Buscar

AD1-Gestão- Lívia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PEDAGOGIA EAD/UENF – DISCIPLINA GESTÃO I
AD1 - Avaliação a Distância 1 (2019/2º)
Coordenador: Carlos Henrique Medeiros de Souza
São Fidélis
Nota:
Aluno (a): Lívia Helena Jardim Menezes da Silva	
Curso: Pedagogia
Polo: são 
Instruções:
Caro (a) Aluno (a),
Essa é a sua primeira avaliação (AD1). Leia os enunciados com atenção e procure ser claro (a) e objetivo (a) na elaboração de suas respostas. Estamos confiantes na sua capacidade.
Valor total – 10,00
Bom Trabalho!
Questões:
1. De acordo com os conteúdos estudados, escreva o que você entendeu sobre os conceitos de “Gestão” e de “Gestão do Conhecimento”. (Valor da questão 1 pontos).
Gestão significa gerenciar, administrar, com objetivos específicos e organizados, buscando o crescimento da empresa ou instituição. Enquanto Gestão do Conhecimento significa administrar as rotinas e sistemas organizados pelas instituições com o objetivo de assegurar que o conhecimento seja direcionado de maneira eficaz.
2. De acordo com Furlaneto e Oliveira (2006), a geração de novos conhecimentos é resultado de interações sociais e obedece a quatro características de movimentos. Descreva e comente essas características citadas pelos autores. (Valor da questão 1 pontos).
· Socialização- acontece pelo convívio diário, de maneira formal e informal;
· Externalização- onde ocorre a transferência de conhecimento;
· Combinação- é o processo de registrar através de relatórios as ações já realizadas e que servirá de base para futuras ações;
· Internalização- são as ideias que surgem a partir do conhecimento da pessoa; 
3. A escola, enquanto organização social, é parte constituinte e constitutiva da sociedade na qual está inserida. Desse modo, a gestão escolar é vista por alguns estudiosos como a mediação entre quais recursos? Com qual objetivo? (Texto complementar aula 01). (Valor da questão 1 pontos).
Com o objetivo voltado para o exercício da cidadania, a gestão escolar é vista por alguns estudiosos como a mediação entre materiais financeiros e pedagógicos e os recursos humanos.
4. A gestão escolar, numa concepção democrática, efetiva-se por meio da participação dos sujeitos sociais envolvidos com a comunidade escolar
na	elaboração	e	construção de seus projetos, como também nos processos de decisão, de escolhas coletivas e nas vivências e aprendizagens da cidadania.
(Texto complementar aula 01). (Valor da questão 1 pontos).
5. No texto “A gestão em foco: uma introdução”, quais são os fatores estratégicos para a implantação da gestão do conhecimento? Explique, resumidamente, do que se trata cada um desses fatores. (Valor da questão 1 pontos).
· Alta Administração- é o nível estratégico da organização, responsável pelas decisões, ações e suporte ao desenvolvimento e gestão;
· Cultura Organizacional- conjunto de valores, crenças e normas adotados pela organização;
· Novas Estruturas Organizacionais- novas visões para a geração de novos conhecimentos;
· Práticas e Políticas de Gestão de Pessoas- contratação, qualificação e gestão com o objetivo de administrar os comportamentos internos;
· Tecnologias e Sistemas de Informação- ferramentas e meios tecnológicos providos por recursos de computação, contribuindo para o acesso à informação;
· Mensuração de Resultados- é uma forma de avaliar os resultados dos investimentos;
· Aprendizado com o Ambiente- é o alcance e a influência de novos conhecimentos. Elementos externos influenciam na formação do conhecimento organizacional;
· Orientação para Processos- orientações internas que podem influenciar a gestão do conhecimento. 
6. De acordo com o texto “Você tem cultura?” de Roberto da Matta e o vídeo “Cultura brasileira” conceitue, com suas palavras, o que é cultura. (Valor da questão 1 pontos).
Cultura é o conjunto de ideias, costumes e valores adquiridos ao longo da vida pelo ser humano, de acordo com a sociedade em que vive.
7. Com base nos conteúdos estudados conceitue “cultura organizacional” e explique como a essência da cultura de uma empresa é expressa e o que ela representa. (Valor da questão 2 pontos).
Cultura organizacional é o conjunto de crenças e hábitos que definem o modo como a empresa funciona. É o jeito que compartilha com seus membros a maneira de pensar e agir, que diferencia as empresas uma das outras. A essência desta cultura nos mostra como ela trabalha, a maneira como seus colaboradores são tratados e como se dá esta dinâmica em relação à sociedade.
8. Considerando as contribuições dos pensadores Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta para compreendermos a associação entre cultura organizacional e a cultura brasileira, comente como a cultura brasileira se reproduz no espaço organizacional. (Valor da questão 2 pontos).
Numa retrospectiva dentro da história do Brasil, podemos dizer que a miscigenação racial é o ponto principal para se construir a cultura organizacional brasileita. Como afirma Freyre, as relações sociais desempenham funções necessárias para o funcionamento da sociedade. O homem visto como o “ser cordial” caracterizando o brasileiro como um ser generoso, dando as relações formais uma característica mais pessoal.
Como cultura brasileira, o pensador Roberto DaMatta citsa o “jeitinho brasileiro” como maneira de minimizar as distâncias sociais. Este famoso “jeitinho”, para conseguir alguma coisa em favorecimento pessoal, mostra que na cultura brasileira há sempre um jeito para resolver as coisas.

Outros materiais