Buscar

etica, politica e sociedade avaliação final

Prévia do material em texto

Prova:
	13113278
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Um nova declaração universal sobre proteção ambiental foi escrita pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O referido documento foi intitulado como Relatório Brundtland, ou Nosso Futuro Comum. Com efeito, este documento inaugurou o conceito de desenvolvimento sustentável. Sobre o desenvolvimento sustentável, analise as sentenças a seguir:
I- Um mundo onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas estará sempre propenso a crises ecológicas porque o desenvolvimento sustentável requer que as sociedades atendam às necessidades humanas tanto pelo aumento do potencial produtivo como pela garantia de oportunidades iguais para todos. 
II- Muitos de nós vivemos para além dos recursos ecológicos, em nossos padrões de consumo de energia. O desenvolvimento sustentável põe em risco os sistemas naturais da vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos. 
III- Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as necessidades humanas.
IV- A agenda para a mudança global prevê ações no âmbito das políticas públicas cuja finalidade não interfere na governabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	Em tempos de crises sociais, econômicas ou políticas, o ?discurso comum/popular? cita constantemente a necessidade e o valor da ética. Então, nesses termos, o conceito inicial de ética se torna uma referência para algo de bom ou que consiga estabelecer justiça e ordem. No contexto sobre o valor da ética, analise as afirmativas a seguir:
I- A ética representa uma espécie de discernimento moral da sociedade.
II- Problemas como a corrupção e crimes são repudiados pelo senso da ética.
III- Por se tornar frequente e comum, a corrupção política passou a ser eticamente aceitável.
IV- A ética tem grande valor à sociedade por priorizar e preservar o bem comum.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	3.
	Quando utilizarmos o termo política no cotidiano, estamos nos referindo à administração de aspectos de nossa vida particular e coletiva. Entretanto, a dimensão política da sociedade envolve, além de aspectos mais individualizados da pessoa, questões mais amplas de Estado e de Governo. Sobre as características do conceito de política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	 b)
	O governo é composto por programas e projetos que são propostos pela sociedade, enquanto que o Estado é formado pelas instituições que permitem as ações dos governos.
	 c)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	 d)
	Na democracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de forma direta ou por meio de seus representantes, ou seja, o povo não participa.
	4.
	As relações econômicas e de produção se materializam através de uma dimensão social que exige grande esforço, planejamento e dedicação dos indivíduos e absorve a maior parte das horas diárias de cada pessoa. É por meio desta dimensão que a sociedade estrutura suas relações, organizando em seu entorno a política, economia e relações sociais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a dimensão social nessa argumentação:
	 a)
	Política.
	 b)
	Saúde.
	 c)
	Religião.
	 d)
	Trabalho.
	5.
	Por um longo período histórico, o controle exercido sobre as pessoas estava baseado na força física, nos corpos das pessoas. Na sociedade contemporânea, este controle é exercido de outra forma, por meio de códigos, senhas, contas etc. A partir desta nova configuração de controle social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na sociedade contemporânea, os métodos de controle são mais sutis, não necessitando de grandes estruturas, mas sendo resultado do avanço da racionalidade humana.
(    ) A racionalidade humana, que pauta os modos de controle atuais, é alicerçada na técnica e objetiva o controle de grandes massas humanas, por meio de programas de controle.
(    ) A sociedade do controle permite, por meio do uso de senhas, códigos, que sejamos mais livres, que não ocorra mais controle do corpo e da vida como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	6.
	O conceito de modernidade foi moldado a partir das revoluções: industrial, cultural e científica. O renascimento cultural do século XIV, a Reforma Protestante, as grandes navegações e o processo de colonização na América, Ásia e África foram contextos históricos que ajudaram a formar o pensamento da modernidade. A modernidade traz consigo processos de pensar baseados em questionamentos sobre a forma de ser e estar do ser humano no mundo. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A supremacia da técnica.
II- A morte do Homem.
III- A sobrevivência planetária.
(    ) A racionalidade técnica domina e relaciona o homem com a técnica, com predomínio da razão instrumental na contemporaneidade.
(    ) Precisa ser garantida em virtude de sinais enviados pelo planeta, para que se mantenham as possibilidades de vida nesta esfera.
(    ) O homem passa a ser compreendido como condicionado por instituições sociais e estruturas que o moldam, em detrimento de sua consciência de sujeito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	7.
	Os autores Adorno e Horkheimer estão vinculados à Escola de Frankfurt, e apresentam análises bem fundamentadas acerca da indústria cultural. Os autores consideram por indústria cultural a produção e venda de mercadorias (bens culturais) através da comunicação de massa, a exemplo dos filmes, propaganda e novelas. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de comunicação, nesta perspectiva, são utilizados para difundir imagens do capitalismo, incentivando o consumo de determinados bens culturais.
(    ) O lucro das mercadorias vendidas pela indústria interessa à indústria cultural, em um jogo que privilegia a venda em detrimento da qualidade do produto.
(    ) Os produtos culturais distribuem imagens ilusórias da realidade, incentivando a passividade diante das situações sociais e padronizando comportamentos.
(    ) A televisão é o único meio de comunicação que não é utilizado para modelar as massas, pois ela não transmite ideologias e, portanto, não participa da indústria cultural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Para uma convivência sustentável, a humanidade precisa fazer uso de acordos e, por isso, ao longo da história, a humanidade tem refletido acerca da ética. Considerando o conceito de ética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ética explica o que é o bem e o mal, indicando condutas que devem ser seguidas pelas pessoas em sociedade.
	 b)
	A ética é uma reflexão sobre as ações humanas, sobre a filosofia e sobre a ciência, realizada a partir do conhecimento científico.
	 c)
	A ética se faz presente nas interações humanas, participando do cotidiano e se aproximandodos seres humanos em todas as suas atividades.
	 d)
	A ética está muito distante das ações humanas, ela é uma realidade conceitual apenas, e não se aproxima com o cotidiano.
	9.
	A ética adquire maior valor a partir da antiguidade clássica, com os filósofos Aristóteles, Platão e Sócrates. Para a filosofia e o pensamento ocidental, Sócrates possui uma singular importância e se tornou um referencial de pensamento, sendo o mestre de Platão e, indiretamente, de Aristóteles ? por este ter sido aluno de Platão. Eles, de forma próxima, discutiam e filosofavam sobre o homem e a cidade. Diferente destes, os chamados filósofos pré-socráticos estudavam assuntos diferentes e não pensavam ainda sobre a ética. Com o que os filósofos se preocupavam?
	 a)
	Preocupavam-se em desenvolver o pensamento ético e o comportamento moral.
	 b)
	Preocupavam-se em analisar a situação econômica e social da Grécia antiga.
	 c)
	Preocupavam-se em preparar leis para serem seguidas em sociedade.
	 d)
	Preocupavam-se em explicar o funcionamento da natureza e o mundo.
	
	A noção de dever influenciou em grande medida o desenvolvimento da ética cristã com relação ao fortalecimento da Igreja durante o período medieval. Tal fortalecimento igualmente fortaleceu e consolidou a relação Igreja e política. Sobre o conceito de dever, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
(    ) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
(    ) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
(    ) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 10 foi Cancelada.
	11.
	(ENADE, 2012)  A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. 
FONTE: SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002.
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados. 
PORQUE
II- As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2005) Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade. (J. Locke. Segundo tratado sobre o governo civil).
De acordo com o texto apresentado, 
I- Os homens são coagidos por sua natureza a se reunir em sociedade. 
II- Há um momento real em que os homens entram em entendimento e criam a sociedade civil. 
III- A sociedade civil tem como fim a promoção de uma vida confortável e segura. 
IV- A sociedade civil impõe a submissão do indivíduo ao poder do Estado. 
V- Em estado de natureza, os homens são considerados livres e iguais. 
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	I e II.
	 b)
	II e IV.
	 c)
	III e V.
	 d)
	I e IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando