Buscar

Hermenêutica: Estudo da Interpretação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

‘HERMENEUTICA
A palavra Hermenêutica vem do grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão". Esse estudo é um ramo da filosofia que pretende estudar a arte da interpretação e as formas para que a pessoa consiga uma interpretação profunda e verdadeira.
Assinale a alternativa que corresponda à contribuição protestante a hermenêutica:
. A religião protestante colaborou para desenvolver uma hermenêutica mais ortodoxa.
2 A hermenêutica filosófica inicia-se com os estudos do filósofo francês René Descartes (1596 – 1650), onde afirma que o conhecimento racional se restringe à simples ratio no sentido do pensamento conceitual lógico-matemático, suprimindo-se, portanto, a diferença entre razão e intelecto, reduzindo ambos à razão. Outros pensadores contribuíram para o desenvolvimento da hermenêutica filosófica e sua consolidação.
Assinale a alternativa que corresponda à visão de compreensão na filosofia de Hegel:
b. Compreender, segundo Hegel, significa captar o imediatismo da visão da inteligência que apreende um sentido
3 A compreensão é um ato de conhecimento, embora não ordenado a uma verdade teórica, mas ao uso prático. Neste sentido, é um conhecimento prático, e, como tal, uma verdadeira compreensão, na qual se abre uma relação ou uma estrutura de sentido.
Assinale a alternativa que represente a forma de compreensão humana:
a. A compreensão histórica é o método para compreender o homem
4 A hermenêutica não pode se limitar em métodos tradicionais e antigos. Para continuar estudando a interpretação e compreensão dos textos, a hermenêutica necessita renovar os seus métodos, adequando-se as novas exigências da realidade.
Assinale a alternativa que represente a “análise do conteúdo.” Comentada na unidade:
d. A análise de conteúdo é uma coleção de sugestões interpretativas herdadas principalmente da Narratologia e da Análise do Discurso
5 O filósofo Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher (1768 – 1834) foi um precursor da hermenêutica filosófica contemporânea, pois, a partir da teoria do filósofo, a hermenêutica saiu de uma simples técnica de compreensão e interpretação dos vários tipos de escritos para começar a se tornar compreensão da estrutura interpretativa que caracteriza o conhecer.
Assinale a alternativa que corresponda à visão de religião segundo Schleiermacher
d. A religião passa a ser interpretada como uma relação do homem com sua totalidade, rompendo com a superficialidade.
6 A hermenêutica de Schleiermacher busca a compreensão da estrutura de interpretação que caracteriza o conhecimento enquanto tal, pois é preciso compreender o todo para poder compreender a parte e o elemento e, ainda mais geralmente, é preciso que o texto e o objeto interpretados e o sujeito interpretante pertençam ao mesmo horizonte de modo, por assim dizer, circular.
Assinale a alternativa que represente a definição de interpretação psicológica:
a. A interpretação psicológica tem como objeto central a subjetividade, tornando-se um órgão em função do pensamento
7 O filósofo alemão Wilhelm Dilthey (1833 – 1911) em toda a sua vida de estudioso teve uma preocupação constante: a da fundamentação da autonomia e da validade das ciências do espírito. Em sua obra Introdução às ciências do espírito (1883), o filósofo distingue as ciências da natureza das ciências do espírito, sendo essa última, apresenta-se no interior da consciência do homem.
Assinale a alternativa que represente a definição de razão histórica na filosofia de Dilthey:
A plenitude de funções intelectivas e afetivas relativas às épocas define a razão histórica.
8 Depois de definir a psicologia do espírito, Dilthey foca-se na hermenêutica como fundadora da ciência do espírito. O estudioso do espírito deve partir de expressões sensíveis da vida e viver o processo de criação do mundo espiritual em seu processo histórico.
Assinale a alternativa que corresponda à definição de hermenêutica segundo Dilthey:
. A hermenêutica constitui-se na compreensão da vivência por meio da classificação das expressões manifestas pelo espírito objetivo
9 Além das análises de tratados filosóficos e científicos, Dilthey investigou a literatura e poesia e seu processo de interpretação. Por meio do conhecimento objetivo e da poesia, Dilthey passou a estudar intuitivamente a verdade da vida e do mundo. Seu objetivo, afirma ela, era "descrever a vida" e penetrar no subterrâneo da estrutura histórica gigantesca para tentar enxergar "a vida como ela é" ou de “compreender a vida por si mesma".
Assinale a alternativa que represente a importância dos poetas e literatos na história do espírito desenvolvida por Dilthey:
Os poetas e literatos transmitem por meio de seus registros, ,o que pensavam, queriam e sentiam os homens em um período histórico
10 Gadamer inicia o seu conceito hermenêutico partindo da crítica realizada ao pressuposto interpretativo de seu mestre, Heidegger, em o Ser e tempo, quefaz uma descrição do círculo hermenêutico, como sendo uma possibilidade positiva do conhecimento lógico, e isso só pode ser captado a partir de uma interpretação que nunca deixa de impor pré-disponibilidade, pré-vidências, pré-cognições do caso ou opiniões comuns.
Assinale a alternativa que corresponda ao conceito de círculo hermenêutico desenvolvido por Gadamer:
O círculo hermenêutico estabelece que toda interpretação parte de pré-conhecimentos que interagem com as interpretações.
11Gadamer utiliza-se da ideia de preconceito para sustentar a sua teoria hermenêutica, pois, segundo o filósofo, o preconceito não tem um significado depreciativo, o que hoje chamamos de “juízos” amanhã serão preconceitos, e os preconceitos de ontem ou de hoje poderão ser os juízos de amanhã.
Assinale a alternativa que represente a visão sobre o preconceito na Idade moderna:
. O preconceito era visto como algo negativo, pois dificultava o processo de adesão de novos conhecimentos.
12O hermeneuta Emílio Betti (1890 – 1968) foi o fundador do instituto de teoria da interpretação e da obra em Roma, trazendo novas ferramentas para o campo hermenêutico a partir do seu livro Teoria geral da interpretação (1955).
Assinale a alternativa que corresponda à acusação de Betti ao modelo hermenêutico alemão: 
A acusação de Betti é que os hermeneutas alemães não deixam o real sentido do texto se manifestar.
13 Betti formulou quatro cânones para a interpretação: o da autoridade, da totalidade, da atualidade da compreensão e o cânone da correspondência de significado. O objetivo dessa formulação é garantir a correção da interpretação, expressando as tensões existentes entre a subjetividade do intérprete e a objetividade do sentido a ser reconhecido, por essa tensão que fundamenta todo o processo interpretativo.
Assinale a alternativa que define o cânone da correspondência:
O cânone da correspondência fala da necessidade de uma “abertura espiritual” para sincronizar-se com a interpretação
14 Para Betti, o processo interpretativo é um evento concatenado de atos de entendimento e compreensão. Não se pode compreender e captar o processo interpretativo sem revisitar a base sustentadora do entendimento, que age por meio da linguagem.
Assinale a alternativa que corresponda à visão de Betti sobre a linguagem:
d. A linguagem é apenas como um instrumento de mediação para que o objeto se torne conhecido pelo intérprete
15 Paul Ricoeur é, entre os filósofos franceses, um dos mais conhecidos do século XX; seu pensamento formou-se, através da função de três filosofias da época: o existencialismo, a fenomenologia e o personalismo. A atenção do filósofo se dirige à relação entre o involuntário e o voluntário – conceito que se apresentou pela primeira vez em seu livro O voluntário e o involuntário (1950).
Assinale a alternativa que corresponda à importância dos símbolos no pensamento de Ricoeur:
Os símbolos definem o status de falibilidade do homem tornando objetiva essa falibilidade.
16 Atacar as ilusões da consciência desi resultou a destruição duma ilusão anterior: a ilusão da coisa. Depois de Descartes, o filósofo sabe que as coisas são duvidosas, que elas não são tais como aparecem, ou que elas não são o que parecem ser. Mas não duvida da própria consciência, que é autêntica e verdadeira. Com a filosofia de Ricoeur, a consciência passou a ser criticada e questionada sobre a sua autenticidade e veracidade.
Assinale a alternativa que corresponda a ideia de “compreender-se” segundo a filosofia de Ricoeur:
d. O homem se compreende por meio da mediação dos signos, compreendendo o seu “eu” e o mundo.
17 O problema central da hermenêutica de Pareyson é como imprimir ao pensamento filosófico um valor de verdade, depois que desmistificadores – Hegel, Marx, Nietzsche, Freud ou Dilthey – evidenciaram o condicionamento histórico, ideológico, psicológico, cultural? Na tentativa de responder a essa pergunta, Pareyson propõe uma ideia que a filosofia é, ao mesmo período, expressão de um tempo e interpretação pessoal, dotada de validade especulativa.
Assinale a alternativa que corresponda à ideia de filosofia no pensamento de Pareyson:
A filosofia é a afirmação da condicionalidade histórica e ao mesmo tempo, da interpretação pessoal
18 Para Pareyson, a interpretação explica-se como uma “solidariedade original” existente entre pessoa e verdade. A existência é a pessoa; e a pessoa, em sua singularidade, torna-se “órgão revelador” da verdade, órgão que capta em sua própria perspectiva.
Assinale a alternativa que corresponda a noção de verdade existente na filosofia pareysiana:
A verdade é não objetivável, pois ela se entrega às mais diversas perspectivas.
19 Vattimo é defensor de um conceito criado por ele chamado de “pensamento débil”, em que diz que doravante não é mais possível propor uma filosofia que presuma ter a posse de certezas e de fundamentos irrefutáveis para teorias sobre o homem, sobre Deus, sobre a história e sobre os valores.
Assinale a alternativa que corresponda à ideia de pós-modernidade segundo Vattimo:
A pós-modernidade é a falência de vários campos do conhecimento, tais como a ideia de progresso e a superação do ideal cartesiano. 
20Para Pareyson, a interpretação explica-se como uma “solidariedade original” existente entre pessoa e verdade. A existência é a pessoa; e a pessoa, em sua singularidade, torna-se “órgão revelador” da verdade, órgão que capta em sua própria perspectiva.
Assinale a alternativa que corresponda a noção de verdade existente na filosofia pareysiana:
A verdade é não objetivável, pois ela se entrega às mais diversas perspectivas.

Outros materiais