Buscar

(GOVERNANDO O SONHO CHINÊS CORRUPÇÃO, DESIGUALDADE E O ESTADO DE DIREITO)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Resenha Crítica de Caso
Cristiano Dias de Menezes
Trabalho da disciplina Controle Externo e Interno
 Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso
Aracaju
2020
(GOVERNANDO O “SONHO CHINÊS”: CORRUPÇÃO, DESIGUALDADE E O ESTADO DE DIREITO)
Referências: DITTEL, Rafael. AMEGRITHMIRE. SZYDLOWSKI, KAIT. Governando O "Sonho Chinês": Corrupção, Desigualdade E O Estado De Direito. Harvard Business School. 9-715-023. Novembro. 05. 2015.Chinês": Corrupção, Desigualdade E O Estado De Direito. Harvard Business School. 9-715-023. Novembro. 05. 2015.
O caso trata de pensamentos políticos e históricos norteados pela Segunda Guerra Mundial num processo em que a gestão do governo deveria ocorrer de forma positiva e negativa num momento em que a China estaria recuperando sua independência (1930) e a luta rural contra os camponeses liderada por Mao Zedong fez bastante diferença para os camponeses de forma positiva ampliando a produtividade rural.
Entre 1644 a 1842 a China sofreu bastante até ocorrer de fato a sua derrota. No final dos anos 1700, a Grã-Bretanha iniciou um comércio ilegal com a China contrabandeando ópio que segundo a Farmacologia é uma mistura de alcaloides extraídos da papoula (Papaver somniferum), de ação analgésica, narcótica e hipnótica, de produção de morfina, codeína, heroína etc. Repreendido o crime, as consequências foram a guerra implicando no comércio exterior favorecendo a Grã- Bretanha. 
Em continuidade, Mao deixou a economia nas mãos de Deng Xiaoping e tinha o apoio da população. Este assumiu após a morte de Mao, em 1976, e governou de 1978 até 1992 procurando obter grandes conquistas favorecendo a nação Chinesa. 
Em 1930, propriamente dizendo, a China passava por inúmeros acontecimentos históricos refletindo em várias manifestações e mudanças ao longo de tudo que ocorria nesse período com mais influência e controle políticos.
Contudo, as diferenças se fortaleceram entre os cidadãos ricos e pobres da China. Buscava-se a democratização, maior liberdade política e o fim da corrupção ocorrendo na Praça da Paz Celestial e interrompidos pelo exército chinês.
Surgiram programas sociais buscando qualidade na efetivação do sistema. Com o mandato de Jiang Zemin como presidente da República Popular da China em 1993 procurou-se expandir a China, mas seu maior objetivo era fazer com que o setor privado crescesse autorizando empresários a se tornarem membros do Partido Comunista.
Xi Jiping após se consolidar no poder, privou as pessoas de certas prioridades e conforto para economizar e encontrar resultados ou soluções mais satisfatórias. Entre 1966 e 1979, as localidades eram subdivididas de acordo com a produção pesando direitos e deveres dos trabalhadores.
Baseava-se em campanhas sem sucesso que buscavam alcançar metas extremas prejudicando a rotina das pessoas tornando as pessoas em sinônimos de puro trabalho, controlados ao governo e aos serviços para a sociedade.
Xi Jinping foi nomeado presidente em 2013, junto com seu premier Li Keqiang em que a sociedade enfrentava os desafios da desigualdade e os empresários tinham mais vantagens fortalecendo a corrupção e a instabilidade social com empresas endividadas. Aparecendo ainda num contexto internacional de forma não tão unificada desagradando com atitude a Coréia, o Japão e os Estados Unidos.
Em outubro de 2014 foi o final da reunião anual do Comitê Central do Partido Comunista da China, focando nas leis da Constituição e propondo uma nova realidade sem trabalho forçado, divisões e com o livre direito de escolha.
Por fim, é necessário refletir sobre as atitudes tomadas por Xi, qual a importância, o que causaram em que impactou, pois suas atitudes demonstravam corrupção, abono de direitos, destruição de um sistema a fim de objetivos próprios ou públicos?
É necessário observar a conduta desse representante para com seus atos e objetivos e a falta de sensibilidade para com os cidadãos ou seus adversários corrompendo ou constrangendo pessoas de forma a alcançar seu ideal velozmente.
Dessa forma, é bastante difícil ter credibilidade, causando medo, oprimindo. Sem transparência, há corrupção. E esta não acaba se não for fiscalizada. Valeria a pena tamanho descontrole em busca do objetivo de alguns?
Em contrapartida, diante tudo, a constituição deve ser revista, normatizada e procurar avanços com isso. Criando novas medidas para solução de problemas, garantindo maior segurança a todos inviabilizando a corrupção, adotando novas leis que melhor se adaptem às novas leis trabalhando com fidelidade e valorizando o meio ambiente.
A China evoluiu muito se comparada a tudo que já passou e promete novas contribuições e desafios. É bastante positivo que a mesma possua um governo forte, estável e responsável coerente com sua história.
Pode-se visar em leis, instruções, programas, medidas de descarte, sistemas específicos organizando-se de acordo com o público-alvo planejando avaliações e procurando inovar, renovar e se reinventar racionando gastos e processos adquirindo produtos reciclados também como mais uma alternativa de melhoria para o assunto.

Continue navegando