Buscar

A IMPORTÂNCIA DA TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: SAÚDE COLETIVA
PROFESSOR(A): SAMARA MALAQUIAS
ALUNA: SILVÂNIA MARIA DA SILVA
A IMPORTÂNCIA DA TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA 
	A territorialização está ligada intrinsecamente ao serviço de saúde prestado a uma determinada região, contudo requer uma série de adaptações na tentativa de padronizar um bom serviço a comunidade.
	A territorialização apesar de não exigir tecnologia de ponta, tem como complexidade a forma de proporcionar uma assistência dirigida por uma equipe multidisciplinar, que assume diversas responsabilidades como sanitarismo, adaptações e dinâmica de aplicabilidade dos planejamentos desenvolvidos.
	É preciso ter em mente que o plano de ação para uma região muitas vezes não se aplicará a outra região, é necessário obter algumas informações precisas sobre condição de vida da população, contexto das atividades humanas desenvolvidas naquela região, etnia, cultura e situação geográfica. As dificuldades vivenciadas por uma determinada região, são o ponto de partida para ação da equipe, essas ações incluem acolhimento, serviço de enfermagem, atendimento médico, consulta pré-natal e puericultura, curativos, dispensação de medicamentos, de preservativos e de contraceptivos, exame preventivo de colo de útero, grupo de educação em saúde, imunização, nebulização e planejamento familiar.
	Apesar do termo “territorialização e Atenção Básica” serem muito discutido amplamente por diversos autores, no tocante a sua definição e aplicabilidade não serem homogêneas, é certo que as ações previstas como direito na lei 8080/90 devem ser aplicadas, esse debate deve permanecer para melhora o desenvolvimento, a aplicabilidade, a desburocratização e manutenção dos recursos humanos e aviamentos de materiais.
ARAPIRACA, 15 DE JANEIRO DE 2020.

Outros materiais

Outros materiais