Buscar

Relações Sociais e Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/7 - Relações Sociais e Comunicação
A sociedade grega da antiguidade deixou um legado em várias áreas do conhecimento que até hoje ainda são utilizados como referência do pensamento ocidental. Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	a preocupação com a democracia, garantindo que todos tivessem o direito ao voto e a fala, independente da sua condição social e de gênero;
	
	B
	a preocupação com o bem estar dos cidadãos sempre esteve presente no pensamento político dos gregos, garantindo que se busca-se a felicidade;
Você acertou!
O mundo grego sempre esteve preocupado com o bem-estar dos cidadãos e com a sua felicidade e com a sua busca, tanto que esse tema sempre foi motivo de reflexões, ainda hoje busca-se esta resposta. É importante ressaltar que somente os cidadãos tinha direito a felicidade e bem-estar, estavam excluídos as mulheres e os escravos.
	
	C
	o trabalho manual em detrimento ao trabalho intelectual era valorizado, todos os cidadãos tinham direito a um trabalho;
	
	D
	as obras arquitetônicas realizadas pelos gregos era para valorizar  o mundo cristão e sua adoração pela religião monoteísta;
	
	E
	o urbanismo que tanto foi copiado e serviu de base para vários urbanistas contemporâneos, não levava em conta o saneamento básico.
Questão 2/7 - Relações Sociais e Comunicação
“O relatório ‘Violência contra os Povos Indígenas no Brasil’, elaborado e divulgado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), nesta sexta-feira (19), apontou o crescimento de 130% no número de índios assassinados em 2014. O dado alarmante mostra que 138 índios foram mortos no ano passado, sendo 16 casos envolvendo mulheres. Já em 2013 foram registradas 53 mortes violentas. As mortes foram ocasionadas, em sua maioria, por violações aos direitos das comunidades indígenas no país descritos em ‘conflitos extremamente graves’. O estudo detalha que parte das mortes foram resultado de conflitos internos, em função do uso de bebidas alcoólicas em áreas indígenas. Também há registros de assassinatos em decorrência da situação de confinamento populacional. Somente no Mato Grosso do Sul existem 40 mil pessoas confinadas em pequenas reservas. O relatório diz ainda que ocorreram outras mortes por ‘conflitos fundiários ou de conflitos com madeireiros que invadiram terras indígenas já demarcadas’.” (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/06/19/assassinatos-de-indios-crescem-130-em-2014-aponta-relatorio.htm)
Para que as comunidades indígenas brasileiras sobrevivam é necessário que:
Nota: 20.0
	
	A
	as comunidades comprovem com registros arqueológicos que estão nesse território há muitos anos;
	
	B
	que a sua identidade étnica é o processo de vários grupos com características distintas da sociedade nacional, mas também distinta de vários outros grupos indígenas;
Você acertou!
Os grupos indígenas brasileiros são compostos de várias culturas, diferentes da cultura nacional ocidental, mas também a população indígena apresenta uma centena de grupos com características distintas entre elas. Falar em  “índio” é generalizar todas essas diferentes culturas.
	
	C
	realizem exames de sangue para comprovar se realmente o grupo é indígena, como já ocorreu com grupos defensores da eugenias.
	
	D
	sempre viveram nos territórios que hoje interferem no desenvolvimento do país, não permitindo que aumentem as plantações de soja e pasto para o gado.
	
	E
	todos grupos indígenas ainda mantem as tradições culturais de seus grupos de formação original.
Questão 3/7 - Relações Sociais e Comunicação
A inquisição foi composta por tribunais que julgavam os que eram contra as doutrinas imposta durante a Idade Média, composta pela Igreja Católica romana. Quando os acusados cumpriam penas que poderiam variar de prisão temporária até a morte em praça pública, na fogueira.  A partir dessa frase pode-se afirmar que a Idade Média foi:
Nota: 20.0
	
	A
	uma incentivadora a ciência e ao pensamento racional, quando o conhecimento era valorizado;
	
	B
	as mulheres tinham um papel de destaque na sociedade, e aquelas que realizavam curas por meio de ervas e unguentos eram valorizadas, inclusive pela igreja;
	
	C
	muitos cientistas foram mortos, portanto há um processo de retrocesso no conhecimento científico adquirido na antiguidade;
Você acertou!
Esse período da história foi o que pode-se chamar de Idade das Trevas, muito do que se conheceu na antiguidade perdeu-se dando lugar aos dogmas da Igreja Católica.
	
	D
	a Igreja não interferia em determinações do exército e decisões tomadas pelos reis;
	
	E
	as mulheres não eram tidas como atuantes na sociedade, não desempenhavam papel significativo;
Questão 4/7 - Relações Sociais e Comunicação
“Estupro, por qualquer outro nome, seria uma ação igualmente violenta. ” Seria. Mas, ao contrário das rosas – que reconhecemos como rosas, por isso chamamos de rosas –, relutamos em reconhecer quando um estupro é estupro para poder então chamá-lo de estupro”.
(http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-cultura-do-estupro)
Marque a alternativa que afirma corretamente sobre a cultura do estupro, bastante frequente em nosso cotidiano.
Nota: 0.0
	
	A
	O estupro é uma prática antiga em todas as sociedades, principalmente, nos períodos de guerra ocorridas no Brasil;
	
	B
	O estupro ocorre porque a mulher se comporta sugerindo que permite essa prática, ela é inclusive permitida por lei.
	
	C
	É uma prática que vem do processo de colonização brasileira, onde a mulher existe para servir ao homem, em todos os seus desejos e fantasias;
É uma pratica da sociedade machista e patriarcal que foi instalada no Brasil desde a sua colonização. Onde a mulher por muitos anos foi tutelada primeiro pelo pai, depois pelo marido, e seu papel era o silencio e aceitação.
	
	D
	Estupro é qualquer prática sexual que sem consentimento das partes, somente quando envolve penetração;
	
	E
	Cultura do estupro é quando a mulher afirma que sofreu violência e os agressores são imediatamente punidos.
Questão 5/7 - Relações Sociais e Comunicação
O desenvolvimento físico e seu processo de adaptação também ocorreu em paralelo com o desenvolvimento social. A partir da sua leitura responda a alternativa incorreta:
Nota: 0.0
	
	A
	A pré-história é dividida para fins de estudo em três grandes grupos, segundo os instrumentos criados ou aperfeiçoados pelos primeiros grupos humanos;
	
	B
	Os primeiros grupos humanos já demonstravam uma tendência para as artes, utilizando desenhos para representar o seu cotidiano;
	
	C
	Os primeiros grupos humanos descobriram o fogo, por meio da observação da natureza e consequente experimentos;
	
	D
	O clima ameno dificultou a organização social dos primeiros hominídeos, pois eles não precisavam se agrupar pois a alimentação era farta e não havia disputa por esse alimento;
O clima no período na pré-história era severo, com frio intenso, e a alimentação escassa, despertando assim a cobiça dos grupos adversários.
	
	E
	A divisão do trabalho acontecia em consequência dos mais adaptados para determinadas atividades;
Questão 6/7 - Relações Sociais e Comunicação (questão opcional)
Se as inovações tecnológicas globalizam as relações sociais, encurtam distancias e alteram a relação de tempo e espaço, analise as proposições a seguir e assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A inovações tecnológicas geram avanços econômicos para todos os países, há um prosperar universal, pois todos estão interligados e usufruem das vantagens do mundo conectado.
	
	B
	Estabelece relações desiguais no sentido social, pois nem todos tem acesso a esse tipo de tecnologia, permitindo que a sociedade estabeleça uma relação de contradição de um lado uma parcela da população mundial conectada e a outra excluída por completa das relações sociais globalizadas.
Você acertou!
Há um acirramento das desigualdades social de forma globalizada, enquanto alguns países detém o monopólio das inovações tecnológica e apenas uma pequena parcela pode usufruir. A outra parcela está completamente alienada da possibilidade de suautilização.
	
	C
	Com alteração de tempo e espaço pode-se dizer que o mundo está ficando menor, por isso a noção de que o espaço diminuiu e o tempo também está cada vez mais curto.
	
	D
	As sociedades mais pobres estão sofrendo com as vantagens das inovações tecnológica pois estão se aproveitando de todo o desenvolvimento tecnológico desenvolvido no globo.
	
	E
	Ao afirmar-se que as empresas se tornaram globais está-se afirmando que todos os países estão usufruindo dessa nova tecnologia, com qualidade de vida para os seus habitantes e todos tem acesso aos meios de comunicação de qualidade.
Questão 7/7 - Relações Sociais e Comunicação (questão opcional)
A queda do Império Romano tem importância para a formação da sociedade europeia, pois o mundo antigo dá lugar ao novo sistema feudal. As invasões bárbaras trazem novos modos de vida, nova estrutura social e a expansão de uma nova religião. Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	o exército romano era competente, pois era fácil de administra-lo era composto de pessoas que se alistavam nele, todos o faziam por amor ao imperador;
	
	B
	houve uma diminuição na mão de obra escrava e consequentemente uma queda na produção de alimentos, que também gerou uma diminuição na arrecadação de impostos;
Você acertou!
	
	C
	os escravos não aderiram a religião trazida pelos bárbaros e continuavam a aceitar o regime de opressão silenciosamente;
	
	D
	como Roma tinha um importante código de condutas, a corrupção nunca ocorreu, nem mesmo nos período de maior crise econômica e política;

Outros materiais