Buscar

Microcontrolador - Apostila 2

Prévia do material em texto

ARQUITETURA DE MICROCONTROLADORES
ARQUITETURAS HARVARD VS VON NEUMANN
A Arquitetura de Harvard 
Baseia-se em um conceito mais recente que a de Von-Neumann, tendo vindo da necessidade de por o microcontrolador para trabalhar mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. 
ARQUITETURAS HARVARD VS VON NEUMANN
É utilizada nos microcontroladores PIC, tem como principal característica acessar a memória de dados separadamente da memória de programa.
ARQUITETURAS HARVARD VS VON NEUMANN
Baseada também na separação de barramentos, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor, pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.
ARQUITETURAS HARVARD VS VON NEUMANN
Os microcontroladores com arquitetura Harvard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções), e os microcontroladores com uma arquitetura Von-Neumann, de "microcontroladores CISC" (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções).
ARQUITETURAS HARVARD VS VON NEUMANN
A Arquitetura de Von Neumann
 É uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
ARQUITETURAS HARVARD VS VON NEUMANN
Na arquitetura Von-Neumann, é processada uma única informação por vez, visto que nessa tecnologia, execução e dados percorrem o mesmo barramento, o que torna o processo lento em relação à arquitetura Harvard.
 
ARQUITETURAS HARVARD VS VON NEUMANN
	Como a velocidade da CPU e tamanho da memória têm aumentado muito mais rapidamente que a taxa de transferência entre eles, ocorre uma limitação de taxa de transferência entre o CPU e a memoria. Onde o CPU e forçado a esperar os dados da memoria, isso um problema pois a taxa e muito menor do que o processador pode trabalhar. Isso limita seriamente a velocidade de processamento, cuja gravidade aumenta com cada geração de CPU.