Buscar

exercicio Pdca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Data: _______________________
Nome:________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exercício sobre PDCA
1) Realizar Análise sobre o problema e levantar possíveis soluções para a logística da Empresa Ômega.
2) Conteúdo: Definir ao menos 02 problemas e aplicar o ciclo de PDCA 
3) Trabalho em equipe – Realizar em sala 
Texto: Empresa de Veículos Ômega
A montadora de veículos Ômega, mediante a análise dos indicadores de
produtividade, qualidade e custos das operações de logísticas, como também da realização de benchmarking dos serviços prestados, identificou oportunidades em diversas atividades. Em decorrência dessa análise, também se verificou que o prestador de serviços não tinha conhecimento para a total aplicação da filosofia da Produção Enxuta, conforme objetivos estabelecidos.
No entanto, a montadora também entendeu que contribuía para essa baixa eficiência no processo logístico, pois não realizou investimentos para a atualização de recursos, bem como não desenvolveu um planejamento de melhorias para a área. A partir dessa situação, as oportunidades foram identificadas, tanto no fornecimento de recursos por parte da empresa automobilística, quanto no desempenho nas atividades operacionais por parte do provedor de serviços logísticos.
Foi evidenciada uma baixa eficiência do fluxo de abastecimentos e movimentação de materiais, proveniente de falta de padronização no fluxo de
movimentações, de equipamentos adequados, de rotas e frequências não definidas, da expansão não planejada do processo produtivo e do uso excessivo de empilhadeiras.
O uso de empilhadeiras, em vez de rebocadores elétricos, trazia perda de
eficiência, em razão de o rebocador transportar uma maior quantidade de carga de mesmo volume em relação às empilhadeiras, que só transportam um volume por vez. Outro ponto observado na movimentação por empilhadeiras foi a alta frequência de movimentações vazias, ou seja, empilhadeiras sem carga ou com embalagens vazias.
Desse modo, as operações apresentavam-se com baixa eficiência quanto ao
uso dos equipamentos industriais, bem como um fluxo excessivo de veículos nas ruas internas das alas, o que criava condição insegura aos empregados de ambas as empresas. Outra ineficiência das operações internas de logística encontrava-se no
recebimento de peças e partes dos fornecedores, o que ocasionava demora na
liberação da entrada do veículo, como também na descarga do caminhão. Isso
gerava constantes reclamações dos fornecedores. Para os clientes externos, os motoristas de caminhões responsáveis pela entrega de peças e insumos dos fornecedores à Unidade de Produção VP, os problemas iniciavam-se no portão de entrada da montadora. Havia uma burocracia significativa na preparação da documentação de liberação de entrada e filas de espera para as docas de recebimento.
Com a entrada do veículo e este estacionado na doca, a descarga dos
materiais ocorria de maneira lenta também, situação está em que dois motivos
chamavam a atenção. O primeiro motivo era a distribuição irregular dos
recebimentos ao longo do dia e entre os dias da semana, ou seja, o fluxo de
veículos era mais intenso no período da manhã e no início da semana. O segundo motivo residia no fato de a montadora utilizar dois turnos de produção, ou seja, trabalhar apenas 16 horas por dia, enquanto o Recebimento necessitava de três turnos para realizar os recebimentos, trabalhando 24 horas por dia. Isso gerava um aumento de custo para a empresa automobilística relacionado diretamente com o provedor e indiretamente com os insumos de energia e suprimentos para os equipamentos logísticos necessários.
Essas situações concorreram para a definição de ações de melhoria de
processos logísticos, visando ao aumento de produtividade relacionado aos insumos utilizados e à parceria das empresas no desenvolvimento dos trabalhos. 
Desse esforço de melhoria surgiram os seguintes questionamentos: quais ações podiam ser implantadas para aumentar a produtividade, a qualidade e reduzir os custos nas atividades da operação interna de logística? A metodologia do processo de melhoria contínua utilizada pela montadora seria eficiente e eficaz na solução dos problemas das operações de logística? Haveria dificuldades no compartilhamento de recursos, de objetivos e de tecnologia para a realização desse projeto? Os “ruídos” poderiam
prejudicar o desenvolvimento adequado dos trabalhos e a sua eficiência? Destas questões surgiram a necessidade e a motivação para o desenvolvimento da presente dissertação.

Continue navegando