A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças
2 pág.

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças


DisciplinaAntropologia I10.280 materiais67.924 seguidores
Pré-visualização1 página
A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época. Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje!
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano.
RESPOSTA
Analisando a historia do povo brasileiro, desde sua origem, podemos identificar a formação da cultura desse povo. De imediato, percebe-se o quanto rica ela é, pois é fruto de uma mistura de vários povos e etnias. Também fica evidente a quantidade de variações ocorridas ao longo da historia, para que se chegasse à identidade cultural atual, além de estar em constante modificações.
Importante destacar que o Brasil, quando da sua formação cultural, encontrava-se num contexto histórico de ter sido descoberto e tornar-se colônia portuguesa, até conquistar sua independência e formar sua identidade nacional.
Desse modo, podemos constatar que a formação cultural do Brasil teve por base a relação cultural de três povos distintos, sendo: nativos indígenas, colonizadores europeus (portugueses) e os africanos.
Desta forma, verifica-se que os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnica-cultural, entre os povos citados no paragrafo anterior. Assim, sua identidade não decorre da historia de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos.
A convivência entre esses povos possuía uma relação conflitante, pois baseava-se na exploração. Os portugueses, no topo dessa relação, utilizavam-se dos negros, como escravos, e índios para explorar as riquezas do Brasil colonial e retornar para a metrópole. Ademais eles não se viam como brasileiros e não possuíam nenhum sentimento de pertencerem às terras brasileiras.
Entretanto, não apenas gerou-se uma relação conflitante, mas também um novo tipo de povo, a partir das relações biológicas entre eles, os chamados mestiços. Esses são identificados como mulatos (pais brancos e negros), cafuzos (pais negros e indígenas) e mamelucos (pais brancos e indígenas). Esses mestiços são os responsáveis por grande parte dos nossos padrões culturais, passando a serem identificados como brasileiros, até os dias atuais.
Enfocando o estudo cultural, podemos destacar alguns pontos a serem observados, tipo: variedade de cor e raça, costumes, religião, hábitos alimentares e linguagem. Neste ultimo, exemplificamos a região norte do pais, caracterizada pela linguagem indígena, em contraposição ao sul do pais, onde é ensinado o idioma alemão em alguns povoados do interior da região.
Portanto, pode-se concluir que a cultura brasileira decorreu a partir de uma relação étnica conflitante e que durante essa convivência houve uma miscigenação de povos, os mestiços. Estes são os responsáveis pela formação cultural do Brasil.
Amanda
Amanda fez um comentário
Muito bom!
1 aprovações
Carregar mais