Buscar

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
 Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
 O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas. Ele se apresenta sob três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade, como por exemplo, dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc. Já o Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve; as dívidas que ela contraiu, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar. Por fim, o Patrimônio Líquido é o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade.
 Tem-se por objeto de estudo o Patrimônio das entidades/empresas (pessoa jurídica) ou das pessoas (pessoa física). Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.
 Na contabilidade a pessoa jurídica da entidade como distinta da pessoa física do proprietário. Sendo assim, a contabilidade é formada para a entidade e não para seus respectivos donos, estando voltada para os estudos da empresa pessoa jurídica.
 A contabilidade se aplica a toda e qualquer pessoa que faz uso de finanças e precisa de auxílio contabilista, com isso, essas pessoas podem ser divididas em pessoa física e jurídica.
 Cabe ao contabilista manter o controle das finanças de uma pessoa que o solicita, tal questão é de extrema importância, uma vez que por meio dela se pode ter um controle financeiro bem definido.
 Nesse sentido, pode - se ver que a contabilidade possui um extenso campo de aplicações.
A contabilidade é a linguagem dos negócios, baseada em fatos, números. Ela avalia o patrimônio e desempenho empresarial para uma melhor compreensão do bem estar financeiro de qualquer entidade
Entre as funcionalidades de uma boa escrituração e análise contábil está na melhor compreensão dos custos e despesas da empresa e a possibilidade de redução da carga tributária incidente sobre a operação.
Tais como :
1. Oferece maior controle financeiro e econômico da empresa;
2. Facilita acesso ás linhas de crédito.
3. Distribuição de lucros como alternativa de diminuição de carga tributária como pessoa física.
4. Em requerimento de recuperação judicial é imprescindível (Lei 11.101/2005).
5. Prova a sócios que se retiram da sociedade a verdadeira situação patrimonial, para fins de apuração de haveres ou venda de participação.
6. Prova, em juízo, a situação patrimonial na hipótese de questões que possam existir entre herdeiros e sucessores de sócio falecido.
7. Base de apuração de lucro tributável e possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados.
8. Contestação de reclamatórias trabalhistas ou outras ações judiciais quando as provas a serem apresentadas dependam de perícia contábil.
Esses benefícios também atingem o governo da seguinte forma:
Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
 O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
No texto :
http://professor.pucgoias.edu.br/sitedocente/admin/arquivosUpload/17795/material/Aula%202%20-%20Normativas.pdf
https://capitalsocial.cnt.br/vantagens-da-boa-contabilidade-para-empresas/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/introducao-a-contabilidade-entendendo-o-mundo-dos-negocios/11241

Continue navegando