Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos do Agronegócio (AGR01)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:514437) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15655516
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As universidades e centros de pesquisa, os órgãos de difusão de tecnologia e as cooperativas têm cumprido um papel importante no agronegócio, visto que alguns setores têm buscado melhorar seu desempenho operacional, com a incorporação de conhecimentos científicos. Sobre os agentes intermediários atuantes no agronegócio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As cooperativas, como a Embrapa e o Iapar, atuam no processo de transferência de conhecimentos entre os centros de desenvolvimento e os agentes produtivos que efetivamente os utilizarão em suas operações.
(    ) As universidades e os centros de pesquisa realizam muitos estudos para melhor conhecer o modo de ação de produtos, avaliar impactos produtivos e ambientais de novas tecnologias, avaliando-as em ambiente controlado antes de serem difundidas comercialmente.
(    ) As cooperativas têm atuado com as entidades de extensão rural e fomento à pesquisa e no repasse de conhecimentos ao produtor associado, que ocorre em dias de campo, visitas técnicas, palestras e mostras tecnológicas.
(    ) Entidades como a Emater, existentes e mantidas por organismos públicos em vários estados do país, cumprem o papel de tornarem públicas, conhecidas e aplicáveis às inovações desenvolvidas por pesquisadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	Todos os setores e atividades de uma economia incorrem em riscos de mercado, porém o setor do agronegócio apresenta outros dois tipos de riscos (biológicos e climáticos). Em situações não extremas, estes riscos costumam afetar de forma seletiva algumas culturas ou rebanhos. Um modelo utilizado para proteção desses eventos suaves é o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta envolve apenas o cultivo de plantas que possuem um ciclo de vida, ou periodicamente produzem frutos, se corretamente manejadas.
	 b)
	O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta permite que três atividades diferentes possam ser desenvolvidas numa mesma área. É uma forma de manejo produtivo que pode auxiliar na prevenção dos riscos biológicos e climáticos.
	 c)
	O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta trata apenas do processo de criação de animais, desde seu nascimento até o ponto de abate.
	 d)
	O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta está relacionado ao excesso de chuvas ou à falta delas, que podem colocar toda a produção a perder, ou no mínimo comprometer em muito a produtividade.
	3.
	O produtor rural é responsável por todo o ciclo produtivo da cultura ou rebanho, desde suas atividades iniciais até o produto pronto para comercialização. Os produtores rurais apresentam diferentes perfis e podem ser classificados em fazendeiro e empresário rural. Sobre os produtores rurais, analise as afirmativas a seguir:
I- O empresário rural possui uma visão mais moderna e empresarial da gestão da propriedade e do negócio.
II- O fazendeiro exerce uma exploração mais extensiva da atividade, com gestão amadora e foco no volume final de produto.
III- O fazendeiro utiliza uma gestão profissional e a noção de foco e tecnologia moderna é um diferencial.
IV- O empresário rural é o produtor rural típico, tradicional, que pode explorar as atividades com foco em lucro ou subsistência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	O agronegócio pode ser visto como todas as atividades econômicas que participam, de forma direta ou indireta, do processo de produção, transporte, processamento e distribuição de insumos agrícolas, produtos agrossilvipastoris e produtos industrializados a partir de produtos agrícolas. Sobre a origem e a evolução do agronegócio, analise as afirmativas a seguir:
I- O agronegócio brasileiro precisa se desenvolver e ampliar sua produção para garantir alimentação de qualidade e em quantidade para o mercado interno, visto que o Brasil necessita importar a maioria dos alimentos necessários ao consumo interno.
II- A exploração extrativista vem ganhando espaço dia a dia, com ações de exploração extrativista dos recursos e desperdícios destes recursos, deixando cada vez mais de lado a ideia de exploração sustentável.
III- As atividades relacionadas ao agronegócio devem ser desenvolvidas, planejadas ou consideradas isoladamente, pois as decisões nunca afetam o resultado e o desempenho dos outros agentes.
IV- O setor do agronegócio, além de ser um dos suportes da economia brasileira, é um fator de desenvolvimento da sociedade, pois diversas regiões no interior do Brasil têm apresentado crescimento econômico e desenvolvimento humano, motivados pelo agronegócio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	5.
	A agricultura apresenta uma série de conflitos associados ao processo de exploração agrícola. Assim, considerando que o agronegócio é uma extensão das atividades agrícolas, este também apresenta conflitos de interesses relevantes. Com relação aos conflitos de interesses inerentes ao agronegócio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um conflito do agronegócio é o emprego de máquinas, implementos, equipamentos e ferramentas destinadas a facilitar a exploração da atividade produtiva no campo, aumentando a produtividade e a capacidade de exploração dos recursos.
(    ) Um dos conflitos existentes no agronegócio é com relação à atividade empresarial, trata-se do conflito entre patrões e empregados, que muitas vezes surge por estarem em posições opostas nas relações patronais.
(    ) Um conflito do agronegócio é o preço recebido pelos produtos, isso gera influência nos produtores, que apresentam dúvida quanto à decisão do que produzir e em qual quantidade produzir.
(    ) Uma situação de conflito é com relação ao acesso ao capital financeiro, via financiamentos, principalmente na realidade econômica nacional, em que incertezas, altas taxas de juros e instabilidades institucionais são realidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Os debates a respeito do uso de fatores de produção básicos, como água e solo, e da adoção de tecnologias de manejo e melhoramento genético ou de desenvolvimento de defensivos apresentam uma polarização muito grande. De um lado os defensores da ampliação do agronegócio e do uso de tecnologias mais modernas, de outro lado os ambientalistas e defensores da preservação ambiental e de exploração menos agressiva dos recursos produtivos. Sobre o uso dos principais recursos de produção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um produto que precisa ser usado de forma correta são os defensivos agrícolas, que são sementes de plantas modificadas geneticamente pela inserção de genes de outros organismos em seu DNA.
(    ) Os conservacionistas se preocupam com o uso da água, sua extração para irrigação, e principalmente com a poluição ou assoreamento de mananciais ou cursos d'água, ou seja, estão atentos à manutenção do recurso para gerações futuras.
(    ) Os produtos veterinários (vacinas, antibióticos, anti-inflamatórios, vermífugos e outros produtos usados para combate a pragas e parasitas) têm potencial para contaminar o ambiente e seres humanos, gerarresistência em microrganismos e sérios problemas de saúde pública.
(    ) Os ambientalistas incentivam o uso intensivo do solo, pois quanto mais usado, o solo tende a enriquecer, aumentando a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental, garantindo o futuro da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	O setor de produção, ou dentro da porteira, concentra o processo de produção dos produtos de origem agropecuária, tendo a função de produzir os produtos que serão consumidos pela sociedade, a partir da combinação de insumos ou fatores de produção. A agricultura divide-se em diferentes segmentos: grandes culturas, fruticultura, forragicultura e olericultura. Sobre os segmentos da agricultura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As grandes culturas são caracterizadas pela produção de espécies destinadas à alimentação ou à industrialização, exploradas geralmente em larga escala, cuja produção pode ser destinada ao consumo humano e/ou animal e processamento industrial.
	 b)
	A forragicultura explora a produção de hortaliças e verduras para alimentação humana.
	 c)
	As grandes culturas são caracterizadas pela produção de frutas, que podem ser cultivadas em larga ou pequena escala, sendo destinadas apenas à alimentação humana in natura.
	 d)
	A olericultura é voltada ao plantio de espécies vegetais exclusivamente destinadas à alimentação animal.
	8.
	De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a água é um recurso natural finito e uma das maiores preocupações do futuro da humanidade. Devido a isso, cada vez mais a sociedade vai questionar a forma como o seu uso vem sendo feito pelos diversos setores produtivos no mundo. Com relação ao uso da água no agronegócio, analise as seguintes sentenças:
I- A agricultura atual já faz o uso racional da água, não exigindo, da ciência, soluções para o uso cada vez mais racional da água ou para o desenvolvimento de plantas mais eficientes e resistentes ao estresse hídrico.
II- Sistemas que integram lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta bem manejados podem contribuir para a conservação da água pelo solo, suavizando os efeitos negativos decorrentes da grande dispersão entre precipitações das estações chuvosa e seca.
III- Os cursos d'água, mananciais, rios e mares devem ser preservados para que o ciclo de chuvas não seja afetado e para que novas safras possam ser plantadas e colhidas ano a ano.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O desafio do uso da água na agricultura brasileira. 2018. Disponível em: <https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura/sobre-o-tema>. Acesso em: 17 abr. 2018.
	 a)
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	Os novos fatores de produção, como a informação, originados a partir dos avanços tecnológicos, se tornaram insumos ainda mais importantes para os processos gerenciais, por vezes tão relevantes para o sucesso da atividade rural quanto os recursos tradicionais, como animais ou terra (COSTA; PEREIRA, 2013). A partir das informações apresentadas e com relação aos fatores clássicos e modernos de produção, analise as seguintes afirmativas:
I- A empresa rural moderna foca na mão de obra contratada e qualificada para gerir e operar a tecnologia moderna em sistemas de obtenção de gestão da informação, bem como na reciprocidade com a terra.
II- Em uma exploração profissional da atividade agrícola, são considerados os seis fatores de produção, visando uma combinação ótima, máxima eficiência e produtividade e, consequentemente, lucro.
III- As informações podem influenciar o processo de tomada de decisão do produtor, essas informações são os dados de produção, safra, efeitos climáticos, dados levantados junto ao mercado relativos à renda, demanda, inovações, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, F. P.; PEREIRA, M. de A. Melhoramento genético aplicado em gado de corte: Programa Geneplus-Embrapa. Cap. 8: Ferramentas de gestão para a pecuária de corte. Brasília, DF: Embrapa; Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2013.
	 a)
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	10.
	O agronegócio engloba todas as operações e transações envolvidas, desde a fabricação dos insumos agropecuários e das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento, a distribuição e o consumo dos produtos agropecuários. Desse modo, costuma-se dividir a cadeia em antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira, de acordo com o posicionamento do agente econômico na cadeia produtiva. Sobre o setor antes da porteira, analise as afirmativas seguir:
I- As instituições de pesquisas agropecuárias, órgãos de fomento, extensão e assistência técnica são exemplos de agentes econômicos que desenvolvem serviços que compõem o segmento antes da porteira.
II- O setor antes da porteira representa a produção agropecuária, com os produtores e empresários rurais, cuidando de plantações e rebanhos, na qual envolve os processos de exploração de três grupos de atividades: a agricultura, a pecuária e a silvicultura.
III- Nesse segmento, encontram-se as atividades de processamento, armazenagem, distribuição e transporte de produtos de origem agrossilvipastoril, que é responsável por agregar valor aos produtos agrícolas.
IV- Representam o elemento mais visível do complexo agroindustrial, dotando o produto de seu formato de consumo, conforme preferência do consumidor, colocando-o nas quantidades e locais de comercialização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina