Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Galera a prova de redes tah ai...eu q fiz as respostas..então se acharem q tem algo errado me avisem e corrijam, por favor...
Abração e boa sorte!!
1-Considerando a tecnica de deteccao de erros utilizando bit de paridade bidimensional, como será o seu funcionamento?esta técnica permite a deteccao de erros simples? e duplos? e triplos?
 O bit de paridade bidimensional consegue detectar o erro na linha e na coluna dos dados transmitidos. Desse modo ela consegue tratar erros simples, ou seja, de apenas um bit. Erros duplos podem ser detectados, mas não corrigidos.
2-Defina o funcionamento do protocolo Slotted Aloha. Qual a diferenca entre este e o Aloha puro?
 No slotted aloha os dados tem sempre L bits de tamanho e transmissão a uma taxa R. È descentralizado pois os nós detectam colisão e verificam se vão ou não transmitir. Os nós começam a transmitir apenas no início dos intervalos. Quando o nó tem algo para enviar, este espera o começo do novo intervalo e transmite o quadro todo neste intervalo. Se houver colisão o nó transmite o seu quadro nos intervalos subseqüentes com probabilidade p (pular ou não o intervalo). Pode ocorre intervalos vazios, ou seja, nenhum nó envia o quadro.
O Aloha puro não apresenta intervalos de transmissão. Se um datagrama chega pela primeira vez ele é imediatamente transmitido para o canal broadcast, se houver colisão (após transmitir os dados completamente do datagrama que sofreu a colisão) o nó transmite imediatamente com a probabilidade p, caso contrario, o nó espera por um tempo de transmissão de quadro e depois retransmite com a probabilidade p ou espera por outro tempo de transmissão de quadro com probabilidade 1-p.
3- Defina o protocolo ARP
Protocolo ARP (protocolo de resolução de endereço) ,análogo ao DNS, tem como objetivo “descobrir” o endereço MAC dos adaptadores dos nós através do IP do nós remetentes da mesma sub-redes. Para descobrir o endereço MAC do no destinatário o nó remetente envia um ARP Query. Um pacote ARP apresenta vários campos como o IP e o MAC de envio e recepção.
 
4- O que é CSMA/CD? Justifique
Carrier Sense Multiple Acess / Colision Detected. O nó transmite o quadro imediatamente se o canal estiver ocioso. Se o canal estiver ocupado ele espera um intervalo de 96 tempos de bits. Após esse intervalo ele verifica se o canal continua ocioso, se não, transmite imediatamente o quadro, caso contrário, espera o tempo de bits novamente. No momento da transmissão se o nó sentir a energia de um sinal de outro (adaptador ) nó tentando enviar, ele pára de transmitir o quadro e envia uma msg de reforço de colisão de 48 bits e entra em backoff exponencial. Quando ocorre colisão o adaptador escolhe um K entre 0 e 2^m – 1 (sendo m o numero de colisões) . Espera K* 512 tempo de bits (geralmente 0,1 microssegundo) para retornar ao estado 2.
5- Explique o funcionamento do protocolo PPP para a restrição de dados
 Uma das características do PPP é a transparência de dados, com isso o protocolo não põe nenhuma exigência quanto os dados do cabeçalho. Logo quando o byte de flag aparece no campo de dados o protocolo “marca” este byte como uma informação colocando um byte especial na frente deste (byte stuffing). Isso é feito para que o receptor não ache que o quadro está no fim.
6-Na etapa 4 do protocolo CSMA/CA uma estacao que transmite um quadro com sucesso inicia o protocol CSMA/CA na etapa 2 e nao na etapa 1. Quais seriam as razoes que os projetistas do CSMA/CA provavelmente tinham em mente para fazer com que esta estacao nao transmitisse o segundo quadro imediatamente, se o canal fosse percebido como ocioso? 
 A provável razão dos projetistas foi: se dois nós perceberem que o canal está ocioso, os dois entram em backoff provavelmente com valores diferentes, logo um deles transmitirá primeiro. O nó perdedor saberá que o ganhador está transmitindo e parará o seu contador de backoff, e não transmitira até que a ganhadora termine a transmissão. Evitando assim uma colisão dispendiosa.
7-Descreva o funciomamento da prevencao de colisao utilizando RTS e CTS
Para que não haja problemas com terminais ocultos, ou seja, um nó não enxerga o outro e estes dois mandam dados ao mesmo tempo gerando uma colisão inesperada por ambos, existem quadros de mensagem RTS para a AP com o tempo total necessário para a transmissão dos seus dados e esta retorna com um quadro de mensagem CTS dando uma permissão explicita ao nó para enviar e avisando aos outros nós para que não enviem nesse intervalo de tempo.
 
8-O que é rotamento indireto? Justifique
Roteamento indireto é um mecanismo de roteamento de nós móveis. Através de um correspondente querendo enviar dados a um nó remoto (agente externo), este envia uma msg para o nó nativo.O nó nativo encapsula o datagrama em um quadro maior e através do endereço COA do nó móvel encaminha-o para o agente externo. O agente externo desencapsula e encaminha para o nó externo. O nó externo pode enviar datagrama diretamente para o correspondente. Mesmo que o nó externo mude de rede novamente, este avisara o nó nativo que transmitira os datagramas vindos do correspondente para a nova rede externa (mobilidade transparente) Problema de roteamento traingular.
 
9-Sabe-se que é preferível transportar mensagens SNMP em datagramas UDP. Porque os projetistas do SNMP preferiram o UDP ao TCP como protocolo de transporte do SNMP?
SNMP: protocolo para transmitir informações e comandos da MIB entre um entidade gerenciadora e um agente que executa em nome de um entidade dentro de uma dispositivo de rede gerenciado. 
Uma vez que UDP é um protocolo de entrega não confiável não há garantias que um comando enviado ou a sua resposta chega ao destino pretendido. Com isso o campo Request ID da PDU é usado pela entidade gerenciadora para coordenar o número de requisições enviadas. Assim o Request Pdu pode ser utliazado pela entidade gerenciadora para detectar comando e respostas perdidas, logo a própria entidade gerenciadora toma a decisão de retransmitir comandos se nenhuma resposta chegar. O SNMP não impõe nenhum procedimento padrão para retransmissão deixando na mão da entidade gerenciadora esse serviço. 
 
10-Considere as duas maneiras pelas quais ocorrem as comunicacoes entre uma entidade gerenciadora e um dispositivo gerenciado: modo comando-resposta e trapping. Quais sao os prós e os contras dessas duas abordagens em temos de (1)sobrecarga, (2)tempo de notificacao quando ocorrem eventos excepcionais e (3) robustez quanto as mensagens perdidas entre a entidade gerenciadora e o dispositivo gerenciado 
Sobrecarga: os dois são suscetíveis a tempo de requisição e repostas maiores
Tempo de notificação: trapping é mais rápida, pois ao modo comando e resposta fica consultando para detectar presença de erros.
Robustez: o modo comando e resposta é mais robusto, enquanto no trapping se o comando não chegar paciência! A entidade gerenciadora não fica sabendo.

Mais conteúdos dessa disciplina