Logo Passei Direto
Buscar

2014_Simulados_ENEM_1_Dia_V3

User badge image
Manoel Parada

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A respeito do excerto, podemos inferir que
A a manifestação cultural aludida pelo fragmento de texto trata da expressão crítica do corpo.
B a prática cultural segue os padrões sociais vigentes, que se mantêm inalterados independentemente do tempo em questão.
C a manifestação carnavalesca é marcada pela diversidade de formas, espaços e representações artísticas.
D a prática carnavalesca é orientada pelas políticas de Estado, que dão a forma que os foliões devem seguir.
E a festa popular congrega diferentes atores e cenários nos espaços públicos, orientada e planejada pelos foliões.

Acerca do referido samba, pode-se afirmar corretamente que
A a música protesto tem uma função de desconstruir a realidade de seu período sem pleitear informar outros momentos da história social.
B o samba é um olhar crítico sobre um período de nossa história, no qual as liberdades eram limitadas, contudo a letra sugere a transição para um novo ciclo.
C a letra do samba, mesmo oferecendo um significado histórico de crítica social e política sobre um período, afasta-se da prerrogativa de música protesto.
D a releitura do samba deixa para nós leitores o sentimento de melancolia e saudade, ante um momento de nossa história marcado por forte produção e liberdade.
E o enredo do samba protesto de Chico Buarque se aplica a uma fase de restrições às liberdades democráticas, desvinculando-se de ensinamentos para a presente época.

Sobre o revolucionário, é coerente mencionar que
A o seu ciclo de vida foi marcado pelo heroísmo, como evidenciado na gravura.
B a tragédia social de sua vida foi a mesma de outros líderes franceses.
C a morte de Marat é aludida na gravura de forma artística, a exemplo de sua vida.
D a devoção ao líder fez a revolução encontrar o seu fim, a exemplo de seu líder.
E a morte do líder revolucionário revela a tragédia no contexto revolucionário.

Ao interpretar o excerto, podemos inferir que
A a cultura grega se destacar pela valorização da ordem, proporção, precisão e clareza.
B o fato central da cultura grega está na liberdade de formas e nas posições do artista.
C a procura de uma identidade multicultural foi a tendência da civilização clássica.
D o universo cultural grego se limitava a natureza doméstica de seus artistas.
E o modelo grego de arte e cultura distanciou-se da cidade, divinizando o campo.

A respeito do fragmento, podemos afirmar que
A o Estado absolutista se desvinculou de qualquer relação mais profunda com a burguesia nascente, já que esta era socialmente desqualificada.
B o aparelho burocrático absolutista tinha a finalidade de conduzir a gestão pública dos tributos estatais apoiando a ordem feudal.
C o órgão de poder absoluto passava pelo exercício do poder moderador, exercido pelo rei e compartilhado pelo parlamento.
D o modelo de nobreza real foi constituído a partir das transformações da sociedade feudal que colocava o rei como um importante representante da estrutura social.
E o estado centralizado se harmonizou com a estrutura absolutista de poder, rompendo com padrões políticos e sociais feudais.

Acerca deste acontecimento, podemos inferir que
A a construção de uma memória sobre Vargas envolve uma conjugação de rituais polêmicos que devem ser distanciados de sua história como homem público.
B a montagem de um cenário que possibilite a reconstrução daquele período é algo que os historiadores procuram negar, pois as imprecisões são variadas.
C a formação de uma opinião pública sobre Getúlio é orientada por imprecisões, diante da impossibilidade de simular a ocorrência de acontecimentos daquela fase.
D a pregação de um Vargas histórico é cada vez mais distante de uma memória autocrática, pois o personagem é lembrado de forma autoritária.
E a conservação de uma memória sobre Getúlio passa, necessariamente, pelo impacto político de sua morte e pelo simbolismo de sua carta-testamento.

Refletindo sobre a construção da identidade cultural brasileira, é possível inferir que
A o africano, mesmo tendo papel relevante, fica à margem de uma influência decisiva na construção de nossa linguagem corporal.
B o mosaico multiétnico formador de nossa cultura e nosso povo passa, necessariamente, pela miscigenação entre lusos, índios e africanos.
C a construção dos símbolos que integram nossa condição de brasileiros deixa prevalecer a identidade lusa, que se combina aos elementos indígenas.
D a modelagem do povo brasileiro está relacionada à nossa micro África, que nomeia e denomina os afro-brasileiros incondicionalmente a partir dos quilombos.
E o campo cultural África-Brasil faz prevalecer a identidade africana sobre as demais etnias formadoras de nosso povo, subjugando o patrimônio luso.

Com cerca de 740 milhões de habitantes, distribuídos em 50 países, a Europa abriga quase 12% da população mundial. Entretanto, essa população não se distribui de forma homogênea, como é possível observar nos mapas a seguir.
Analisando os dois mapas, é possível perceber que
A a região continental europeia, na fronteira com a Rússia, é bastante povoada, com densidades entre 51 e 200 habitantes/km2, as maiores.
B devido aos rigores climáticos, o sul do continente europeu apresenta baixas densidades demográficas, com menos de 10 habitantes/km2, aproximadamente.
C a Europa possui uma acentuada população urbana – entre 75% e 85%, podendo chegar a 98% –, o que pode ser percebido pela concentração humana nas capitais.
D como as oportunidades econômicas são igualmente distribuídas pelo continente devido à existência da União Europeia, a população se concentrou igualmente nas capitais.
E somente os países que antes pertenciam ao bloco socialista possuem elevadas populações, devido justamente ao fato de esses países incentivarem a natalidade entre seus moradores.

“Restaurar a legalidade, revigorar a democracia, restabelecer a paz e promover o progresso e a justiça social.” À primeira vista, a frase poderia ser associada a algum pacifista ou ferrenho defensor do regime democrático, mas foi proferida pelo marechal Humberto de Alencar Castello Branco (1897-1967) em seu discurso de posse na Presidência da República em 1964, depois que um golpe depôs, pela via armada, um governo eleito pelo povo.
Analisando o discurso de Castelo Branco, verifica-se um contexto diferente do que viria a ocorrer nos dois próximos governos: de Costa e Silva e de Médici. Sobre a implantação do Regime Civil-Militar e seu desdobramento, é possível afirmar que
A ocorreu de forma isolada e sem apoio da sociedade em geral, que estava marginalizada de todo o processo e ficou reprimida diante das atrocidades cometidas já no primeiro mandato.
B contou com o apoio dos sindicalistas, que haviam tido perdas salariais durante o governo de João Goulart, devido ao elevado índice inflacionário que assolou o Brasil diante da instabilidade política.
C não sofreu intervenções externas, pois no momento em que o Brasil passava pelo Golpe, havia uma tensão entre Estados Unidos e União Soviética e, assim, pode-se afirmar que os militares agiram sem o aval dos Estados Unidos.
D foram implantados diversos projetos na área de infraestrutura e industrial, redução das desigualdades sociais e elevação do PIB, sendo esse período denominado de Milagre Econômico brasileiro; no campo político, o bipartidarismo consolida o princípio democrático pleno no Brasil.
E embora marcado por um crescimento exuberante na economia, o período agravou as disparidades socioeconômicas, elevou a dívida e, a partir de Costa e Silva, atentou contra os princípios humanos e a própria democracia.

A partir de 1828 iniciavam-se os primeiros cursos, e de forma ascendente a profissão e a figura do bacharel tornavam-se estimadas no Brasil. O prestígio advinha, no entanto, menos do curso em si, ou da profissão stricto sensu, e mais da carga simbólica e das possibilidades políticas que se apresentavam ao profissional de Direito. Com efeito, das fileiras dessas duas faculdades saíram grandes políticos – entre ministros, senadores, governadores e deputados –, pensadores que ditaram os destinos do país.
Ao interpretar, o texto pode-se conceber uma relação entre
A a formação acadêmica e o status econômico.
B o crescimento profissional e o retorno cidadão.
C o pesquisador social e a formação burocrática.
D a expectativa profissional e o alcance político.
E a representatividade política e a restrição social.

O existencialista não tem pejo em declarar que o homem é angústia. Significa isso: o homem ligado por um compromisso e que se dá conta de que não é apenas aquele que escolhe ser, mas de que é também um legislador pronto a escolher, ao mesmo tempo que a si próprio, a humanidade inteira, não poderia escapar à sua total e profunda responsabilidade. Decerto há muita gente que não vive em ansiedade, mas é nossa convicção que esses tais disfarçam sua angústia, que a evitam; certamente muitas pessoas acreditam que ao agirem só se implicam nisso a si próprias, e quando se lhes diz: “e se toda gente fizesse assim?”, eles dão de ombro e respondem: nem toda gente faz assim.
A leitura do texto nos permite inferir que
A as pessoas agem sem levar em conta as ações alheias.
B a sociedade coage o homem a seguir suas regras.
C a liberdade humana produz paz de espírito.
D o homem é responsável por suas escolhas.
E a ação individual não tem consequências coletivas.

Por aqui, não nos satisfazemos em contratar serviços que não queremos fazer, como lavar, passar, enxugar o chão, lavar a privada, pintar as unhas ou trocar a fralda e dar banho em nossos filhos: aproveitamos até a última ponta o gosto de dizer “estou te pagando e enquanto estou pagando eu mando e você obedece”. Para que chamar a atenção do garçom com discrição se eu posso fazer um escarcéu se pedi batata-frita e ele me entregou mandioca frita? Ao lembrá-lo de que é ele quem serve, me lembro, e lembro a todos, que estudei e trabalhei para sentar em uma mesa de restaurante e, portanto, MEREÇO ser servido. Não é só uma prestação de serviço: é um teatro sobre posições de domínio. Pobre o país cujo diploma serve, na maioria dos casos, para corroborar estas posições. Esses exemplos mostram que, por aqui, pobre pode até ocupar espaços cativos da elite (não sem nossos protestos), mas nosso diploma e nosso senso de distinção nos autorizam a galhofa: “lembre-se, você não é um de nós”. Triste que este discurso tenha sido absorvido por quem deveria ter como missão a detonação, pela base e pela educação, dos resquícios de uma tragédia histórica construída com o caldo da ignorância, do privilégio e da exclusão.
A leitura do fragmento nos permite inferir que, do ponto de vista sociológico, a educação
A contribui para a igualdade social.
B elimina o preconceito de classe.
C estimula a solidariedade interclasses.
D reforça a dominação simbólica de classes.
E anula as chances de ascensão social.

Baranga, tilanga, canhão, dragão, tribufu, jaburu, mocreia. Nenhum dos xingamentos estéticos tem equivalente masculino. Nunca vi ninguém dizendo que o Lula é feio: “O Lula foi um bom presidente, mas no segundo mandato embarangou.” Percebam que ele é gordinho, tem nariz adunco e orelhas de abano. Se fosse mulher, tava frito. Mas é homem. Não nasceu pra ser atraente. Nasceu pra mandar. Ele é xingado. Mas de outras coisas. Até quando a gente quer bater no homem, é na mulher que a gente bate. A maior ofensa que se pode fazer a um homem não é um ataque a ele, mas à mãe ou à esposa. Nos dois casos, ele sai ileso: calhou de ser filho ou de casar com uma mulher da vida.
A leitura do texto nos permite inferir que
A homens e mulheres sofrem igualmente pressões sociais para que seus corpos estejam adequados aos padrões estéticos vigentes.
B na sociedade contemporânea, as mulheres sofrem uma violência simbólica que tem como principal alvo o seu corpo.
C a herança cultural judaico-cristã reserva à mulher um papel autônomo diante da família e da sociedade como um todo.
D os valores patriarcais foram superados pelos avanços do movimento feminista e pelo desenvolvimento da noção de direitos humanos.
E o preconceito sobre a figura feminina recai principalmente sobre sua suposta inferioridade cognitiva em relação aos homens.

Nelson Mandela foi um homem de gestos. Veja um exemplo: apenas aceitou sair da prisão quando recebeu garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam libertados como ele. O advogado e ativista acreditou na luta pela libertação de todo um povo. Depois de 27 anos preso, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. O seu legado vai muito além do seu país e do tempo em que viveu. Com sua morte, o mundo perdeu um de seus ícones.
Em relação à importância política e social de Nelson Mandela no cenário mundial, é correto afirmar que ele
A lutou pelo estabelecimento de direitos iguais entre homens e mulheres na República da África do Sul.
B combateu o regime de segregação racial que perdurou por décadas em seu país.
C lutou pelo processo de independência da África do Sul, antiga colônia da Inglaterra.
D introduziu a África do Sul como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
E proporcionou a aliança entre as tribos rivais que disputavam o poder após a independência de seu país.

Acerca do conflito político apresentado, pode-se inferir que
A a emancipação colonial na América espanhola foi motivada pelas ideias iluministas no contexto da invasão napoleônica na Europa.
B a tensão entre os agentes metropolitanos, portadores de posturas antagônicas, dificultou a independência hispânica.
C a invasão estrangeira napoleônica pode ser vista como um comportamento que se distancia de posturas imperialistas.
D a construção de uma mentalidade libertária na América espanhola foi acompanhada de unidade ideológica entre seus líderes.
E a mobilização de atores independentistas colocava a religião como instrumento auxiliar a aceitação dos padrões de tolerância iluminista.

A partir da leitura do excerto, podemos inferir que
A o regime escravista de produção coloca o ser humano na condição de capital a serviço dos interesses econômicos e lucrativos de seu senhor.
B o modelo escravista firma sua lógica exploratória no consumo de mão de obra humana com baixa remuneração e amplo retorno de excedentes.
C o exercício do trabalho compulsório coloca o escravo em um padrão de servidão, tendo sua liberdade limitada ao sustento de sua vida.
D o padrão de servidão coletiva equaciona o valor do escravo como mercadoria de ganho orientado por seu proprietário para geração de riquezas e excedentes.
E o escravismo, enquanto regime de produção, passa pela relação entre o proprietário e o servo, em que há um processo de autocompensação subsistencial.

Analisando o excerto, pode-se inferir que
A o expansionismo no século XIX foi uma política unilateral, partia da metrópole europeia conectando-se ao desenvolvimentismo das colônias.
B o imperialismo norte-americano motivou uma ampla costura de relações diplomáticas orientadas pela cooperação entre potências internacionais.
C o capitalismo americano no século XIX modificou os padrões monopolistas, ao estabelecer uma ampla política cooperativa entre metrópole e colônia.
D o processo da expansão capitalista norte-americana gerou impactos decisivos nas áreas coloniais acumulando riquezas para a zona metropolitana.
E o imperialismo estadunidense foi caracterizado por ambiguidades, desenvolvia padrões capitalistas monopolistas, mas respeitava a vizinhança latino-americana.

A leitura do texto permite concluir que
A a vitória dos Aliados foi favorecida pela vitoriosa campanha na Normandia.
B o desembarque das tropas aliadas na Normandia marcou o início da 2a Guerra Mundial.
C a perda da Normandia para os Aliados provocou a rendição da Alemanha nazista.
D o Dia D marcou o início do domínio da Normandia pelas tropas do Eixo.
E as tropas soviéticas e norte-americanas expulsaram os nazistas da Normandia.

Sobre o cenário da Ucrânia, pode-se inferir que
A trata-se de uma questão étnico-religiosa, agravada pelas péssimas condições socioeconômicas pelas quais vêm passando os habitantes da Crimeia e leste da Ucrânia, por serem muçulmanos e verem reduzidos seu papel de cidadania.
B o desafio contemporâneo é marcado pelo paradoxo da tendência à globalização e à superação desta, criando laços estreitos das nações do mundo entre si por um lado, e, simultaneamente, pelos conflitos que se assentam sobre as identidades políticas e à fragmentação étnica por outro.
C a verdadeira causa seria provocada pela tentativa de revitalização da antiga União Soviética, que pretende reorganizar as estruturas socialistas, ocasionando uma instabilidade política na Ucrânia, que, historicamente, fez parte do regime stalinista e teme por um novo radicalismo.
D a intervenção norte-americana na Ucrânia, por interesses comerciais como a compra do gás da região, recebeu o apoio da União Europeia e da ONU, que aprova uma rápida militarização do Leste da Europa para conter uma expansão russa e evitar crises contra a humanidade.
E o interesse russo na Crimeia e no Leste da Ucrânia tem como base as grandes reservas de gás e petróleo nos territórios que ainda hoje são usados pela Rússia, e que teme uma aproximação da União Europeia com a Ucrânia, pois, com isso, poderia ocasionar um desabastecimento do produto para o país.

De acordo com a Sociologia, a violência é interpretada como
A causada por fatores psicológicos e individuais.
B resultante da dominação de uma classe sobre as outras.
C relacionada ao hábitat do criminoso e à sua biografia.
D provocada pela existência da pobreza enquanto fenômeno social.
E produto exclusivo das falhas no aparelho repressor do Estado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A respeito do excerto, podemos inferir que
A a manifestação cultural aludida pelo fragmento de texto trata da expressão crítica do corpo.
B a prática cultural segue os padrões sociais vigentes, que se mantêm inalterados independentemente do tempo em questão.
C a manifestação carnavalesca é marcada pela diversidade de formas, espaços e representações artísticas.
D a prática carnavalesca é orientada pelas políticas de Estado, que dão a forma que os foliões devem seguir.
E a festa popular congrega diferentes atores e cenários nos espaços públicos, orientada e planejada pelos foliões.

Acerca do referido samba, pode-se afirmar corretamente que
A a música protesto tem uma função de desconstruir a realidade de seu período sem pleitear informar outros momentos da história social.
B o samba é um olhar crítico sobre um período de nossa história, no qual as liberdades eram limitadas, contudo a letra sugere a transição para um novo ciclo.
C a letra do samba, mesmo oferecendo um significado histórico de crítica social e política sobre um período, afasta-se da prerrogativa de música protesto.
D a releitura do samba deixa para nós leitores o sentimento de melancolia e saudade, ante um momento de nossa história marcado por forte produção e liberdade.
E o enredo do samba protesto de Chico Buarque se aplica a uma fase de restrições às liberdades democráticas, desvinculando-se de ensinamentos para a presente época.

Sobre o revolucionário, é coerente mencionar que
A o seu ciclo de vida foi marcado pelo heroísmo, como evidenciado na gravura.
B a tragédia social de sua vida foi a mesma de outros líderes franceses.
C a morte de Marat é aludida na gravura de forma artística, a exemplo de sua vida.
D a devoção ao líder fez a revolução encontrar o seu fim, a exemplo de seu líder.
E a morte do líder revolucionário revela a tragédia no contexto revolucionário.

Ao interpretar o excerto, podemos inferir que
A a cultura grega se destacar pela valorização da ordem, proporção, precisão e clareza.
B o fato central da cultura grega está na liberdade de formas e nas posições do artista.
C a procura de uma identidade multicultural foi a tendência da civilização clássica.
D o universo cultural grego se limitava a natureza doméstica de seus artistas.
E o modelo grego de arte e cultura distanciou-se da cidade, divinizando o campo.

A respeito do fragmento, podemos afirmar que
A o Estado absolutista se desvinculou de qualquer relação mais profunda com a burguesia nascente, já que esta era socialmente desqualificada.
B o aparelho burocrático absolutista tinha a finalidade de conduzir a gestão pública dos tributos estatais apoiando a ordem feudal.
C o órgão de poder absoluto passava pelo exercício do poder moderador, exercido pelo rei e compartilhado pelo parlamento.
D o modelo de nobreza real foi constituído a partir das transformações da sociedade feudal que colocava o rei como um importante representante da estrutura social.
E o estado centralizado se harmonizou com a estrutura absolutista de poder, rompendo com padrões políticos e sociais feudais.

Acerca deste acontecimento, podemos inferir que
A a construção de uma memória sobre Vargas envolve uma conjugação de rituais polêmicos que devem ser distanciados de sua história como homem público.
B a montagem de um cenário que possibilite a reconstrução daquele período é algo que os historiadores procuram negar, pois as imprecisões são variadas.
C a formação de uma opinião pública sobre Getúlio é orientada por imprecisões, diante da impossibilidade de simular a ocorrência de acontecimentos daquela fase.
D a pregação de um Vargas histórico é cada vez mais distante de uma memória autocrática, pois o personagem é lembrado de forma autoritária.
E a conservação de uma memória sobre Getúlio passa, necessariamente, pelo impacto político de sua morte e pelo simbolismo de sua carta-testamento.

Refletindo sobre a construção da identidade cultural brasileira, é possível inferir que
A o africano, mesmo tendo papel relevante, fica à margem de uma influência decisiva na construção de nossa linguagem corporal.
B o mosaico multiétnico formador de nossa cultura e nosso povo passa, necessariamente, pela miscigenação entre lusos, índios e africanos.
C a construção dos símbolos que integram nossa condição de brasileiros deixa prevalecer a identidade lusa, que se combina aos elementos indígenas.
D a modelagem do povo brasileiro está relacionada à nossa micro África, que nomeia e denomina os afro-brasileiros incondicionalmente a partir dos quilombos.
E o campo cultural África-Brasil faz prevalecer a identidade africana sobre as demais etnias formadoras de nosso povo, subjugando o patrimônio luso.

Com cerca de 740 milhões de habitantes, distribuídos em 50 países, a Europa abriga quase 12% da população mundial. Entretanto, essa população não se distribui de forma homogênea, como é possível observar nos mapas a seguir.
Analisando os dois mapas, é possível perceber que
A a região continental europeia, na fronteira com a Rússia, é bastante povoada, com densidades entre 51 e 200 habitantes/km2, as maiores.
B devido aos rigores climáticos, o sul do continente europeu apresenta baixas densidades demográficas, com menos de 10 habitantes/km2, aproximadamente.
C a Europa possui uma acentuada população urbana – entre 75% e 85%, podendo chegar a 98% –, o que pode ser percebido pela concentração humana nas capitais.
D como as oportunidades econômicas são igualmente distribuídas pelo continente devido à existência da União Europeia, a população se concentrou igualmente nas capitais.
E somente os países que antes pertenciam ao bloco socialista possuem elevadas populações, devido justamente ao fato de esses países incentivarem a natalidade entre seus moradores.

“Restaurar a legalidade, revigorar a democracia, restabelecer a paz e promover o progresso e a justiça social.” À primeira vista, a frase poderia ser associada a algum pacifista ou ferrenho defensor do regime democrático, mas foi proferida pelo marechal Humberto de Alencar Castello Branco (1897-1967) em seu discurso de posse na Presidência da República em 1964, depois que um golpe depôs, pela via armada, um governo eleito pelo povo.
Analisando o discurso de Castelo Branco, verifica-se um contexto diferente do que viria a ocorrer nos dois próximos governos: de Costa e Silva e de Médici. Sobre a implantação do Regime Civil-Militar e seu desdobramento, é possível afirmar que
A ocorreu de forma isolada e sem apoio da sociedade em geral, que estava marginalizada de todo o processo e ficou reprimida diante das atrocidades cometidas já no primeiro mandato.
B contou com o apoio dos sindicalistas, que haviam tido perdas salariais durante o governo de João Goulart, devido ao elevado índice inflacionário que assolou o Brasil diante da instabilidade política.
C não sofreu intervenções externas, pois no momento em que o Brasil passava pelo Golpe, havia uma tensão entre Estados Unidos e União Soviética e, assim, pode-se afirmar que os militares agiram sem o aval dos Estados Unidos.
D foram implantados diversos projetos na área de infraestrutura e industrial, redução das desigualdades sociais e elevação do PIB, sendo esse período denominado de Milagre Econômico brasileiro; no campo político, o bipartidarismo consolida o princípio democrático pleno no Brasil.
E embora marcado por um crescimento exuberante na economia, o período agravou as disparidades socioeconômicas, elevou a dívida e, a partir de Costa e Silva, atentou contra os princípios humanos e a própria democracia.

A partir de 1828 iniciavam-se os primeiros cursos, e de forma ascendente a profissão e a figura do bacharel tornavam-se estimadas no Brasil. O prestígio advinha, no entanto, menos do curso em si, ou da profissão stricto sensu, e mais da carga simbólica e das possibilidades políticas que se apresentavam ao profissional de Direito. Com efeito, das fileiras dessas duas faculdades saíram grandes políticos – entre ministros, senadores, governadores e deputados –, pensadores que ditaram os destinos do país.
Ao interpretar, o texto pode-se conceber uma relação entre
A a formação acadêmica e o status econômico.
B o crescimento profissional e o retorno cidadão.
C o pesquisador social e a formação burocrática.
D a expectativa profissional e o alcance político.
E a representatividade política e a restrição social.

O existencialista não tem pejo em declarar que o homem é angústia. Significa isso: o homem ligado por um compromisso e que se dá conta de que não é apenas aquele que escolhe ser, mas de que é também um legislador pronto a escolher, ao mesmo tempo que a si próprio, a humanidade inteira, não poderia escapar à sua total e profunda responsabilidade. Decerto há muita gente que não vive em ansiedade, mas é nossa convicção que esses tais disfarçam sua angústia, que a evitam; certamente muitas pessoas acreditam que ao agirem só se implicam nisso a si próprias, e quando se lhes diz: “e se toda gente fizesse assim?”, eles dão de ombro e respondem: nem toda gente faz assim.
A leitura do texto nos permite inferir que
A as pessoas agem sem levar em conta as ações alheias.
B a sociedade coage o homem a seguir suas regras.
C a liberdade humana produz paz de espírito.
D o homem é responsável por suas escolhas.
E a ação individual não tem consequências coletivas.

Por aqui, não nos satisfazemos em contratar serviços que não queremos fazer, como lavar, passar, enxugar o chão, lavar a privada, pintar as unhas ou trocar a fralda e dar banho em nossos filhos: aproveitamos até a última ponta o gosto de dizer “estou te pagando e enquanto estou pagando eu mando e você obedece”. Para que chamar a atenção do garçom com discrição se eu posso fazer um escarcéu se pedi batata-frita e ele me entregou mandioca frita? Ao lembrá-lo de que é ele quem serve, me lembro, e lembro a todos, que estudei e trabalhei para sentar em uma mesa de restaurante e, portanto, MEREÇO ser servido. Não é só uma prestação de serviço: é um teatro sobre posições de domínio. Pobre o país cujo diploma serve, na maioria dos casos, para corroborar estas posições. Esses exemplos mostram que, por aqui, pobre pode até ocupar espaços cativos da elite (não sem nossos protestos), mas nosso diploma e nosso senso de distinção nos autorizam a galhofa: “lembre-se, você não é um de nós”. Triste que este discurso tenha sido absorvido por quem deveria ter como missão a detonação, pela base e pela educação, dos resquícios de uma tragédia histórica construída com o caldo da ignorância, do privilégio e da exclusão.
A leitura do fragmento nos permite inferir que, do ponto de vista sociológico, a educação
A contribui para a igualdade social.
B elimina o preconceito de classe.
C estimula a solidariedade interclasses.
D reforça a dominação simbólica de classes.
E anula as chances de ascensão social.

Baranga, tilanga, canhão, dragão, tribufu, jaburu, mocreia. Nenhum dos xingamentos estéticos tem equivalente masculino. Nunca vi ninguém dizendo que o Lula é feio: “O Lula foi um bom presidente, mas no segundo mandato embarangou.” Percebam que ele é gordinho, tem nariz adunco e orelhas de abano. Se fosse mulher, tava frito. Mas é homem. Não nasceu pra ser atraente. Nasceu pra mandar. Ele é xingado. Mas de outras coisas. Até quando a gente quer bater no homem, é na mulher que a gente bate. A maior ofensa que se pode fazer a um homem não é um ataque a ele, mas à mãe ou à esposa. Nos dois casos, ele sai ileso: calhou de ser filho ou de casar com uma mulher da vida.
A leitura do texto nos permite inferir que
A homens e mulheres sofrem igualmente pressões sociais para que seus corpos estejam adequados aos padrões estéticos vigentes.
B na sociedade contemporânea, as mulheres sofrem uma violência simbólica que tem como principal alvo o seu corpo.
C a herança cultural judaico-cristã reserva à mulher um papel autônomo diante da família e da sociedade como um todo.
D os valores patriarcais foram superados pelos avanços do movimento feminista e pelo desenvolvimento da noção de direitos humanos.
E o preconceito sobre a figura feminina recai principalmente sobre sua suposta inferioridade cognitiva em relação aos homens.

Nelson Mandela foi um homem de gestos. Veja um exemplo: apenas aceitou sair da prisão quando recebeu garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam libertados como ele. O advogado e ativista acreditou na luta pela libertação de todo um povo. Depois de 27 anos preso, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. O seu legado vai muito além do seu país e do tempo em que viveu. Com sua morte, o mundo perdeu um de seus ícones.
Em relação à importância política e social de Nelson Mandela no cenário mundial, é correto afirmar que ele
A lutou pelo estabelecimento de direitos iguais entre homens e mulheres na República da África do Sul.
B combateu o regime de segregação racial que perdurou por décadas em seu país.
C lutou pelo processo de independência da África do Sul, antiga colônia da Inglaterra.
D introduziu a África do Sul como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
E proporcionou a aliança entre as tribos rivais que disputavam o poder após a independência de seu país.

Acerca do conflito político apresentado, pode-se inferir que
A a emancipação colonial na América espanhola foi motivada pelas ideias iluministas no contexto da invasão napoleônica na Europa.
B a tensão entre os agentes metropolitanos, portadores de posturas antagônicas, dificultou a independência hispânica.
C a invasão estrangeira napoleônica pode ser vista como um comportamento que se distancia de posturas imperialistas.
D a construção de uma mentalidade libertária na América espanhola foi acompanhada de unidade ideológica entre seus líderes.
E a mobilização de atores independentistas colocava a religião como instrumento auxiliar a aceitação dos padrões de tolerância iluminista.

A partir da leitura do excerto, podemos inferir que
A o regime escravista de produção coloca o ser humano na condição de capital a serviço dos interesses econômicos e lucrativos de seu senhor.
B o modelo escravista firma sua lógica exploratória no consumo de mão de obra humana com baixa remuneração e amplo retorno de excedentes.
C o exercício do trabalho compulsório coloca o escravo em um padrão de servidão, tendo sua liberdade limitada ao sustento de sua vida.
D o padrão de servidão coletiva equaciona o valor do escravo como mercadoria de ganho orientado por seu proprietário para geração de riquezas e excedentes.
E o escravismo, enquanto regime de produção, passa pela relação entre o proprietário e o servo, em que há um processo de autocompensação subsistencial.

Analisando o excerto, pode-se inferir que
A o expansionismo no século XIX foi uma política unilateral, partia da metrópole europeia conectando-se ao desenvolvimentismo das colônias.
B o imperialismo norte-americano motivou uma ampla costura de relações diplomáticas orientadas pela cooperação entre potências internacionais.
C o capitalismo americano no século XIX modificou os padrões monopolistas, ao estabelecer uma ampla política cooperativa entre metrópole e colônia.
D o processo da expansão capitalista norte-americana gerou impactos decisivos nas áreas coloniais acumulando riquezas para a zona metropolitana.
E o imperialismo estadunidense foi caracterizado por ambiguidades, desenvolvia padrões capitalistas monopolistas, mas respeitava a vizinhança latino-americana.

A leitura do texto permite concluir que
A a vitória dos Aliados foi favorecida pela vitoriosa campanha na Normandia.
B o desembarque das tropas aliadas na Normandia marcou o início da 2a Guerra Mundial.
C a perda da Normandia para os Aliados provocou a rendição da Alemanha nazista.
D o Dia D marcou o início do domínio da Normandia pelas tropas do Eixo.
E as tropas soviéticas e norte-americanas expulsaram os nazistas da Normandia.

Sobre o cenário da Ucrânia, pode-se inferir que
A trata-se de uma questão étnico-religiosa, agravada pelas péssimas condições socioeconômicas pelas quais vêm passando os habitantes da Crimeia e leste da Ucrânia, por serem muçulmanos e verem reduzidos seu papel de cidadania.
B o desafio contemporâneo é marcado pelo paradoxo da tendência à globalização e à superação desta, criando laços estreitos das nações do mundo entre si por um lado, e, simultaneamente, pelos conflitos que se assentam sobre as identidades políticas e à fragmentação étnica por outro.
C a verdadeira causa seria provocada pela tentativa de revitalização da antiga União Soviética, que pretende reorganizar as estruturas socialistas, ocasionando uma instabilidade política na Ucrânia, que, historicamente, fez parte do regime stalinista e teme por um novo radicalismo.
D a intervenção norte-americana na Ucrânia, por interesses comerciais como a compra do gás da região, recebeu o apoio da União Europeia e da ONU, que aprova uma rápida militarização do Leste da Europa para conter uma expansão russa e evitar crises contra a humanidade.
E o interesse russo na Crimeia e no Leste da Ucrânia tem como base as grandes reservas de gás e petróleo nos territórios que ainda hoje são usados pela Rússia, e que teme uma aproximação da União Europeia com a Ucrânia, pois, com isso, poderia ocasionar um desabastecimento do produto para o país.

De acordo com a Sociologia, a violência é interpretada como
A causada por fatores psicológicos e individuais.
B resultante da dominação de uma classe sobre as outras.
C relacionada ao hábitat do criminoso e à sua biografia.
D provocada pela existência da pobreza enquanto fenômeno social.
E produto exclusivo das falhas no aparelho repressor do Estado.

Prévia do material em texto

1. SERÁ ATRIBUÍDA NOTA ZERO À PROVA QUANDO O 
ALUNO: 
a) utilizar ou portar, durante a realização da prova, 
MÁQUINAS e/ou RELÓGIOS DE CALCULAR, bem 
como RÁDIOS, GRAVADORES, HEADPHONES, TE-
LEFONES CELULARES ou FONTES DE CONSULTA DE 
QUALQUER ESPÉCIE;
b) ausentar-se da sala em que se realiza a prova levan-
do consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CAR-
TÃO-RESPOSTA antes do prazo estabelecido;
c) agir com incorreção ou descortesia para com qualquer 
participante do processo de aplicação das provas;
d) comunicar-se com outro participante, verbalmente, 
por escrito ou por qualquer outra forma;
e) apresentar dado(s) falso(s) na sua identificação pessoal;
f) for ao banheiro portando CELULAR, mesmo que 
desligado, APARELHO DE ESCUTA, MÁQUINA DE 
CALCULAR ou qualquer outro MATERIAL DE CON-
SULTA relativo à prova. Na ida ao banheiro, durante 
a realização da prova, o aluno será submetido à re-
vista por meio de DETECTOR DE METAL.
2. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 90 questões, 
numeradas de 1 a 90 e dispostas da seguinte maneira:
a) as questões de número 1 a 45 são relativas à área 
de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
b) as questões de número 46 a 90 são relativas à 
área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
3. Verifique no CARTÃO-RESPOSTA se os seus dados estão 
registrados corretamente. Caso haja alguma divergência, 
comunique-a imediatamente ao aplicador.
4. Decorrido o tempo determinado, será distribuído o car-
tão-resposta, o qual será o único documento válido para 
a correção da prova.
5. Não dobre, não amasse, nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA. 
Ele não poderá ser substituído.
6. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 
opções, identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas 
uma responde corretamente à questão. Você deve, por-
tanto, assinalar apenas uma opção em cada questão. A 
marcação de mais de uma opção anula a questão, mesmo 
que uma das respostas esteja correta.
7. No CARTÃO-RESPOSTA, marque, para cada questão, a 
letra correspondente à opção escolhida para a resposta, 
preenchendo todo o espaço compreendido no círculo, 
com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
8. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-
-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no 
CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.
9. O aluno, ao sair da sala, deverá entregar, definitivamente, seu 
CARTÃO-RESPOSTA devidamente assinado, devendo ainda 
assinar a folha de presença e o cartão de identificação de sala.
10. O tempo disponível para estas provas é de quatro horas e 
trinta minutos.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 1 07/08/2014 16:26:17
CH – 1o dia | Página 2
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS 
TECNOLOGIAS
Questões de 1 a 45
QUESTÃO 1
Trata-se de uma época especial, cujo conteúdo social 
bem definido abriga a celebração da própria alegria, do corpo 
e do aqui e do agora. As regras da vida social rotineira ficam 
então suspensas, e trocamos de bom grado a casa pela 
rua ou pelo salão de bailes, o dia pela noite, ou a monótona 
passagem das horas pela intensidade da duração. [...] Festa 
pública e urbana por excelência, o carnaval conclama os 
cidadãos a reivindicarem territórios para a folia – rua, avenida, 
passarela, pista, quadra, terreiro, praça, salão, palco, terraço, 
onde quer que se possa acender sua faísca.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. É carnaval! In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, 
Lilia Moritz (Org.). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 82.
A respeito do excerto, podemos inferir que
 A a manifestação cultural aludida pelo fragmento de texto 
trata da expressão crítica do corpo.
 B a prática cultural segue os padrões sociais vigentes, que 
se mantêm inalterados independentemente do tempo em 
questão.
 C a manifestação carnavalesca é marcada pela diversidade 
de formas, espaços e representações artísticas.
 D a prática carnavalesca é orientada pelas políticas de 
Estado, que dão a forma que os foliões devem seguir.
 E a festa popular congrega diferentes atores e cenários nos 
espaços públicos, orientada e planejada pelos foliões.
QUESTÃO 2
Um ano antes, quando escrevia os versos de Dr. Getúlio, 
em parceria com Edu Lobo, Chico concebera ao piano o 
refrão deste outro samba-enredo: 
Vai passar
Vai passar
Nessa avenida um samba popular
[...]
Num tempo
Página infeliz da nossa história
Passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia
A nossa pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações
Seus filhos estavam cegos pelo continente
Levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais
[...]
WORMS, Luciana Salles; COSTA, Wellington Borges. Brasil século XX: ao pé da letra da 
canção popular. Curitiba: Positivo, 2005. p. 143-144.
Em 2014, Chico Buarque de Holanda completou 70 anos, 
suas composições deram vida a muitas reflexões sobre 
nossa história. Acerca do referido samba, pode-se afirmar 
corretamente que
 A a música protesto tem uma função de desconstruir a 
realidade de seu período sem pleitear informar outros 
momentos da história social.
 B o samba é um olhar crítico sobre um período de nossa 
história, no qual as liberdades eram limitadas, contudo a 
letra sugere a transição para um novo ciclo.
 C a letra do samba, mesmo oferecendo um significado 
histórico de crítica social e política sobre um período, 
afasta-se da prerrogativa de música protesto.
 D a releitura do samba deixa para nós leitores o sentimento 
de melancolia e saudade, ante um momento de nossa 
história marcado por forte produção e liberdade.
 E o enredo do samba protesto de Chico Buarque se aplica 
a uma fase de restrições às liberdades democráticas, 
desvinculando-se de ensinamentos para a presente 
época.
QUESTÃO 3
A gravura retrata um dos líderes da Revolução Francesa, 
em um contexto de atentado e falecimento. Sobre o 
revolucionário, é coerente mencionar que
 A o seu ciclo de vida foi marcado pelo heroísmo, como 
evidenciado na gravura.
 B a tragédia social de sua vida foi a mesma de outros 
líderes franceses.
 C a morte de Marat é aludida na gravura de forma artística, 
a exemplo de sua vida.
 D a devoção ao líder fez a revolução encontrar o seu fim, a 
exemplo de seu líder.
 E a morte do líder revolucionário revela a tragédia no 
contexto revolucionário. 
DAVID, Jacques-Louis. A morte de Marat. 1793. Óleo sobre tela. 
128 cm x 165 cm. Museu de Arte Moderna. Bruxelas.
J.
 G
el
ym
/R
M
FA
B
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 2 07/08/2014 16:26:17
CH – 1o dia | Página 3
QUESTÃO 4
Entre os gregos a busca da riqueza era limitada apenas 
por um intenso amor à beleza. “Juro por todos os deuses”, 
diz um personagem do Banquete, de Xenofonte, “que eu não 
trocaria a beleza por todo o poder de um rei persa”. E um 
outro personagem de Economia, de Xenofonte, acrescenta: 
“É belo também, apesar da zombaria dos tolos [...] ver 
utensílios de cozinha organizados com senso e simetria. 
Todas as coisas sem exceção, devido à simetria, parecerão 
mais belas se dispostas em ordem”.
DURANT, Will. O livro de ouro dos heróis da história: uma breve história da civilização, da 
Antiguidade ao alvorecer da Era Moderna. Tradução Laura Alves; Aurélio Rabello. 
Rio de janeiro: Ediouro, 2002. p. 108.
Ao interpretar o excerto, podemos inferir que
 A a cultura grega se destacar pela valorização da ordem, 
proporção, precisão e clareza.
 B o fato central da cultura grega está na liberdade de formas 
e nas posições do artista.
 C a procura de uma identidade multicultural foi a tendência 
da civilização clássica.
 D o universo cultural grego se limitava a natureza doméstica 
de seus artistas.
 E o modelo grego de arte e cultura distanciou-se da cidade, 
divinizando o campo. 
QUESTÃO 5
O poder do estado centralizado, com os seus órgãos 
onipresentes:exército permanente, polícia, burocracia, clero 
e magistratura – órgãos forjados segundo o plano de uma 
divisão do trabalho sistemática e hierárquica – tem a sua 
origem nos tempos da monarquia absoluta, quando serviu a 
sociedade da classe média nascente, como arma poderosa 
nas suas lutas contra o feudalismo.
ANDERSON, Perry. Linhagens do estado absolutista. Tradução de João Roberto Martins Filho. 
São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 16.
A respeito do fragmento, podemos afirmar que
 A o Estado absolutista se desvinculou de qualquer relação 
mais profunda com a burguesia nascente, já que esta era 
socialmente desqualificada.
 B o aparelho burocrático absolutista tinha a finalidade de 
conduzir a gestão pública dos tributos estatais apoiando 
a ordem feudal.
 C o órgão de poder absoluto passava pelo exercício do 
poder moderador, exercido pelo rei e compartilhado pelo 
parlamento.
 D o modelo de nobreza real foi constituído a partir das 
transformações da sociedade feudal que colocava o rei 
como um importante representante da estrutura social.
 E o estado centralizado se harmonizou com a estrutura 
absolutista de poder, rompendo com padrões políticos e 
sociais feudais.
QUESTÃO 6
Angelo Agostini (1833-1910) expressou sua crítica a 
D. Pedro II em uma caricatura publicada na Revista Ilustrada, 
em 1887, que, situada no contexto da época, revelava a 
insatisfação com
 A a corrupção presente nos altos escalões do governo.
 B a Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil.
 C o autoritarismo do Poder Executivo.
 D as derrotas militares brasileiras nas questões platinas.
 E o imobilismo do imperador frente a várias questões 
políticas e sociais.
QUESTÃO 7
Tocadas em 1500 pelos homens de Pedro Álvares 
Cabral, as terras que hoje são brasileiras foram desde então 
oficialmente incorporadas à Coroa portuguesa. Se haviam 
sido frequentadas antes, como sugere o Esmeraldo de situ 
orbis, e defendem alguns historiadores portugueses, disso 
não ficou maior registro, e não há, pois, como fugir da data 
consagrada e recentemente celebrada – para o bem e para o 
mal – por brasileiros e portugueses. Descoberto oficialmente, 
pois, em 1500, sob o pontificado de Alexandre VI Bórgia, não 
se pode dizer, a rigor, que existisse, então, nem Brasil nem 
brasileiros. Vários são os sentidos dessa não existência.
SOUZA, Laura de Mello e. O nome do Brasil. Revista de História. São Paulo, 2001. n. 145. p. 61-86.
Disponível em: <http://revhistoria.usp.br>. Acesso em: 7 jun. 2014. (adaptado)
A chegada dos portugueses ao território que viria a ser o 
Brasil insere-se num contexto marcado na Europa pelo(a)
 A expansão feudal em busca de terras.
 B ascensão do poder real.
 C declínio econômico burguês.
 D fortalecimento político da Igreja Católica.
 E desenvolvimento industrial-fabril.
Disponível em: <http://www.jblog.com.br>. 
Acesso em: 5 dez. 2013.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 3 07/08/2014 16:26:17
CH – 1o dia | Página 4
QUESTÃO 8
Nenhum dos seus achegados percebeu que ele 
iria matar-se. Getúlio não escrevia à máquina e deu ao 
secretário particular e à datilógrafa da Presidência da 
República as anotações manuscritas da carta-testamento 
de despedida, que modificou e emendou mais de uma vez, 
mas nenhum deles – que várias vezes o indagaram pelas 
emendas – jamais percebeu que se tratava do “adeus” 
para a viagem ao absoluto. Nem a filha Alzira, que pensava 
tudo saber sobre ele, vislumbrou no pai qualquer nesga de 
suicídio ao beijá-lo com um “até logo” na madrugada de 24 
de agosto, horas antes do tiro final.
TORRES, Flávio. O dia em que Getúlio matou Allende e outras novelas do poder. Rio de Janeiro: 
Record, 2004, p. 38.
O dia 24 de agosto demarca o momento em que Getúlio 
Vargas deixa a vida e entra na história. Acerca deste 
acontecimento, podemos inferir que
 A a construção de uma memória sobre Vargas envolve 
uma conjugação de rituais polêmicos que devem ser 
distanciados de sua história como homem público.
 B a montagem de um cenário que possibilite a reconstrução 
daquele período é algo que os historiadores procuram 
negar, pois as imprecisões são variadas.
 C a formação de uma opinião pública sobre Getúlio é 
orientada por imprecisões, diante da impossibilidade de 
simular a ocorrência de acontecimentos daquela fase.
 D a pregação de um Vargas histórico é cada vez mais 
distante de uma memória autocrática, pois o personagem 
é lembrado de forma autoritária.
 E a conservação de uma memória sobre Getúlio passa, 
necessariamente, pelo impacto político de sua morte e 
pelo simbolismo de sua carta-testamento.
QUESTÃO 9
A medida que o africano se integrou à sociedade brasileira 
tornou-se afro-brasileiro e, mais do que isso, brasileiro. 
Usamos o termo afro-brasileiro para indicar produtos das 
mestiçagens para os quais as principais matrizes são as 
africanas e as lusitanas, frequentemente com pitadas de 
elementos indígenas, sem ignorar que tais manifestações 
são, acima de tudo, brasileiras.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2012. p. 132.
Refletindo sobre a construção da identidade cultural 
brasileira, é possível inferir que
 A o africano, mesmo tendo papel relevante, fica à margem 
de uma influência decisiva na construção de nossa 
linguagem corporal.
 B o mosaico multiétnico formador de nossa cultura e nosso 
povo passa, necessariamente, pela miscigenação entre 
lusos, índios e africanos.
 C a construção dos símbolos que integram nossa condição 
de brasileiros deixa prevalecer a identidade lusa, que se 
combina aos elementos indígenas.
 D a modelagem do povo brasileiro está relacionada à nossa 
micro África, que nomeia e denomina os afro-brasileiros 
incondicionalmente a partir dos quilombos.
 E o campo cultural África-Brasil faz prevalecer a identidade 
africana sobre as demais etnias formadoras de nosso 
povo, subjugando o patrimônio luso.
QUESTÃO 10
Com cerca de 740 milhões de habitantes, distribuídos 
em 50 países, a Europa abriga quase 12% da população 
mundial. Entretanto, essa população não se distribui de 
forma homogênea, como é possível observar nos mapas a 
seguir.
Analisando os dois mapas, é possível perceber que
 A a região continental europeia, na fronteira com a Rússia, 
é bastante povoada, com densidades entre 51 e 200 
habitantes/km2, as maiores.
 B devido aos rigores climáticos, o sul do continente europeu 
apresenta baixas densidades demográficas, com menos 
de 10 habitantes/km2, aproximadamente.
 C a Europa possui uma acentuada população urbana –
entre 75% e 85%, podendo chegar a 98% –, o que pode 
ser percebido pela concentração humana nas capitais.
 D como as oportunidades econômicas são igualmente 
distribuídas pelo continente devido à existência da União 
Europeia, a população se concentrou igualmente nas 
capitais.
 E somente os países que antes pertenciam ao bloco 
socialista possuem elevadas populações, devido 
justamente ao fato de esses países incentivarem a 
natalidade entre seus moradores.
Distribuição da população europeia
Capitais europeias por população
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 4 07/08/2014 16:26:17
CH – 1o dia | Página 5
QUESTÃO 11
O geógrafo Jurandyr Ross elaborou uma classificação de relevo baseado no Projeto Radambrasil, que operou entre 1970 
e 1985, e que foi dedicado à cobertura de diversas regiões do território brasileiro (em especial a Amazônia) por imagens aéreas 
de radar, captadas por um avião. Ao publicar sua classificação, observou-se um país divido em 28 unidades geomorfológicas, 
conforme o mapa a seguir.
Analisando o perfil de relevo estabelecido na reta identificada entre os pontos A e B, é possível afirmar que o relevo 
correspondente está expresso no item
Planaltos e 
chapadas da 
bacia do Rio 
Parnaíba
Escarpa 
(ex-serra) do 
Ibiapaba
Depressão 
Sertaneja
Planalto da 
Borborema Tabuleiro litorâneos
Oceano 
AtlânticoRio Parnaíba
3 000 m
2 000 m
1 000 m
0 m
Planaltos residuais 
norte-amazônicos Planaltos da Amazônia Oriental
Depressãomarginal 
sul-amazônica
Planaltos 
residuais 
sul-amazônicos
Depressão marginal 
norte-amazônica Planície do 
Rio Amazonas
3 000 m
2 000 m
1 000 m
0 m
Planície do 
Pantanal mato-
-grossense
Planaltos e 
chapada da 
bacia do Paraná
Depressão 
periférica da 
borda leste da 
bacia do Paraná
Planaltos e 
serras do Atlântico 
leste-sudeste
3 000 m
2 000 m
1 000 m
0 m
Rio Paraná Oceano 
Atlântico
Granito/Gnaisses
 A D 
 B 
O
T1cm
m
300
200
100
100 200 300 400 500 600 700
0
T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 T12 T13
T14
T15
T11
Ti2Ti1
L
Arenoso, claro e seco
Arenoso, escuro e úmido
Arenoso, pegajoso, orgânico
Camada verde
Cinza esverdeado
Concreções milimétricas e centimétricas
Laje endurecida
Lençol Freático
Tradagens
Tradagens intermediárias
 E 
 C 
A
B
Planaltos
1 - Amazônia Oriental
2 - Chapadas da bacia do Parnaíba
3 - Chapadas da bacia do Paraná
4 - Chapada dos Parecis
5 - Planaltos residuais norte-amazônicos
6 - Planaltos residuais sul-amazônicos
7 - Serras do Atlântico leste-sudeste
8 - Planalto e Serras de Goiás-Minas
9 - Serras Residuais do Alto Paraguai
10 - Borborema
11 - Sul-rio-grandense
Depressões
12 - Depressão Amazônia Ocidental
13 - Depressão marginal norte-amazônica
14 - Depressão marginal sul-amazônica
15 - Depressão do Araguaia
16 - Depressão cuiabana
17 - Depressão do Alto Paraguai-Guaporé
18 - Depressão do Miranda
19 - Depressão Sertaneja e de São Francisco
20 - Depressão do Tocantins
21 - Depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná
22 - Depressão periférico sul-rio-grandense
Planícies
23 - Planície do Rio Amazonas
24 - Planície do Rio Araguaia
25 - Planície e pantanal do Rio Guaporé
26 - Planície e pantanal mato-grossense
27 - Planície da Lagoa dos Patos e Mirim
28 - Planície e tabuleiros litorâneos
OCEANO 
ATLÂNTICO
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 5 07/08/2014 16:26:18
CH – 1o dia | Página 6
Analisando o ângulo e a visão da foto da cidade de Sorrento, 
pode-se afirmar, baseado na figura 2, que, possivelmente, o 
fotógrafo estava na posição
 A 1.
 B 2.
 C 3.
 D 4.
 E 5.
QUESTÃO 13
“Restaurar a legalidade, revigorar a democracia, 
restabelecer a paz e promover o progresso e a justiça 
social.” À primeira vista, a frase poderia ser associada a 
algum pacifista ou ferrenho defensor do regime democrático, 
mas foi proferida pelo marechal Humberto de Alencar 
Castello Branco (1897-1967) em seu discurso de posse na 
Presidência da República em 1964, depois que um golpe 
depôs, pela via armada, um governo eleito pelo povo.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 15 maio 2014.
Analisando o discurso de Castelo Branco, verifica-se um 
contexto diferente do que viria a ocorrer nos dois próximos 
governos: de Costa e Silva e de Médici. Sobre a implantação 
do Regime Civil-Militar e seu desdobramento, é possível 
afirmar que
 A ocorreu de forma isolada e sem apoio da sociedade em 
geral, que estava marginalizada de todo o processo e 
ficou reprimida diante das atrocidades cometidas já no 
primeiro mandato.
 B contou com o apoio dos sindicalistas, que haviam tido 
perdas salariais durante o governo de João Goulart, 
devido ao elevado índice inflacionário que assolou o 
Brasil diante da instabilidade política.
 C não sofreu intervenções externas, pois no momento em 
que o Brasil passava pelo Golpe, havia uma tensão entre 
Estados Unidos e União Soviética e, assim, pode-se 
afirmar que os militares agiram sem o aval dos Estados 
Unidos.
Figura 1
1
Linha de costa
Mar
Cidade
4
5
2
3Figura 2
N
QUESTÃO 12
Por meio das isoípsas, são construídas as representações 
cartográficas denominadas de curvas de nível, fundamental 
para a interpretação de paisagens. Na figura 1, tem-se a 
cidade de Sorrento, na região da Campânia, na Itália, situada 
entre o penhascos íngremes e cercada por montanhas de 
calcário.
 D foram implantados diversos projetos na área de 
infraestrutura e industrial, redução das desigualdades 
sociais e elevação do PIB, sendo esse período 
denominado de Milagre Econômico brasileiro; no campo 
político, o bipartidarismo consolida o princípio democrático 
pleno no Brasil.
 E embora marcado por um crescimento exuberante 
na economia, o período agravou as disparidades 
socioeconômicas, elevou a dívida e, a partir de Costa e 
Silva, atentou contra os princípios humanos e a própria 
democracia.
QUESTÃO 14
A partir de 1828 iniciavam-se os primeiros cursos, e 
de forma ascendente a profissão e a figura do bacharel 
tornavam-se estimadas no Brasil. O prestígio advinha, no 
entanto, menos do curso em si, ou da profissão stricto sensu, 
e mais da carga simbólica e das possibilidades políticas que 
se apresentavam ao profissional de Direito. Com efeito, das 
fileiras dessas duas faculdades saíram grandes políticos – 
entre ministros, senadores, governadores e deputados –, 
pensadores que ditaram os destinos do país. 
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 
1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 186.
Ao interpretar, o texto pode-se conceber uma relação entre
 A a formação acadêmica e o status econômico.
 B o crescimento profissional e o retorno cidadão.
 C o pesquisador social e a formação burocrática.
 D a expectativa profissional e o alcance político.
 E a representatividade política e a restrição social.
QUESTÃO 15
O existencialista não tem pejo em declarar que o homem é 
angústia. Significa isso: o homem ligado por um compromisso 
e que se dá conta de que não é apenas aquele que escolhe 
ser, mas de que é também um legislador pronto a escolher, 
ao mesmo tempo que a si próprio, a humanidade inteira, não 
poderia escapar à sua total e profunda responsabilidade. 
Decerto há muita gente que não vive em ansiedade, mas 
é nossa convicção que esses tais disfarçam sua angústia, 
que a evitam; certamente muitas pessoas acreditam que ao 
agirem só se implicam nisso a si próprias, e quando se lhes 
diz: “e se toda gente fizesse assim?”, eles dão de ombro e 
respondem: nem toda gente faz assim.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: Os pensadores. 
São Paulo: Nova Cultural, 1973. p. 15.
A leitura do texto nos permite inferir que
 A as pessoas agem sem levar em conta as ações alheias.
 B a sociedade coage o homem a seguir suas regras.
 C a liberdade humana produz paz de espírito.
 D o homem é responsável por suas escolhas.
 E a ação individual não tem consequências coletivas.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 6 07/08/2014 16:26:18
CH – 1o dia | Página 7
QUESTÃO 16
Por aqui, não nos satisfazemos em contratar serviços 
que não queremos fazer, como lavar, passar, enxugar o 
chão, lavar a privada, pintar as unhas ou trocar a fralda e dar 
banho em nossos filhos: aproveitamos até a última ponta o 
gosto de dizer “estou te pagando e enquanto estou pagando 
eu mando e você obedece”. Para que chamar a atenção 
do garçom com discrição se eu posso fazer um escarcéu 
se pedi batata-frita e ele me entregou mandioca frita? Ao 
lembrá-lo de que é ele quem serve, me lembro, e lembro a 
todos, que estudei e trabalhei para sentar em uma mesa de 
restaurante e, portanto, MEREÇO ser servido. Não é só uma 
prestação de serviço: é um teatro sobre posições de domínio. 
Pobre o país cujo diploma serve, na maioria dos casos, para 
corroborar estas posições. Esses exemplos mostram que, 
por aqui, pobre pode até ocupar espaços cativos da elite 
(não sem nossos protestos), mas nosso diploma e nosso 
senso de distinção nos autorizam a galhofa: “lembre-se, 
você não é um de nós”. Triste que este discurso tenha sido 
absorvido por quem deveria ter como missão a detonação, 
pela base e pela educação, dos resquícios de uma tragédia 
histórica construída com o caldo da ignorância, do privilégio 
e da exclusão.
PICHONELLI, Matheus. O empregado tem carro e anda de avião. E eu estudei pra quê? Carta Capital. 
7 fev. 2014. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 8 fev. 2014. (adaptado)
A leitura do fragmentonos permite inferir que, do ponto de 
vista sociológico, a educação
 A contribui para a igualdade social.
 B elimina o preconceito de classe.
 C estimula a solidariedade interclasses.
 D reforça a dominação simbólica de classes.
 E anula as chances de ascensão social.
QUESTÃO 17
Baranga, tilanga, canhão, dragão, tribufu, jaburu, mocreia. 
Nenhum dos xingamentos estéticos tem equivalente 
masculino. Nunca vi ninguém dizendo que o Lula é feio: 
“O Lula foi um bom presidente, mas no segundo mandato 
embarangou.” Percebam que ele é gordinho, tem nariz 
adunco e orelhas de abano. Se fosse mulher, tava frito. Mas 
é homem. Não nasceu pra ser atraente. Nasceu pra mandar. 
Ele é xingado. Mas de outras coisas.
Até quando a gente quer bater no homem, é na mulher 
que a gente bate. A maior ofensa que se pode fazer a um 
homem não é um ataque a ele, mas à mãe ou à esposa. Nos 
dois casos, ele sai ileso: calhou de ser filho ou de casar com 
uma mulher da vida. 
DUVIVIER, Gregorio. Xingamento. Folha de S.Paulo. 6 jan. 2013.
Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. (adaptado)
A leitura do texto nos permite inferir que
 A homens e mulheres sofrem igualmente pressões sociais 
para que seus corpos estejam adequados aos padrões 
estéticos vigentes.
 B na sociedade contemporânea, as mulheres sofrem uma 
violência simbólica que tem como principal alvo o seu 
corpo.
 C a herança cultural judaico-cristã reserva à mulher um 
papel autônomo diante da família e da sociedade como 
um todo.
 D os valores patriarcais foram superados pelos avanços do 
movimento feminista e pelo desenvolvimento da noção 
de direitos humanos.
 E o preconceito sobre a figura feminina recai principalmente 
sobre sua suposta inferioridade cognitiva em relação aos 
homens.
QUESTÃO 18
Nelson Mandela foi um homem de gestos. Veja um 
exemplo: apenas aceitou sair da prisão quando recebeu 
garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam 
libertados como ele. O advogado e ativista acreditou na luta 
pela libertação de todo um povo. Depois de 27 anos preso, 
foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. O seu 
legado vai muito além do seu país e do tempo em que viveu. 
Com sua morte, o mundo perdeu um de seus ícones. 
Em relação à importância política e social de Nelson Mandela 
no cenário mundial, é correto afirmar que ele
 A lutou pelo estabelecimento de direitos iguais entre 
homens e mulheres na República da África do Sul.
 B combateu o regime de segregação racial que perdurou 
por décadas em seu país.
 C lutou pelo processo de independência da África do Sul, 
antiga colônia da Inglaterra.
 D introduziu a África do Sul como membro permanente do 
Conselho de Segurança da ONU.
 E proporcionou a aliança entre as tribos rivais que 
disputavam o poder após a independência de seu país.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 7 07/08/2014 16:26:18
CH – 1o dia | Página 8
A Catalunha faz neste domingo (25) uma eleição que pode 
abrir caminho para um referendo sobre sua independência 
da Espanha. Mas essa não é a única região da Europa onde 
cresceu o sentimento separatista nos últimos anos: Grã- 
-Bretanha, Itália e Bélgica vivenciam tendências semelhantes.
Os separatistas europeus têm observado uns aos outros 
para definir suas estratégias e colaborado em organizações 
como a European Free Alliance (Aliança Livre Europeia), 
com sede em Bruxelas. Se alcançarem suas reivindicações, 
em alguns anos podem mudar o mapa da Europa.
Em geral, esses movimentos têm crescido em lugares que 
além de terem uma demanda histórica por mais autonomia 
amparada em questões culturais e sociais, tornaram-se 
ilhas de prosperidade em meio à crise ou têm riquezas que 
alimentam as perspectivas de um futuro mais próspero. [...]
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk>. Acesso em: 25 maio 2014. BBC Brasil, 24 nov. 2012.
O texto retrata o crescente sentimento separatista que vem 
atingindo diferentes lugares da Europa. O ano de 2014 
será marcado pela culminância de mais um movimento 
separatista que ganhou força desde a crise de 2008. Tal 
movimento ocorre no Reino Unido e se refere à(ao)
 A Escócia, que busca, por meio de um referendo que 
ocorrerá em setembro, conseguir a sua separação 
completa do Reino Unido e, juntamente com o País 
de Gales, já independente, formar uma nova nação da 
grande ilha da Bretanha, rica em petróleo e gás natural.
 B Irlanda do Norte, que busca, por meio de um referendo 
que ocorrerá em dezembro, conseguir a sua separação 
completa do Reino Unido e a reunificação com a Irlanda, 
o que a fará, consequentemente, membro da União 
Europeia, adotando para si o euro como moeda única.
 C Escócia, que busca, por meio de um referendo que 
ocorrerá em setembro, conseguir a sua separação 
completa do Reino Unido, mas desejando ainda sua 
entrada direta na União Europeia, o uso da libra e a posse 
do petróleo e gás que estão em uma região do Mar do 
Norte.
 D País de Gales, que já teve um referendo onde a maioria 
da população (63%) votou a favor de sua separação do 
Reino Unido e consequente emancipação política, sendo, 
entretanto, contrário à participação na União Europeia.
QUESTÃO 19
Sentimento separatista ganha força na Europa
Manifestação pró-independência na Catalunha.
R
ep
ro
du
çã
o
 E Irlanda do Norte, que busca por meio de um referendo 
que ocorrerá em setembro, conseguir a sua separação 
completa do Reino Unido, mas não desejando a 
reunificação com a Irlanda devido aos constantes 
problemas de ordem religiosa entre católicos e 
protestantes.
QUESTÃO 20
Texto 1
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara 
dos Deputados conseguiu aprovar nesta terça-feira 
[18.06.2013] o projeto de decreto legislativo que trata da 
“cura gay”. O deputado Anderson Ferreira, relator da matéria 
na CDH, alegou que a suspensão da resolução terá efeito 
somente até que haja uma decisão judicial que determine 
se psicólogos devem ou não ajudar pacientes a “deixarem” 
a homossexualidade. Em resposta, o Conselho Federal de 
Psicologia (CFP) afirmou que os psicólogos estão proibidos 
de tratar a homossexualidade como doença. A proposta 
altera uma resolução do CFP e suspende a vigência 
desse documento, que proíbe psicólogos de atuar para 
mudar a orientação sexual de pacientes e de considerar 
a homossexualidade como doença. Há quase 30 anos a 
homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional 
das Doenças.
COBUCCI, Luciana. Com poucos manifestantes, CDH aprova projeto da “cura Gay”. 
Disponível em: <http://noticias.terra.com.br>. (adaptado)
Texto 2
Comportamento homossexual tem sido descrito em 
répteis, pássaros e mamíferos, animais que na evolução 
divergiram há mais de 100 milhões de anos. Uma parte dos 
machos e fêmeas de todas as espécies de aves estudadas 
tem relações sexuais com indivíduos do mesmo sexo. Em 
muitas ocasiões, essas práticas terminam em orgasmo de 
apenas um ou dois dos parceiros.
Certamente, já existiam hominídeos homo e bissexuais 
5 a 7 milhões de anos atrás, quando nossos ancestrais 
resolveram descer das árvores nas savanas da África. 
Sempre houve e haverá mulheres e homens que desejam 
pessoas do mesmo sexo, porque essa é uma característica 
inerente à condição humana.
VARELLA, Drauzio. Gays e heterossexuais incuráveis. Folha de S.Paulo, 29 jun. 2013. (adaptado)
A abordagem da homossexualidade nos textos nos permite 
inferir que 
 A o projeto legislativo aborda a temática embasada em 
pressupostos científicos.
 B os dois textos defendem pontos de vista laicos.
 C o segundo texto aponta para o caráter normal das práticas 
homossexuais.
 D o debate sobre o tema não está sujeito a questões 
ideológicas.
 E os dois textos tem forte conotação religiosa.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 8 07/08/2014 16:26:18
CH – 1o dia | Página 9
QUESTÃO 21
A Guerra de Independência [na América espanhola] é 
conduzida contra um inimigo que uns apresentam como 
a encarnação das ideias liberais e “esclarecidas”, e outros 
como aquele que utiliza tais ideias paramascarar uma 
política cuja verdadeira inspiração é nacionalista e imperial. 
Portanto, essa guerra contra o estrangeiro invasor [as tropas 
napoleônicas] dissimula um conflito hispano-hispânico 
de natureza ideológica, que opõe os espanhóis católicos 
e tradicionalistas aos espanhóis partidários das ideias 
iluministas, e que atingirá, muito mais tarde, a intensidade de 
uma verdadeira guerra civil. 
TODOROV, Tzvetan. Goya à sombra das luzes. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 114-115.
Acerca do conflito político apresentado, pode-se inferir que
 A a emancipação colonial na América espanhola foi 
motivada pelas ideias iluministas no contexto da invasão 
napoleônica na Europa.
 B a tensão entre os agentes metropolitanos, portadores 
de posturas antagônicas, dificultou a independência 
hispânica.
 C a invasão estrangeira napoleônica pode ser vista 
como um comportamento que se distancia de posturas 
imperialistas.
 D a construção de uma mentalidade libertária na América 
espanhola foi acompanhada de unidade ideológica entre 
seus líderes.
 E a mobilização de atores independentistas colocava 
a religião como instrumento auxiliar a aceitação dos 
padrões de tolerância iluminista. 
QUESTÃO 22
A modalidade mais cínica é a escravidão. Neste caso, o 
escravo se vende, ou é vendido, e o proprietário o compra. O 
escravo aliena sua liberdade e sua pessoa, e o proprietário 
toma posse de um outro ser humano. A partir daí, o 
proprietário de escravos se torna responsável pelo sustento 
da vida do escravo, e como, pelo menos até uma certa idade, 
o escravo tem um certo valor e produz um pouco mais do 
que consome, o proprietário o sustenta, de maneira que ele 
possa viver enquanto, pelo menos, produzir um excedente.
ARON, Raymond. O marxismo de Marx. Tradução Jorge Bastos.
São Paulo: Arx, 2005. p. 421.
A partir da leitura do excerto, podemos inferir que
 A o regime escravista de produção coloca o ser humano na 
condição de capital a serviço dos interesses econômicos 
e lucrativos de seu senhor.
 B o modelo escravista firma sua lógica exploratória 
no consumo de mão de obra humana com baixa 
remuneração e amplo retorno de excedentes.
 C o exercício do trabalho compulsório coloca o escravo em 
um padrão de servidão, tendo sua liberdade limitada ao 
sustento de sua vida.
 D o padrão de servidão coletiva equaciona o valor do 
escravo como mercadoria de ganho orientado por seu 
proprietário para geração de riquezas e excedentes.
 E o escravismo, enquanto regime de produção, passa pela 
relação entre o proprietário e o servo, em que há um 
processo de autocompensação subsistencial.
QUESTÃO 23
Para Roosevelt, o imperialismo também tinha seus males, 
porém constituíam o preço a ser pago para o progresso. 
Conservadores sempre consideraram esse um preço bom, 
porque é pago por outros, enquanto o preço do progresso 
socialista lhes parece exorbitante.
KIERNAN, Victor Gordon. Estados Unidos: o novo imperialismo. Tradução Ricardo Doninelli 
Mendes. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 142.
Analisando o excerto, pode-se inferir que
 A o expansionismo no século XIX foi uma política unilateral, 
partia da metrópole europeia conectando-se ao 
desenvolvimentismo das colônias.
 B o imperialismo norte-americano motivou uma ampla 
costura de relações diplomáticas orientadas pela 
cooperação entre potências internacionais.
 C o capitalismo americano no século XIX modificou os 
padrões monopolistas, ao estabelecer uma ampla política 
cooperativa entre metrópole e colônia.
 D o processo da expansão capitalista norte-americana 
gerou impactos decisivos nas áreas coloniais acumulando 
riquezas para a zona metropolitana.
 E o imperialismo estadunidense foi caracterizado por 
ambiguidades, desenvolvia padrões capitalistas 
monopolistas, mas respeitava a vizinhança latino- 
-americana.
QUESTÃO 24
Em plena Segunda Guerra Mundial, o desembarque em 
uma sequência de praias que estavam sob domínio nazista 
pelas forças armadas dos países aliados foi crucial para o 
fim dos confrontos e enfraquecimento do poder de Hitler. 
Depois de 70 anos, chefes de Estado e veteranos da guerra 
relembram os mortos atingidos por canhões e metralhadoras 
do exército alemão, na operação na praia de Normandia, na 
França. Popularmente conhecida como “Dia D”, a ação foi a 
mais imponente operação de desembarque de soldados da 
história. 
A leitura do texto permite concluir que
 A a vitória dos Aliados foi favorecida pela vitoriosa campanha 
na Normandia.
 B o desembarque das tropas aliadas na Normandia marcou 
o início da 2a Guerra Mundial.
 C a perda da Normandia para os Aliados provocou a 
rendição da Alemanha nazista.
 D o Dia D marcou o início do domínio da Normandia pelas 
tropas do Eixo. 
 E as tropas soviéticas e norte-americanas expulsaram os 
nazistas da Normandia.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 9 07/08/2014 16:26:19
CH – 1o dia | Página 10
QUESTÃO 25
Observe a tabela a seguir.
O aumento de mortes entre civis pode ser explicado 
 A pelo fato de as guerras das décadas de 1980 e 1990 
serem, essencialmente, guerras civis, disputas locais 
pelo poder.
 B pela evolução da indústria bélica, que promoveu a 
criação de armas químicas e biológicas utilizadas em 
larga escala.
 C pelo aumento do poder de alcance e precisão das armas, 
o que proporcionou mais letalidade às guerras. 
 D pela composição de tropas como resultado de fusão de 
exércitos militares e mercenários civis.
 E pelo fato de que, nas duas guerras mundiais, as batalhas 
limitavam-se aos combates nas trincheiras.
QUESTÃO 26
100
%
80
60
40
20
1a GM 2a GM Década de 
1980
Década de 
1990
0
Parcela de civis mortos nas guerras
KEEGAN John. Uma história da guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Fotografia tirada durante os eventos que mobilizaram os estudantes da 
Universidade de Berkeley, Califórnia, Estados Unidos, em 1964. 
Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. 
Acesso em: 25 maio 2013. Tradução: “Liberdade de expressão”.
A década de 1960, chamada de “década da rebeldia”, foi 
caracterizada por uma efervescência cultural e política em 
nível mundial, em que surgiram novos sujeitos históricos em 
busca de espaço e liberdade, impulsionando importantes 
movimentos sociais, identificados, nos EUA, com as lutas dos
 A operários, em função da ausência de leis trabalhistas.
 B negros por direitos civis e reconhecimento social.
 C estudantes universitários por privilégios políticos e 
profissionais.
 D ecologistas pelos direitos dos animais diante do 
aquecimento global.
 E jovens pela intervenção imediata do país na Guerra do 
Vietnã.
QUESTÃO 27
Apesar de terem conseguido uma intensa industrialização 
na órbita soviética, os ucranianos vivenciaram períodos de 
graves problemas sociais. Durante o período da chamada 
coletivização das terras, na década de 1930, houve intensa 
resistência camponesa, e a requisição forçada de cereais 
por parte do governo soviético resultou na morte de cinco 
milhões de pessoas. A independência, em 1991, fortaleceu 
também as tendências políticas nacionalistas, que tentam 
afastar o país da influência russa. Nesse sentido, a situação 
de conflito que se verifica atualmente na Ucrânia está ligada 
a esse histórico do país, de subordinação à Rússia, por 
um lado, e de tentativa de criar uma política nacionalista 
independente e próxima das instituições políticas da Europa 
Ocidental, de outro.
Disponível em:<http://www.vestibular.brasilescola.com>. 
A tensão entre a Rússia e a Ucrânia revitalizou antigas 
questões entre o Oriente e o Ocidente, desencadeando uma 
série de acusações, tanto de Putin quanto de Obama. Sobre 
o cenário da Ucrânia, pode-se inferir que
 A trata-se de uma questão étnico-religiosa, agravada pelas 
péssimas condições socioeconômicas pelas quais vêm 
passando os habitantes da Crimeia e leste da Ucrânia, 
por serem muçulmanos e verem reduzidos seu papel de 
cidadania.
 B o desafio contemporâneo é marcado pelo paradoxo da 
tendência à globalização e àsuperação desta, criando 
laços estreitos das nações do mundo entre si por um lado, 
e, simultaneamente, pelos conflitos que se assentam 
sobre as identidades políticas e à fragmentação étnica 
por outro.
 C a verdadeira causa seria provocada pela tentativa de 
revitalização da antiga União Soviética, que pretende 
reorganizar as estruturas socialistas, ocasionando uma 
instabilidade política na Ucrânia, que, historicamente, fez 
parte do regime stalinista e teme por um novo radicalismo.
 D a intervenção norte-americana na Ucrânia, por interesses 
comerciais como a compra do gás da região, recebeu 
o apoio da União Europeia e da ONU, que aprova uma 
rápida militarização do Leste da Europa para conter uma 
expansão russa e evitar crises contra a humanidade.
 E o interesse russo na Crimeia e no Leste da Ucrânia tem 
como base as grandes reservas de gás e petróleo nos 
territórios que ainda hoje são usados pela Rússia, e que 
teme uma aproximação da União Europeia com a Ucrânia, 
pois, com isso, poderia ocasionar um desabastecimento 
do produto para o país.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 10 07/08/2014 16:26:19
CH – 1o dia | Página 11
QUESTÃO 28
Entre a população brasileira, 39% acham que a 
desigualdade social alimenta a criminalidade, mas 58% 
acreditam que a maldade das pessoas é a sua principal causa. 
Esse contraste entre posições liberais e conservadoras é 
uma marca da sociedade brasileira, de acordo com pesquisa 
nacional feita pelo Datafolha. Foram realizadas 2 588 
entrevistas em 160 municípios.
Inspirado por uma metodologia adotada por institutos 
de pesquisa estrangeiros, o Datafolha submeteu os 
entrevistados a uma bateria de perguntas sobre assuntos 
polêmicos para verificar a inclinação das pessoas por valores 
liberais e conservadores.
Tendência conservadora é forte no país. Folha de S.Paulo, 25 dez. 2012. (adaptado)
De acordo com a Sociologia, a violência é interpretada como
 A causada por fatores psicológicos e individuais.
 B resultante da dominação de uma classe sobre as outras.
 C relacionada ao hábitat do criminoso e à sua biografia.
 D provocada pela existência da pobreza enquanto 
fenômeno social.
 E produto exclusivo das falhas no aparelho repressor do 
Estado.
QUESTÃO 29
Lojas de shopping de SP fecham com medo de 
encontro de jovens
Uma reunião de jovens marcada pela internet para ontem 
à tarde no shopping Campo Limpo assustou lojistas do 
centro comercial na zona sul de São Paulo, no último fim de 
semana antes do Natal. Houve correria e lojas dos pisos 1, 2 
e 3 fecharam as portas.
O “rolezinho”, nome dado a esses encontros organizados 
pelas redes sociais, teve a participação de cerca de 200 
jovens. Por volta das 17h, seguranças alertaram os lojistas 
sobre a possibilidade de tumulto.
“Eram grupos com muitos moleques”, afirmou Raquel 
Ribeiro, 28, gerente de uma loja de roupas, que fechou por 
20 minutos. “Mas, ao menos aqui, não fizeram nada”, disse. 
A PM afirma que não houve registros de furtos.
Os “rolezinhos” começaram no dia 7, quando cerca de 
6 000 jovens foram a um encontro no shopping Itaquera, 
zona leste. No sábado passado, dia 14, um “rolezinho” no 
shopping internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, 
mesmo sem crimes, terminou com 23 pessoas detidas.
Folha de S.Paulo, 22 dez. 2013. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. 
Acesso em: 17 jan. 2014. (adaptado)
Uma interpretação sociológica dos “rolezinhos” nos permite 
inferir que
 A são feitos por jovens de periferia que usam o espaço do 
shopping center como forma de protesto social contra a 
corrupção e falta de investimentos sociais.
 B seus praticantes rejeitam a relação capitalista e 
consumista que enaltece as marcas de roupas e outros 
signos de status social.
As áreas delineadas no mapa são caracterizadas 
pela existência de um sistema integrado de transporte e 
armazenamento para escoamento de produtos de alta 
concentração e grandes volumes, de forma a agilizar seu 
escoamento para exportação ou mesmo consumo interno. 
Esses lugares especiais são usados para o comércio 
e envolvem obras em sistemas de armazenamento, 
transportes e estrutura portuária, de forma a poder atender a 
um novo patamar de demanda. Pode-se ainda incluir em seus 
objetivos, a ideia de se reduzir custos e elevar a qualidade do 
transporte, sendo, para isso, necessário analisar o sistema e 
os seus componentes e pesquisar formas de aprimorá-los.
O mapa e o texto referem-se às regiões conhecidas no Brasil 
como
 A pôlderes.
 B combinados portuários.
 C corredores de exportação.
 D megalópoles de comércio.
 E zonas econômicas exclusivas.
Recife
Vitória/Tubarão
Rio de Janeiro
São Sebastião
Santos
Rio Grande
Paranaguá
Itaqui
Belém
Oceano 
AtlânticoExportações
Importações
Minérios
Manufaturados
Café
Trigo
Fumo
Petróleo
Óleos vegetais
Manufaturados
Soja
Minérios
 C sua prática foi vista positivamente por setores sociais 
mais elevados, considerada uma legítima integração 
entre as classes sociais.
 D a criminalização dos rolezinhos revela uma sociedade 
excludente que coloca a preservação das propriedades 
como elemento central da segurança pública.
 E revelam um elevado grau de politização de seus membros, 
geralmente pessoas mais velhas e com precária inserção 
no mercado de trabalho.
QUESTÃO 30
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 11 07/08/2014 16:26:19
CH – 1o dia | Página 12
QUESTÃO 31
Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país, é um empreendimento do governo federal. Atualmente, as 
frentes de trabalho do projeto mobilizam 5,3 mil trabalhadores e mais de 1,5 mil equipamentos, sendo considerada a maior 
obra de infraestrutura hídrica do país. O empreendimento vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas nos estados de 
Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e inclusão social.
As obras do projeto de integração ainda estão em andamento e até o dia 23 de maio deste ano houve mais de 43% 
de avanço, ainda estando em construção túneis, canais, aquedutos e barragens. O projeto contempla ainda 38 ações 
socioambientais, como o resgate de bens arqueológicos e o monitoramento da fauna e flora, com investimento nestas 
atividades de quase R$ 1 bilhão.
A notícia mostra um projeto que busca sanar um problema antigo que atinge principalmente a Região Nordeste do Brasil, 
e que leva governos e a população a buscar formas de se chegar a certa segurança hídrica, visto que esta é fundamental 
não só para a vida das pessoas, mas também para toda a atividade econômica da região, incluindo a produção agrícola e 
industrial.
De acordo com o texto e sua respectiva análise do mapa, essa segurança hídrica está sendo buscada por meio do projeto 
conhecido como
 A Projeto do Eixão das Águas.
 B Projeto Usina de Belo Monte.
 C Projeto Eixo Jaguaribe-Castanhão.
 D Projeto de Integração do Rio São Francisco.
 E Projeto de Integração dos Aquíferos Nordestinos.
Disponível em: <http://www.integracao.gov.br>. Acesso em: 25 maio 2014. (adaptado)
O EIXO NORTE
Levará água para 
os sertões de 
Pernambuco, Ceará, 
Paraíba e Rio 
Grande do Norte
O EIXO LESTE
Beneficiará parte 
do sertão e as 
regiões agreste de 
Pernambuco e da 
Paraíba
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 12 07/08/2014 16:26:19
CH – 1o dia | Página 13
QUESTÃO 32
Amsterdã elevou-se pela mão de Deus até o pico 
da prosperidade e da grandeza... O mundo todo está 
assombrado com sua riqueza e, do Oriente e do Ocidente, 
do Norte e do Sul, as pessoas vêm admirá-la.
CLYDESDALE, Greg. Cargas: como o comércio mudou o mundo. Tradução Dinah Azevedo. 
Rio de Janeiro: Record, 2012. p. 145.
Acerca da expressão econômica ressaltada pelo fragmento, 
podemos inferir que
 A o ingresso das potências mercantis na Modernidade 
distanciou-se da influência religiosa calvinista ou católica.
 B o crescimento holandês foi motivado por seu pioneirismo 
marítimo comercial, constituindo marca hegemônica de 
suas companhias comerciais.
 C o desenvolvimento de um legado econômico calvinistapor parte dos holandeses foi decisivo para a autonomia 
mercantil brasileira.
 D o modelo econômico batavo firmou-se no comercialismo, 
através da expansão marítima comercial entre Oriente e 
Ocidente.
 E o impacto econômico holandês estimulou outras nações 
a seguirem o exemplo comercial flamengo, levando à 
costura de alianças.
QUESTÃO 33
Certamente, poucos estados brasileiros tiveram um 
nome tão bem escolhido quanto Minas Gerais. A pauta 
de exportação do estado é muito concentrada e baseada 
em produtos primários, destacando-se o minério de ferro 
(43,15%), ferro-ligas (5,86%) e ouro (5,15%). 
Mas a riqueza mineral de Minas Gerais não acaba 
por aí: o ouro, juntamente com o diamante, já são velhos 
conhecidos e levaram muito destaque a esse estado do 
Sudeste brasileiro. O que pouca gente sabe, é que em Minas 
também são encontradas outras riquezas minerais, como a 
prata, o topázio (em diversas cores), a esmeralda, o calcário, 
o amianto, o caulim, fertilizantes fosfatados, o quartzo, a 
mica e, claro, a alexandrita, gema cuja raridade e preços 
são impressionantes, sendo o Brasil o principal produtor 
dessa gema, apesar dos poucos exemplares que chegam 
ao mercado.
Evidentemente, não se pode esquecer que há muito 
tempo são conhecidas e utilizadas as águas minerais ou 
termais, encontradas em grande abundância no estado, 
originando muitos pontos turísticos, como em São Lourenço, 
situado ao sul de Minas Gerais.
Não seria assim um exagero afirmar que Minas é um 
verdadeiro patrimônio mineral brasileiro.
A existência de tamanha riqueza mineralógica em Minas 
Gerais, com destaque para os minerais metálicos e as 
gemas, não pode ser uma simples coincidência, podendo-se 
afirmar que tal riqueza está diretamente associada
 A à ideia de que os escudos ou maciços antigos do Brasil 
correspondem a cerca de 36% da área total do nosso 
território, e neles ocorre um grande predomínio de jazidas 
de minerais metálicos e não metálicos.
 B à presença de enormes bacias sedimentares que ocupam, 
aproximadamente, 5,5 milhões de km2, ou seja, cerca de 
64% do território brasileiro, e que são especialmente ricas 
em minerais como ouro, ferro e diamantes.
 C à geologia dos terrenos brasileiros, que é muito antiga, e 
termina por originar formações geomorfológicas ricas em 
minerais metálicos e não metálicos, que são encontrados 
em áreas orogênicas modernas.
 D ao fato de o Brasil não ter sofrido o processo de 
diastrofismo que originou os escudos ou maciços 
encontrados em países como as Guianas, fato esse que 
permitiu mais facilmente se encontrar os mais variados 
minerais valiosos.
 E à presença predominante (mais de 80%) de bacias 
sedimentares que ao longo do tempo geológico foram 
preenchidas com detritos ou sedimentos transportados 
das áreas vizinhas pela ação das águas, ventos, mares e 
nas regiões de clima frios, também pela ação das geleiras.
QUESTÃO 34
Em discurso à nação, Juan Carlos, de 76 anos, afirmou 
que decidiu abdicar em favor do filho, para que se possa 
“abrir uma nova etapa de esperança na qual se combinem 
a experiência adquirida e o impulso de uma nova geração”.
“Decidi colocar fim ao meu reinado e abdicar da coroa da 
Espanha”, informou o monarca, ressaltando “um impulso de 
renovação, de superação, de corrigir erros e abrir caminho 
para um futuro decididamente melhor”.
O rei disse que “hoje uma geração mais jovem merece 
passar à primeira fila” para empreender “as mudanças e 
reformas exigidas pela atual conjuntura”.
A leitura do texto permite concluir que
 A a abdicação do rei Juan Carlos visou combater a crise 
política e econômica espanhola.
 B a renúncia do rei da Espanha estava inserida no 
enfraquecimento das monarquias europeias.
 C o rei renunciou para evitar uma investigação que envolve 
seu genro e sua filha, a infanta Cristina.
 D a oposição do Parlamento foi o principal motivo para a 
renúncia do rei Juan Carlos.
 E o escândalo envolvendo o rei e o primeiro ministro 
espanhol, Mariano Rajoy, provocou a renúncia dos dois.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 13 07/08/2014 16:26:19
CH – 1o dia | Página 14
QUESTÃO 35
O publicitário Washington Olivetto, então um dos 
diretores do clube, criou o nome “Democracia Corintiana” 
e passou a capitalizar a ideia. O time entrava em campo 
com faixas alusivas à democracia, e a camisa passou a 
ser usada como outdoor das campanhas pela abertura 
política – às vésperas da eleição de novembro de 1982, 
os corintianos exibiram a inscrição “No dia 15, vote”. Foi 
um marco, seguido de outras ousadias, como “Eu quero 
votar para presidente” e “Diretas Já!”.
GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. 
São Paulo: Contexto, 2009. p. 206-207. 
Analisando o excerto, podemos inferir que
 A a publicidade foi um instrumento a serviço da democracia, 
suplantando outros mecanismos formais que deturpam o 
jogo político.
 B a manifestação democrática prevalece ao lado de 
mecanismos populares, descartando estratégias de 
apelo visual.
 C a estratégia publicitária foi um instrumento político 
para manifestar o apoio de setores sociais em torno da 
retomada da legalidade democrática.
 D a performance dos atletas dentro de campo era vital 
para o sucesso da campanha publicitária em torno do 
manifesto democrático.
 E a forma de governo requerida pelos atletas diz respeito a 
anseios particulares, dessa forma, usaram o futebol para 
conquistar as massas.
QUESTÃO 36
A verdade é que o acesso mais intenso das mulheres à 
educação escolar não tem garantido de fato uma igualdade 
de oportunidade a toda e qualquer mulher, bem como a 
experiência da coeducação; isto é, meninos e meninas, 
rapazes e moças não vivenciam o mesmo currículo, pois 
a antiga segregação sexual escolar, com seus currículos 
diferenciados, deixou suas marcas.
PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova história das mulheres no Brasil. 
São Paulo: Contexto, 2012. p. 352.
Ao ler o excerto, podemos perceber que as mulheres
 A têm as mesmas possibilidades de acesso aos 
mecanismos de cidadania.
 B enfrentam dificuldades ao acesso de diferentes patamares 
sociais.
 C alcançam benefícios sociais semelhantes aos do universo 
masculino.
 D defendem que a educação as insere em igual medida na 
sociedade.
 E apoiam as diferenças curriculares como mecanismo de 
ascensão inclusiva.
QUESTÃO 37
“Mandela não pertence a nós, pertence à história.” 
O discurso do presidente americano Barack Obama sintetiza 
a repercussão mundial da morte de Nelson Mandela em 
decorrência de complicações respiratórias. O legado do 
primeiro presidente negro da África do Sul – que lutou durante 
os 95 anos de vida, 27 dos quais preso por divergências 
políticas contra o regime de segregação do apartheid – 
representa, para especialistas, um avanço em relação aos 
modelos tradicionais de resistência. Ainda de acordo com 
os especialistas, Madiba, como era conhecido, deixa uma 
herança de “materialização das pautas e de reativação da 
agenda de direitos”.
Disponível em: <http://www.puc-riodigital.com.puc-rio.br>. Acesso em: 25 maio 2014.
Analisando o governo de Nelson Mandela e todo contexto 
de luta travado ao longo de seus 27 anos de prisão, pode-se 
afirmar que
 A a África do Sul de hoje conseguiu superar os entraves 
econômicos e políticos, colocando-se no BRICS, sendo 
um exemplo de superação e luta contra o racismo, 
destituído definitivamente no governo de Nelson Mandela 
que, em quatro anos, viu uma plena democracia racial 
emergir no país.
 B mesmo sendo findada a política do apartheid, ainda 
se verifica na África do Sul resquício de racismo, ao se 
analisar a concentração de terras e riquezas, aonde uma 
minoria branca ainda representa a elite da sociedade.
 C após Nelson Mandela receber o prêmio Nobel da Paz 
em 1993, ele passou a ser uma celebridade mundial, 
deixando de ser considerado perigoso e um guerrilheiro; 
assim, Madiba conseguiu integrar os diversos setores da 
sociedade, independentementeda cor de pele, reduzindo 
bruscamente o índice de criminalidade e desigualdade 
no país.
 D a África do Sul, embora tenha conseguido vencer 
definitivamente a questão racial, sendo verdadeiramente 
uma democracia racial, continua no atraso estrutural 
e industrial que remonta o período colonial do país, 
implicando em baixos índices de desenvolvimento 
humano.
 E Nelson Mandela conseguiu acabar com o apartheid, 
institucionalizado na África do Sul em 1948, e, ao mesmo 
tempo, conquistou a independência política do país, que 
passou a ser reconhecido pela ONU em 1994 como 
Estado-nação soberano.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 14 07/08/2014 16:26:20
CH – 1o dia | Página 15
QUESTÃO 38
África e identidade negra no CE
São diversas as travessias – a primeira pelo Oceano 
Atlântico – enfrentadas pelos africanos no Ceará, com mais 
de três mil imigrantes. A presença discreta é rompida nas 
calçadas movimentadas e nos corredores das universidades. 
[...]
Atravessamos, por nossa vez, o caminho do diálogo 
franco com a comunidade africana. Ou comunidades, bem no 
plural, sendo a desconstrução da ideia de África homogênea 
um dos maiores desafios enfrentados por quem tenta mostrar 
suas próprias singularidades. As histórias retratam uma dor 
imposta pelo preconceito. Uma dor da cor. Mas trazem, no 
mesmo sangue, a superação em forma de resistência para 
além dos estereótipos.
Das dificuldades financeiras de muitos, da falta de 
comida aos fins de semana em que as universidades 
fecham, e, portanto, seus refeitórios, ao debate aberto com 
os brasileiros sobre a condição dos próprios negros do país. 
Após a travessia atlântica, o africano leva o cearense ao 
encontro dele mesmo e da construção social de sua cor.
Disponível em: <http://www.diariodonordeste.verdesmares.com.br>. (adaptado)
Acredita-se que os primeiros grupos ancestrais dos humanos 
atuais viveram na África, ocorrendo indícios de que, em 
algum momento dos últimos dois milhões de anos, eles 
tenham iniciado os primeiros movimentos migratórios em 
larga escala na história da humanidade.
Quando as migrações forçadas africanas ocorreram para o 
Brasil por meio da mácula da escravidão, deixaram em nosso 
país resultados muito maiores que um simples aumento 
populacional. A miscigenação ocorrida no Brasil é algo único 
no mundo, mas não foi um acontecimento tão utópico e 
deixa, portanto, marcas na atualidade, sendo uma das mais 
óbvias, o preconceito.
Ainda assim, são exibidas notícias de uma nova migração 
de africanos que agora, por vontade própria, chegam ao 
Brasil.
Seria correto afirmar que esses migrantes não vêm 
necessariamente de forma aleatória ao Brasil, mas que 
possuem um ponto em comum que direciona para a 
nossa pátria jovens vindos, principalmente, de Angola, 
Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné 
Bissau. O fator inicialmente homogeneizador que direciona 
essas migrações, poderia ser identificado pela existência
 A da Unilab, em Redenção, a primeira universidade 
exclusivamente para negros no Brasil. 
 B de uma homogeneidade profissional, visto que todos vêm 
para trabalhar na construção civil.
 C de perseguições religiosas de cunho protestante em 
todas essas nações com minorias católicas.
 D da Lei de Cotas para negros no Brasil, fato que atrai 
negros imigrantes de várias nações africanas.
 E da homogeneidade cultural e linguística que unifica essas 
nações dentro da chamada lusofonia.
QUESTÃO 39
Em uma região brasileira, foram registradas as taxas de 
umidade de duas cidades,conforme indica a figura a seguir.
Andy discorda do termo “moreno” que tentam lhe 
adjetivar no Ceará e insiste que a “suavização 
da cor” reflete a condição social do próprio negro 
brasileiro.
Fa
bi
an
e 
de
 P
au
la
/D
iá
rio
 d
o 
N
or
de
st
e
Ar
A
Água
Superfície
B
Assim, ao se analisar as taxas de umidade, é possível inferir 
que
 A a umidade absoluta da cidade B é maior do que a de A, 
sendo a umidade relativa do ar em A maior do que em B.
 B a região A apresenta maior umidade absoluta e relativa 
em relação a B, reflexo de uma média térmica mais 
elevada.
 C a região A possui maior umidade absoluta e B maior 
índice de umidade relativa, chegando a saturação.
 D a região B possui maior umidade absoluta e relativa em 
relação a A, reflexo de uma média térmica menor.
 E na região A, o ponto de saturação foi atingido, 
demonstrando uma elevada taxa de umidade relativa, 
enquanto em B, o índice de umidade absoluta é maior.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 15 07/08/2014 16:26:20
CH – 1o dia | Página 16
QUESTÃO 40
Os tubarões do Recife
O Recife é uma das mais antigas cidades brasileiras, 
banhada pelo Rio Capibaribe e formada por ilhas, penínsulas 
e manguezais. Contando com dezenas de pontes, entre 
elas a primeira construída, que conserva o nome do seu 
idealizador, Maurício de Nassau, situada à beira do mar e do 
rio, recebeu a denominação de “Veneza Brasileira”.
A princípio, era apenas um porto que servia a cidade de 
Olinda, e mais tarde se desenvolveu até chegar a ser capital 
do estado de Pernambuco. Durante a invasão da Companhia 
das Índias Ocidentais, foi também sede do governo holandês 
durante vinte e quatro anos. [...]
As piscinas de águas claras e calmas são convidativas a 
banhos reconfortantes. As ondas que se formam além dos 
arrecifes atraem os surfistas para a prática do esporte, além 
de banhistas ávidos por desfrutarem o prazer do contato com 
a água do mar. No entanto, ataques de tubarões têm sido 
frequentes nos últimos tempos. Os prováveis autores dessas 
investidas contra humanos seriam os das espécies cabeça-
-chata e tigre. Eles não costumam ser seletivos em sua 
alimentação, fato comprovado pelos objetos mais esdrúxulos 
encontrados nos estômagos desses animais marinhos. 
Dizem que os homens não são os alimentos prediletos 
dos tubarões. Todavia, eles os atacam por confundi-los 
com presas grandes quando estão em movimento na água. 
Vários fatores influenciam a ocorrência desses incidentes 
que se tornaram frequentes desde 1992, na praia da Boa 
Viagem. [...]
Disponível em: <http://www.dm.com.br>. Acesso em: 20 maio 2014. (adaptado) 
A notícia mostra uma situação que vem ocorrendo no litoral 
da cidade de Recife, em Pernambuco, onde, nos últimos 
anos, tubarões passaram a atacar banhistas e surfistas. A 
mudança no hábito predatório e alimentar desses animais 
pode ser explicada, em parte,
 A pelas alterações na cadeia alimentar natural dos tubarões 
que recebiam constantemente alimentos dos barcos que 
ali navegavam, assim como dos banhistas e surfistas.
 B pelo fato de que os ventos e as correntes marítimas 
conduziram os tubarões mais ao norte, pois não 
conseguem nadar em sentido contrário ao das correntes.
 C pelo aumento da pesca industrial que trouxe grandes 
“navios indústrias” vindos do Japão para pescar no mar 
do Recife, o que praticamente esgotou a produção de 
peixes.
 D pela construção do Porto de Suape, na década de 
1980, ao sul da área das agressões, que resultou em 
aterramentos de estuários e manguezais que serviam de 
berçários naturais para crustáceos e peixes. 
 E por uma típica evolução ou mesmo mutação que esses e 
outros animais vêm passando nos últimos anos, devido 
ao constante contato com a presença humana.
QUESTÃO 41
A região, com sua vegetação resistente, com suas árvores 
sem folhas, com espinhos e “os gravetos estalados em 
lanças”, é “mais exaustiva que a de uma estepe nua”. O 
texto de Euclides da Cunha, publicado na obra Os sertões, 
descreve a formação de um ecossistema de grande 
relevância pelo elevado grau de endemismo, denominado
 A Caatinga.
 B Cerrado.
 C Floresta Amazônica.
 D Mata Atlântica.
 E Mata de Araucárias.
QUESTÃO 42
A ONG norte-americana Environmental Defense Fund 
(EDF) lançou um relatório sobre o ano inaugural do esquema 
de comércio de emissões da Califórnia, celebrando diversos 
pontos considerados como bem-sucedidos.
Primeiramente, a avaliação defende que o programa tem 
uma fundaçãosólida e apresentou um início promissor. Cinco 
leilões foram realizados, correndo tranquilamente e com bom 
nível de participação e estabilidade nos preços (média de 
US$ 12/t). Todas as permissões utilizáveis em 2013 foram 
vendidas, permitindo uma arrecadação de US$ 1,37 bilhão, 
sendo US$ 532 milhões com a venda de permissões estatais 
e US$ 836 milhões de permissões dos geradores de energia.
Disponível em: <http://www.institutocarbonobrasil.org.br>. Acesso em: 20 maio 2014.
De acordo com os dados apresentados, é possível afirmar 
que a notícia trata
 A das novas diretrizes do Protocolo de Kyoto.
 B da crescente comercialização de armas químicas.
 C dos negócios relacionados ao Mercado de Créditos de 
Carbono.
 D das mudanças implementadas a partir da COP 15, sobre 
os GEE.
 E das negociações que ficaram pendentes na Rio+20 sobre 
as mudanças climáticas.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 16 07/08/2014 16:26:20
CH – 1o dia | Página 17
QUESTÃO 43
Componente fundamental do ecossistema terrestre, 
o solo se origina a partir da transformação de rochas em 
pequenos fragmentos, por meio de demorados processos 
geológicos denominados de intemperismo; da ação de 
micro-organismos e da sujeição ao clima.
A figura representa as perdas de solos no Brasil a partir de 
diversas atividades. Relacionando a degradação dos solos 
às atividades econômicas desenvolvidas nas regiões do 
Brasil, é possível afirmar que
 A na Amazônia, encontra-se o ecossistema com menor 
índice absoluto de degradação, pois a atividade 
atualmente responsável pelo desmatamento e erosão de 
solos está diretamente associada à cotonicultura.
 B no Nordeste, a desertificação dos solos litólicos é 
provocada pela expansão cafeeira, que constitui, por 
meio da monocultura, uma prática inadequada para 
lavoura acelerando as voçorocas.
 C a pecuária extensiva, praticada na Zona da Mata 
nordestina, vem ocasionando a compactação de solos 
da região, gerando grandes prejuízos aos produtores de 
algodão.
 D a preservação de encostas de morros reduz a velocidade 
de escoamento superficial das águas reduzindo o 
potencial de erosão, conforme mostra a área 1.
 E a prática de uma agricultura itinerante e uma rotação de 
culturas, aplicada conforme a área 1, ajudam a preservar 
os solos.
SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 
São Paulo: Scipione, 2010.
Área 1
Mata
4 kg/ha
700 kg/ha
1 100 kg/ha
38 100 kg/ha
Pastagem
Cafezal
Algodoal
Área 2
Área 3
Área 4
QUESTÃO 44
O CAR (Cadastro Ambiental Rural) é um instrumento do 
Ministério do Meio Ambiente que pretende cadastrar mais 
de 5 milhões de imóveis rurais em todo o Brasil, formando 
uma base de dados de acesso público através da internet. 
Objetivando a operacionalização do Cadastro Ambiental 
Rural, o governo brasileiro contratou em dezembro de 2012 
imagens captadas por um satélite alemão de alta resolução 
(RapidEye), com o qual será possível identificar as áreas 
de preservação permanente (APPs) e de reservas legais 
(RLs) em cada propriedade e acompanhar a recuperação 
da cobertura vegetal onde a lei exigir, consolidando, dessa 
forma, o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR).
Disponível em: <http://graltec.com>.
O processo de desenvolvimento do sistema, denominado 
de CAR e o uso de satélites na captação de imagens e sua 
transformação em cartas, já vem sendo aplicado em diversas 
atividades no campo a algum tempo. Nesse sentido, o uso 
do sensoriamento remoto 
 A apresenta-se como um instrumento limitado para o uso 
nas sociedades modernas, atuando apenas em áreas 
rurais.
 B aplicado ao sistema agrícola extensivo e no planejamento 
urbano, vem se mostrando uma poderosa técnica para o 
desenvolvimento socioeconômico.
 C por meio das imagens de alta resolução e sua junção 
com as informações obtidas pelo CAR, devem ajudar 
o governo no controle ao desmatamento de áreas bem 
como o reflorestamento.
 D devido à escala utilizada na confecção das cartas obtidas 
a partir dos satélites, a representação não se mostra 
muito precisa, embora seja o único meio de fiscalização e 
de controle por parte do Estado.
 E associado ao geoprocessamento, constitui uma poderosa 
arma para o planejamento de áreas rurais, mas sem 
grande utilidade em áreas urbanas.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 17 07/08/2014 16:26:20
CH – 1o dia | Página 18
Não precisa ser muito antenado em notícias para saber que o mundo anda “mal das pernas” e não é só a tão falada crise 
econômica que deve ser preocupante, mas também a crise ambiental que se deflagra a cada novo amanhecer.
Efeito estufa, aquecimento global, buracos na camada de ozônio, emissão desenfreada de gases poluentes, é uma lista 
considerável e que poderia ser acrescida de diversos outros itens.
É importante que saibamos que somos nós, os seres humanos, os grandes responsáveis pela condição em que nos 
encontramos atualmente e que também seremos nós quem decidiremos quais rumos serão tomados pelas sociedades 
atuais, visando sempre o bem-estar de nós mesmos e das futuras gerações.
Atualmente, a tecnologia é um dos grandes responsáveis pelo consumo dos recursos naturais do planeta Terra. Além 
da energia consumida durante o processo de produção, também entram nesta conta o desperdício de energia de aparelhos 
eletrônicos.
Com a crescente preocupação sobre o meio ambiente, diversas empresas têm desenvolvido inúmeros produtos que não 
emitem – ou então emitem menos – gases poluentes, que utilizam energias renováveis e muito mais. A maioria deles ainda 
não se encontra no Brasil, mas é uma boa maneira de saber o que vem por aí.
Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/>. Acesso em: 20 maio 2014. 
O texto apresentado cita uma nova forma de se olhar e construir tecnologia, sendo amplamente conhecida, de forma 
simplificada, pelo termo
 A Pegada Ecológica.
 B Tecnologia Verde.
 C Tecnologia Ambiental.
 D Informática Alternativa.
 E Sustentabilidade Tecnológica.
“O verde é bom – economize dinheiro, ganhe dinheiro e ajude sua comunidade a se beneficiar da 
energia limpa” (tradução livre do título).
QUESTÃO 45
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 18 07/08/2014 16:26:20
CN – 1o dia | Página 19
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS 
TECNOLOGIAS
Questões de 46 a 90
QUESTÃO 46
Diamante
Por Tarso Paulo Rodrigues
Especial para a Folha de S.Paulo
Os primeiros relatos da fascinação 
do homem pelos diamantes foram 
encontrados em textos na Índia de 
cerca de 800 a.C. Eles descreviam a 
beleza e a pureza desses cristais, e a 
sua durabilidade ganhou significação 
mística e poderes supostamente 
mágicos. A estrutura do diamante é 
constituída de átomos de carbono puro dispostos nos quatro 
vértices de um tetraedro e um único no seu centro. [...] A 
característica que distingue o diamante dos demais cristais é 
sem dúvida o seu inigualável brilho e a capacidade de decompor 
a luz branca nas cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, 
amarelo, verde, azul, anil e violeta. Quando um feixe de luz 
branca incide em uma das facetas lapidadas de um diamante, 
sofre refração e se dispersa nas cores que o constituem.
Disponível em: <http://www.vestibular.uol.com.br>. Acesso em: 13 maio 2014. (adaptado)
Como mencionado no texto, as várias faces lapidadas de 
um diamante são determinantes na ocorrência do fenômeno 
da decomposição luminosa. Dentro desse contexto de 
importante aplicação cotidiana, pode-se afirmar que o 
diamante lapidado se comporta semelhante a
 A um espelho convexo.
 B um espelho côncavo.
 C uma lente divergente.
 D um prisma óptico.
 E uma lâmina de faces paralelas.
QUESTÃO 47
Em um espetáculo musical, uma fonte sonora está emitindo 
ondas esféricas a sua volta com potência constante durante 
sua propagação, conforme ilustrado na figura.
Que tal dar uma olhada em uma obra de arte na qual é 
possível visualizar o som? As figuras que você acabou de 
ver, conhecidas como figuras sonoras de Chladni, são formas 
que aparecem sobre as superfícies quando estas vibramem 
determinadas frequências. Ernst Chladni, considerado o 
fundador da acústica, descobriu que, quando tocamos uma 
chapa metálica com algum objeto, como um bastão ou um 
arco de violino, por exemplo, ela vibra. Ao espalhar areia 
sobre a superfície de metal, esta se agita sobre a chapa, 
se acumulando em alguns pontos, nos quais a chapa não 
está vibrando. Esse acúmulo produz os padrões observados 
nas figuras. As chapas possuem inúmeras possibilidades 
de vibração, sendo que cada uma corresponde a uma 
frequência específica do som, produzindo desenhos de maior 
complexidade. Esse aspecto também depende de onde a 
superfície se encontra afixada, seu tamanho, o material com 
o qual é composta e sua espessura.
Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br>. Acesso em: 20 maio 2014. (adaptado)
Pelas várias características descritas no texto, pode-se 
perceber a necessidade de ocorrência de um importante 
fenômeno ondulatório para a geração das belas figuras 
sonoras de Chladni. Que fenômeno é esse e em que outra 
aplicação cotidiana poderia ser encontrado?
 A Reflexão; Aplicação cotidiana: espelhos retrovisores de 
automóveis.
 B Refração; Aplicação cotidiana: lentes para corrigir 
problemas de visão.
 C Interferência; Aplicação cotidiana: películas antirreflexo 
das lentes de óculos.
 D Ressonância; Aplicação cotidiana: sintonia de rádios AM 
e FM.
 E Batimentos; Aplicação cotidiana: afinação de instrumentos 
sonoros.
Fonte sonora
Ondas sonoras
Sendo a intensidade sonora I expressa pela razão entre a 
potência e a área superficial da onda esférica, suponha que 
duas pessoas, X e Y, assistiram a este mesmo espetáculo, 
mas em lugares diferentes. X estava próximo à fonte 
sonora, enquanto Y estava mais afastado. Pode-se afirmar 
corretamente quanto às propriedades acústicas que, em 
relação a X, Y percebia o som
 A mais fraco e mais grave.
 B mais alto e mais grave.
 C mais baixo e mais grave.
 D mais fraco e mais agudo.
 E mais fraco e com mesma frequência.
QUESTÃO 48
Chladni: a incrível arte feita com som e areia
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 19 07/08/2014 16:26:20
CN – 1o dia | Página 20
QUESTÃO 49
O preço que a civilização nos cobra é bastante elevado. Na 
busca desenfreada pelo conforto e progresso, depredamos 
o meio ambiente e produzimos materiais com alto poder de 
contaminação. 
Entre as substâncias que podem prejudicar nosso 
organismo, estão alguns tipos de metais conhecidos, 
no senso comum, como “metais pesados”, devido à 
característica de possuírem elevada densidade. No entanto, 
tecnicamente, é considerado “metal pesado” todo metal 
ou semimetal não essencial ao metabolismo que, mesmo 
em baixas concentrações, apresenta grande potencial de 
toxicidade ao organismo. Diversos produtos industrializados 
(pilhas recarregáveis, baterias de carro, tinturas para cabelo 
e desodorantes antitranspirantes, por exemplo) apresentam 
estes componentes. Os metais pesados mais comuns 
encontrados são arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, bário, 
alumínio, entre outros.
TEIXEIRA, Sérgio. Os perigos dos metais pesados. Disponível em: <http://www.docelimao.com.br>. 
Acesso em: 20 maio 2014.
De acordo com o texto, marque o item que corresponde 
ao metal pesado de baixa densidade encontrado em 
desodorantes antitranspirantes, latas de refrigerante e 
panelas.
 A Chumbo.
 B Mercúrio.
 C Alumínio.
 D Arsênio.
 E Bário.
QUESTÃO 50
É muito comum banhistas sofrerem queimaduras 
ocasionadas por águas-vivas. Quem já passou por essa 
experiência sabe o quanto é desagradável ser atingido por 
esses animais. No Brasil, as águas-vivas não pertencem 
às espécies mais venenosas, porém seu ataque pode ser 
extremamente doloroso. Sendo assim, é importante saber 
como agir durante um ataque. Algumas pessoas podem 
desenvolver um processo alérgico que as leva a um choque 
anafilático e/ou parada cardiorrespiratória.
Em geral, as queimaduras não costumam deixar marcas 
ou lesões, entretanto, alguns sintomas são bastante comuns, 
como: ardor intenso, náuseas, vômitos, dor de cabeça e 
tonturas.
É fundamental que a pessoa ferida pela água-viva não 
esfregue o local e não utilize nenhum medicamento antes de 
procurar atendimento médico. A queimadura deve ser apenas 
lavada com a própria água do mar. De acordo com estudo 
publicado pelo Medical Journal of Australia, descobriu-se que 
remover os tentáculos e depois fazer uma compressa com 
vinagre alivia a dor e impede a liberação de mais veneno 
no corpo. Isso ocorre porque substâncias de caráter ácido 
ajudam a inativar a toxina do animal.
SANTOS, Alessandra Acosta. Cnidários: animais intrigantes e curiosos (parte 1). 
Disponível em: <http://especialistas.educacional.com.br/>. Acesso em: 20 maio 2014. (adaptado)
0%%
 d
e 
ce
pa
s 
pr
od
ut
or
as
 d
e 
pe
ni
ci
lin
as
e
2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
1%
2%
3%
4%
5%
6%
7%
8%
9%
Com relação ao desenvolvimento de linhagens de bactérias 
que produzem penicilinase e de acordo com o texto 
apresentado, assinale a alternativa correta.
 A Ocorrem mutações nas bactérias para adaptá-las aos 
antibióticos, de modo que a resistência é transmitida aos 
seus descendentes.
 B O uso crescente da penicilina criou um ambiente em que 
a seleção natural favoreceu as cepas resistentes, cuja 
frequência aumentou com o tempo.
 C A blenorragia é uma doença de distribuição universal que 
afeta apenas o sexo masculino.
 D As mutações nas bactérias são induzidas pelos 
antibióticos devido à contínua exposição.
 E A variedade de cepas bacterianas produtoras de 
penicilinase é fruto da ação direta dos antibióticos sobre 
o DNA bacteriano.
Baseando-se na leitura do texto, pode-se inferir que
 A é apropriado lavar o local da queimadura com solução de 
bicarbonato de sódio.
 B deve ser incentivada a retirada, através da pesca por 
arraste, de águas-vivas para diminuir a população dessa 
espécie no litoral.
 C pode ser usada aguardente no lugar do vinagre, pois o 
álcool possui caráter ácido.
 D uma compressa com leite de magnésia no local da 
queimadura ajuda a inativar a toxina do animal.
 E a lavagem do local com água do mar, que possui caráter 
ácido, neutraliza a toxina do animal.
QUESTÃO 51
A blenorragia é uma doença infecciosa do trato genital, 
de transmissão sexual, que pode determinar desde infecção 
assintomática até doença manifesta, com alta morbidade, 
cujo agente etiológico é um diplococo gram-negativo, 
denominado Neisseria gonorrhoeae. O período de incubação 
é, geralmente, de 2 a 5 dias, e pode durar de meses a anos, 
se o paciente não for tratado.
Um estudo sobre doenças sexualmente transmissíveis 
(DSTs) em adolescentes, no Rio de Janeiro, para identificar 
as principais causas dessa enfermidade, revelou que 54,8% 
dos homens e 3,8% das mulheres, ambos com idade 
média de 16,8 anos, apresentavam a infecção, devido, 
principalmente, à falta de uso frequente de preservativos e 
ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
O gráfico a seguir revela a variação do percentual de 
cepas produtoras de penicilinase da bactéria Neisseria 
gonorrhoeae.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 20 07/08/2014 16:26:20
CN – 1o dia | Página 21
QUESTÃO 52
Para que servem os disjuntores?
Um disjuntor é um dispositivo 
eletromecânico que funciona como 
um interruptor automático, destinado a 
proteger uma determinada instalação 
elétrica contra possíveis danos causados 
por curto-circuitos e sobrecargas 
elétricas. A sua função básica é a 
de detectar picos de corrente que 
ultrapassem o adequado para o circuito, 
interrompendo-a imediatamente antes 
que os seus efeitos térmicos e mecânicos 
possam causar danos à instalação 
elétrica protegida. Uma das principais características dos 
disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados 
manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude 
da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que 
têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando 
realizam a interrupção. 
Disponível em: <http://www.pt.wikipedia.org>.Acesso em: 14 maio 2014. (adaptado)
Um eletricista deseja instalar um disjuntor na cozinha de 
uma residência. No entanto, verificou que nessa cozinha só 
existem três tomadas e cinco eletrodomésticos, todos ligados 
à rede elétrica de 220 V. Em cada tomada só pode ser ligado 
um aparelho. 
Eletrodomésticos Tensão (V) Potência (W)
Forno de micro-ondas 220 2 300
Geladeira 220 350
Lava-louça 220 1 400
Liquidificador 220 250
Cafeteira 220 600
Disjuntor
Tomada
220 V
Tomada Tomada
Baseando-se no texto e levando em consideração a 
possibilidade de, em algum momento, as três tomadas 
estarem sendo utilizadas, qual deveria ser a mais adequada 
amperagem do disjuntor a ser instalado para a proteção 
deste circuito elétrico?
 A 10 A
 B 15 A
 C 20 A
 D 25 A
 E 30 A 
Macaco rhesus: vacina do Butantan aumentou de 5 a 10 vezes a resposta imunológica no primata.
Disponível em: <http://www.revistapesquisa.fapesp.br>. Acesso em: 15 jun. 2014.
A AIDS é uma virose que representa um dos maiores 
problemas de saúde da atualidade em função do seu caráter 
pandêmico e de sua gravidade. Diante disso, pesquisadores 
buscam uma vacina para combater e prevenir essa doença. 
Entretanto, enfrentam dificuldades, devido ao fato de o vírus 
da imunodeficiência humana
 A não possuir nucleocapsídeo nem envelope, o que impede 
a união do vírus com proteínas específicas presentes na 
membrana plasmáticas dos linfócitos T CD4+.
 B já possuir uma vacina perfeita, conforme revela o domínio 
da tecnologia das vacinas conjugadas e de DNA.
 C apresentar alta taxa de mutação no material genético, 
fator que tem comprometido o sucesso das vacinas.
 D ser um desoxivírus, para o qual é impossível desenvolver 
vacinas.
 E apresentar neurotropismo acentuado, resultando no 
aparecimento de síndromes neurológicas inespecíficas.
R
ep
ro
du
çã
o
QUESTÃO 53
Vacina brasileira contra o HIV
Testes preliminares de uma possível vacina brasileira 
contra o HIV, feitos com macacos rhesus no Instituto Butantan, 
apresentaram resultados melhores do que o esperado. A 
resposta imunológica dos primatas foi 5 a 10 vezes mais 
intensa do que a registrada em camundongos, segundo o 
médico Edecio Cunha Neto, pesquisador da Faculdade de 
Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador do 
estudo. A vacina desenvolvida pelo grupo de Cunha Neto 
contém 18 fragmentos do vírus da Aids. A intenção dos 
pesquisadores é usar esses fragmentos para despertar o 
sistema imunológico contra o HIV. “É como se estivéssemos 
ajudando o sistema imune a conseguir identificar o vírus logo 
que ele entra no organismo”. 
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 21 07/08/2014 16:26:21
CN – 1o dia | Página 22
QUESTÃO 54
Os átomos de carbono podem se unir de várias 
formas diferentes, formando inúmeras substâncias, a esta 
propriedade denominamos de alotropia.
O diamante, o grafite, o fulereno, o tubeleno e o grafeno 
são alótropos do carbono e se diferem pelo arranjo espacial 
geométrico. Estas três formas são substâncias simples 
formadas apenas por carbono, porém, a grande diferença 
entre elas é a maneira como os átomos ficam organizados 
nas moléculas, ou seja, o rearranjo dos átomos.
A forma espacial como os átomos estão interligados 
determina as propriedades do material, como a dureza 
e a capacidade de conduzir eletricidade. A presença de 
ligações duplas conjugadas com ligações simples em uma 
estrutura longa permite que o material seja um bom condutor 
de eletricidade. No entanto, a elevada dureza do material 
deve-se à baixa quantidade de forças intermoleculares e 
predominância de estrutura covalente.
Alotropia do carbono. Disponível em: <http://www.brasilescola.com>. 
Acesso em: 20 maio 2014. (adaptado)
Diamante Grafite
Fulereno Nanotubo
Grafeno
De acordo com a análise das formas alotrópicas do carbono, 
podemos inferir que
 A o diamante é um excelente condutor de eletricidade.
 B o grafite apresenta elevada dureza.
 C o grafeno pode ser usado em equipamentos eletrônicos 
pela sua capacidade de conduzir eletricidade.
 D o nanotubo deve apresentar alta resistência a impacto, 
podendo ser usado em brocas odontológicas.
 E o fulereno pode ser usado para riscar ou cortar materiais.
QUESTÃO 55
No leite cru, não é permitida a adição de nenhum 
produto, seja durante a coleta, seja durante o transporte em 
caminhões refrigerados. Ou seja, dos postos de captação 
até chegar à indústria processadora, nenhum conservante 
pode ser adicionado. Já durante o processamento do leite 
UHT (ou longa vida, vendido em caixas), a legislação permite 
que a indústria adicione o citrato ao leite UHT, de acordo com 
o Ministério da Agricultura. Soda cáustica, bicarbonato de 
sódio, água oxigenada... Nada disso é para ser adicionado 
e (se encontrados no leite) indicam que houve uma adição 
fraudulenta desses compostos. 
RS: Empresários são presos por adicionar produtos cancerígenos ao leite. 
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br>. Acesso em: 20 maio 2014.
Com base nesses dados, é possível inferir que
 A os compostos que não podem ser adicionados ao leite 
são representados, respectivamente, por NaOH, NaHCO3 
e H2O2.
 B a função da soda cáustica é baixar o pH do leite.
 C o bicarbonato de sódio é um sal de hidrolise ácida, o que 
permite uma diminuição no pH do leite.
 D o citrato de sódio é um, sal formado na reação do ácido 
clorídrico com a soda cáustica.
 E citrato de sódio e monofosfato de sódio são polímeros 
que ajudam a conservar o leite. 
R
ep
ro
du
çã
o
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 22 07/08/2014 16:26:21
CN – 1o dia | Página 23
QUESTÃO 56
Caçadora de ventos
Projetos de turbinas eólicas 
voadoras têm tentado encontrar 
seu espaço há algum tempo, 
principalmente no formato 
de pipas robotizadas. Dois 
estudantes do MIT lançaram 
um novo conceito que usa 
um invólucro cheio de hélio 
para flutuar alto o suficiente 
para capturar os ventos mais fortes. A vantagem é que, ao 
contrário das pipas, a turbina flutuante (BAT) pode subir e 
descer automaticamente quando necessário, para aproveitar 
melhor os ventos. [...] Como voa mais alto, capturando ventos 
mais fortes, os cálculos indicam que a turbina eólica flutuante 
poderá produzir o dobro da energia de uma turbina de mesma 
dimensão montada em uma torre. O balão fica ancorado 
por três amarras a uma estação terrestre giratória, que são 
usadas para ajustar automaticamente a altitude da BAT para 
capturar os ventos mais fortes disponíveis – a energia gerada 
desce por uma das amarras até a estação em terra. 
Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br>. Acesso em: 21 maio 2014. (adaptado)
De acordo com o artigo, a turbina eólica voadora tem a 
vantagem de poder produzir o dobro da energia de uma 
turbina de mesma dimensão montada em uma torre. Ambas 
as turbinas consistem essencialmente em um imenso ímã que 
deve girar sob a ação do vento. Qual seria a melhor explicação 
física da “vantagem” de um modelo de turbina voadora 
em relação ao outro de turbina montada em uma torre?
 A Por poder voar, a turbina voadora tem a capacidade de 
poder adquirir uma maior energia potencial gravitacional 
que será convertida, posteriormente, em cinética. 
 B Por poder atingir grandes altitudes, a turbina voadora 
pode receber ventos mais fortes, que, por resfriarem a 
turbina eletromagnética (imenso ímã giratório), diminuem 
a dissipação de energia por efeito Joule, aumentando o 
rendimento da turbina.
 C A turbina voadora pode receber ventos mais fortes o 
que, consequentemente, intensifica a energia cinética da 
turbina, a qual, por sua vez, será convertida em energia 
elétrica gerando maior quantidade do que o modelo de 
torre.
 D O modelo de turbina voadora, por ser inflável, faz 
uso do próprio empuxo no invólucro para impulsionar 
diretamente, e ainda mais, a hélice da turbina, gerando 
mais energia elétrica.
 E Ocorre conversão de energia eólica em energia potencial 
gravitacional, a qual, por ser muito grande no modelo de 
turbina voadora, é convertidaem muita energia elétrica, 
mais do que o modelo montado em torre, que não pode 
ficar variando a energia potencial gravitacional.
QUESTÃO 57
O crescimento da população humana ocorreu de maneira 
explosiva nos últimos séculos, pois, a cada ano, cerca de 93 
milhões de pessoas são acrescentadas. A espécie humana 
ocupa muito espaço com plantações, cidades, estradas, 
poluição e lixo. Para alguns biólogos, entramos em um novo 
período geológico denominado antropoceno. Vivemos em 
cidades onde se multiplicam os problemas de trânsito, de 
falta de espaço e de lixo, tendo este, inclusive, se tornado um 
dos mais sérios problemas ambientais e de saúde pública, 
devido à inadequação de seu destino final.
O gráfico a seguir revela a situação precária em que se 
encontram, em pleno século XXI, municípios e regiões do 
Brasil.
Municípios com rede de esgoto
47,8
92,9
100
Porcentagem dos municípios
90
80
70
60
50
40
30
20
10
0
Brasil
Sem coleta Só coletam Coletam e tratam
Norte Nordeste Sudeste Centro-OesteSul
32
20,2
3,5 3,6
57,1 59,8
33,1
61,1
82,1
17,2
21,7
5,6
12,3
29,6
13,3
7,1
De acordo com o problema indicado e com a análise do 
gráfico, assinale a alternativa correta.
 A Segundo os dados apresentados no gráfico, a região Norte 
do país é a que apresenta o quadro mais crítico quanto 
ao saneamento básico. No entanto, a problemática é 
insignificante quando comparada com as demais regiões.
 B Aliado ao despejo inadequado de esgotos, a coleta de 
lixo não é um problema de grande gravidade, pois o 
homem sempre buscou soluções baseadas em um 
desenvolvimento sustentável.
 C O despejo de esgotos sanitários e de petróleo nos 
mananciais hídricos é uma das principais fontes de 
poluição aquática, comprometendo a qualidade das 
águas e a sobrevivência dos organismos aquáticos.
 D A inquietação por questões ambientais, como o 
gerenciamento dos resíduos sólidos, é um exagero, fruto 
apenas de discussões de inúmeros grupos ecológicos 
radicais.
 E A região Nordeste não apresenta problemas de coleta de 
lixo, devido aos lixões, com deposição diária de lixo em 
terrenos da periferia das cidades.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 23 07/08/2014 16:26:21
CN – 1o dia | Página 24
QUESTÃO 58
Texto 1
Mudanças – Ninguém neste planeta ficará 
imune aos impactos
Impacto do aquecimento global será “grave, abrangente 
e irreversível”. É o que revelou o segundo capítulo de um 
relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças 
Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) na manhã de 
ontem (31/03), resultado do encontro que reuniu, desde o dia 
25 de março, na cidade japonesa de Yokohama, autoridades 
e cientistas com o objetivo de alertar sobre o impacto das 
mudanças climáticas.
Tarcilia Rego.
Disponível em: <http://www.oestadoce.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2014. (adaptado) 
Texto 2
Para evitar o aquecimento perigoso de mais de 2 °C, 
é preciso reduzir as emissões globais de 40 a 70% antes 
de 2050 – meta mais ousada do que prevê o acordo em 
negociação mediada pela ONU. Caso as emissões globais 
de gases-estufa continuem no ritmo atual, a Terra pode 
chegar ao fim do século com aquecimento de até 4,8 °C.
Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2014. (adaptado)
O gráfico e os textos expõem o grave problema das 
emissões de CO2 que podem gerar um crescente aumento 
das temperaturas da Terra. Se o bloco composto pelos 
países desenvolvidos se comprometer a atingir as metas de 
redução de emissões globais, antes de 2050 seus números 
de emissão de CO2 estarão aproximadamente entre
 A 3,6 e 7,2 bilhões de toneladas/ano de CO2.
 B 4,2 e 8,4 bilhões de toneladas/ano de CO2.
 C 7,5 e 15,0 bilhões de toneladas/ano de CO2.
 D 9,6 e 19,2 bilhões de toneladas/ano de CO2.
 E 10,5 e 21,0 bilhões de toneladas/ano de CO2.
QUESTÃO 59
Asas da Mata Atlântica
Novo levantamento aponta a existência de 891 espécies de 
aves no bioma, um quarto delas ameaçadas de extinção
A Mata Atlântica se estende desde a região costeira do 
Rio Grande do Norte até o sul do Brasil e ostenta o título 
de uma das florestas mais devastadas do mundo. Sua área 
original é de 1 000 000 km², mas hoje restam apenas 5% da 
Países desenvolvidos
Leste europeu e ex-URSS
Ásia
América Latina
África e Oriente Médio
LIMA, Luciano. Perfil das aves da Mata Atlântica. In: PIVETTA, Marcos. Asas da Mata Atlântica. 
Revista Pesquisa FAPESP. mar. 2014, p. 39. 
Disponível em: <http://www.revistapesquisa.fapesp.br>. (adaptado)
Considerando a importância desse bioma para o mundo das 
aves, pode-se afirmar que
 A o tráfico de aves da Mata Atlântica é benéfico para a 
conservação das espécies endêmicas, pois garante 
a sobrevivência das mesmas e atualiza seu status de 
conservação.
 B o aumento da biodiversidade em outros biomas depende 
do comércio ilegal de aves endêmicas e quase endêmicas 
da Mata Atlântica.
 C mais da metade das espécies mapeadas pertence às 
ordens que incluem beija-flores, gaivotas, águias e 
tucanos.
 D todas as espécies endêmicas da Mata Atlântica estão 
ameaçadas de extinção.
 E a devastação dessa formação vegetal e o comércio ilícito 
de aves, atividades de grande impacto, são ameaças 
para a biodiversidade nacional.
vegetação original, sendo a vegetação nativa do Brasil que 
mais sofreu devastação desde o processo de colonização. A 
Mata Atlântica apresenta 891 espécies de aves e cerca de 
45% de todas as espécies encontradas em terras nacionais. 
Aproximadamente um quarto das espécies é endêmica da 
Mata Atlântica, e pouco mais de 25% de todas as espécies 
estão ameaçadas de extinção.
Perfil das aves da Mata Atlântica
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 24 07/08/2014 16:26:22
CN – 1o dia | Página 25
QUESTÃO 60
A clonagem de plantas, a partir de culturas adequadas in 
vitro de células vegetais, permite a produção de um grande 
número de plantas geneticamente idênticas, a partir de 
células da linhagem somáticas de uma única planta original. 
As células cultivadas tornam-se indiferenciadas, dividem- 
-se e, com o uso de determinados fitormônios, formam um 
embrião, que se desenvolve em uma planta complexa.
A técnica de cultura de tecidos, associada a técnicas 
de engenharia genética, pode ser empregada nos 
reflorestamentos, visando proteger o solo e aumentar sua 
fertilidade. Dessa forma, restaura-se a vegetação nativa com 
espécies nativas, aproveitando para o uso humano o que a 
natureza oferece em cada estágio da sucessão, enquanto ao 
mesmo tempo, protege os animais silvestres. As técnicas de 
cultura são úteis para a preservação de plantas em extinção. 
Assim, pode-se afirmar que
 A o reflorestamento adequado do bioma caatinga deve ser 
efetuado com espécies exóticas da Mata Atlântica ou da 
Floresta Amazônica, pois são ecossistemas no estágio 
clímax.
 B a restauração do bioma caatinga deve ser efetuada com 
a plantação de monoculturas, considerando a importância 
da biodiversidade.
 C a restauração de qualquer bioma pode ser efetuada 
substituindo qualquer espécie nativa por uma 
espécie exótica, desde que a recuperação seja viável 
ecologicamente.
 D os meristemas são tecidos vegetais indiferenciados que 
estão em condição de originar os demais tecidos vegetais 
e assegurar o crescimento vegetal.
 E a técnica de cultura de tecidos pode ser efetuada com 
tecidos vegetais como o súber e o esclerênquima.
QUESTÃO 61
Despertar precoce
Pesquisadores brasileiros identificam o primeiro gene 
associado à forma hereditária de puberdade prematura
A puberdade é a época da vida humana em que as 
pessoas adquirem aptidão para procriação ou maturação 
sexual, caracterizando-se por uma fase de transformações 
psicológicas e fisiológicas. A idade normal para o início da 
puberdade é de 8 a 13 anos nas meninas e de 9 a 14 anos 
nos meninos. Entretanto, o aparecimento de mudanças 
físicas e de comportamento, características da puberdade, 
antes dessas idades, leva à suspeita de puberdade precoce, 
devido ao aumento prematuro na produção do hormônio 
liberadordas gonadotrofinas, o GnRH, que comanda o 
amadurecimento sexual no organismo. Esse hormônio induz 
a glândula hipófise a produzir o hormônio luteinizante (LH) e 
o hormônio folículo estimulante (FSH). 
A análise dos casos familiares revelou um padrão de 
herança incomum e defeitos em um mesmo gene, o MKRN 3. 
Ele é considerado o primeiro gene responsável por uma forma 
hereditária de puberdade precoce central ou verdadeira.
Considerando a biologia do desenvolvimento acelerado do 
corpo e o heredograma, pode-se afirmar que
 A o heredograma sugere que o gene defeituoso é herdado 
pelas mães.
 B nas gônadas masculinas e femininas, os hormônios 
luteinizante e folículo estimulante promovem apenas 
mudanças comportamentais.
 C o avanço do desenvolvimento do corpo sempre representa 
problemas de saúde, devido às alterações fisiológicas e 
comportamentais.
 D as alterações no gene MKRN 3 geram versões defeituosas 
de proteínas que bloqueiam a produção do hormônio 
GnRH.
 E o padrão de herança da puberdade precoce é restrito ao 
sexo.
QUESTÃO 62
A orquídea Dracula simia, 
popularmente conhecida como 
“cara de macaco”, foi descoberta e 
nomeada pelo naturalista chileno 
Higo Cunckel Luer. Para quem 
olha de perto ou apenas por fotos, 
percebe nelas todas as feições de um 
macaco: olho, nariz, boca e até juba. 
Pouco conhecida, a raridade cresce 
em áreas de difícil acesso, a uma altitude de 1 000 a 2 000 
metros, nas selvas equatorianas e peruanas. Além de ter um 
“lado animal”, tem também um lado de filme de terror, já que 
seu gênero, Drácula, deve-se à forma de suas pétalas, com 
esporões pontiagudos semelhantes aos dentes de vampiro.
ECO Nordeste. jul. 2012. 
A orquídea Dracula simia pertence à família Orchidaceae, e 
são plantas herbáceas perenes, epífitas, com crescimento 
cespitoso, encontradas nas florestas úmidas e nebulosas das 
montanhas. Relativo ao tema e às adaptações cromáticas, é 
correto afirmar que
 A a ação da seleção natural também ocorre no 
estabelecimento de características que tornam os 
organismos semelhantes a outros, podendo ter a função 
de tornar o organismo difícil de encontrar, de desencorajar 
predadores ou de atrair presas.
 B a semelhança da angiosperma com o primata é uma 
estratégia classificada como mutualismo obrigatório.
 C a estratégia descrita é um caso de mimetismo parasitário.
 D do ponto de vista ecológico, a descrição revela um caso 
de sinfilia.
 E a adaptação cromática é um caso de especiação.
1
1
1
2
2
2
3 4
Puberdade precoce
Puberdade normal
Legenda:
ZORZETTO, Ricardo. Pesquisa FAPESP. n. 215, jan. 2014.
R
ep
ro
du
çã
o
Orquídea Dracula simia. 
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 25 07/08/2014 16:26:22
CN – 1o dia | Página 26
Analise as afirmações a seguir e assinale o item correto.
 A A pele é um órgão que contribui, em grande parte, para a 
adaptação do organismo ao ambiente, sendo constituída 
por um único tipo de tecido, o epitelial, que é de origem 
mesodérmica.
 B A tinta da tatuagem é injetada na epiderme, um epitélio 
de várias camadas celulares, e atua como estrutura que 
protege nosso corpo do atrito, impedindo a dessecação. 
 C As tatuagens não são duradouras, devido às constantes 
renovações celulares da epiderme na sua camada mais 
interna, a camada basal, que se divide continuamente por 
mitose.
 D As tintas usadas nas tatuagens não são reconhecidas 
como “corpos estranhos” e, portanto, não são eliminadas, 
devido à resposta imune do hospedeiro.
 E As tatuagens não são recomendadas às pessoas 
com diabetes, devido aos problemas de coagulação 
sanguínea, e às pessoas soropositivas, ou seja, com o 
vírus do HIV, devido ao risco de infecções.
Epiderme
Derme
Tela 
subcutânea
(hipoderme)
Camada 
queratinizada 
repleta de queratina 
(escleroproteína)
Glândula 
sudorípara
Pelo em corte
QUESTÃO 63
Por meio da fotossíntese, os seres autotróficos combinam 
dióxido de carbono, água e energia solar para formar a 
glicose, um monossacarídeo que constitui a principal fonte 
de energia para os seres vivos e está presente em diversos 
tipos de alimentos. A glicose é o monossacarídeo mais usado 
pelo corpo, pois todas as nossas células oxidam glicose para 
obter energia. 
Quando uma célula decompõe glicose para obter energia, 
executa uma intrincada sequência de manobras. Se os 
suprimentos de glicose de uma pessoa caírem drasticamente, 
ela sentirá tontura e fraqueza; se elevarem anormalmente, 
o indivíduo poderá ficar confuso ou ter dificuldades para 
respirar. Ambas as condições são perigosas, mas, felizmente, 
o organismo sadio se protege, pois o pâncreas produz 
hormônios relacionados com o metabolismo da glicose.
Os gráficos a seguir demonstram as variações da 
secreção de insulina e glucagon em função da concentração 
de glicose, e as variações da concentração de glicose 
sanguínea (glicemia), após uma refeição rica em carboidratos.
0
0
5
10
15
20
200
Glicose mg/dL
Se
cr
eç
ão
 d
e 
in
su
lin
a
400
I
40
0
1
2
3
4
140
Glicose mg/dL
Se
cr
eç
ão
 d
e 
gl
ur
ca
go
nII
0
0
50
100
150
Tempo (horas)
G
lic
os
e 
no
 s
an
gu
e 
m
g/
dL
5
III
De acordo com os gráficos I, II e III,
 A o aumento dos níveis de glicose sanguínea promove um 
aumento da secreção de insulina e glucagon pelas ilhotas 
pancreáticas, pois ambos os hormônios contribuem 
para que as células de glicose atravessem a membrana 
plasmática das células dos diversos tecidos.
 B os indivíduos que ingeriram carboidratos duas horas 
antes apresentam alta concentração de glucagon, pois 
muitos desses carboidratos acabam se transformando 
em glicose; e, com relação à insulina, ocorre um aumento 
devido aos níveis elevados de glicose.
 C em cada ilhota pancreática, ou ilhotas de Langerhans, as 
células alfa produzem insulina e as células beta produzem 
glucagon, sempre em grandes quantidades, pois esses 
dois hormônios são responsáveis pelo “sequestro” de 
glicose do sangue para as células.
 D o efeito glicêmico é o mesmo para todas as pessoas, pois 
todos são capazes de ajustar rapidamente as alterações 
da glicose sanguínea.
 E quando os níveis de glicose sanguínea se elevam, a 
secreção de insulina aumenta para permitir que as 
moléculas de glicose sejam absorvidas pelas células, 
e os níveis de glucagon permanecem baixos, pois não 
há necessidades de o glicogênio ser transformado em 
glicose.
QUESTÃO 64
A tatuagem é a ação de introduzir sob a epiderme matérias 
corantes para apresentar na pele pinturas e desenhos. 
Esse processo é visto como moda e/ou livre expressão do 
pensamento e comportamento, especialmente por jovens. A 
figura a seguir revela a região da pele em que a tinta que 
colore as tatuagens é injetada.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 26 07/08/2014 16:26:22
CN – 1o dia | Página 27
QUESTÃO 65
Os vírus são acelulares e parasitos intracelulares 
obrigatórios, que, quando parasitam seres vivos, tornam- 
-se capazes de efetuar atividades metabólicas e se replicar. 
Os vírus Papilomavírus Humano (HPV) pertencem à família 
Papillomaviridae e infectam células epiteliais, promovendo 
lesões na pele ou nas mucosas, além de induzir câncer. Os 
tipos desse vírus considerados de alto risco oncogênico são, 
principalmente, o 16 e o 18, e os de baixo risco são o 6 e 
o 11. O HPV penetra pela pele ou por mucosas do corpo, 
que, por sua vez, desenvolve anticorpos contra a ameaça, 
embora, em alguns casos, a defesa natural do organismo 
não seja suficiente. Assim, como medida preventiva, o 
Ministério da Saúde objetiva imunizar 80% do total de 4,1 
milhões de meninas de 11 a 13 anos no país contra o HPV. 
Tal medida é necessária pelo fato de o DNA do HPV de tipo 
oncogênico estar presente na grande maioria dos casos de 
câncer cervical uterino. Em relação às medidas profiláticas 
do HPV, é correto afirmar que
 A grávidas portadoras de condiloma não devem se 
preocupar, pois os vírus HPV não ultrapassam as 
barreiras placentárias.
 B as pessoas vacinadas são beneficiadas, pois apresentam 
diferentesrespostas ao HPV, em comparação com as 
não vacinadas, em decorrência da presença de células 
de memória que atuam na resposta secundária.
 C o uso infrequente de preservativos é o único fator de risco 
associado à transmissão do HPV, pois o reservatório 
natural é exclusivamente o ser humano.
 D o uso de preservativos é dispensável nas relações 
sexuais entre pessoas vacinadas.
 E a triagem de doadores de sangue, afastando aqueles em 
risco de infecção pelo HPV, e a prevenção da transmissão 
materno-infantil são as principais medidas de controle do 
vírus.
QUESTÃO 66
O termo atleta pode designar aquele que se exercitava 
nas lutas para combater nos jogos solenes da Grécia e de 
Roma, ou um defensor valoroso de uma causa ou partido. 
Independentemente do esporte, o atleta tem o desejo de 
ganhar, mas os dois determinantes do sucesso atlético são a 
herança genética ótima e o treinamento.
Os atletas podem fazer uso de determinados recursos 
ergogênicos, ou seja, substâncias utilizadas na tentativa de 
aumentar a potência física, a força mental ou a eficiência 
mecânica, como os ergogênicos mecânicos, psicológicos 
e nutricionais. Entretanto, os ergogênicos farmacológicos 
compreendem agentes sintéticos utilizados para aumentar 
as funções neurotransmissoras ou hormonais naturais, para 
maximizar a flexibilidade, a força muscular e a resistência 
muscular e cardiorrespiratória.
Os recursos ergogênicos podem gerar vários efeitos no 
organismo. Sobre os recursos ergogênicos, é correto afirmar 
que
 A na transfusão homóloga, o atleta recebe sangue de 
outro indivíduo, e, com o aumento de [Hb], hemoglobina, 
há diminuição da capacidade sanguínea de transportar 
oxigênio.
 B a dopagem de sangue é um ergogênico fisiológico e, 
portanto, permitida legalmente e usada com sucesso por 
atletas de todas as modalidades esportivas.
 C os esteroides anabolizantes androgênicos são análogos 
químicos da testosterona usados somente por atletas 
olímpicos e profissionais masculinos para maximizar as 
aptidões físicas.
 D os esteroides anabolizantes androgênicos causam danos 
celulares hepáticos, atrofia muscular, cardiomiopatias, 
disfunções reprodutivas masculinas e femininas, e a 
síndrome do comportamento de risco.
 E a cafeína é um inibidor do sistema nervoso central, 
encontrada exclusivamente no café, tendo efeito direto 
no desenvolvimento de força muscular.
QUESTÃO 67
A doença de Chagas (Tripanosomíase americana) é 
uma doença parasitária com curso clínico bifásico, ou seja, 
com fases aguda e crônica, podendo manifestar-se sob 
várias formas, embora seja caracterizada por miocardite 
difusa, com vários graus de severidade. O agente etiológico, 
o Trypanossoma cruzi, protozoário flagelado da família 
Trypanosomatidae, afeta, nos dias de hoje, aproximadamente 
três milhões de indivíduos.
Um determinado gene encontrado em T. cruzi apresenta-
-se sob duas formas ou alelos: uma que se manifesta em 
homozigose e em heterozigose, faz com que o protozoário 
seja insensível à principal medida, o Benznidazol (comprimido 
de 100 mg), que deve ser utilizado na dose de 5 mg/kg/dia 
(adultos) e 5-10 mg/kg/dia (crianças), em 3 doses diárias, 
durante 60 dias; e a outra forma do gene somente se 
expresse em homozigose e apresenta melhores resultados 
com o tratamento.
Nos últimos 30 anos, a frequência dos dois alelos (F e f) 
não tem se alterado, o que indica uma população parasitária 
em equilíbrio genético de Hardy-Weinberg. Os pacientes 
sensíveis à medicação (recessivos, ff) são encontrados na 
população brasileira com frequência de 0,36 (36%). Sabendo-
-se que as frequências dos genótipos obedecem à equação 
matemática da Genética de Populações p2 + 2pq + q2 = 1, na 
qual p corresponde ao gene dominante e q, ao alelo recessivo. 
Quais as frequências respectivas de indivíduos homozigotos 
dominantes e heterozigotos na população brasileira?
 A 0,16 e 0,48.
 B 0,6 e 0,4.
 C 0,36 e 0,48.
 D 0,16 e 0,8.
 E 0,24 e 0,16.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 27 07/08/2014 16:26:22
CN – 1o dia | Página 28
De acordo com a Teoria da Evolução proposta por Darwin, 
pode-se afirmar que
 A o intenso frio da Era Glacial obrigou os neandertais a 
desenvolverem uma espessa cobertura de pelos para se 
proteger da perda de calor.
 B como havia escassez de alimentos na Era Glacial, os 
neandertais desenvolveram uma força descomunal para 
caçar animais de grande porte.
 C para poderem manejar suas ferramentas, os neandertais 
foram, pouco a pouco, ficando mais fortes e ganharam 
maior massa muscular; isso, por sua vez, levou ao 
desenvolvimento de ossos mais duros e pesados.
 D por possuírem corpo peludo e atarracado, os neandertais 
podiam suportar o frio da Era Glacial; a cobertura de 
pelos evitava a perda de calor, e o corpo atarracado 
representava uma menor superfície exposta ao ambiente.
 E embora habitassem cavernas, os neandertais ainda 
tinham o corpo muito peludo; com o passar do tempo, 
começaram a viver em abrigos temporários e foram 
perdendo os pelos excessivos.
QUESTÃO 69
Na natureza, constatamos transformações químicas 
ocorrendo o tempo todo ao nosso redor. Enquanto algumas 
dessas transformações acontecem rapidamente, como a 
explosão da dinamite, outras são mais demoradas, como 
a formação do petróleo. Podemos destacar ainda as 
transformações que se desenvolvem em uma velocidade 
moderada, como a deterioração dos alimentos por bactérias. 
QUESTÃO 68
Descoberto em uma caverna no Vale de Neander, 
na Alemanha, o homem de Neanderthal foi considerado 
uma subespécie do Homo sapiens: Homo sapiens 
neanderthalensis; embora, atualmente, a maioria dos biólogos 
evolucionistas sugere pertencer a uma espécie diferente, 
denominada Homo neanderthalensis. Os neandertais ainda 
são uma peça misteriosa na evolução dos hominídeos e 
ocuparam a Europa há cerca de 300 000 anos, chegando 
até o Oriente Médio. Seu corpo peludo e atarracado tinha 
ossos duros e pesados, e grande massa muscular, com isso, 
possuíam uma força descomunal e, supõe-se, eram bem 
adaptados ao frio da Era Glacial. Os neandertais moravam 
em cavernas, mas também construíam abrigos temporários 
e fabricavam ferramentas rudimentares.
Baseando-se nos seus conhecimentos de cinética química e 
analisando os dados contidos no gráfico, pode-se inferir que
 A a curva catalisada no gráfico pode ser representada pela 
curva I.
 B de acordo com o gráfico, o catalisador altera a energia de 
ativação e o ∆H da reação.
 C o catalisador altera apenas a velocidade da reação, não 
alterando, portanto, o rendimento.
 D a reação hipotética mostrada pelo gráfico é exotérmica.
 E a curva I é mais exotérmica que a curva II.
En
er
gi
a
Caminho da reação
Reagentes
Produtos
Curva I
Curva II
Por sua vez, a velocidade das reações de degradação de 
alimentos de origem vegetal (como frutas e verduras) pode 
ser mais ou menos rápida, dependendo de fatores existentes 
no meio, como quantidade de água suscetível a diversas 
reações, temperatura e composição do alimento.
Catalisadores são substâncias que aumentam a 
velocidade das reações químicas e não são consumidos 
durante o processo, sendo regenerados no final. Eles atuam 
diminuindo a barreira de energia necessária aos reagentes 
para que ocorra a transformação química, como mostra a 
figura.
ALMEIDA et al. Catalisando a hidrólise da ureia em urina. 
Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br>. Acesso em: 20 maio 2014.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 28 07/08/2014 16:26:22
CN – 1o dia | Página 29
Material Condutividade térmica (J/s · m · K)
Prata 426
Cobre 398
Alumínio 237
Tungstênio 179
Ferro 80,3
Vidro 0,75 a 0,86
Água 0,61
Tijolo 0,4 a 0,8
Madeira (pinho) 0,11 a 0,14
Fibra de vidro 0,046
Espuma de poliestireno 0,033
Ar 0,026
Espuma de poliuretano 0,020
A partir da tabela, pode-se inferir que 
 A a espuma de poliuretano conduz melhor o calor do que 
a água.
 B a água conduz melhor o calor do que o vidro.
 C a espuma de poliestireno evita a condução do calor mais 
do queo tijolo.
 D o tungstênio evita a condução do calor mais do que o 
ferro.
 E o ar evita mais a condução do calor do que a espuma de 
poliuretano. 
QUESTÃO 71
Data de 1995 a descoberta do primeiro planeta a 
orbitar uma estrela similar ao Sol. De lá para cá, mais de 
700 sistemas planetários fora do Sistema Solar já foram 
descobertos. Um deles é formado pela estrela batizada de 
Gliese 581 e por 6 planetas conhecidos. Em um dos planetas 
deste sistema, batizado de Gl581g, a duração de um ano 
(que é o período de uma revolução em torno de sua estrela 
central) é de apenas 37 dias terrestres.
QUESTÃO 70
No estudo da Eletricidade, foi tabelado o valor da resistividade 
dos materiais, característica inerente às propriedades dos 
bons ou maus condutores elétricos. Seguindo a mesma linha 
de raciocínio existe, na Termologia, também o tabelamento 
das condutividades térmicas dos materiais, desta vez, 
associados aos bons ou maus condutores de calor.
Condutividade térmica de materiais a 27 °C
Ly
ne
tte
 C
oo
k/
N
AS
A
A partir do texto, pode-se inferir que um intervalo de 12 anos 
na Terra, em Gl581g, corresponde a
 A 12 anos.
 B 120 anos. 
 C 220 anos.
 D 376 anos. 
 E 600 anos. 
QUESTÃO 72
O tungstênio, metal de transição, cujo número atômico 
é 74, está presente em dois produtos do nosso cotidiano: 
no filamento da lâmpada incandescente e no bico da caneta 
esferográfica. Esta tem como princípio a passagem da tinta 
contida em um tubo cilíndrico por uma esfera rolante que 
desliza sobre o papel, havendo um fluxo constante de tinta 
que para quando se interrompe a escrita. A primeira versão 
da lâmpada incandescente que utiliza o tungstênio surgiu na 
Hungria, em 1904, em resposta à necessidade de substituir 
o filamento de carbono originalmente utilizado por Thomas 
Alva Edison, em 1879, que durava apenas algumas horas.
PAULINO, Jéssica Frontino; AFONSO, Júlio Carlos. Tungstênio. 
Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br>. Acesso em: 25 maio 2014. (adaptado)
Ponta de uma caneta esferográfica Lâmpada incandescente
Com relação às propriedades do tungstênio,
 A seu uso na produção de canetas esferográficas deve-se 
à baixa densidade do metal.
 B seu uso nas lâmpadas deve-se à alta pressão de vapor 
gerada pela passagem da eletricidade.
 C apresenta elevados pontos de fusão e ebulição, ao 
contrário do elemento carbono.
 D seu uso nas lâmpadas incandescente está relacionado à 
ductibilidade e ao alto ponto de fusão.
 E seu uso nas canetas esferográficas deve-se aos baixos 
valores de tenacidade e dureza do metal.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 29 07/08/2014 16:26:23
CN – 1o dia | Página 30
 A
NanoChef
 B 
NanoMonarch
 C 
NanoScholar
 D 
NanoGreenBeret
 E 
NanoAthlete
QUESTÃO 75
Sem que se perceba, o sistema imunológico protege 
contra micro-organismos patogênicos e células cancerosas. 
Se seu sistema imunológico falhar, você se torna vulnerável 
ou suscetível a esses patógenos. Os antibióticos tornam-se 
necessários e são de extrema importância para o combate 
às bacterioses, embora prejudiquem o estado nutricional. 
Uma classe importante de antibióticos tem sua eficácia por 
agir nos ribossomos das células bacterianas, impedindo o 
funcionamento correto desse artefato celular.
A classe de antibióticos é eficaz porque
 A impede o mecanismo de transcrição gênica.
 B altera o código genético tríplice.
 C destrói a membrana plasmática celular.
 D impede a síntese proteica.
 E promove mutações gênicas desfavoráveis.
QUESTÃO 73
Como armazenar o hidrogênio? 
O problema é que, em temperatura ambiente e pressão 
atmosférica, 4 kg de hidrogênio ocupam 45 mil litros – ou 
um balão com aproximadamente 4 metros de diâmetro. 
Não dá para andar por aí rebocando um tanque de 
combustível desse tamanho. A solução mais imediata que 
se pode imaginar para resolver esse problema é comprimir 
o hidrogênio em um reservatório sob alta pressão. Mesmo 
assim, para alguns especialistas a solução não satisfaz as 
necessidades práticas. 
Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br>. Acesso em: 4 jun. 2014.
Como base nos dados expostos no texto, admita que, em 
um tanque de alta pressão com volume de 225 litros, tenham 
sido colocados 4 kg de hidrogênio sob condições normais de 
temperatura e pressão. Pode-se inferir que a pressão dentro 
do tanque é de, aproximadamente,
Dados: H = 1 g/mol; R = 0,82 atm · L/mol · K. 
 A 200 atm.
 B 1 atm.
 C 20 atm.
 D 300 atm.
 E 250 atm.
QUESTÃO 74
Nanoputions são uma série de moléculas orgânicas cujas 
fórmulas estruturais parecem humanas. Tour, Ruths e 
Chanteau da Rice University sintetizaram esses compostos 
em 2003 como parte de uma sequência de educação química 
para jovens estudantes, fazendo com que as moléculas 
orgânicas ficassem mais atraentes e engraçadas... Os 
compostos consistem em dois anéis de benzeno conectados 
por meio de alguns átomos de carbono como o corpo, quatro 
unidades de cada um do acetileno que se conectam a um 
grupo de aquila em suas extremidades que representam as 
mãos e os pés e um anel de 1,3-dioxolane como a cabeça. 
A construção das estruturas depende basicamente do 
acoplamento de Sonogashira. Substituindo uma das peças 
do 1,3-dioxolane, com estruturas apropriadas no anel, vários 
tipos de putians foram sintetizados. Observando as estruturas 
a seguir, é correto inferir que a cabeça que substitui R com 
maior percentual de carbono é
R
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 30 07/08/2014 16:26:23
CN – 1o dia | Página 31
Pela leitura e observação da tirinha, observa-se que o 
personagem Cebolinha conseguiu habilmente puxar a 
toalha da mesa sem, no entanto, deixar caírem os copos e 
pratos que estavam sobre ela. Do ponto de vista físico, como 
poderia ser explicada essa proeza?
 A Na realidade, isso não é possível fisicamente, pois o atrito 
entre a toalha e os copos e pratos inevitavelmente puxa 
esses objetos para fora da mesa.
 B Quando Cebolinha puxa a toalha bruscamente, o tempo 
de interação dela com os copos e pratos é muito pequeno, 
praticamente não alterando a quantidade de movimento 
desses corpos, que permanece nula.
 C Como os copos e pratos são muito pesados, a toalha 
consegue deslizar por baixo deles sem trazê-los consigo, 
independente de Cebolinha puxá-la bruscamente ou não.
 D Como as bases dos copos e dos pratos são muito lisas, 
não há força de atrito entre eles e a toalha. Por essa 
razão, Cebolinha conseguiu tão facilmente puxá-la para 
fora da mesa sem deixar os objetos caírem.
 E Devido à resistência do ar, contrária ao sentido do 
movimento da toalha, os copos e pratos tiveram a 
tendência natural (simples inércia) de permanecer em 
repouso sobre a mesa, enquanto a toalha estava sendo 
puxada para fora da mesa.
QUESTÃO 77
Buraco negro é uma região do espaço onde o campo 
gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a 
luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é 
que “produz” campo gravitacional a sua volta. Um campo 
gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape 
pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades 
de matéria ou matéria em altíssimas densidades. 
Disponível em: <http://www.observatorio.ufmg.br>. Acesso em: 20 maio 2014. (adaptado)
Na presente questão, adotaremos um buraco negro cuja 
densidade seja de 1024 g/cm3.
Se a Terra, com massa da ordem de 1024 kg, fosse absorvida 
por esse buraco negro, o volume ocupado seria equivalente ao
 A de um nêutron. 
 B de uma gota de água. 
 C de uma bola de futebol de salão. 
 D de um prédio de dez andares. 
 E de um Boing 777.
QUESTÃO 76 QUESTÃO 78
A bicicleta com marchas e suas curiosidades
A bicicleta, exatamente como a conhecemos hoje, existe 
há mais de um século. Desde sempre, houve competições. 
Nelas foi desenvolvida uma técnica refinada de pedalar que 
basicamente é formada por: encontrar a bicicleta ideal para 
cada ciclista; tirar o melhor proveito do corpo; e pensar o 
pedalar de maneira correta. 
Pedalar é simples e qualquer um consegue, masquem 
aprende e respeita a “cultura da bicicleta” descobre que 
pedalar bem é uma arte. É mais que um simples equilibrar-se 
enquanto gira os pedais. São inúmeras técnicas refinadas, 
a maioria fácil de aprender, outras nem tanto. Fazem uma 
grande diferença nos diversos usos da bicicleta, seja meio de 
locomoção, lazer ou esporte. 
As marchas das bicicletas têm como princípio a 
combinação de discos dentados (coroas e catracas) de 
diferentes tamanhos, unidos por uma corrente, sem que haja 
deslizamento entre a corrente e os discos. 
Disponível em: <http://www.escoladebicicleta.com.br/melhor.html>. (adaptado)
Na configuração mostrada na figura, uma pessoa que deseja 
subir uma ladeira muito íngreme, para seu maior conforto, 
deve associar a catraca 
 A R com a coroa A.
 B P com a coroa B.
 C P com a coroa A.
 D R com a coroa A.
 E R com a coroa B.
3 catracas
2 coroas
A
B
P
Q
R
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 31 07/08/2014 16:26:23
CN – 1o dia | Página 32
QUESTÃO 79
O coração é uma “bomba” muscular que, no homem, 
pode exercer uma pressão manométrica máxima de cerca de 
120 mmHg no sangue durante a contração (sístole) e de 
cerca de 80 mmHg durante o relaxamento (diástole). Devido 
à contração do músculo cardíaco, o sangue sai do ventrículo 
esquerdo, passa pela aorta e pelas artérias, seguindo em 
direção aos capilares. Dos capilares venosos, o sangue 
segue para as veias e chega ao átrio direito com uma 
pressão quase nula. 
Disponível em: <http://www.bertolo.pro.br>. Acesso em: 20 maio 2014. (adaptado) 
Para uma pessoa de 1,75 m, por exemplo, podemos admitir 
a diferença de pressão hidrostática entre a cabeça e os pés 
como sendo 1,75 · 104 Pa.
Adotando g = 10 m/s2 e a densidade do sangue como 
sendo 1,0 g/cm3 (valor arredondado), podemos afirmar que 
essa diferença de pressão para uma pessoa de 1,75 m, 
corresponderá à pressão de uma coluna d’água de, 
aproximadamente,
 A 1,50 m.
 B 1,60 m.
 C 1,75 m.
 D 180 cm.
 E 200 cm.
QUESTÃO 80
Patinação no gelo
A leveza nos movimentos 
é algo bem visível ao vermos 
alguém patinando no gelo. 
Sabemos que as pistas de 
patinação são formadas por água 
congelada (gelo), mas por que 
este se torna tão escorregadio? 
Será que ali só tem água sólida? 
De fato, ao patinarmos no gelo, não há presença apenas de 
água no seu estado sólido (gelo), existe também água líquida 
e esta se encontra na superfície do gelo. Mas, por que ela 
está ali? Sua presença de deve à pressão exercida pelas 
lâminas dos patins provocando então a fusão do gelo. Esta 
camada líquida torna a pista mais escorregadia. 
Disponível em: <http://www.quimicaemacaao.blogspot.com.br>. 
Acesso em: 13 maio 2014. (adaptado)
Após a leitura do texto, do ponto de vista físico, como as 
lâminas dos patins conseguem provocar a fusão do gelo, 
mesmo com a pista de patinação estando a uma temperatura 
abaixo de 0 °C?
 A Devido à pequena área de contato da lâmina com a pista 
de patinação, ocorre um aumento da pressão exercida, 
o que aumenta o ponto de fusão do gelo, derretendo-o. 
 B Devido à pequena área de contato da lâmina com a pista 
de patinação, ocorre um aumento da pressão exercida, o 
que diminui o ponto de fusão do gelo, derretendo-o. 
 C Devido à grande área de contato da lâmina com a pista 
de patinação, ocorre um aumento da pressão exercida, 
o que aumenta o ponto de fusão do gelo, derretendo-o. 
 D Devido à grande área de contato da lâmina com a pista de 
patinação, ocorre uma diminuição da pressão exercida, o 
que diminui o ponto de fusão do gelo, derretendo-o. 
 E A área de contato da lâmina com a pista de patinação não 
exerce nenhuma influência no derretimento do gelo, pois 
o fator decisivo é a força aplicada nos patins.
QUESTÃO 81
Curiosidades físicas implícitas na Citologia
A membrana plasmática, membrana celular ou 
plasmalema, é a estrutura que delimita todas as células vivas, 
tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a 
fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente 
extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. 
Aparece em eletromicrografias como duas linhas escuras 
separadas por uma faixa central clara, com uma espessura 
de 6 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas 
as membranas encontradas nas células, sendo, por isso, 
chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 20 maio 2014.
A grosso modo, podemos compará-la a um capacitor de 
placas paralelas no qual suas soluções condutoras estão 
separadas por uma delgada camada isolante.
Considerando para a situação em questão que, entre as 
superfícies externa e interna de uma membrana de espessura 
8 nm, há uma diferença de potencial de 70 mV, pode-se 
afirmar que é gerado um campo elétrico de intensidade, em 
V/m, igual a
 A 0,875.
 B 8,75.
 C 8,75 · 103.
 D 8,75 · 104.
 E 8,75 · 106.
Meio extracelular
Meio intracelular
Interior da célula
0 V
70 mV
Membrana
Espessura
Exterior da célula
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 32 07/08/2014 16:26:23
CN – 1o dia | Página 33
QUESTÃO 82
Saiba como funciona o sistema de carregamento sem fios 
de smartphones
Carregar a bateria do smartphone sem ficar escravo da 
tomada mais próxima é uma medida cada vez mais viável aos 
usuários. Modelos como Nexus 4, Galaxy S4 e os Lumia 920 
e Lumia 820 têm suporte para esse recurso de fábrica, basta 
adquirir a estação de carregamento, repousar o aparelho 
sobre ela e o processo de recarga já se inicia [...].
Para fazer com que a energia seja transmitida por 
aproximação é usado um princípio físico, cuja característica 
é a criação de corrente elétrica por meio de campos 
magnéticos. Nos smartphones que suportam esse recurso, 
há uma bobina sensível a esse campo, criado pela estação 
de carregamento. Dessa forma, ao aproximar o aparelho 
do carregador, o campo cria uma corrente na bobina, que 
está ligada diretamente à bateria, carregando-a. Para que 
o sistema funcione, portanto, o smartphone deve estar 
equipado com a bobina e outros elementos de hardware que 
garantam a transferência de energia do campo magnético 
para a bateria.
Disponível em: <http://www.techtudo.com.br>. Acesso em: 1o jun. 2014. (adaptado)
As tecnologias wireless (sem fio) a cada dia estão fazendo 
mais parte das nossas vidas e muitas delas se baseiam em 
princípios físicos relativamente simples, como é o caso dos 
carregadores sem fio de smartphones, sobre os quais trata 
o artigo. Após a leitura do texto, como pode ser explicado 
o mecanismo de transferência de energia entre esses 
carregadores sem fio e os celulares que os utilizam?
 A Esses dispositivos baseiam-se no Princípio da Indução 
Eletrostática, segundo a qual o carregador fica eletrizado 
e induz cargas de sinais opostos na bobina do celular, 
transmitindo assim energia elétrica.
 B Esses dispositivos baseiam-se no Princípio da Atração 
Magnética, no qual polos magnéticos opostos (norte e 
sul) são confrontados pelo contato do smartphone com 
o carregador e, consequentemente, o campo magnético 
criado acaba transmitindo energia elétrica, por meio da 
movimentação de cargas elétricas na bobina.
 C Esses dispositivos baseiam-se na geração de ondas 
mecânicas por ressonância entre a bobina do smartphone 
e o campo magnético do carregador.
 D Esses dispositivos baseiam-se no Princípio da Indução 
Eletromagnética, no qual o campo magnético gerado no 
carregador induz a movimentação de cargas elétricas 
na bobina do smartphone, transmitindo assim energia 
elétrica.
 E Esses dispositivos baseiam-se no Princípio da Eletrização 
por Contato, na qual ocorre uma troca direta de cargas 
elétricas entre o carregador e o smartphone em contato 
com ele. O campo magnético é quem faz a conexão entre 
os dois dispositivos, como se fosse um fio condutor de 
energia elétrica. 
QUESTÃO 83
Brisas marítimas e terrestres
Junto à costa começa frequentemente a fazer-se sentir, 
no fim da manhã, um vento vindo do mar, que atinge o 
máximo no princípioda tarde e desaparece ao anoitecer. 
Este vento é mais forte nos dias quentes, mas pode ser mais 
fraco quando o céu está nublado. Chama-se brisa marítima. 
A causa fundamental do movimento do ar é a diferença de 
aquecimento entre as superfícies da terra e do mar quando 
sobre elas incide a radiação solar.
Nas regiões costeiras, podem fazer-se sentir brisas, 
à noite. Estas brisas dirigem-se de terra para o mar, nas 
camadas inferiores, devido ao arrefecimento da superfície 
da terra com muito maior rapidez do que a partir do oceano 
adjacente, então gera-se uma brisa terrestre. 
Disponível em: <http://www.smg.gov.mo>. Acesso em: 20 maio 2014. (adaptado)
Pela leitura do texto, nota-se como as diferenças de 
temperatura entre o mar e a terra, durante o dia e durante 
a noite, foram determinantes na ocorrência das brisas 
marítimas e das brisas terrestres. Em relação à interpretação 
desses processos naturais, pode-se dizer que, à noite,
 A água do mar, por ter alto calor específico, aquece-se 
menos do que a terra e isso faz com que o ar em contato 
com a terra receba calor do ar em contato com o mar, o 
que acaba por fazer soprar a brisa terrestre.
 B a terra, por ter alto calor específico, aquece o ar em 
contato com ela e o faz soprar em direção ao mar.
 C a terra, por ter baixo calor específico, resfria-se mais 
rapidamente do que a água. O ar em contato com a água 
do mar fica quente e sobe, “aspirando” o ar que está 
sobre a terra.
 D o mar fica mais frio do que a terra e isto faz com que o 
ar quente próximo a ela se desloque em direção ao mar.
 E as trocas de calor por convecção entre o ar quente e o ar 
frio fazem o ar em contato com a terra ficar mais quente e 
soprar em direção ao mar.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 33 07/08/2014 16:26:23
CN – 1o dia | Página 34
QUESTÃO 84
Substâncias químicas com atividades farmacológicas 
diferentes e muitas vezes opostas podem ser encontradas em 
formas espaciais diferentes (estereoisômeros). A modificação 
da orientação espacial dos substituintes ao redor de um 
centro assimétrico muda completamente o efeito biológico 
no nosso corpo. Portanto, é de fundamental importância para 
a indústria farmacêutica fazer a diferenciação das formas 
espaciais durante a elaboração de medicamentos. A seguir 
estão listados três fármacos que apresentam a mesma 
fórmula molecular (isômeros), mas possuem a capacidade 
de rotacionar a luz polarizada para lados opostos.
QUESTÃO 85
Milhões de pessoas de várias culturas do mundo inteiro 
gostam de comer pimenta devido a seu sabor peculiar, 
mesmo causando uma sensação de ardência na boca e na 
garganta. A pimenta é o segundo condimento mais usado 
no mundo, perdendo somente para o sal de cozinha. Uma 
das pimentas mais comuns no Brasil é a pimenta vermelha, 
conhecida por “dedo de moça”. 
O ardor da pimenta (verde ou vermelha) é causado 
por uma substância chamada capsaicina. As quantidades 
dessa substância presentes nas pimentas variam de 0,1 a 
1% em massa. A capsaicina foi obtida em laboratório pela 
primeira vez em 1929. Sua estrutura e suas propriedades 
químicas são bem conhecidas. Quando se conserva a 
pimenta vermelha em óleo, a capsaicina se dissolve e passa 
sua “ardência” para o óleo, não perdendo suas propriedades 
originais.
Disponível em: <http://www.qnint.sbq.org.br>.
A análise do texto e a observação das estruturas de cada par
de isômeros nos permite afirmar que
 A a (S)-Ketamina e a (R)-Ketamina são isômeros de função.
 B as formas da Talidomida possuem configurações 
geométricas diferentes.
 C o (S,S)-Aspartame e o (R,R)-Aspartame são isômeros de 
posição.
 D cada composto citado é isômero óptico de sua imagem 
no espelho.
 E a imagem de cada isômero no espelho é exatamente 
igual ao composto inicial.
A molécula da capsaicina
Nome oficial da capsaicina: 8-metil-N-vanilil-trans-6-nonenamida
Nome popular: pimenta, piripiri, malagueta
Nome científico: Capsicum sp.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que
 A em 0,2 kg de pimenta, encontram-se 20 g de capsaicina. 
 B o ardor da pimenta pode ser neutralizado com o uso de 
vinagre.
 C a molécula de capsaicina apresenta a função álcool.
 D o uso de aguardente, por apresentar álcool, solubiliza a 
capsaicina e a retira da boca, diminuindo a sensação de 
ardor.
 E a molécula de capsaicina apresenta atividade óptica, por 
apresentar isomerismo cis/trans.
(S)-Talidomida teratogênico
(S,S)-Aspartamo 
sabor doce 
(R,R)-Aspartamo 
sabor amargo
(R)-Talidomida sedativo
(S)-Ketamina anestésico (R)-Ketamina alucinógeno
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 34 07/08/2014 16:26:24
CN – 1o dia | Página 35
QUESTÃO 86
O gás sarin é um gás altamente tóxico, pertencente 
ao grupo dos organofosforados, cuja fórmula molecular é 
C4H10PFO2. Foi descoberto acidentalmente em 1936 por 
Gerhard Scharader, químico alemão, durante uma síntese 
de defensivos agrícolas. Utilizado por militares como arma 
química nas guerras, é aplicado com o auxílio de aviões, 
observando a direção do vento, podendo assim ser lançado 
de longas distâncias. No entanto, o piloto também corre o 
risco de ser contaminado. Este gás foi utilizado em um 
atentado ao metrô da cidade de Tóquio, no Japão, em 1995, 
matando 11 pessoas e intoxicando mais de 5 mil.
Estrutura do 2-(fluoro-metil-fosforil)oxipopano
Gás sarin
Com base na estrutura química, o gás sarin
 A possui o flúor como heteroátomo, e o oxigênio caracteriza 
a função orgânica haleto orgânico.
 B é um composto organometálico com um carbono 
assimétrico ou quiral.
 C apresenta baixo ponto de ebulição devido às ligações de 
hidrogênio.
 D possui quatro carbonos saturados, sendo três 
classificados como primários.
 E pertence à função orgânica éster fosfato e possui um 
único carbono secundário.
QUESTÃO 87
Atualmente, o processo de lavagem a seco segue 
essencialmente três etapas: na primeira, o solvente 
(tetracloroeteno) é usado para dissolver e dispersar a sujeira 
do tecido; na segunda, o solvente e a sujeira são removidos 
do tanque de lavagem; e na terceira, a sujeira é removida 
do solvente pelo processo de destilação, possibilitando sua 
reutilização.
BORGES, Luciana Diniz; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Lavagem a seco. 
Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br>. Acesso em: 25 maio 2014. (adaptado)
No procedimento de lavagem a seco,
 A o termo seco refere-se ao fato de tal procedimento não 
usar água.
 B a destilação é um processo mecânico de separação de 
misturas.
 C o solvente não traz riscos à saúde por ser solúvel em 
água.
 D a sujeira dissolvida no solvente apresenta natureza 
hidrofílica.
 E o elevado ponto de ebulição do solvente deve-se às 
ligações de hidrogênio.
QUESTÃO 88
Os catalisadores automotivos são constituídos por uma 
colmeia de cerâmica ou de metal, composta de milhares 
de minúsculos canais que perfazem uma superfície total 
equivalente a quatro campos de futebol. Sobre essa colmeia, 
são impregnados em torno de 1,5 g de metais preciosos, os 
quais constituem o catalisador propriamente dito; emprega- 
-se uma mistura de paládio-ródio, para veículos a gasolina, e 
uma de paládio-molibdênio, para veículos a álcool. Depois, o 
catalisador é enrolado em uma manta termoexpansiva, que 
fixa, veda, isola termicamente e dá proteção mecânica ao 
componente. Por fim, o catalisador é montado dentro de uma 
carcaça de aço inoxidável, formando, então, o conversor 
catalítico. Esse conjunto é instalado no cano de escape do 
automóvel.
Catalisadores automotivos. In: FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. v. 2. 
São Paulo: Moderna, 2004. p. 176. (adaptado)
Com relação aos catalisadores automotivos, compreende-se 
que
 A apresentam a função de aumentar a velocidade das 
reações de combustão dos hidrocarbonetos, o que 
aumenta a produção de energia e de poluentes.
 B promovem a transformação do dióxido de carbono, um 
dos principais responsáveis pela exacerbação do efeito 
estufa, em monóxido de carbono.
 C são dispositivos antipoluição que aceleram a oxidação 
de monóxidode carbono e hidrocarbonetos ou a 
decomposição de óxidos de nitrogênio.
 D devem ser constantemente trocados, pois os metais 
preciosos, que constituem o catalisador propriamente 
dito, são consumidos nas reações químicas.
 E estão presentes principalmente nos carros a álcool, 
pois existe uma alta produção de óxidos de nitrogênio e 
dióxido de enxofre.
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 35 07/08/2014 16:26:24
CN – 1o dia | Página 36
N2
Ureia
H2
Ân
od
o Meio alcalino 
Célula eletrolítica 
de ureia C
át
od
o
Com relação ao processo de eletrólise da ureia, pode-se 
afirmar que
 A a formação do dióxido de carbono é resultante da 
oxidação do carbono da ureia.
 B o carbonato de potássio (K2CO3) formado é um sal 
praticamente insolúvel em água.
 C o fluxo de elétrons ocorre do cátodo (polo positivo) para o 
ânodo (polo negativo).
 D a produção de gás hidrogênio é resultante do processo 
de redução do hidrogênio.
 E a produção do gás nitrogênio contribui para o aumento da 
poluição do meio ambiente.
QUESTÃO 89
A célula de combustível é um dispositivo eletroquímico 
que combina hidrogênio (H) e oxigênio (O) para produzir 
eletricidade, que é o movimento ordenado de elétrons; tendo 
água e calor como subprodutos. Uma célula de combustível 
é constituída por um ânodo e um cátodo – com um eletrólito 
entre eles.
Todavia, é de fundamental importância, também, que 
se tenha um agente catalizador para provocar as reações 
químicas de ionização do combustível, diminuindo a 
energia de ativação, aumentando, assim, a velocidade 
da reação. As células de combustível dependem de 
catalisadores para ambas as reações anódica e catódica. 
O hidrogênio é injetado no ânodo para ali ser difundido e, 
em seguida, ocorrer a oxidação do hidrogênio que reage 
com o catalisador, produzindo um íon H+ com carga positiva 
e liberando um elétron de carga negativa. O eletrólito é um 
composto especificamente projetado para que os íons H+ 
possam passar, fluindo através dele, mas os elétrons que 
foram liberados não podem.
Disponível em: <http://automoveiseletricos.blogspot.com.br>. Acesso em: 20 maio 2014.
 D o hidrogênio produzido é um combustível que aumenta 
as emissões de CO2 na atmosfera, aumentando, assim, 
o efeito estufa.
 E o polo que possui hidrogênio é o polo positivo, e o polo 
que possui oxigênio é o polo negativo.
QUESTÃO 90
Urina como fonte de hidrogênio
Pesquisadores americanos desenvolveram um método 
adequado para se produzir hidrogênio a partir de urina. Um 
dos principais compostos da urina é a ureia, de fórmula 
CO(NH2)2 (ou CH4N2O), e, por esta molécula conter 
hidrogênios, poderia ser uma eventual fonte, em vez de 
extraí-los diretamente da água. Gerardine G. Botte, um 
dos pesquisadores que assina o artigo, afirmou que a ideia 
ocorreu em uma conferência sobre células a combustível, na 
qual se discutia como usar água limpa para se obter energia 
limpa. Botte imaginou que isto poderia ser feito de uma 
maneira ainda mais inteligente. A equipe de pesquisadores 
utilizou o processo da eletrólise para quebrar as moléculas, 
com o uso de novo elétrodo baseado em níquel para oxidar 
a ureia com eficiência. Esta quebra é feita com uma tensão 
em torno de 0,37 V, enquanto, para a água, é necessária 
uma tensão de 1,23 V. Durante o processo eletrolítico, a 
ureia é absorvida pela superfície de níquel do elétrodo, o 
qual passa os elétrons necessários para quebrar a molécula. 
Hidrogênio puro é recuperado no cátodo, e nitrogênio mais 
alguns traços de oxigênio e hidrogênio evoluem do ânodo. 
O dióxido de carbono também é gerado durante o processo e 
reage com hidróxido de potássio para resultar em carbonato 
de potássio aquoso.
Disponível em: <http://www.emsintese.com.br>. Acesso em: 11 maio 2014. (adaptado)
Com base no processo descrito e no esquema da célula de 
hidrogênio, pode-se concluir que
 A o oxigênio é reduzido no ânodo dessa célula combustível.
 B é possível representar as equações que ocorrem nessa 
célula como sendo:
H 2H + 2e
1
2
O + 2e O
H + 1
2
O H O
2
+ -
2
- 2-
2 2 2
→
→
→
 C o catalisador acelera as reações dessa célula devido 
ao aumento na energia de ativação das reações que 
ocorrem.
Placa do campo 
de fluxo
Placa do campo 
de fluxo
Emissão: ar + 
vapor d’água
Calor (85 °C) 
arrefecido a 
ar ou água
O2 oxigênio 
do ar
O2
H2O
2H2
Catalisador Catalisador
Membrana de permuta de prótons
Elétrodo de 
difusão de gás 
(ânodo)
Elétrodo de 
difusão de gás 
(cátodo)
Recirculação 
de H2 não 
aproveitado
Combustível H2 
Hidrogênio
Circuito elétrico
(40% – 60% eficiente)
2014_Simulados_ENEM_1ºDia_V3.indd 36 07/08/2014 16:26:24

Mais conteúdos dessa disciplina