Buscar

BNCC_Educação Infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direitos de aprendizagem
	Direitos de Aprendizagem
	Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
	Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
	Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
	Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
	Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
	Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Campos de Experiência
		MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O REDATOR DE CURRÍCULO - NÃO FAZ PARTE DA BNCC
	Campos de Experiências	Mais sobre o campo de Experiência	Orientações gerais quanto ao processo pedagógico	Direitos
	Traços, sons, cores e formas	As crianças vivem em ambientes onde, a cada momento, ocorrem situações envolvendo pessoas, atividades, espaços, objetos e materiais que elas buscam perceber, reconhecer, significar e representar, e o fazem pela apropriação de diferentes linguagens e recursos, como suas sensações, afetos e desejos, sua corporeidade, sua linguagem verbal, sua percepção das ações de seus parceiros e sua atenção voltada para os aspectos materiais do ambiente.
 Este campo destaca experiências nas quais as crianças tenham a oportunidade de perceber o ambiente como composto de TRAÇOS, SONS, CORES e FORMAS, oferecendo condições para sentirem a consistência da terra ou areia, criar misturas, colecionar coisas, modelar com argila, criar tintas, explorar formas coloridas, texturas, sabores, sons e também silêncios, em um espaço acolhedor, cheio de visualidades e sonoridades, promovendo o desenvolvimento da expressividade e da criatividade infantil e abrindo caminhos para o desenvolvimento de sua afetividade.	O(a) professor(a) escolhe práticas a serem promovidas com as crianças, referenciadas em sua formação, na proposta pedagógica da instituição e na sua observação e escuta dos interesses, desejos e necessidades das crianças.
 Com a intenção de garantir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento desse campo de experiências, o trabalho pedagógico ganha força ao considerar a organização de situações que contemplem experiências com a linguagem musical e com as linguagens visuais.
 
 Experiências com a linguagem musical
 Falar da experiência da criança com a sonoridade implica em reconhecer que a escuta ativa que ela faz da música anda junto com a criação musical que ela efetiva.
 A criança necessita, ao escutar uma música, perceber a intensidade dos sons e o ritmo das melodias ecoando no próprio corpo, o que lhe estimulará a produzir outros sons e ritmos.
 É importante apresentar canções, brincadeiras cantadas, parlendas, brincos, rimas e outros jogos musicais, cantando em diferentes situações ou promovendo momentos em que todos cantem, acompanhados ou não por objetos e instrumentos musicais, considerando situações em que observam adultos e outras crianças em apresentações e/ou improvisações musicais e festas populares.
 Apresentar de forma sistemática um repertório musical — obras clássicas, populares, étnicas, cantadas ou instrumentais, incluindo canções infantis tradicionais, folclóricas de diferentes países e também canções do repertório popular — e objetos sonoros e/ou instrumentos musicais pode favorecer a exploração destes pelas crianças na busca de identificar qualidades como duração (sons curtos ou longos), altura (sons graves ou agudos), intensidade (sons fracos ou fortes) ou timbre (que qualifica os sons a partir da fonte que os origina), e ampliar seu repertório de referências sonoras, seus modos de escutar e produzir músicas e desenvolver suas preferências.
 
 Experiências com linguagens visuais
 Ao longo de sua vivência na Educação Infantil, as crianças podem apropriar-se de alguns fundamentos das linguagens visuais, conforme participam de atividades como desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia, visitas a museus e locais de produção e divulgação da arte visual.
 Ajudá-las na construção de uma sensibilidade mais investigativa no campo visual impõe ao(à) professor(a) acompanhar a atividade produtiva das crianças, observar o desenvolvimento de sua gestualidade na produção de um desenho ou de outras marcas infantis, e a fazer intervenções para que possam articular suas marcas visuais a outras marcas infantis.	CONVIVER e fruir com os colegas e professores manifestações artísticas e culturais da sua comunidade e de outras culturas — artes plásticas, música, dança, teatro, cinema, folguedos e festas populares.
 BRINCAR com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, objetos e materiais, construindo cenários e indumentárias para brincadeiras de faz de conta, encenações ou para festas tradicionais.
 EXPLORAR variadas possibilidades de usos e combinações de materiais, substâncias, objetos e recursos tecnológicos para criar desenhos, modelagens, músicas, danças, encenações teatrais e musicais.
 PARTICIPAR de decisões e ações relativas à organização do ambiente (tanto o cotidiano quanto o preparado para determinados eventos), à definição de temas e à escolha de materiais a serem usados em atividades lúdicas e artísticas.
 EXPRESSAR suas emoções, sentimentos, necessidades e ideias cantando, dançando, esculpindo, desenhando, encenando.
 CONHECER-SE no contato criativo com manifestações artísticas e culturais locais e de outras comunidades.
	O eu, o outro e o nós	O processo de construção da identidade da criança é central para o seu desenvolvimento. Acontece ao longo de toda a vida, mas é particularmente intenso durante a Educação Infantil.
 Esse campo destaca experiências que possibilitem às crianças, na interação com outras crianças e adultos, viverem situações de atenção pessoal e outras práticas sociais, nas quais aprendem a se perceber como um EU, alguém que tem suas características, desejos, motivos, concepções, a considerar seus parceiros como um OUTRO, com seus desejos e interesses próprios, e a tomar consciência da existência de um NÓS, um grupo humano cada vez mais ampliado e diverso. Nesse processo, vão se constituindo como alguém com um modo próprio de agir, sentir e pensar. A ênfase neste campo de experiências está ligada à constituição de atitudes nas relações vividas ao longo de toda a permanência da criança na unidade de Educação Infantil, abrindo caminho para outras aprendizagens.
O(a) professor(a) escolhe práticas a serem promovidas com as crianças, referenciadas em sua formação, na proposta pedagógica da instituição e na sua observação e escuta dos interesses, desejos e necessidades das crianças. Com a intenção de garantir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento desse campo de experiências, o trabalho pedagógico ganha força ao considerar a organização de situações que contemplem experiências de relação com os companheiros, de autoconhecimento e cuidado de si mesmo.
 Experiências de relação com os companheiros
 As situações de interações positivas ajudam as crianças a construírem relações de confiança e amizade. Nesse contexto, é importante, no cotidiano da instituição, estruturar um ambiente tranquilo e favorecedor do estabelecimento de interações pelas crianças, compreendendo suas movimentações como intenções exploratórias e como forma de comunicação. Pode-se oferecer materiais e propor atividades em que as crianças percebam a necessidade de compartilhar e cooperar, ajudando cada uma a reconhecer a existência do ponto de vista do outro e a considerar possíveis sentimentos, intenções e opiniões das demais pessoas, construindo atitudes negociadoras e tolerantes.
 É importante considerar os momentos de acolhimento quando ocorre o período de adaptação ou mesmo com as crianças já matriculadas após um período de férias ou de adoecimento. Organizar o ambiente e as rotinas também é uma ação intencional importante do(a) professor(a), favorecendo uma boa transição casa-escola e contribuindo para a criação de vínculos entre as crianças.
 Experiências de autoconhecimento e cuidado de si mesmo
 Considerar preferências, sentimentos e opiniões das crianças e ajudá-las a também identificar esses pontos as auxilia a se conhecerem e a reconhecerem o que estão sentindo nas situações, desenvolvendo uma identidade pessoal, um sentimento de autoestima, autonomia e confiança em suas possibilidades. É importante apoiar as crianças a desenvolver uma identidade pessoal, um sentimento de autoestima, autonomia, confiança em suas possibilidades e de pertencimento a um determinado grupo étnico-racial, crença religiosa, local de nascimento etc., e também fortalecer os vínculos afetivos de todas as crianças com suas famílias e ajudá-las a captar as possibilidades trazidas por diferentes tradições culturais para a compreensão do mundo e de si mesmas.
 Ao mesmo tempo,pode-se favorecer interações positivas com as crianças enquanto realizam ações de cuidado individual, como as trocas de fraldas, banho, sono, alimentação, de modo comunicativo e atento, em um ambiente planejado, seguro, aconchegante e diversificado, apoiando-as e incentivando-as a terem maior autonomia em relação aos seus cuidados pessoais. É importante, ainda, construir com as crianças o entendimento da importância de cuidar de sua saúde e bem-estar no decorrer das atividades cotidianas e criar com elas hábitos ligados à limpeza e preservação do ambiente, à coleta do lixo produzido nas atividades e à reciclagem de inservíveis.	CONVIVER com crianças e adultos em pequenos grupos, reconhecendo e respeitando as diferentes identidades e pertencimento étnico-racial, de gênero e religião de seus parceiros.
 BRINCAR com diferentes parceiros, desenvolvendo sua imaginação e solidariedade.
 EXPLORAR diferentes formas de interagir com parceiros diversos em situações variadas, ampliando sua noção de mundo e sua sensibilidade em relação aos outros.
 PARTICIPAR ativamente das situações do cotidiano, tanto daquelas ligadas ao cuidado de si e do ambiente como das relativas às atividades propostas pelo(a) professor(a).
 EXPRESSAR às outras crianças e/ou adultos suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e oposições.
 CONHECER-SE e construir uma identidade pessoal e cultural, valorizando suas características e as das outras crianças e adultos, aprendendo a identificar e combater atitudes preconceituosas e discriminatórias.
	Corpo, gestos e movimentos	Na primeira infância, o corpo é o instrumento expressivo e comunicativo por excelência, que serve de suporte para o desenvolvimento emocional e mental, sendo essencial na construção de afetos e conhecimentos.
 Esse campo destaca experiências nas quais o CORPO, os GESTOS e os MOVIMENTOS constituem linguagens das quais as crianças, desde cedo, fazem uso, e que as orientam em relação ao mundo. O referido campo destaca experiências ricas e diversificadas, em que gestos, mímicas, posturas e movimentos expressivos constituem uma linguagem vital com a qual as crianças percebem e expressam emoções, reconhecem sensações, interagem, brincam, ocupam espaços e neles se localizam, construindo conhecimento de si e do mundo. Destaca-se também que a capacidade de nomear, identificar e ter consciência do próprio corpo, assim como a construção de uma autoimagem positiva, estão associadas às oportunidades oferecidas às crianças para expressão e conhecimento da cultura corporal da sociedade em que vivem.	O(a) professor(a) escolhe práticas a serem promovidas com as crianças, referenciadas em sua formação, na proposta pedagógica da instituição e na sua observação e escuta dos interesses, desejos e necessidades das crianças.
 Com a intenção de garantir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento desse campo de experiências, o trabalho pedagógico ganha força ao considerar a organização de situações que contemplem experiências com brincadeiras, dança e dramatização.
 
 Experiências com brincadeiras
 Brincar de explorar o espaço com o corpo potencializa habilidades diversas e é atividade muito apreciada pelas crianças.
 Os jogos possibilitam que as crianças aprendam a explorar formas básicas de movimento (saltar, girar, cair, deslocar-se, gesticular etc.), suas dinâmicas ou qualidades (rápido, lento, forte, leve, direto, flexível etc.), o modo como o movimento ocupa o espaço em todos os seus níveis (alto, médio, baixo), planos e formas, bem como construir referenciais que as orientem em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos.
 O brincar de faz de conta cria oportunidades valiosas de representação do cotidiano das crianças e também do mundo da fantasia que elas tomam contato pela leitura de histórias e outras narrativas promovidas pelo(a) professor(a) ou pelo contato com representações teatrais.
 
 Experiências com dança
 A dança ocorre nos festejos juninos, no carnaval, nos folguedos e reisados que marcam essas e outras ocasiões significativas de uma comunidade.
 Na dança, a criança recria movimentos a partir de uma música, de um som, de uma ideia, e se sensibiliza quanto ao valor expressivo de seus gestos, na medida em que explora movimentos leves ou fortes, rápidos ou lentos, percorrendo o espaço sozinha ou interagindo com parceiros.
 As possibilidades expressivas dos seus corpos são especialmente trabalhadas se as crianças tiverem oportunidade de criar movimentos livremente ao dançar. O enredo também é importante. Dançar um ritual de nossos antepassados, brincar de estar em um elegante baile ou em uma escola de samba, ou imitando os movimentos de determinado animal ou o jeito de andar de um personagem possibilita à criança explorar as possibilidades expressivas do seu corpo na encenação de realidades fantasiosas.
 
 Experiências com dramatização
 O teatro na Educação Infantil deve ser uma experiência integrada às demais experimentações
vividas pelas crianças: a leitura de histórias, a brincadeira, a expressão plástica, a música, o movimento. Assistindo a uma apresentação teatral, é possível notar a tensão corporal e o olhar maravilhado dos bebês que buscam significar o que presenciam.
 A aprendizagem do fazer teatral, além de passar pelo aperfeiçoamento do brincar de faz de conta, também se beneficia da maior experiência das crianças em usufruir da “contação” de histórias que se faz cotidianamente na unidade de Educação Infantil, em que aprendem a lidar com as palavras e imagens às quais elas remetem.
 Conforme crescem, as crianças podem começar a construir, com a ajuda do(a) professor(a), roteiros para encenar histórias conhecidas, situações improvisadas ou criações coletivas, para confeccionar cenários e figurinos, e utilizar a iluminação e a sonoplastia.	CONVIVER com crianças e adultos, experimentando marcas da cultura corporal nos cuidados pessoais, na dança, música, teatro, artes circenses, escuta de histórias e brincadeiras.
 BRINCAR utilizando criativamente o repertório da cultura corporal e do movimento.
 EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, produção de sons e de mímicas, descobrindo modos de ocupação e de uso do espaço com o corpo.
 PARTICIPAR de atividades que envolvem práticas corporais, desenvolvendo autonomia para cuidar de si.
 EXPRESSAR corporalmente emoções e representações tanto nas relações cotidianas como nas brincadeiras, dramatizações, danças, músicas e contação de histórias.
 CONHECER-SE nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo.
	Escuta, fala, pensamento e imaginação	A aproximação de diferentes linguagens traz para o cotidiano das unidades de Educação Infantil momentos de ESCUTA, no sentido de produzir/acolher mensagens orais, gestuais, corporais, musicais, plásticas, além das mensagens trazidas por textos escritos, e de FALA, entendida como expressar/interpretar não apenas pela oralidade, mas também via linguagem de sinais, pela escrita convencional, não-convencional, pela escrita braile e também pelas danças, desenhos e outras manifestações expressivas.
 Este campo ressalta experiências que evidenciam a estreita relação entre os atos de fala e escuta e a constituição da linguagem e do pensamento humano desde a infância. Destaca-se a experiência da criança com a linguagem verbal em diálogo com outras linguagens, desde o nascimento, de modo a ampliar não apenas essa linguagem, mas também o PENSAMENTO (sobre si, sobre o mundo, sobre a língua) e a IMAGINAÇÃO.	O(a) professor(a) escolhe práticas a serem promovidas com as crianças, referenciadas em sua formação, na proposta pedagógica da instituição e na sua observação e escuta dos interesses, desejos e necessidades das crianças.
 Com a intenção de garantir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento desse campo de experiências, o trabalho pedagógico ganha força ao considerar a organização de situações que contemplem experiências com a linguagem oral, com a leitura e a linguagem escrita.
 
 Experiências com a linguagem oral
 No domínio da oralidade, a Educação Infantil tem possibilitado às crianças se apropriarem de diversas formas sociais de comunicação, como as cantigas, as brincadeiras de roda e os jogos cantados, além de formas de comunicação presentes na cultura humana: conversas, informações, reclamações, repreensões, elogios etc. Isso se inicia pela imersão delas em trocas comunicativas e prossegue conforme os momentos de fala criam situações em que elas necessitam pensar sobre a língua, experimentar sua sonoridade e diferenciar maneiras de falar na situação, de modo a comunicar desejos, sentimentos, ideias e pensamentos.
 Uma forma muito importante de comunicação oral é a conversa, situação em que os sujeitos têm que narrar, descrever, explicar, relatar, ouvir e argumentar com outros parceiros. É próprio da nossa cultura conversar e contar casos, o que torna a conversa uma prática social muito frequente.
 
 Experiências com a leitura
 A experiência da criança com a leitura de histórias, além de facilitar o acesso a uma linguagem diferente daquela que está presente no seu cotidiano, possibilita conhecer os detalhes do texto e das imagens e ter contato com os personagens reais e imaginários que a levam a reagir, se emocionar e antecipar desfechos. A leitura de histórias possibilita à criança perceber como afetos, medos e surpresas podem ser comunicados pela escrita, constituindo um meio de conhecimento de si mesmo, dos outros e do mundo, e de ampliação de experiência na vivência estética do texto com suas imagens e ilustrações.
 O contato das crianças desde pequenas com textos de narrativa ficcional, ricos em imaginação e fantasia, e sustentados pela linguagem oral ou escrita, por imagens e gestos, lhes permitem explorar possibilidades de leitura, ainda que elas não saibam ler convencionalmente: as imagens, por exemplo, informam e ajudam a antecipar muito do que é explicitado por palavras.
 Ao escutar a leitura de uma história ou ao elaborar narrativas a partir de um livro de imagens, as crianças reformulam elementos constitutivos da língua escrita. A leitura diária de histórias pelo(a) professor(a) é muito importante, pois oportuniza experiências que emocionam as crianças e as ajudam a reconhecer as regularidades entre diversas narrativas, a constituir hábito de ouvir histórias etc.
 
 Experiências com a linguagem escrita
 A presença constante da linguagem escrita e sua marcante influência nas sociedades contemporâneas criam condições para as crianças observarem e reproduzirem práticas cotidianas de uso de escrita, em especial nas brincadeiras de faz de conta, quando os enredos por elas criados colocam os personagens em situações, por exemplo, de anotar um recado ou um pedido de comida feito por telefone, preencher um cheque ou fazer uma lista de compras, escrever um convite para uma festa ou anotar a medicação em um receituário, no caso da criança que toma o papel de médico.
 Além da imitação de atos de escrita feitos por parceiros mais experientes, a apropriação da linguagem escrita pelas crianças se faz por meio de interações plenas de ludicidade, a partir de experiências promovidas pelo(a) professor(a): ouvir e recontar histórias, conversar sobre os personagens, escrever seu nome em um desenho feito etc.
 Conforme as crianças se arriscam a ler e a escrever, o(a) professor(a) as apoia na organização de suas ideias sobre o sistema de escrita, criando hipóteses sobre ela e inventando meios de utilizá-la.
 A escrita do próprio nome é uma importante conquista da criança que entra no mundo das letras. A criança começa quase que desenhando o nome, aos poucos ela passa a observar algumas regularidades e nota que as letras sempre se repetem e aparecem de um mesmo jeito. Por fim, ela percebe que letras ou trechos de seu nome aparecem também nos nomes de alguns de seus colegas, o que permite continuar pensando sobre a escrita e escrevendo outras coisas a partir daí.	CONVIVER com crianças e adultos em situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer.
 BRINCAR com parlendas, trava-línguas, adivinhas, memória, rodas, brincadeiras cantadas, jogos e textos de imagens, escritos e outros, ampliando o repertório das manifestações culturais da tradição local e de outras culturas, enriquecendo sua linguagem
oral, corporal, musical, dramática, escrita, dentre outras.
 PARTICIPAR de rodas de conversa, de relatos de experiências, de contação e leitura de histórias e poesias, de construção de narrativas, da elaboração, descrição e representação de papéis no faz de conta, da exploração de materiais impressos e de variedades linguísticas, construindo diversas formas de organizar o pensamento.
 EXPLORAR gestos, expressões, sons da língua, rimas, imagens, textos escritos, além dos sentidos das palavras nas poesias, parlendas, canções e nos enredos de histórias, apropriando-se desses elementos para criar novas falas, enredos, histórias e escritas, convencionais ou não.
 EXPRESSAR sentimentos, ideias, percepções, desejos, necessidades, pontos de vista, informações, dúvidas e descobertas, utilizando múltiplas linguagens, considerando o que é comunicado pelos colegas e adultos.
 CONHECER-SE e reconhecer suas preferências por pessoas, brincadeiras, lugares, histórias, autores, gêneros linguísticos e seu interesse em produzir com a linguagem verbal.
	Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações	Temas como animais, plantas, sustentabilidade do ambiente, vida cotidiana, produção de bens e economia, nossa cidade, organizações sociais etc., e atividades que lidam com números, têm orientado o trabalho na Educação Infantil. Esses e outros temas, no entanto, precisam ser tratados discutindo noções de espaço, de tempo, de quantidade, de relações e de transformações de elementos, quando se pretende motivar a criança a ter um olhar mais crítico e criativo do mundo, promovendo-lhe aprendizagens mais significativas.
 Neste campo, destacam-se experiências nas quais as crianças falam, descrevem, narram, explicam e fazem relações, requisitos fundamentais para a construção e ampliação de saberes. As vivências cotidianas delas na unidade — construir um castelo como cenário de um faz de conta, procurar um tatu-bola no jardim, cuidar de plantas e de animais, colecionar objetos, movimentar-se por diferentes espaços com diversos desafios, pensar sobre perguntas como: "Quanto tempo falta para o meu aniversário?", "Por que quando minha avó era criança não havia televisão?", "Por que alguns objetos afundam e outros não?", "Por que existem alguns animais com penas e outros com pelos?", "Quantas vezes um elefante é maior do que um cavalo?" —, além de fortalecerem sua autonomia, podem ser ricas oportunidades para a construção do raciocínio lógico, de noções de ESPAÇO e TEMPO, QUANTIDADES, de classificações, seriações etc., para a percepção de RELAÇÕES e de TRANSFORMAÇÕES nas situações, objetos e materiais observados ou manuseados, e para o desenvolvimento da sua imaginação.	O(a) professor(a) escolhe práticas a serem promovidas com as crianças, referenciadas em sua formação, na proposta pedagógica da instituição e na sua observação e escuta dos interesses, desejos e necessidades das crianças.
 Com a intenção de garantir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento desse campo de experiências, o trabalho pedagógico ganha força ao considerar a organização de situações que contemplem experiências em relação ao espaço, ao tempo, à medida e experiências quanto às relações e transformações.
 
 Experiências em relação ao espaço
 Noções espaciais relativas a uma situação estática — tais como longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora — ou a uma situação dinâmica – para frente, para trás, para o lado, para cima, para baixo, na mesma direção, para a direita, para a esquerda — começam a ser apreendidas pelas crianças a partir da relação do seu corpo com o ambiente à medida que vivenciam situações diversificadas e significativas.
 A organização do esquema corporal e da orientação e percepção espacial podem e devem ser potencializadas intencionalmente, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. Experiências de apreciar uma pintura, desenhar, localizar-se, ler, escrever, brincar e muitas outras ampliam as noções da criança de espaço.
 O(a) professor(a) pode organizar situações em que as crianças tratem o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência; favorecer situações de exploração tátil e visual das propriedades — forma, tamanho, posição, direção —, das formas geométricas planas e não-planas, integrando experiências com noções espaciais e gerarando a produção de desenhos, esculturas, maquetes ou cenários; promover a observação da paisagem local por meio de passeios ou atividades na área externa da unidade ou com o apoio de fotos, imagens, relatos e registros, chamando atenção para as transformações ocorridas ao longo do tempo; criar oportunidades para as crianças observarem diferentes animais e plantas e reconhecerem algumas de suas características, investigar os hábitos, a alimentação, questionar o espaço em que estão, as transformações que percebem no crescimento e na aparência de animais e plantas.
 
 Experiências em relação ao tempo
 Noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã; semana, mês e ano) tornam-se objeto de interesse das crianças que mostram fazer refências em suas conversas a noções de ordem temporal (“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu avô depois da escola”), histórica (“No tempo antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na época do Natal”), e comparar situações que se dão em tempos diferentes, podendo até ser uma situação imaginária (Hábitos do tempo da vovó e hábitos atuais; roupas usadas pelos astronautas e pelos médicos). O foco é apropriar-se das noções de simultaneidade, sequência, mudança e permanência de determinadas ações.
 Se puderem conversar com membros da comunidade ou com seus familiares e perguntarem-lhes sobre fatos do passado, as crianças podem pensar em como elas seriam se tivessem nascido em outra época (por exemplo, quando os dinossauros existiam ou quando ainda não existia luz elétrica etc.) e analisar as mudanças que os objetos citados sofreram até hoje.
 
 Experiências em relação à medida
 Cabe à unidade de Educação Infantil propor situações-problema em que a criança possa ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, o que inclui observá-los e utilizar instrumentos para quantificar sua grandeza.
 A contagem de objetos — tesouras, brinquedos, livros etc. — e pessoas é um dos procedimentos possíveis para a criança aprender a adicionar ou subtrair quantidades e requer a presença de referências para a consulta dos números e da ordem numérica, tais como a fita métrica, o quadro numérico e os livros com muitas páginas para ler.
 Contar pontos de dados em geral ajuda as crianças a construírem diferentes procedimentos de contagem, buscando sempre formas mais eficientes de solucionar problemas aditivos e subtrativos. A partir de jogos de tabuleiro, a criança pode construir a noção de sequência numérica verbal e escrita, usando palavras diferenciadas na contagem de objetos, compreender que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um-a-um, sincronizando o gesto e o recitado da série numérica sem pular os objetos e/ou contá-los mais de uma vez.
 Nas experiências de que participam, as crianças podem aprender a comparar a quantidade de grupos de objetos utilizando as relações mais que, menos que, maior que e menor que, a utilizar diferentes estratégias para
juntar, repartir e tirar quantidades, e a avançar ou retroceder em uma série numérica.
 
 Experiências quanto às relações e transformações
 Pesquisar modos de viver de pessoas de um tempo passado ou de outra cultura pode levá-las a aprender que há múltiplas culturas feitas pelos homens, cada uma delas rica em elementos simbólicos, em produtos artesanais, artísticos e técnicos.
 Convidar crianças pequenas a observar fotos de seus familiares e de seus colegas, identificando-os por nome, e a narrar acontecimentos significativos de sua vida as ajuda a perceber certas características de seu grupo familiar e de amizade.
 Noções relacionadas à transformação de materiais, objetos e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade também podem ser estabelecidas na Educação Infantil pela observação de elementos da natureza e de fatos e fenômenos sociais, como enchente, seca, hábitos de vida etc., seguida de conversa com os colegas.
 Mover objetos de diferentes maneiras e observar seu resultado, participar de atividades que produzem mudanças nos componentes, como o preparo de uma tinta, fazer reciclagem manual de papel e vivenciar experiências que lidam com misturas, observando e levantando explicações sobre as fases da transformação dos ingredientes possibilita às crianças elaborar hipóteses sobre os fenômenos observados e verificar por meio de experimentos simples se suas explicações são aceitáveis.	CONVIVER com crianças e adultos e com eles investigar o mundo natural e social.
 BRINCAR com materiais, objetos e elementos da natureza e de diferentes culturas e perceber a diversidade de formas, texturas, cheiros, cores, tamanhos, pesos e densidades que apresentam.
 EXPLORAR características do mundo natural e social, nomeando-as, agrupando-as e ordenando-as segundo critérios relativos às noções de espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
 PARTICIPAR de atividades de investigação de características de elementos naturais, objetos, situações, espaços, utilizando ferramentas de exploração — bússola, lanterna, lupa — e instrumentos de registro e comunicação, como máquina fotográfica, filmadora, gravador, projetor e computador.
 EXPRESSAR suas observações, explicações e representações sobre objetos, organismos vivos, fenômenos da natureza, características do ambiente.
 CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal e cultural, reconhecendo seus interesses na relação com o mundo físico e social.
Traços, sons, cores e formas
				MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O REDATOR DE CURRÍCULO - NÃO FAZ PARTE DA BNCC
	Traços, sons, cores e formas
	Campo de experiências	Faixas Etárias	Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento	Abordagem das experiências de aprendizagem	Sugestões para o currículo
	Traços, sons, cores e formas	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02TS01) 
Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.	Desde bebês, as crianças escutam e reagem à música com movimentos e outras manifestações. As crianças bem pequenas se interessam por conhecer as canções, reproduzi-las ou inventar pequenos versos a partir das canções conhecidas. Ao escutar a música, envolvem-se com seu corpo e buscam mover-se no compasso da canção. Os materiais sonoros exercem grande interesse nas crianças bem pequenas, sejam eles instrumentos ou objetos comuns. Em suas explorações, buscam descobrir e criar sons e acompanhar o ritmo da música. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas participem de diversas situações que as convidem a produzir sons, utilizar o próprio corpo, como ao bater palmas, os pés, de forma ritmada, com o auxílio de outras crianças e professores(as) e também utilizando objetos diversificados. É importante, ainda, que possam explorar diferentes fontes sonoras e reconhecer sua ausência ou presença em diferentes situações ou expressar-se utilizando diferentes instrumentos musicais, ritmos, velocidades, intensidades, sequências de melodia e timbres em suas brincadeiras, nas danças ou em interação em duplas, trios ou pequenos grupos, e que possam também demonstrar sua preferência por determinadas músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira e de outras culturas: canções, acalantos, cantigas de roda, brincos, parlendas, trava-línguas etc.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados às suas explorações em busca de descobrir novos sons, como brincar com materiais, objetos e instrumentos musicais, imitar, inventar e reproduzir criações musicais ou explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares, buscar adequar os sons produzidos com os diferentes objetos ou instrumentos ao ritmo da música ou diferenciar sons dos objetos sonoros e dos instrumentos musicais. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de instrumentos musicais, objetos ou canções que são típicos da cultura local, e também criar objetivos relacionados à apreciação musical, ao gosto ou valorização pela diversidade de produção artística das diferentes culturas.
	Traços, sons, cores e formas	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02TS02) 
Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.	As crianças bem pequenas gostam de criar reproduções de pessoas e coisas utilizando diferentes materiais, como argila, massa de modelar, areia etc. Suas explorações relacionando o reconhecimento das propriedades dos materiais com as representações que têm dos objetos, pessoas ou animais as engajam em produções cada vez mais intencionais, como, por exemplo, um pedaço de massinha esticado representando uma cobra. Além disso, contribuem para a compreensão sobre as coisas que querem representar e também para o aprimoramento das habilidades necessárias ao manuseio dos diferentes materiais e instrumentos. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas participem de situações nas quais tenham a oportunidade de utilizar diferentes materiais para criar objetos tridimensionais, que podem ser feitos com palitos de madeira, papéis diversos e outros materiais disponíveis na escola e/ou fáceis de serem encontrados, criando, assim, formas diversas. É importante também que possam criar objetos bidimensionais e tridimensionais a partir de materiais como argila, barro, massa de modelar, papel e tinta ou explorar as características de objetos e materiais — odores, sabores, sonoridades, texturas, formas, pesos, tamanhos e posições no espaço — ao utilizar materiais como argila, barro, massa de modelar, papel, tinta etc.; e formas tridimensionais nas brincadeiras de montar, encaixar e empilhar.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças pequenas, a exploração e o uso de diferentes materiais é uma forma de ampliar suas noções e habilidades sobre as coisas e as pessoas que pretendem representar. É possível construir objetivos específicos relacionados a essas aprendizagens, como criar produtos com massa de modelar ou argila a partir de seu próprio repertório, explorando diferentes elementos, como forma, volume, textura etc. O currículo pode construir objetivos relacionados à habilidade
no manuseio dos materiais para sua produção artística — por exemplo, explorar e aprofundar suas descobertas em relação a procedimentos necessários para modelar e suas diferentes possibilidades de manuseio a partir de sua intencionalidade. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de objetos e materiais que são típicos da região, comunidade ou cultura local, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas relacionadas ao cuidado e à apreciação pela produção própria da criança e a dos colegas.
	Traços, sons, cores e formas	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02TS03) 
Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.	As crianças bem pequenas estão abertas a ouvir, fazer música e se movimentar com ela. Desde bebês, são capazes de escutar os sons e responder a eles. Elas estão rodeadas por diferentes sons à sua volta: o som da chuva, do rio, dos passarinhos, das pessoas a falar, dos motores dos carros, barcos etc. Gostam de ouvir os sons, identificá-los e correspondê-los às imagens mentais que possuem sobre os objetos ou seres que os produzem. Nesse contexto, as diferentes fontes sonoras presentes no ambiente escolar ou ao seu redor são fontes de investigações para suas explorações e descobertas sobre o mundo. É importante que haja diversidade de materiais que sejam fontes de sons, como aparelhos tecnológicos, rústicos etc. para que as crianças façam novos sons e descubram novas possibilidades, que sejam convidadas a identificar e imitar sons conhecidos, como os sons da natureza (cantos de pássaros, “vozes” de animais, barulho do vento, da chuva etc.), sons da cultura (vozes humanas, sons de instrumentos musicais, de máquinas, produzidos por objetos e outras fontes sonoras) ou o silêncio, e que tenham vivências de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo ou participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ ou a improvisação musical.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à produção musical e identificação de fontes sonoras. Por exemplo, explorar e reconhecer sons familiares ou explorar e identificar possibilidades sonoras de objetos de seu cotidiano ou de instrumentos musicais. O currículo pode construir objetivos relacionados à produção e à apreciação musical, como reproduzir sons ou canções conhecidas e usar em suas brincadeiras, interessar-se por canções ou brincadeiras cantadas apresentadas pelos professores(as) ou seus colegas. O currículo local pode, ainda, destacar os objetos, canções, instrumentos ou manifestações culturais que são típicas de sua cultura, região ou de outras culturas, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como apreciar canções e músicas de diferentes culturas ou escutar músicas de diferentes tradições culturais buscando cantar juntos e imitar os gestos comuns.
O eu, o outro e o nós
				MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O REDATOR DE CURRÍCULO - NÃO FAZ PARTE DA BNCC
	O eu, o outro e o nós
	Campo de experiências	Faixas Etárias	Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento	Abordagem das experiências de aprendizagem	Sugestões para o currículo
	O eu, o outro e o nós	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EO01) 
Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.	As crianças bem pequenas têm interesse pela interação com seus pares e com adultos e, quanto mais experiências de interações positivas tiverem, maior a oportunidade de que aprendam e valorizem a convivência em grupo e o cuidado com as relações. Nas situações de interação, principalmente em pares ou em pequenos grupos, aprendem como os seres humanos agem e tratam uns aos outros e têm a oportunidade de demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade com seus colegas e professores(as). Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas tenham a oportunidade de construir vínculos profundos e estáveis com professores(as), que lhes garantam confiança e segurança e que sejam responsivos às suas manifestações por meio de atitudes cuidadosas e respeitosas. Também é importante que construam vínculos com outras crianças, por meio de brincadeiras e ações compartilhadas, nas quais têm a oportunidade de realizar ações como dividir brinquedos, negociar enredos para a brincadeira, atentar e apreciar ações e gestos dos colegas, compartilhar ideias e emoções, oferecer um brinquedo ao colega que está triste, abraçar o colega quando está chateado, brincar de esconder-se, de cuidar de animais domésticos, de ouvir e contar histórias, observar aspectos do ambiente, colecionar objetos, participar de brincadeiras de roda, brincar de faz de conta, dentre outras experiências realizadas com diferentes parceiros.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à percepção dos sentimentos e necessidades dos colegas, como, por exemplo, começar a considerar o ponto de vista do outro ao esperar sua vez para brincar com determinado objeto, ou pode também considerar objetivos específicos relacionados a atitudes de cuidado com o outro, como, por exemplo, chamar o(a) professor(a) ou outra criança quando um colega estiver triste. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a serem desenvolvidas, como, por exemplo, demonstrar incômodo quando suas ações geram o choro de outra criança ou fazer carinho quando um colega da sala está triste.
	O eu, o outro e o nós	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EO03) 
Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.	As crianças bem pequenas aprendem com todo o seu corpo e seus sentidos, por meio de ações sobre os objetos e brinquedos e da interação com outras crianças e adultos. Ao realizar variadas situações de explorações de diferentes objetos e brinquedos, começam a formar uma imagem mental desses materiais, vivendo, assim, suas primeiras experiências de representação criativa. No contato com outras crianças e com as pessoas em geral, têm a oportunidade de variar e enriquecer suas experiências, aprendendo por meio da imitação ou de suas ações sobre os objetos. Nesse contexto, é importante garantir às crianças bem pequenas diversas situações de explorações, com materiais diversificados e em situações de interação cuidadosas e estimulantes com outras crianças e professores(as). Favorecer jogos de imitação, nessa faixa etária, promove experiências significativas de comunicação e brincadeiras entre as crianças bem pequenas.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à interação com outras crianças, como, por exemplo, buscar colegas para iniciar uma brincadeira ou compartilhar brinquedos em suas atividades de explorações, investigações ou de faz de conta. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados ao estabelecimento de relações sociais, como, por exemplo, manter interações que gradativamente tenham uma maior duração, uma maior intenção de continuidade e uma maior complexidade de relações nas suas brincadeiras e jogos de exploração. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a
serem desenvolvidas, como, por exemplo, interessar-se por brincar de faz de conta junto com outras crianças, compartilhando brinquedos e a representação de atividades sociais.
	O eu, o outro e o nós	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EO04) 
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.	As crianças bem pequenas ouvem e compreendem a linguagem antes mesmo de saberem se expressar por palavras. Quando, desde bebês, têm a oportunidade de viver interações sociais nas quais são reconhecidas e valorizadas em suas iniciativas de expressão e comunicação, aprimoram suas estratégias para serem compreendidas e para compreenderem os interesses e necessidades dos outros.Nesse contexto, é importante que possam vivenciar situações de interação que as engajem em buscar formas cada vez mais eficazes de se comunicar, seja por meio de suas expressões com o corpo, de suas produções artísticas ou musicais, seja por meio de suas representações ao brincar, ou mesmo por meio da linguagem verbal ou escrita, compreendendo seus colegas e os professores(as) e se fazendo compreender.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à comunicação não-verbal, como, por exemplo, participar de situações de brincadeira buscando compartilhar enredos e cenários, usar expressões faciais para apoiar seus relatos de situações vividas ou sua opinião sobre uma história escutada, bem como expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio da dança, da música ou da arte. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à ampliação do vocabulário com foco na interação com adultos e pares como, por exemplo, engajar-se em situações de interações por tempos maiores, fazer perguntas para apoiar suas descobertas sobre o mundo à sua volta, além de descrever situações ou fatos vividos utilizando palavras novas e frases cada vez mais complexas. O currículo local pode, ainda, destacar qual o vocabulário típico de sua comunidade que elas costumam fazer uso ou exemplificar situações de brincadeiras de faz de conta que incentivem a comunicação entre as crianças.
	O eu, o outro e o nós	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EO05) 
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.	Por meio de experiências positivas de interação com outras crianças e adultos, permeadas por relações vinculares profundas, estáveis e respeitosas, as crianças bem pequenas têm a oportunidade de aprender sobre as suas características físicas e a perceber semelhanças e diferenças em relação aos seus colegas ou outras pessoas próximas. Nesse contexto, é importante que possam viver situações de explorações de seu próprio corpo e de relações e trocas com seus colegas e professores(as) em um ambiente rico de interações e descobertas pelas crianças sobre si mesmas, suas características físicas, seus gostos e preferências e de seus colegas em um clima de respeito e confiança, favorecendo que as crianças pequenas valorizem e respeitem suas particularidades e diferenças em relação aos outros. Nesse contexto é desejável também que elas possam apoiar parceiros em dificuldade, sem discriminá-los por suas características .	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados ao reconhecimento de suas características, como, por exemplo, identificar progressivamente algumas características físicas suas, reconhecendo diferenças com as de seus colegas. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados ao respeito frente às diferenças, como, por exemplo, brincar de faz de conta assumindo diferentes papéis e imitando ações e comportamentos de seus colegas, expandindo suas formas de expressão e representação. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a serem desenvolvidas, como, por exemplo, interessar-se por relacionar-se com outras crianças respeitando suas formas diferentes de agir.
	O eu, o outro e o nós	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EO06) 
Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.	As crianças bem pequenas têm a oportunidade de descobrir e se apropriar das regras básicas de convívio social conforme podem vivenciar diversas situações de interação em cenários de brincadeiras e atividades compartilhadas. Nesse contexto, incentivar o interesse que as crianças bem pequenas têm em estar junto com seus pares, oportunizando situações de jogos colaborativos, atividades simples em pequenos grupos, trios ou mesmo duplas, e situações em que precisam compartilhar objetos ou brinquedos, favorece o desenvolvimento do convívio social positivo entre as crianças. É imporante também que possam participar de situações em que cantem, respeitando sua vez de cantar e ouvindo os companheiros, e decidam com os colegas o tema de uma história a ser por todos dramatizada, usando esclarecimentos, justificativas e argumentos que são muito ligados aos seus sentimentos.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, o currículo pode construir objetivos específicos relacionados às normas simples de convivência, como, por exemplo, começar a seguir, de forma gradativa, regras simples de convívio em momentos de alimentação, cuidado com a saúde e brincadeiras. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à participação em diferentes situações, como, por exemplo, participar de diferentes manifestações culturais de seu grupo, como festa de aniversário, ritos ou outras festas tradicionais, respeitando e valorizando ações e comportamentos típicos. O currículo local pode, ainda, exemplificar quais são os ritos, festas ou celebrações típicas de sua cultura, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como, por exemplo, ter prazer em participar de eventos tradicionais de seu território.
	O eu, o outro e o nós	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EO07) 
Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.	As crianças bem pequenas, ao participarem de situações de interações com outras crianças, acabam se envolvendo em situações de conflitos de relações que, muitas vezes, geram sentimentos de frustração. Nessa faixa etária, estão mais centradas em si mesmas, pensam de uma forma mais concreta e estão adquirindo a conquista do autocontrole. A regulação de suas emoções é importante para que as crianças possam vivenciar situações concretas de conflitos sociais. Nessas vivências, elas devem ser apoiadas na resolução desses conflitos, de forma positiva, pelo(a) professor(a), que as ajuda a aprender, gradativamente, a resolvê-los. Nesse contexto, é importante cuidar das situações cotidianas de conflitos relacionais que as crianças bem pequenas vivem, aceitando e respeitando a situação e, ao mesmo tempo, ajudando-as a reconhecer, expressar e conversar sobre seus sentimentos, apoiando-as na criação de estratégias para a resolução dos conflitos.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à busca de apoio
para resolver conflitos relacionais, como, por exemplo, procurar o(a) professor(a) para ajudar a resolver conflitos nas brincadeiras e interações com outras crianças. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados ao controle de suas emoções em situações de conflitos, como, por exemplo, aceitar ajuda e conseguir acalmar-se com o apoio do(a) professor(a) ao vivenciar um conflito relacional. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a serem desenvolvidas, como, por exemplo, interessar-se por tentar resolver os conflitos relacionais com o(a) professor(a) em situações de brincadeira.
	O eu, o outro e o nós	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EO02) 
Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.	As crianças bem pequenas aprendem por meio de suas interações e explorações. Ao vivenciarem variadas situações de interação, nas quais têm a oportunidade de decidir o que explorar e como resolver pequenos problemas, vão, aos poucos, desenvolvendo um sentido de autoconfiança. Assim, vão se reconhecendo como alguém que é capaz de fazer coisas por si mesmo e sentindo orgulho em suas conquistas, o que também é importante para o desenvolvimento de sua autonomia e independência. Nesse contexto, é importante oportunizar às crianças bem pequenas diversas situações de exploração e interação nas quais tenham a oportunidade de iniciar suas ações, tomar decisões, fazer escolhas e resolver problemas em um ambiente seguro e estimulante, com professores(as) que valorizam e apoiam suas iniciativas e preferências.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à imagem positiva de si, como, por exemplo, reconhecer sua imagem corporal no espelho ou brincando de luz e sombra, manifestando prazer em brincar com seu corpo por meio de gestos e movimentos ou apontar partes do seu corpo e mostrar a correspondência destas em seus colegas. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à autoconfiança, como, por exemplo, demonstrar satisfação com suas características e possibilidades corporais e na conquista de objetivos simples. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a serem desenvolvidas, como, por exemplo, interessar-se por cuidar da imagem de si mesmo por meio da sua apresentação pessoal, de seus pertences e da manifestação de gostos e preferências por brincadeiras e atividades.
Corpo, gestos e movimentos
				MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O REDATOR DE CURRÍCULO - NÃO FAZ PARTE DA BNCC
	Corpo, gestos e movimentos
	Campo de experiências	Faixas Etárias	Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento	Abordagem das experiências de aprendizagem	Sugestões para o currículo
	Corpo, gestos e movimentos	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02CG05) 
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.	Para as crianças bem pequenas, o movimento físico e as habilidades manuais têm um papel muito importante no apoio às suas aprendizagens. Quando elas conseguem controlar seus movimentos e manipular materiais de diferentes tipos, tamanhos e pesos, começam a se sentir mais confiantes em suas explorações e buscam novas práticas e descobertas. Aprender a medir sua força, adequar os movimentos de seus dedos e exercitar sequências e padrões de movimentos são desafios importantes nesse momento de suas vidas. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas possam vivenciar situações relativas ao desenvolvimento de suas habilidades manuais, como, por exemplo, que: possam montar um brinquedo, pegar objetos e manuseá-los com certos cuidados, por exemplo, um origami de papel que exige suavidade no toque, materiais pegajosos etc.; possam participar de práticas nas quais tenham oportunidade de aprimorar a coordenação visio-motora fina, utilizando movimento de preensão com pinça em diferentes situações de uso de objetos, como lápis, pincel, caneta ou jogos de encaixe com peças pequenas; ou, ainda, possam carregar objetos, controlando e equilibrando-os enquanto estão em ação, além de construir, com auxílio do(a) professor(a), brinquedos com sucatas, e casas ou castelos com areia, tocos de madeira e outros materiais, brincar de cantar, de dançar, de desenhar, de escrever, de jogar futebol, de jogar bola ao cesto, boliche, esconde-esconde, mapa do tesouro, brincar de estátua ou de ser malabarista de circo, dentre outros personagens que a criança conhece da escuta de histórias.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, que começam a realizar novos movimentos na medida em que progridem nas suas habilidades manuais, é possível construir objetivos específicos relacionados às habilidades manuais importantes de serem conquistadas. Por exemplo, coordenar o movimento das mãos para segurar o giz de cera, canetas, lápis e fazer suas marcas gráficas; mudar a página do livro ou explorar materiais de construção e brinquedos de encaixe de diferentes tamanhos e formatos; começar a usar a tesoura simples para recortar; adaptar a forma como segura instrumentos gráficos (pincel grosso, fino, pincel de rolinho, giz de cera, giz pastel etc.) para conseguir diferentes marcas gráficas. O currículo local pode, ainda, trazer objetivos específicos relacionados aos objetos, brinquedos ou jogos de sua cultura local, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como interessar-se por conhecer novos objetos e seus usos ou funções ou manter seu interesse e perseverança nos jogos de encaixe e equilíbrio frente aos desafios encontrados.
	Corpo, gestos e movimentos	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02CG01) 
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.	As crianças bem pequenas se interessam pelos adultos e outras crianças com as quais convivem e aprendem, em diferentes situações de interação, por meio da observação e imitação de seus gestos e movimentos. Garantir situações e tempo para que as crianças possam observar umas às outras, explorar conjuntamente gestos e movimentos e ensinar umas às outras em situações significativas contribui para que ampliem seus conhecimentos e suas habilidades nas explorações e descobertas que fazem sobre si mesmas, nas relações com o outro e o mundo ao seu redor. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas vivenciem situações em que possam acolher as formas de expressão umas das outras, valorizando suas diferenças e apoiando suas investigações e descobertas sobre as diferentes linguagens, sobre os objetos, os materiais, o repertório cultural de sua comunidade e de outras culturas. É importante, também, que possam participar de situações de brincadeiras de faz de conta, utilizando como referência enredos, cenários e personagens do seu entorno social; interessar-se por ensinar jogos de sua cultura familiar e aprender os jogos de seus colegas; relatar práticas de cuidado de si em casa e escutar com atenção os relatos dos colegas; imitar, nas situações de brincadeira, gestos e movimentos aprendidos com os colegas ou professores(as) em situações de conversa, cuidados ou jogos; incorporar algumas práticas de cuidado de si voltadas para vestir-se e alimentar-se, além de situações de descanso e higiene pessoal.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças
bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à ampliação de noções e habilidades a partir da observação e do contato com novos gestos e movimentos da sua cultura. Por exemplo, conversar com professores(as) e outras crianças sobre o cuidado e a atenção no uso dos diferentes espaços da escola, observar e imitar gestos e movimentos típicos dos profissionais da escola e de sua comunidade próxima, cantar canções imitando os gestos ou seguir ritmos diferentes de músicas com movimentos corporais. O currículo pode considerar a complexidade dos gestos e movimentos — por exemplo, apreciar, explorar e valorizar a escuta de diferentes estilos de música, dança e outras expressões da cultura corporal ou criar novos movimentos e gestos a partir de apresentações artísticas assistidas. O currículo local pode, ainda, destacar os objetos, materiais, expressões culturais corporais, danças, músicas e brincadeiras que são típicas de sua região, de sua cultura, e apontar as aprendizagens a serem conquistadas pelas crianças. Por exemplo, imitar e criar movimentos na dança a partir do contato com diferentes gêneros musicais, imitar movimentos dos artistas no uso do barro para a modelagem, brincar de pescar a partir da observação dos pescadores, fazendo relações entre a situação vivida e o enredo, cenários e personagens em situação de faz de conta.
	Corpo, gestos e movimentos	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02CG02) 
Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.	Crianças bem pequenas apropriam-se com interesse do espaço à sua volta, seja em sua sala ou no espaço externo, ao ar livre. Gostam de brincar ao lado umas das outras e se interessam pelos objetos, pessoas e ações ao seu redor. Brincar ao seu lado, mostrando desafios, diferentes formas de ocupar o espaço e se deslocar nele, chamando atenção de como seus pares fazem, são ações que apoiam suas explorações e descobertas sobre o espaço. Nesse contexto, é importante que crianças bem pequenas tenham oportunidade de participar de situações de deslocamento de seu corpo no espaço de diversas formas. Por exemplo, explorando os diferentes desafios oferecidos pelo espaço com maior autonomia e presteza por meio de movimentos como andar, correr, saltar, saltitar, pular para baixo, subir, escalar, arrastar-se, pendurar-se, balançar-se, equilibrar-se etc, brincando em pares, trios ou pequenos grupos, com jogos que envolvam marcações visuais no ambiente (amarelinha, por exemplo) ou por meio de brincadeiras de encontrar “tesouros” ou outros objetos escondidos nas dependências da escola ou outros locais. Assim, as crianças bem pequenas podem participar de uma diversidade de situações de percorrer trajetos e brincadeiras no espaço, utilizando, além da posição de seu próprio corpo, referências como “em cima de...”, “embaixo de...”, “perto de...”, “atrás de...”, “mais perto de...”, “entre” para descrever suas ações ou, ainda, conhecer os diferentes espaços da instituição, explorando diferentes caminhos para chegar neles e fazendo uso de noções como perto/longe, em cima, embaixo, à frente e atrás etc.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, que começam a ampliar seu sentido de espaço e a interessar-se por explorar novas descobertas em seus deslocamentos por ele, é possível construir objetivos específicos relacionados à exploração que realizam do espaço. Por exemplo, localizar um brinquedo e buscá-lo, reconhecer onde se encontram seus pertences pessoais, explorar o espaço ao seu redor fazendo movimentos como saltar, correr, se arrastar, brincar com os colegas de esconder e achar brinquedos e objetos no espaço, bem como experimentar novas explorações a partir de diferentes perspectivas, olhando pela janela, em cima da mesa ou do escorregador do parque etc. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados à resolução de problemas simples na exploração do espaço, como, por exemplo, vencer desafios do espaço para alcançar suas intenções, andar pelo espaço segurando objetos na mão, usar triciclos para explorar novos caminhos e descobertas e observar e imitar seus colegas nas diferentes formas de exploração do espaço. O currículo local pode, ainda, trazer exemplos de espaços e objetos que são típicos da região, comunidade, cultura local ou mesmo da sua instituição, valorizando, por exemplo, as explorações nos ambientes internos e externos da escola ou os desafios que podem estar presentes na exploração de cada um dos espaços da instituição.
	Corpo, gestos e movimentos	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02CG03) 
Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.	Crianças bem pequenas têm uma automotivação para suas explorações e descobertas envolvendo o uso do seu corpo. Conforme crescem, as suas experiências podem continuar engajando-as e apoiando-as em suas descobertas, bem como desafiando-as de forma a sustentar seu interesse, a realizar ações cada vez mais complexas e a ampliar seu conhecimento sobre seu corpo no espaço, seguindo ou criando suas próprias orientações e resgatando ações já conhecidas e organizando-as em sequências cada vez mais complexas. Nesse contexto, é importante que crianças bem pequenas possam vivenciar situações individuais e de pequenos grupos e participar de brincadeiras que as incentivem a deslocar seu corpo no espaço de diferentes formas: pulando, andando, dançando etc. Além disso, é interessante que essas vivências e brincadeiras também as incentivem a responder a orientações para movimentos simples, como pegar o brinquedo quando solicitado, mostrar ao colega onde ficam os seus pertences etc., a seguir orientações verbais e visuais simples em situações de dança, brincadeiras e circuitos e a adquirir maior domínio de seus movimentos corporais, desenvolvendo habilidades motoras e o controle de seu movimentos no deslocamento do espaço, alternando diferentes velocidades, direções e posições.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, que começam a explorar novas formas de deslocamento no espaço, é possível construir objetivos específicos relacionados às ações e às possibilidades de seguir orientações. Por exemplo, responder a orientações para movimentos simples, explorar espaços simples e familiares, fazendo uso de movimentos como andar, correr, saltar ou rastejar-se. O currículo pode considerar objetivos específicos relacionados ao seu interesse em narrar seus movimentos e compartilhar, como, por exemplo, descrever seus movimentos enquanto os realiza; descobrir diferentes possibilidades de exploração de um mesmo espaço e compartilhar com os colegas; explorar espaços maiores, com mais desafios, variando os movimentos e mostrando maior domínio sobre eles. O currículo local pode, ainda, trazer objetivos específicos de aprendizagem e desenvolvimento relacionados à aquisição de movimentos corporais típicos de diferentes culturas, bem como objetivos relacionados ao prazer e às conquistas de suas aprendizagens com os movimentos corporais, como, por exemplo, ficar contente com suas conquistas e desfrutar o bem-estar ao realizar atividades corporais e vencer desafios.
	Corpo, gestos e movimentos	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02CG04) 
Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.	Aprender a cuidar de seu próprio corpo é uma importante conquista para as crianças bem pequenas. O processo dessa aprendizagem
se dá, primordialmente, em situações de interação com os(as) professores(as), que lhes garantem um vínculo profundo e estável e, por meio de uma escuta atenta e de suas observações, são responsivos às necessidades e interesses das crianças, partilhando com elas situações acolhedoras nas quais têm a oportunidade de aprender diferentes formas de cuidar de si mesmas. A partir dessas relações e em um ambiente seguro e de confiança, a diversidade de situações de cuidado nas quais as crianças são incentivadas a assumir pequenas responsabilidades em relação ao cuidado com seu próprio corpo ajudam-nas no aprendizado de sua progressiva independência em situações como alimentar-se, usar o vaso sanitário, colocar e tirar roupas e encontrar soluções para resolver suas necessidades pessoais. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas participem de situações nas quais possam: refletir sobre o cuidado do seu próprio corpo, reconhecendo, por exemplo, a necessidade de limpar o nariz, ou solicitando ajuda caso seja necessário; se adaptar a rotinas básicas de cuidado em um contexto diferente do de sua casa; manifestar preferências por determinados alimentos e reconhecer progressivamente as atividades ao ar livre como positivas para seu bem-estar e sua saúde; e apropriar-se de gestos envolvidos no ato de calçar meias e sapatos, vestir o agasalho, pentear o cabelo e outras tarefas de cuidado pessoal.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, que começam a descobrir que conseguem realizar ações de cuidado do seu próprio corpo, é possível construir objetivos específicos relacionados às ações que começam a realizar com o apoio do(a) professor(a). Por exemplo, ir ao banheiro solicitando ajuda para limpar-se; lavar as mãos com ajuda; vestir-se com ou sem ajuda; e alimentar-se solicitando ajuda quando necessário. O currículo local pode, ainda, trazer objetivos específicos relacionados às rotinas básicas do grupo ao qual as crianças fazem parte, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como interessar-se por experimentar novos alimentos ou interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Escuta, fala, pensamento e im
				MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O REDATOR DE CURRÍCULO - NÃO FAZ PARTE DA BNCC
	Escuta, fala, pensamento e imaginação
	Campo de experiências	Faixas Etárias	Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento	Abordagem das experiências de aprendizagem	Sugestões para o currículo
	Escuta, fala, pensamento e imaginação	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EF01) 
Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.	As crianças bem pequenas aprendem sobre a linguagem de forma processual, quando imersas em contextos nos quais se envolvem de maneira ativa na tentativa de comunicar seus desejos, necessidades, pensamentos, sentimentos e opiniões. De maneira evolutiva, em suas tentativas, as crianças passam a fazer um uso mais complexo da linguagem, passando da utilização de poucas palavras para frases, de assuntos concretos para outros mais abstratos, de situações contextualizadas no presente para situações do passado e do futuro. Essa progressão se dá a partir das interações comunicativas de qualidade e positivas que as crianças têm a oportunidade de vivenciar em seu cotidiano. Nesse contexto, é muito importante que as crianças bem pequenas tenham diferentes oportunidade de interagir com outras crianças e demais pessoas, falando sobre suas experiências pessoais, relatando fatos significativos, sendo escutadas e acolhidas naquilo que comunicam, expressando-se e comunicando-se por meio do corpo, do movimento, da dança, da mímica, do som, da música, de suas esculturas, desenhos ou do teatro. É importante que o(a) professor(a) crie um clima seguro e engajador para que as crianças falem e se expressem livremente, e que esteja disponível para conversar e interagir com elas, sendo responsivo(a) às suas colocações e criando um efetivo diálogo. Para isso, o(a) professor(a) deve observar e escutar os interesses das crianças bem pequenas, falando sobre eles, incentivando situações de conversas entre as crianças em contextos de brincadeiras, jogos e atividades em pequenos grupos e pares.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para as crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados ao uso de palavras ou construções de frases simples, como, por exemplo, combinar palavras para se expressar, usar verbos e objetivos, ampliar o vocabulário utilizado para se expressar, formular perguntas, iniciar diálogos estruturados e ter atenção ao escutar o outro. O currículo pode construir objetivos relacionados às diferentes formas de se expressar e se comunicar, como, por exemplo, expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens, como a dança, o desenho, a mímica, a música, a linguagem verbal e a escrita. O currículo local pode, ainda, abordar atitudes a serem desenvolvidas, tais como interessar-se por interagir com outras crianças fazendo uso da linguagem verbal e tentando se fazer entender.
	Escuta, fala, pensamento e imaginação	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)	(EI02EF02) 
Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.	As crianças bem pequenas gostam de jogar com a linguagem, se interessam por explorar seus sons, seus efeitos e intensidades. Imersas em situações na quais se divertem em brincadeiras de roda cantadas, em dançar com canções conhecidas, em recitar parlendas em suas brincadeiras, em criar novas rimas e divertir-se com suas produções, em participar de situações de declamações, escutar histórias rimadas, em brincar com o ritmo de uma declamação, se interessam por brincar com a linguagem, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, ao mesmo tempo em que constroem noções da linguagem oral e escrita. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas tenham a oportunidade de escutar e brincar com textos poéticos, como, por exemplo, as canções, os poemas, as parlendas e as histórias com rimas, considerando que elas chamam a atenção das crianças para aspectos da língua por meio de sua musicalidade e de sua forma gráfica. É importante, também, garantir situações em que brinquem com as palavras que rimam nos textos, divertindo-se com seus sons ou criando novas rimas. Escutar várias vezes os mesmos textos de forma que possam recontá-los, usá-los em suas brincadeiras, imitar gestos e entonações dos personagens contribui para criarem o hábito da escuta desses tipos de textos, criando prazer na relação com eles.	Ao formular objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para o currículo, é desejável detalhar noções, habilidades, atitudes e/ou especificidades locais para cada um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para crianças bem pequenas, é possível construir objetivos específicos relacionados à recitação de textos poéticos, como, por exemplo, recitar poesias e parlendas criando diferentes entonações e ritmos, declamar textos poéticos conhecidos nas brincadeiras como corre-cotia, pula corda etc. O currículo pode criar objetivos relacionados à identificação de sons e rimas, tais como criar sons enquanto canta ou cria uma música ou um poema, além de abordar atitudes a serem desenvolvidas, como divertir-se ao brincar com a linguagem, criando sons e reconhecendo rimas e aliterações. O currículo local pode, ainda, destacar textos poéticos típicos de seu território.
	Escuta, fala, pensamento e imaginação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais