Buscar

apol letras

Prévia do material em texto

Analise e desenvolvimento do material didático em língua portuguesa
1 “O modelo didático de gênero (MDG) deve ser tomado como ferramenta de trabalho do professor, no que tange ao trabalho com os gêneros textuais. Concebido a partir dos estudos de Dolz, Schneuwly, De Pietro e Zahna (2004), a construção do MDG permite ao professor que especifique os conteúdos ensináveis do gênero, selecione o que vai ser ensinado e formule os objetivos para o ensino daquele determinado gênero”.
Reposta : 
	C
	Os inúmeros gêneros textuais existentes estão em processo de constante modificação
2 “O PNLD [Programa Nacional do Livro Didático] é um programa consolidado como política de Estado, reconhecido por sua relevância nas escolas do país devido às repercussões na qualidade dos processos de mediação pedagógica e à observância dos princípios éticos republicanos expressos em todas as fases de sua execução, evidenciando o protagonismo docente e o compromisso com a melhoria da educação pública”
Reposta : 
	C
	fizerem doutrinação religiosa, política e/ou ideológica, desrespeitando o caráter laico e autônomo do ensino público.
3 “Uma SD [sequência didática] é um conjunto de atividades pedagógicas sistematizadas, ligadas entre si, planejadas etapa por etapa, tendo como finalidade o domínio de determinado gênero oral ou escrito pelo aluno e o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem”.
Resposta : 
	A
	Objeto descritivo e operacional com o objetivo de registrar o fenômeno da aprendizagem de um gênero.
4 Sob o impacto dessas ideias [positivistas], os estudos no campo da Linguística tenderam a assumir um viés objetivista, no qual predominaram as investigações voltadas para a estrutura de uma língua abstrata, autônoma, homogênea e dessubjetificada. A linguagem, portanto, é tomada como sendo indiferente aos aspectos socioculturais, históricos, pragmáticos e cognitivos. Essa visão trouxe uma série de implicações para a perspectiva de texto e de aprendizagem. O texto passa a ser encarado apenas como a combinação de elementos lexicais, morfológicos e sintáticos; e a aprendizagem, como resultado da transmissão de um conhecimento pronto e cristalizado
Resposta : 
	E
	O aprendizado não é um conjunto de saberes rígidos externos ao indivíduo, podendo serem impostos ao aluno, mas está ligado às situações vivenciadas por ele.
5 Até a chegada da família real, em 1808, não havia imprensa no Brasil e a disponibilidade e a circulação de livros eram restritas. Embora o ensino no Brasil, assim como em outras colônias, fosse negligenciado por Portugal, não sendo permitida nem mesmo a impressão de livros, existiam, aqui, do início do século XIX, ‘homens de ciência e artistas de escol’ [conforme Guimarães], que carregavam o privilégio de alguma cultura; e muitos, oriundos de famílias abastadas, haviam ido à metrópole instruir-se nas universidades. Assim, havia uma pequena parcela da população com acesso a alguns livros que circulavam vindos de fora do País, trazidos pelos que iam e vinham da Europa
Resposta : 
	C
	Tanto a escassez do livro ou sua disponibilidade influenciaram na metodologia de ensino, pois até hoje há professores que privilegiam o ensino baseado em gramática e tradução em detrimento da fala e da compreensão oral.

Continue navegando