II - Durante o exame especular, o enfermeiro pode realizar a coleta de material para a colpocitologia oncótica.
III - O toque vaginal possibilita a avaliação da altura uterina, do assoalho pélvico e de anormalidades na cavidade uterina.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
I E II
	Qual a finalidade da citologia oncótica?
	
	
Prevenir e diagnosticar câncer do colo uterino
	De acordo com o Ministério da Saúde, a coleta de material para a colpocitologia oncótica em mulheres no período reprodutivo deverá ser como rotina:
A cada 12 meses
A coleta de colpocitologia oncótica deve ser realizada nos seguintes locais
Ectocérvice e endocervice
	Podemos afirmar que um dos indicadores da qualidade da coleta de citologia oncótica é:
	
	
	Espessura da homogeneidade no esfregasso.
	
	As afirmativas descritas à seguir correspondem ao preparo que devemos orientar a cliente para a coleta de colpocitologia oncótica.
I - Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais ou exames intravaginais e evitar relações sexuais 48 horas antes da coleta.
II - Evitar anticoncepcionais locais, espermicidas 48 horas antes da coleta.
III - Não estar menstruada, devendo aguardar o 5° dia após o término da menstruação.
IV - Depilar região genital, não utilizar cremes ou pomadas vaginais e não ter relações sexuais 24 horas antes da coleta.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
I II III
	Podemos afirmar que os fatores de risco para o cancer ginecológico são:
	
	
	Infecções genitais de repetição e radiação ionizantes.
	
	O câncer do colo do útero é uma neoplasia maligna feminina mais frequente em países em desenvolvimento e em população de baixa renda. Com relação a esse tipo de câncer assinale a alternativa correta.
	
	
	Em mulheres com idade entre 25 e 60 anos, com dois exames consecutivos anuais negativos, a citologia deve ser realizada a cada 3 anos.
	
O câncer da mama é a neoplasia maligna mais frequente na mulher brasileira, atingindo-a sobretudo, após os 40 anos de idade, embora nos últimos anos tenha sido observado o aumento sensível de sua incidência entre as mulheres nas faixas etárias mais jovens. Com relação à essa doença, assinale a alternativa correta.
	É uma doença heterogênea e complexa, pelas múltiplas formas de apresentação clínica e morfológica, pelos diferentes graus de agressividade tumoral e pelo potencial metastático.
	
	Considerando as relações de gênero e saúde da mulher, analise as afirmativas descritas à seguir.
I - O gênero, como elemento constitutivo das relações sociais entre homens e mulheres, é uma construção social e histórica. É construído e alimentado com base em símbolos, normas e instituições que definem modelos de masculinidade e feminilidade e padrões de comportamento aceitáveis ou não para homens e mulheres.
II - O gênero delimita campos de atuação para cada sexo, dá suporte à elaboração de leis e suas formas de aplicação. Também está incluída no gênero a subjetividade de cada sujeito, sendo única sua forma de reagir ao que lhe é oferecido em sociedade. O gênero é uma construção social sobreposta a um corpo sexuado.
III - Gênero se refere ao conjunto de relações, atributos, papéis, crenças e atitudes que definem o que significa ser homem ou ser mulher. Na maioria das sociedades, as relações de gênero são desiguais.
Estão corretas apenas as afirmativas.
	
	
I II III
	Assinale a alternativa que melhor corresponde ao conceito de gênero.
	
	
	Gênero se refere ao conjunto de relações, atributos, papéis, crenças e atitudes que definem o que significa ser homem ou ser mulher em uma sociedade.
	
Ao publicar a frase  “Não se nasce mulher, torna-se mulher", Simone de Beauvoir, socióloga francesa abriu caminho para o conceito de gênero, pois
	Remete a ideia de que a natureza feminina não é definida pelo seu órgão genital, mas sim, pela cultura pela qual circunda a vida desse novo ser.
	
	Com relação a influência da medicina para a formação do papel social feminino, assinale a alternativa que não corresponde aos pensamentos e dizeres disseminados na era colonial:
	
	
	A medicina e seus pensamentos caminhavam em paralelo à concepção do feminino atribuído pela Igreja.
	
	O Programa de Assitência Integral à Saúde da Mulher, programa instituído no Brasil em 1984, foi implementado por diversas razões, assinale a alternativa que não corresponde a um motivo que impulsionou a criação do programa no país. 
	
	
	Resultava da pressão internacional sobre o governo brasileiro para que fosse realizada uma política de controle de natalidade mais eficaz.
	
O programa materno-infantil (PMI) foi instituído no Brasil na década de 1970 com o objetivo de promover a atenção à saúde da mulher no Brasil. Relacionado a este programa, assinale a alternativa correta.
Embora criado sob a justificativa de enfocar a saúde da mulher e materna, a ênfase do programa se deu na atenção à saúde da criança, marginalizando mais uma vez a mulher
	Assinale a alternativa que melhor define o conceito de gênero.
	Construto social e cultural baseado no biológico ou no órgão genital que o indivíduo possui, ditando as características a serem atribuídas ao indivíduo de acordo com seu sexo.
	A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará – ONU) considera violência contra a mulher como
	
	
Todo ato baseado no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública, quanto privada.
	No Brasil, 23% das mulheres estão sujeitas a violência doméstica, forma mais recorrente da violência de gênero na esfera privada, sendo que 70% desses crimes contra mulheres ocorrem dentro de casa e são praticadas pelo próprio companheiro ou marido. Considerando as normas gerais de atendimento em saúde às situações de violência de gênero, analise as afirmativas descritas a seguir.
I - As unidades de saúde e os hospitais de referência devem estabelecer fluxos internos de atendimento nas situações de violência, definindo profissional responsável por cada etapa da atenção. Isso deve incluir a entrevista, o registro da história, o exame clínico e ginecológico, os exames complementares e o acompanhamento psicológico.
II - O acolhimento é elemento importante para a qualidade e humanização da atenção. Deve-se entender o acolhimento como um conjunto de medidas, posturas e atitudes dos(as) profissionais de saúde que garantam credibilidade e consideraçãoà situação de violência.
III - A humanização dos serviços demanda um ambiente acolhedor e de respeito à diversidade, livres de quaisquer julgamentos morais. Isso pressupõe receber e escutar as mulheres em situação de violência, com respeito e solidariedade, buscando-se formas de compreender suas demandas e expectativas.
Estão corretas apenas as afirmativas
	
	
I II III
A violência de gênero é um fenômeno de conceituação complexa e multicausal, que atravessa uma intricada teia de aspectos sociais, culturais, religiosos, políticos e econômicos. Por apresentar significativa dimensão epidemiológica, esse tipo de violência é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil. Considerando essas informações, analise as asserções descritas a seguir.
I - Por ser um fenômeno complexo, que envolve diversos fatores, para compreender e enfrentar a violência de gênero, o profissional de saúde deve analisar um conjunto de fatores, como condições de vida, questões ambientais, trabalho, habitação, educação, lazer e cultura.
II - O impacto da violência de gênero no sistema de saúde brasileiro é grande, tanto em termos de recursos econômicos e humanos, quanto em custos sociais. As políticas públicas de saúde adotadas pelo país culminaram na redução contínua da mortalidade e a morbidade por violência no Brasil.
III - A violência doméstica e familiar contra mulheres não está fundamentada nas relações de poder entre os gêneros. A história de desigualdades culturais entre homens e mulheres que, por meio dos papéis estereotipados, não legitimam ou 
exacerbam a violência.
Estão corretas apenas as afirmativas.
Promover a saúde reprodutiva e sexual da mulher e da adolescente é um objetivo do
Programa da Saúde da Mulher
	Diretrizes para alcance das metas do milênio para saúde reprodutiva OMS/OPAS
Debate sobre Experiências de Centros de Perinatologia – OMS/OPAS
	Avaliação do desempenho brasileiro e resposta à ONU quanto ao cumprimento das recomendações da CEDAW
Reunião sobre Iniciativa de Redução de Morte Materna – OPAS.
Quando e onde surgiu o PAISM
	
	
	Em 1983 na cidade de Campinas
Qual é o objetivo do PAISM
	
	
Reduzir a morbimortalidade por DST/AIDS na população feminina.
Prevenir e tratar os agravos decorrentes da violência doméstica e sexual
Reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina
	
	Promover a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e adolescentes.
Quais as atribuições do PAISM - no setor de área técnica? Assinale a alternativa correta
Formular, em parceria com outras áreas do Ministério da Saúde, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher
	Apoiar e incentivar a formação de profissionais de saúde para a implantação e implementação da atenção qualificada à saúde da mulher;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Dentre as afecções ginecológicas, o enfermeiro pode realizar o tratamento de algumas doenças, desde que estejam devidamente protocolados. Das alternativas abaixo, assinale as que podem ser tratadas pelo enfermeiro
Vaginose bascteriana, candidíase, tricomoníase
O controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Brasil está em permanente transformação, o que requer protagonismo de todos os trabalhadores da saúde e compreensão da responsabilidade das diferentes instâncias do SUS, em cada Unidade da Federação. Para o Ministério da Saúde, são atividades da atenção básica em saúde no manejo operacional das IST.
I - Realizar consulta imediata no caso de úlceras genitais, corrimentos genitais masculinos e femininos e de verrugas anogenitais.
II - Realizar testagem rápida e/ou coleta de sangue e/ou solicitação de exames para sífilis, HIV e hepatites B e C, nos casos de IST.
III - Realizar tratamento das pessoas com IST e seus parcerias sexuais.
IV - Realizar coleta de material cérvico-vaginal para exames laboratoriais.
Estão corretas apenas as afirmativas
I II III IV
O controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Brasil está em permanente transformação, o que requer protagonismo de todos os trabalhadores da saúde e compreensão da responsabilidade das diferentes instâncias do SUS, em cada Unidade da Federação. Para o Ministério da Saúde, são atividades da atenção básica em saúde no manejo operacional das IST.
I - Realizar consulta de enfermagem somente no caso de úlceras genitais, corrimentos genitais masculinos e femininos e de verrugas anogenitais.
II - Realizar testagem rápida e/ou coleta de sangue e/ou solicitação de exames para sífilis, HIV e hepatites B e C, nos casos de IST.
III - Realizar tratamento de todas as pessoas com IST e com corrimentos vaginais e seus parcerias sexuais.
IV - Realizar coleta de material cérvico-vaginal para exames laboratoriais.
Estão corretas apenas as afirmativas
II E IV
O controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Brasil está em permanente transformação, o que requer protagonismo de todos os trabalhadores da saúde e compreensão da responsabilidade das diferentes instâncias do SUS, em cada Unidade da Federação. Para o Ministério da Saúde, são atividades da atenção em saúde de média complexidade no manejo operacional das IST.
I - Realizar todas as atividades elementares de prevenção e assistência, além do diagnóstico e tratamento das IST, dentro da competência das especialidades disponíveis.
II - Realizar colposcopia, se disponível, ou encaminhar a paciente para serviços de referência que disponham de colposcópio e profissional habilitado, quando indicado.
III - Realizar procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e promover capacitações para os profissionais de saúde da atenção básica.
Estão corretas apenas as afirmativas
I II III
O controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Brasil está em permanente transformação, o que requer protagonismo de todos os trabalhadores da saúde e compreensão da responsabilidade das diferentes instâncias do SUS, em cada Unidade da Federação. Para o Ministério da Saúde, são atividades da atenção em saúde de média complexidade no manejo operacional das IST.
I - Realizar todas as atividades elementares de prevenção e assistência, além do diagnóstico e tratamento das IST, dentro da competência das especialidades disponíveis.
II - Realizar colposcopia em todas as pacientes encaminhadas da atenção básica em saúde, independentemente do diagnóstico.
III - Realizar procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e promover capacitações para os profissionais de saúde da atenção básica.
Estão corretas apenas as afirmativas
I III
Dentre as alternativas descritas abaixo, assinale a que melhor corresponde às características da vaginose bacteriana
Alteração do pH vaginal (maior que 4,5), secreção de textura bolhosa/cremosa e odor fétido (peixe)
A sífilis pode ser classificada em quais fases:
Primária, secundária, latente e terciária
A infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) é transmitida frequentemente pelo ato sexual e acomete o trato genital feminino. Das alternativas descritas abaixo, assinale a alternativa que não correspondente às características dessa doença
A forma clínica da doença somente é detectada por meio dos exames colpocitológico e histopatológico
Assinale a alternativa que corresponde as principais formas de diferenciação clínica entre a candidíase vulvovaginal e a tricomoníase vaginal
O corrimento vaginal que se apresenta aderido à parede da vagina, com aspecto de leite coalhado, odor ocre e com prurido intenso são características da candidíase; e coloração amarelo-esverdeado, aspecto bolhoso e pouco prurido corresponde à tricomoníase vaginal
Ao se realizar a anamnese de uma mulher que relata o aparecimento de uma lesão ulcerada nos órgãos genitais externos, o enfermeiro deve questionar todas as informações seguintes, exceto
Histórico familiar da lesão
Segundo o Ministério da Saúde, podemos considerar que a gestante realizou o Pré-Nartal com:
Cinco consultas e a coleta de todos exames preconizados pelo ministério da saúde
Segundo o Ministério da Saúde, podemos considerar que a gestante realizou o Pré-Natal com
Cinco consultas e a coletade todos exames preconizados pelo ministério da saúde
O pré natal tem como objetivo
Diminuir o indice de mortalidade materna e fetal
Preparar a gestante para o processo de maternidade
Incentivar a amamentação e ensinar noções de puericultura
Podemos definir como assistência pré natal
Supervisão médica e de enfermagem oferecida à gestante desde a concepção até o inicio do trabalho de parto
O pré natal tem como objetivo:
Preparar a gestante para o processo de maternidade tanto no sentido de formação para o parto como ensinando noções de puericultura
Podemos inferir que a gestante que não realiza pré natal:
Tem 5 vezes mais risco de mortalidade perinatal do que aquelas que recebem está assistência
Podemos definir o Diafragma como:
Método barreira
Podemos definir o DIU de Progesterona como:
Método hormonal

Continue navegando