Buscar

Responsabilidade social

Prévia do material em texto

Nome: Arleson Cruz Martins
Curso: MBA em Logística e Modais de Transporte
Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Ética e Responsabilidade Social
Segundo Maximiano (2004), a ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações, ou seja, ela lida com o que pode ser diferente do que é, da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal, onde esse comportamento ideal é definido por meio de um código de conduta, ou código de ética, implícito ou explícito. 
Para Srour (2000) uma empresa socialmente responsável é aquela que mostra pronta disposição para aceitar as consequências de seus atos e apresenta senso de obrigação tanto para com seu público interno (os trabalhadores) quanto a comunidade externa. O autor define empresa responsável como aquela em que a sociedade pode confiar e que tem postura. 
Dessa forma, os princípios éticos devem estar presentes em qualquer indivíduo pois a própria vivência em sociedade assim o exige. A globalização e a interdependência entre sociedades nas mais diversas vertentes: economia, política, social, ambiental, entre outras, leva a que cada vez mais o conceito de ética assuma um papel de extrema importância em qualquer organização, pelo que é imperativo a consciencialização de todos os profissionais, independentemente da natureza da profissão que exercem, para se fazer cumprir os princípios éticos tais como: responsabilidade pelas funções exercidas; fidelidade à organização em que trabalha; respeito por todos os membros da organização; sigilo profissional; etc.
 	O atendimento das demandas das comunidades que sofrem o impacto da atuação da organização mesmo que apenas em virtude de existirem na mesma localidade e das necessidades de seus empregados, são dois grandes desafios que se apresentam as empresas na atualidade.
As empresas sabem que existem maneiras de se atingir seus resultados ou até de melhorá-los tratando os impactos que sua ação causa no ambiente econômico, social e ambiental.
Lunheim (2002) enfatiza que a RSE inclui questões relacionadas a Direitos Humanos, trabalho, relações comunitárias e relações entre fornecedores e consumidores. Para esse autor, a empresa socialmente responsável cria valores organizacionais (éticos) e contribui para melhorar as condições sociais das pessoas afetadas por suas ações.
Diante do quadro de pobreza, dos sérios problemas que vivemos em termos de educação, saúde, desemprego, violência e de ações que destroem o nosso ecossistema, é importante que as organizações assumam o seu papel e contribuam eficazmente para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida do planeta. E que através deste movimento e do exemplo dos seus líderes contribuam para resgatar a ética no relacionamento humano, nos negócios e no serviço público.
Por isso, responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona, e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. 
(UNIETHOS, 2007)
Vale ressaltar que muitas empresas nos dias atuais têm mudado as suas práticas empresariais e começaram a considerar a responsabilidade social como parte integrante da sua gestão. Como consequência desta aceitação a Social Accountability International (SAI), organização não governamental, com sede nos Estados Unidos, publicou em 1997, a norma SA 8000 (Social Accountability 8000), que se tornou no primeiro padrão para a certificação das empresas em responsabilidade social. Recentemente, a ISO constituiu um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver uma norma internacional - ISO 26000, num contexto de apoio à uniformização das possíveis abordagens e que irá constituir um guia sobre esta matéria.
Para Strieder (2000), a ética contempla a responsabilidade social; por isso, é essencial para as organizações refletirem sobre como as suas ações podem influenciar positiva ou negativamente a sociedade e o meio ambiente, até porque os consumidores hoje buscam comprar de empresas que estejam engajadas em causa sociais. A ética surge quando o homem começa a viver em sociedade. Assim, é essencial na reflexão ética, que as empresas pensem em como as suas ações podem contribuir para o bem-estar da sociedade.
De acordo com Bosenbecker et al. (2011), diante de um mercado cada vez mais competitivo, a conduta ética tem sido uma ferramenta extremamente útil no âmbito empresarial. Uma empresa que não tem a preocupação de contribuir, de alguma forma, para melhorar a sociedade na qual está inserida, não pode ser considerada ética. Sendo assim, tem se tornado cada vez mais importante o estudo da conduta ética e o incentivo dessa reflexão dentro das organizações.
Diante dos assuntos abordados e estudados, podemos concluir que, nos dias atuais, a empresa que quiser se manter no mercado não pode preocupar - se somente com a obtenção de lucros e riquezas; é preciso que haja uma reflexão sobre como as ações da organização podem contribuir ou prejudicar a sociedade que a cerca. Caso a empresa perceba que tem causado danos ao ambiente e à sociedade na qual está inserida, ela deverá tomar medidas de reparação, a fim de amenizar os prejuízos causados.

Continue navegando