Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

4- Cite a localização, anatomia e função das vesículas seminais.
 As vesículas seminais são duas glândulas localizadas entre o fundo da bexiga e o reto, obliquamente acima da próstata. As vesículas seminais ou vesiculares são duas glândulas que produzem um líquido viscoso alcalino, o líquido seminal. Sua função é produzir o líquido seminal, que vai se misturar à secreção prostática e aos espermatozóides vindos do ducto deferente, para formar o sêmen.
5- Descreva a localização, anatomia e função da Próstata.
 A Próstata fica local izada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A Próstata é uma glândula que apresenta uma forma arredondada e possui, em média, 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de aproximadamente 15 a 20 centímetro cúbicos. Sua função é secretar um liquido leitoso, fluido, alcalino, que contribui para a formação do sêmem.
6- Descreva os testículos e epidídimo (anatomia, localização e função). 
 O testículo é o órgão masculino onde são produzidas as células sexuais necessárias pela reprodução, no caso do homem, pela produção dos gametas masculinos, também conhecidos como espermatozoides. Nos mamíferos os testículos são formados aos pares e ficam protegidos por uma “bolsa” chamada escroto ou saco escrotal. O epidídimo é um pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo e está presente em todos os Amniotas do sexo masculino. Localiza-se posteriormente ao testículo, no saco escrotal, e desemboca na base do ducto deferente, o canal que conduz os espermatozoides até à próstata.
7- Defina: orquite, vaginite e fimose. 
 A orquite, também conhecida por orqueite, é uma inflamação nos testículos que pode ser causada por traumatismo local ou outros fatores, mas que geralmente está relacionada ao vírus da caxumba.
 Vaginite é uma inflamação dos tecidos da vagina causada por microrganismos. A vaginite pode ser causada por diversos organismos que infectam a vagina e também por substâncias irritantes, tais como o sabonete ou talco
 Fimose é a incapacidade de se expor a glande, parte terminal do pênis, pois a pele que a recobre não tem abertura suficiente. 
8- Descreva o caminho do espermatozoide dos túbulos seminíferos até a sua ejaculação.
  Os espermatozóides são produzidos nos testículos, e armazenados no epidídimo, estrutura em forma de C que fica em volta dos testículos. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozóides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozóides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozóides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajecto final do semen é feito ao longo da uretra. Durante a relação sexual os espermatozoides são expulsos pelo pénis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sémen, num processo a que se dá o nome de ejaculação. 
9- 1- Bexiga urinária
 2- Ducto deferente
 3- Vesícula seminal
 4- Ampola 
 5- Testículo
 6- Epidídimo
 7- Bolsa escrotal 
 8- Próstata
 9- Bulbo do pênis 
 10- Corpo cavernoso do pênis
 11- Glande do pênis
 12- Ampola do reto
 13- Ânus 
 16b- Cóccix
 10g- Sínfise púbica

Mais conteúdos dessa disciplina