Logo Passei Direto
Buscar

Legislação Aduaneira Comparada_Avaliação I_2020.1

User badge image
Big Boss

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Toda comercialização entre países é fiscalizada pelos órgãos competentes. A entrada e a saída de mercadorias são controladas em qualquer parte do país. E o controle aduaneiro é feito pela Secretaria da Receita Federal para cumprimento da legislação tributária, administrativa e cambial. De acordo com Carlucci (apud GOMES; WEEGE, 2012, p. 47), "As franquias territoriais compreendem a não incidência do imposto aduaneiro para qualquer mercadoria que penetre em área territorial nacional, que se considera desnacionalizada para efeitos fiscais e favorecimento do comércio internacional. Correspondem a certas porções do território nacional subtraídas à jurisdição aduaneira, nas quais as mercadorias procedentes do exterior podem ingressar sem pagar os direitos correspondentes e sair para o exterior com igual franquia. Somente serão devidos os impostos se passarem para outra área do país".
Sobre as características da zona franca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: I- Com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma determinada região ou área geográfica. II- Destinada à industrialização, e criada para atender a determinadas situações econômicas. III- Este local é denominado como zona franca, em que a entrada e a saída de mercadorias não são submetidas às tarifas alfandegárias normais. IV- As zonas francas geralmente se encontram nos portos e aeroportos internacionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma determinada região ou área geográfica.
II- Destinada à industrialização, e criada para atender a determinadas situações econômicas.
III- Este local é denominado como zona franca, em que a entrada e a saída de mercadorias não são submetidas às tarifas alfandegárias normais.
IV- As zonas francas geralmente se encontram nos portos e aeroportos internacionais.
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - V.

As franquias territoriais possuem especificidades que alcançam a incidência de impostos, com o objetivo do favorecimento do comércio internacional.
Tomando como referência as franquias territoriais, analise as sentenças a seguir: I- As áreas que possuem incentivos fiscais, que têm por finalidade a promoção do desenvolvimento local, são reconhecidas como zonas francas. II- As facilidades para a importação de máquinas e equipamentos que tenham como destino a implantação de indústrias e exportação de produtos são encontradas na zona franca. III- O incentivo às relações com o comércio exterior sem foco no desenvolvimento regional é encontrada nos portos livres. IV- Os portos livres oferecem o trânsito fácil de mercadorias, não estando contemplados os fatores de produção. Assinale a alternativa CORRETA:
I- As áreas que possuem incentivos fiscais, que têm por finalidade a promoção do desenvolvimento local, são reconhecidas como zonas francas.
II- As facilidades para a importação de máquinas e equipamentos que tenham como destino a implantação de indústrias e exportação de produtos são encontradas na zona franca.
III- O incentivo às relações com o comércio exterior sem foco no desenvolvimento regional é encontrada nos portos livres.
IV- Os portos livres oferecem o trânsito fácil de mercadorias, não estando contemplados os fatores de produção.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

É constante a divulgação, através de jornais e noticiários, de mercadorias contrabandeadas que ingressam no país. Estas mercadorias são produtos não autorizados, como armas, drogas, cigarros, remédios e outros. O COPLANC e a Secretaria da Receita Federal têm papel de destaque no controle e na fiscalização das situações em que podem ocorrer o contrabando e descaminho, além de outros segmentos.
Com relação a estes institutos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas rodovias federais, o papel de repressão e prevenção do contrabando e descaminho é da Polícia Federal. ( ) Em viagem ao estrangeiro e em seu regresso, o comandante de embarcação da Marinha do Brasil deve exercer a fiscalização para impedir abusos alfandegários. ( ) A fiscalização e a repressão ao contrabando é de competência do comandante de embarcação da marinha mercante. ( ) Colaboram com a alfândega as autoridades postais, no que diz respeito à repressão e à prevenção ao contrabando e descaminho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Nas rodovias federais, o papel de repressão e prevenção do contrabando e descaminho é da Polícia Federal.
( ) Em viagem ao estrangeiro e em seu regresso, o comandante de embarcação da Marinha do Brasil deve exercer a fiscalização para impedir abusos alfandegários.
( ) A fiscalização e a repressão ao contrabando é de competência do comandante de embarcação da marinha mercante.
( ) Colaboram com a alfândega as autoridades postais, no que diz respeito à repressão e à prevenção ao contrabando e descaminho.
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - V.

A integração regional tem estabelecido alguns segmentos específicos. Entre eles, temos as áreas ou zonas preferenciais, as áreas ou zonas de livre comércio e a união aduaneira.
Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir: I- A existência das zonas preferenciais determina a eliminação total das restrições para a importação nestas áreas. II- As uniões aduaneiras determinam uma tarifa externa comum entre os Estados-membros e o resto do mundo. III- A eliminação de tarifas e outras barreiras ao comércio entre os países é prerrogativa da área ou zona de livre comércio. IV- Um dos objetivos da união aduaneira é o de permitir a livre passagem de pessoas e bens através das fronteiras nacionais. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A existência das zonas preferenciais determina a eliminação total das restrições para a importação nestas áreas.
II- As uniões aduaneiras determinam uma tarifa externa comum entre os Estados-membros e o resto do mundo.
III- A eliminação de tarifas e outras barreiras ao comércio entre os países é prerrogativa da área ou zona de livre comércio.
IV- Um dos objetivos da união aduaneira é o de permitir a livre passagem de pessoas e bens através das fronteiras nacionais.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Todos os segmentos estabelecidos nas relações e transações comerciais em território brasileiro estão disponíveis através de normas jurídicas, envolvendo práticas comerciais e são identificadas no direito aduaneiro e editadas pelo Estado por normas legais, com o propósito de manter disciplina e ordem jurídica em nosso país.
Sobre a concepção do direito aduaneiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Toda liquidação financeira com relação à movimentação comercial na entrada e saída de mercadorias ou bens está sob controle do regime cambial. ( ) O setor administrativo fiscal controla toda tributação com relação ao comércio exterior e todos os serviços aduaneiros. ( ) O regime administrativo controla as mercadorias que entram e saem do país e descrevem os procedimentos que podem ser adotados para realizar as operações do comércio exterior. ( ) As relações comerciais internacionais e o próprio comércio internacional, que atravessam fronteiras, são circunstâncias que promovem o surgimento do direito aduaneiro, regulamentador das situações apontadas a partir destes fatos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Toda liquidação financeira com relação à movimentação comercial na entrada e saída de mercadorias ou bens está sob controle do regime cambial.
( ) O setor administrativo fiscal controla toda tributação com relação ao comércio exterior e todos os serviços aduaneiros.
( ) O regime administrativo controla as mercadorias que entram e saem do país e descrevem os procedimentos que podem ser adotados para realizar as operações do comércio exterior.
( ) As relações comerciais internacionais e o próprio comércio internacional, que atravessam fronteiras, são circunstâncias que promovem o surgimento do direito aduaneiro, regulamentador das situações apontadas a partir destes fatos.
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - V - F - F.

Toda entrada e saída de mercadorias, pessoas e veículos em determinado país é extremamente controlada pelos órgãos competentes sob controle aduaneiro na alfândega.
Sobre a bagagem ou mala diplomática ou consular ao cruzar fronteiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Não há limites para peso ou volume para mala diplomática ou consular. ( ) A mala diplomática ou consular é liberada pela autoridade aduaneira e dispensada do despacho aduaneiro. ( ) A mala diplomática e consular é dispensada de revista, não podendo ser aberta e nem retirada. ( ) A mala diplomática não poderá ser revistada mesmo em caso de suspeita. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Não há limites para peso ou volume para mala diplomática ou consular.
( ) A mala diplomática ou consular é liberada pela autoridade aduaneira e dispensada do despacho aduaneiro.
( ) A mala diplomática e consular é dispensada de revista, não podendo ser aberta e nem retirada.
( ) A mala diplomática não poderá ser revistada mesmo em caso de suspeita.
a) F - V - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - F - F.
d) V - F - F - V.

O Estado, como superioridade, ampara de acordo com sua ordem jurídica o direito interno de uma sociedade.
Sobre os princípios norteadores do direito internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Um Estado tem poder sobre o outro, tendo igualdade jurídica, ou seja, um Estado pode interferir em outro Estado, e ocorrendo alguma adversidade entre os Estados, esta pode ser solucionada pacificamente entre si. ( ) Os Estados têm o compromisso de proteger os direitos humanos e seus atos devem ser guiados em conjunto, em que a colaboração seja recíproca e que todos consigam alcançar os objetivos propostos. ( ) O Estado é capaz de administrar a si mesmo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Um Estado tem poder sobre o outro, tendo igualdade jurídica, ou seja, um Estado pode interferir em outro Estado, e ocorrendo alguma adversidade entre os Estados, esta pode ser solucionada pacificamente entre si.
( ) Os Estados têm o compromisso de proteger os direitos humanos e seus atos devem ser guiados em conjunto, em que a colaboração seja recíproca e que todos consigam alcançar os objetivos propostos.
( ) O Estado é capaz de administrar a si mesmo.
a) F - V - V.
b) V - F - V.
c) V - V - F.
d) F - F - V.

Encontramos no ordenamento legal, que regula a entrada de veículos e pessoas, a descrição de especificidades que orientam sua organização.
Com relação às regras para a entrada de pessoas no território brasileiro, previstas na legislação aduaneira, assinale a alternativa CORRETA:
a) A isenção tributária é aplicada no caso de tripulantes que podem desembaraçar mercadorias, não importando o valor das mercadorias trazidas.
b) O território brasileiro não admite em seu regramento legal isenção diferenciada aos diplomatas.
c) É aplicado ao tripulante desligado o tratamento fiscal que lhe permite desembaraçar objetos de uso pessoal para estadia em terra.
d) O desembaraço de objetos de uso pessoal, considerados indispensáveis à estadia em terra, é aplicado às tripulações.

O ato de transportar e comercializar produtos ilegalmente entre fronteiras tem causado enorme prejuízo, como pirataria e produtos nocivos à saúde.
Sobre a prática do contrabando e descaminho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É considerado descaminho a entrada e saída de mercadorias consideradas como produtos proibidos, a exemplo de armas, drogas, remédios, cigarros. ( ) Todas as mercadorias e produtos que atravessam fronteiras ilicitamente são consideradas contrabando. ( ) A aduana desempenha um papel fundamental em combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho. ( ) A aduana brasileira está vinculada à Secretaria da Receita Federal. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É considerado descaminho a entrada e saída de mercadorias consideradas como produtos proibidos, a exemplo de armas, drogas, remédios, cigarros.
( ) Todas as mercadorias e produtos que atravessam fronteiras ilicitamente são consideradas contrabando.
( ) A aduana desempenha um papel fundamental em combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
( ) A aduana brasileira está vinculada à Secretaria da Receita Federal.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - F - V.

Os regimes aduaneiros em determinadas áreas foram constituídos para atender a determinadas situações econômicas distintas relacionadas ao comércio exterior.
Sobre as franquias territoriais, analise as afirmativas a seguir: I- Os depósitos francos são os locais de entrada de mercadoria em países que não disponibilizam portos. Estas mercadorias que dão entrada nestes países estão isentas de tributações, mas são taxadas através da legislação comum. II- O regime de perímetro livre facilita o ingresso no território de mercadorias designado ao consumo local. Somente fármacos e produtos alimentícios são liberados. III- Os portos livres se encontram nos locais com zonas francas, sem a responsabilidade da fiscalização aduaneira, o trânsito de mercadorias é livre e recebem dispensa dos tributos fiscais. IV- Definidas como área de livre comércio de importação, as zonas francas usufruem de benefícios fiscais com incentivos à criação de centros comerciais, industriais e agropecuários, promovendo, assim, o desenvolvimento local. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os depósitos francos são os locais de entrada de mercadoria em países que não disponibilizam portos. Estas mercadorias que dão entrada nestes países estão isentas de tributações, mas são taxadas através da legislação comum.
II- O regime de perímetro livre facilita o ingresso no território de mercadorias designado ao consumo local. Somente fármacos e produtos alimentícios são liberados.
III- Os portos livres se encontram nos locais com zonas francas, sem a responsabilidade da fiscalização aduaneira, o trânsito de mercadorias é livre e recebem dispensa dos tributos fiscais.
IV- Definidas como área de livre comércio de importação, as zonas francas usufruem de benefícios fiscais com incentivos à criação de centros comerciais, industriais e agropecuários, promovendo, assim, o desenvolvimento local.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Toda comercialização entre países é fiscalizada pelos órgãos competentes. A entrada e a saída de mercadorias são controladas em qualquer parte do país. E o controle aduaneiro é feito pela Secretaria da Receita Federal para cumprimento da legislação tributária, administrativa e cambial. De acordo com Carlucci (apud GOMES; WEEGE, 2012, p. 47), "As franquias territoriais compreendem a não incidência do imposto aduaneiro para qualquer mercadoria que penetre em área territorial nacional, que se considera desnacionalizada para efeitos fiscais e favorecimento do comércio internacional. Correspondem a certas porções do território nacional subtraídas à jurisdição aduaneira, nas quais as mercadorias procedentes do exterior podem ingressar sem pagar os direitos correspondentes e sair para o exterior com igual franquia. Somente serão devidos os impostos se passarem para outra área do país".
Sobre as características da zona franca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: I- Com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma determinada região ou área geográfica. II- Destinada à industrialização, e criada para atender a determinadas situações econômicas. III- Este local é denominado como zona franca, em que a entrada e a saída de mercadorias não são submetidas às tarifas alfandegárias normais. IV- As zonas francas geralmente se encontram nos portos e aeroportos internacionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma determinada região ou área geográfica.
II- Destinada à industrialização, e criada para atender a determinadas situações econômicas.
III- Este local é denominado como zona franca, em que a entrada e a saída de mercadorias não são submetidas às tarifas alfandegárias normais.
IV- As zonas francas geralmente se encontram nos portos e aeroportos internacionais.
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - V.

As franquias territoriais possuem especificidades que alcançam a incidência de impostos, com o objetivo do favorecimento do comércio internacional.
Tomando como referência as franquias territoriais, analise as sentenças a seguir: I- As áreas que possuem incentivos fiscais, que têm por finalidade a promoção do desenvolvimento local, são reconhecidas como zonas francas. II- As facilidades para a importação de máquinas e equipamentos que tenham como destino a implantação de indústrias e exportação de produtos são encontradas na zona franca. III- O incentivo às relações com o comércio exterior sem foco no desenvolvimento regional é encontrada nos portos livres. IV- Os portos livres oferecem o trânsito fácil de mercadorias, não estando contemplados os fatores de produção. Assinale a alternativa CORRETA:
I- As áreas que possuem incentivos fiscais, que têm por finalidade a promoção do desenvolvimento local, são reconhecidas como zonas francas.
II- As facilidades para a importação de máquinas e equipamentos que tenham como destino a implantação de indústrias e exportação de produtos são encontradas na zona franca.
III- O incentivo às relações com o comércio exterior sem foco no desenvolvimento regional é encontrada nos portos livres.
IV- Os portos livres oferecem o trânsito fácil de mercadorias, não estando contemplados os fatores de produção.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

É constante a divulgação, através de jornais e noticiários, de mercadorias contrabandeadas que ingressam no país. Estas mercadorias são produtos não autorizados, como armas, drogas, cigarros, remédios e outros. O COPLANC e a Secretaria da Receita Federal têm papel de destaque no controle e na fiscalização das situações em que podem ocorrer o contrabando e descaminho, além de outros segmentos.
Com relação a estes institutos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas rodovias federais, o papel de repressão e prevenção do contrabando e descaminho é da Polícia Federal. ( ) Em viagem ao estrangeiro e em seu regresso, o comandante de embarcação da Marinha do Brasil deve exercer a fiscalização para impedir abusos alfandegários. ( ) A fiscalização e a repressão ao contrabando é de competência do comandante de embarcação da marinha mercante. ( ) Colaboram com a alfândega as autoridades postais, no que diz respeito à repressão e à prevenção ao contrabando e descaminho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Nas rodovias federais, o papel de repressão e prevenção do contrabando e descaminho é da Polícia Federal.
( ) Em viagem ao estrangeiro e em seu regresso, o comandante de embarcação da Marinha do Brasil deve exercer a fiscalização para impedir abusos alfandegários.
( ) A fiscalização e a repressão ao contrabando é de competência do comandante de embarcação da marinha mercante.
( ) Colaboram com a alfândega as autoridades postais, no que diz respeito à repressão e à prevenção ao contrabando e descaminho.
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - V.

A integração regional tem estabelecido alguns segmentos específicos. Entre eles, temos as áreas ou zonas preferenciais, as áreas ou zonas de livre comércio e a união aduaneira.
Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir: I- A existência das zonas preferenciais determina a eliminação total das restrições para a importação nestas áreas. II- As uniões aduaneiras determinam uma tarifa externa comum entre os Estados-membros e o resto do mundo. III- A eliminação de tarifas e outras barreiras ao comércio entre os países é prerrogativa da área ou zona de livre comércio. IV- Um dos objetivos da união aduaneira é o de permitir a livre passagem de pessoas e bens através das fronteiras nacionais. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A existência das zonas preferenciais determina a eliminação total das restrições para a importação nestas áreas.
II- As uniões aduaneiras determinam uma tarifa externa comum entre os Estados-membros e o resto do mundo.
III- A eliminação de tarifas e outras barreiras ao comércio entre os países é prerrogativa da área ou zona de livre comércio.
IV- Um dos objetivos da união aduaneira é o de permitir a livre passagem de pessoas e bens através das fronteiras nacionais.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Todos os segmentos estabelecidos nas relações e transações comerciais em território brasileiro estão disponíveis através de normas jurídicas, envolvendo práticas comerciais e são identificadas no direito aduaneiro e editadas pelo Estado por normas legais, com o propósito de manter disciplina e ordem jurídica em nosso país.
Sobre a concepção do direito aduaneiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Toda liquidação financeira com relação à movimentação comercial na entrada e saída de mercadorias ou bens está sob controle do regime cambial. ( ) O setor administrativo fiscal controla toda tributação com relação ao comércio exterior e todos os serviços aduaneiros. ( ) O regime administrativo controla as mercadorias que entram e saem do país e descrevem os procedimentos que podem ser adotados para realizar as operações do comércio exterior. ( ) As relações comerciais internacionais e o próprio comércio internacional, que atravessam fronteiras, são circunstâncias que promovem o surgimento do direito aduaneiro, regulamentador das situações apontadas a partir destes fatos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Toda liquidação financeira com relação à movimentação comercial na entrada e saída de mercadorias ou bens está sob controle do regime cambial.
( ) O setor administrativo fiscal controla toda tributação com relação ao comércio exterior e todos os serviços aduaneiros.
( ) O regime administrativo controla as mercadorias que entram e saem do país e descrevem os procedimentos que podem ser adotados para realizar as operações do comércio exterior.
( ) As relações comerciais internacionais e o próprio comércio internacional, que atravessam fronteiras, são circunstâncias que promovem o surgimento do direito aduaneiro, regulamentador das situações apontadas a partir destes fatos.
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - V - F - F.

Toda entrada e saída de mercadorias, pessoas e veículos em determinado país é extremamente controlada pelos órgãos competentes sob controle aduaneiro na alfândega.
Sobre a bagagem ou mala diplomática ou consular ao cruzar fronteiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Não há limites para peso ou volume para mala diplomática ou consular. ( ) A mala diplomática ou consular é liberada pela autoridade aduaneira e dispensada do despacho aduaneiro. ( ) A mala diplomática e consular é dispensada de revista, não podendo ser aberta e nem retirada. ( ) A mala diplomática não poderá ser revistada mesmo em caso de suspeita. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Não há limites para peso ou volume para mala diplomática ou consular.
( ) A mala diplomática ou consular é liberada pela autoridade aduaneira e dispensada do despacho aduaneiro.
( ) A mala diplomática e consular é dispensada de revista, não podendo ser aberta e nem retirada.
( ) A mala diplomática não poderá ser revistada mesmo em caso de suspeita.
a) F - V - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - F - F.
d) V - F - F - V.

O Estado, como superioridade, ampara de acordo com sua ordem jurídica o direito interno de uma sociedade.
Sobre os princípios norteadores do direito internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Um Estado tem poder sobre o outro, tendo igualdade jurídica, ou seja, um Estado pode interferir em outro Estado, e ocorrendo alguma adversidade entre os Estados, esta pode ser solucionada pacificamente entre si. ( ) Os Estados têm o compromisso de proteger os direitos humanos e seus atos devem ser guiados em conjunto, em que a colaboração seja recíproca e que todos consigam alcançar os objetivos propostos. ( ) O Estado é capaz de administrar a si mesmo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Um Estado tem poder sobre o outro, tendo igualdade jurídica, ou seja, um Estado pode interferir em outro Estado, e ocorrendo alguma adversidade entre os Estados, esta pode ser solucionada pacificamente entre si.
( ) Os Estados têm o compromisso de proteger os direitos humanos e seus atos devem ser guiados em conjunto, em que a colaboração seja recíproca e que todos consigam alcançar os objetivos propostos.
( ) O Estado é capaz de administrar a si mesmo.
a) F - V - V.
b) V - F - V.
c) V - V - F.
d) F - F - V.

Encontramos no ordenamento legal, que regula a entrada de veículos e pessoas, a descrição de especificidades que orientam sua organização.
Com relação às regras para a entrada de pessoas no território brasileiro, previstas na legislação aduaneira, assinale a alternativa CORRETA:
a) A isenção tributária é aplicada no caso de tripulantes que podem desembaraçar mercadorias, não importando o valor das mercadorias trazidas.
b) O território brasileiro não admite em seu regramento legal isenção diferenciada aos diplomatas.
c) É aplicado ao tripulante desligado o tratamento fiscal que lhe permite desembaraçar objetos de uso pessoal para estadia em terra.
d) O desembaraço de objetos de uso pessoal, considerados indispensáveis à estadia em terra, é aplicado às tripulações.

O ato de transportar e comercializar produtos ilegalmente entre fronteiras tem causado enorme prejuízo, como pirataria e produtos nocivos à saúde.
Sobre a prática do contrabando e descaminho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É considerado descaminho a entrada e saída de mercadorias consideradas como produtos proibidos, a exemplo de armas, drogas, remédios, cigarros. ( ) Todas as mercadorias e produtos que atravessam fronteiras ilicitamente são consideradas contrabando. ( ) A aduana desempenha um papel fundamental em combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho. ( ) A aduana brasileira está vinculada à Secretaria da Receita Federal. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É considerado descaminho a entrada e saída de mercadorias consideradas como produtos proibidos, a exemplo de armas, drogas, remédios, cigarros.
( ) Todas as mercadorias e produtos que atravessam fronteiras ilicitamente são consideradas contrabando.
( ) A aduana desempenha um papel fundamental em combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
( ) A aduana brasileira está vinculada à Secretaria da Receita Federal.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - F - V.

Os regimes aduaneiros em determinadas áreas foram constituídos para atender a determinadas situações econômicas distintas relacionadas ao comércio exterior.
Sobre as franquias territoriais, analise as afirmativas a seguir: I- Os depósitos francos são os locais de entrada de mercadoria em países que não disponibilizam portos. Estas mercadorias que dão entrada nestes países estão isentas de tributações, mas são taxadas através da legislação comum. II- O regime de perímetro livre facilita o ingresso no território de mercadorias designado ao consumo local. Somente fármacos e produtos alimentícios são liberados. III- Os portos livres se encontram nos locais com zonas francas, sem a responsabilidade da fiscalização aduaneira, o trânsito de mercadorias é livre e recebem dispensa dos tributos fiscais. IV- Definidas como área de livre comércio de importação, as zonas francas usufruem de benefícios fiscais com incentivos à criação de centros comerciais, industriais e agropecuários, promovendo, assim, o desenvolvimento local. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os depósitos francos são os locais de entrada de mercadoria em países que não disponibilizam portos. Estas mercadorias que dão entrada nestes países estão isentas de tributações, mas são taxadas através da legislação comum.
II- O regime de perímetro livre facilita o ingresso no território de mercadorias designado ao consumo local. Somente fármacos e produtos alimentícios são liberados.
III- Os portos livres se encontram nos locais com zonas francas, sem a responsabilidade da fiscalização aduaneira, o trânsito de mercadorias é livre e recebem dispensa dos tributos fiscais.
IV- Definidas como área de livre comércio de importação, as zonas francas usufruem de benefícios fiscais com incentivos à criação de centros comerciais, industriais e agropecuários, promovendo, assim, o desenvolvimento local.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

Legislação Aduaneira Comparada- Avaliação I - Individual
1. Toda comercialização entre países é fiscalizada pelos órgãos competentes. A entrada e a saída de mercadorias são
controladas em qualquer parte do país. E o controle aduaneiro é feito pela Secretaria da Receita Federal para cumprimento
da legislação tributária, administrativa e cambial. De acordo com Carlucci (apud GOMES; WEEGE, 2012, p. 47), "As
franquias territoriais compreendem a não incidência do imposto aduaneiro para qualquer mercadoria que penetre em área
territorial nacional, que se considera desnacionalizada para efeitos fiscais e favorecimento do comércio internacional.
Correspondem a certas porções do território nacional subtraídas à jurisdição aduaneira, nas quais as mercadorias
procedentes do exterior podem ingressar sem pagar os direitos correspondentes e sair para o exterior com igual franquia.
Somente serão devidos os impostos se passarem para outra área do país". Sobre as características da zona franca,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- Com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma determinada região ou área geográfica.
II- Destinada à industrialização, e criada para atender a determinadas situações econômicas.
III- Este local é denominado como zona franca, em que a entrada e a saída de mercadorias não são submetidas às tarifas
alfandegárias normais.
IV- As zonas francas geralmente se encontram nos portos e aeroportos internacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, A. M.; WEEGE, S. A. Legislação aduaneira comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - V.
 
2. As franquias territoriais possuem especificidades que alcançam a incidência de impostos, com o objetivo do 
favorecimento do comércio internacional. Tomando como referência as franquias territoriais, analise as sentenças a 
seguir:
I- As áreas que possuem incentivos fiscais, que têm por finalidade a promoção do desenvolvimento local, são 
reconhecidas como zonas francas.
II- As facilidades para a importação de máquinas e equipamentos que tenham como destino a implantação de indústrias e 
exportação de produtos são encontradas na zona franca.
III- O incentivo às relações com o comércio exterior sem foco no desenvolvimento regional é encontrada nos portos 
livres.
IV- Os portos livres oferecem o trânsito fácil de mercadorias, não estando contemplados os fatores de produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.
 
3. É constante a divulgação, através de jornais e noticiários, de mercadorias contrabandeadas que ingressam no país. Estas 
mercadorias são produtos não autorizados, como armas, drogas, cigarros, remédios e outros. O COPLANC e a Secretaria 
da Receita Federal têm papel de destaque no controle e na fiscalização das situações em que podem ocorrer o contrabando
e descaminho, além de outros segmentos. Com relação a estes institutos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
( ) Nas rodovias federais, o papel de repressão e prevenção do contrabando e descaminho é da Polícia Federal.
( ) Em viagem ao estrangeiro e em seu regresso, o comandante de embarcação da Marinha do Brasil deve exercer a 
fiscalização para impedir abusos alfandegários.
( ) A fiscalização e a repressão ao contrabando é de competência do comandante de embarcação da marinha mercante.
( ) Colaboram com a alfândega as autoridades postais, no que diz respeito à repressão e à prevenção ao contrabando e 
descaminho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - F.
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_1
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_3
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_2
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - V.
 
4. A integração regional tem estabelecido alguns segmentos específicos. Entre eles, temos as áreas ou zonas preferenciais, as
áreas ou zonas de livre comércio e a união aduaneira. O processo consiste em ultrapassar, de comum acordo, os 
obstáculos políticos, físicos, econômicos e sociais que separam os países dos seus vizinhos e em colaborar na gestão de 
recursos comuns e de bens comuns regionais. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A existência das zonas preferenciais determina a eliminação total das restrições para a importação nestas áreas.
II- As uniões aduaneiras determinam uma tarifa externa comum entre os Estados-membros e o resto do mundo.
III- A eliminação de tarifas e outras barreiras ao comércio entre os países é prerrogativa da área ou zona de livre 
comércio.
IV- Um dos objetivos da união aduaneira é o de permitir a livre passagem de pessoas e bens através das fronteiras 
nacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
5. Todos os segmentos estabelecidos nas relações e transações comerciais em território brasileiro estão disponíveis através 
de normas jurídicas, envolvendo práticas comerciais e são identificadas no direito aduaneiro e editadas pelo Estado por 
normas legais, com o propósito de manter disciplina e ordem jurídica em nosso país. Sobre a concepção do direito 
aduaneiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Toda liquidação financeira com relação à movimentação comercial na entrada e saída de mercadorias ou bens está 
sob controle do regime cambial.
( ) O setor administrativo fiscal controla toda tributação com relação ao comércio exterior e todos os serviços 
aduaneiros. 
( ) O regime administrativo controla as mercadorias que entram e saem do país e descrevem os procedimentos que 
podem ser adotados para realizar as operações do comércio exterior. 
( ) As relações comerciais internacionais e o próprio comércio internacional, que atravessam fronteiras, são 
circunstâncias que promovem o surgimento do direito aduaneiro, regulamentador das situações apontadas a partir destes 
fatos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - V - F - F.
 
6. Toda entrada e saída de mercadorias, pessoas e veículos em determinado país é extremamente controlada pelos órgãos 
competentes sob controle aduaneiro na alfândega. Os locais de entrada ou saída ocorrem em ponto de fronteira 
alfandegado, aeroportos e portos. Estes veículos, mercadorias, inclusive bagagens de viajantes, são controlados desde o 
seu ingresso no país até a sua saída. Tudo que atravessa fronteiras é inspecionado e revistado e, de acordo com a 
Normativa da Secretaria da Receita Federal Brasileira, nos traz um tratamento aduaneiro distinto com relação à mala 
diplomática. Sobre a bagagem ou mala diplomática ou consular ao cruzar fronteiras, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não há limites para peso ou volume para mala diplomática ou consular.
( ) A mala diplomática ou consular é liberada pela autoridade aduaneira e dispensada do despacho aduaneiro.
( ) A mala diplomática e consular é dispensada de revista, não podendo ser aberta e nem retirada.
( ) A mala diplomática não poderá ser revistada mesmo em caso de suspeita.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - F - F.
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_6
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_5https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_4
d) V - F - F - V.
 
7. O Estado, como superioridade, ampara de acordo com sua ordem jurídica o direito interno de uma sociedade. Assim, o 
direito internacional tem como objetivo definir as responsabilidades legais dos Estados, regular a sociedade internacional 
integrada por Estados, organizações governamentais e não governamentais, entre outros, tornando obrigatório o 
cumprimento da ordem jurídica internacional. Na ótica de Varella (apud GOMES; WEEGE, 2012), os princípios que 
norteiam o direito internacional são: igualdade soberana; autonomia, não havendo ingerência nos assuntos internos dos 
outros estados; interdição do recurso à força e solução pacífica de controvérsias; respeito aos direitos humanos; 
cooperação internacional. Sobre os princípios norteadores do direito internacional, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um Estado tem poder sobre o outro, tendo igualdade jurídica, ou seja, um Estado pode interferir em outro Estado, e 
ocorrendo alguma adversidade entre os Estados, esta pode ser solucionada pacificamente entre si. 
( ) Os Estados têm o compromisso de proteger os direitos humanos e seus atos devem ser guiados em conjunto, em que 
a colaboração seja recíproca e que todos consigam alcançar os objetivos propostos.
( ) O Estado é capaz de administrar a si mesmo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, A. M.; WEEGE, S. A. Legislação aduaneira comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
a) F - V - V.
b) V - F - V.
c) V - V - F.
d) F - F - V.
 
8. Encontramos no ordenamento legal, que regula a entrada de veículos e pessoas, a descrição de especificidades que 
orientam sua organização. A entrada de pessoas está vinculada à observação de circunstâncias diante do grupo a que estas 
pertencem. Com relação às regras para a entrada de pessoas no território brasileiro, previstas na legislação aduaneira, 
assinale a alternativa CORRETA:
a) A isenção tributária é aplicada no caso de tripulantes que podem desembaraçar mercadorias, não importando o valor 
das mercadorias trazidas.
b) O território brasileiro não admite em seu regramento legal isenção diferenciada aos diplomatas.
c) É aplicado ao tripulante desligado o tratamento fiscal que lhe permite desembaraçar objetos de uso pessoal para estadia
em terra.
d) O desembaraço de objetos de uso pessoal, considerados indispensáveis à estadia em terra, é aplicado às tripulações.
 
9. O ato de transportar e comercializar produtos ilegalmente entre fronteiras tem causado enorme prejuízo, como pirataria e 
produtos nocivos à saúde. Assim, a Secretaria da Receita Federal do Brasil, exercendo funções essenciais para que o 
Estado possa cumprir seus objetivos, é responsável pelo combate ao contrabando e descaminho, como está elencado no 
Regimento Interno, inciso XX do artigo 1º do Anexo à Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012. A Receita Federal 
exerce esse papel através de suas repartições aduaneiras, distribuídas por todo o território nacional, abrangendo uma área 
de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com a finalidade de proteger a sociedade ao executar a vigilância aduaneira e 
promover a repressão ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, ao tráfico ilícito de drogas e animais e a outros atos 
ilícitos relacionados ao comércio internacional. Muitas ações de combate ao contrabando e descaminho são realizadas de 
forma conjunta com outras instituições (Polícias, Fazendas dos Estados, Forças Armadas, Agências Fiscalizadoras, 
Ministério Público e Poder Judiciário, entre outros). Essa cooperação mútua se mostra fundamental no combate ao crime. 
Sobre a prática do contrabando e descaminho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É considerado descaminho a entrada e saída de mercadorias consideradas como produtos proibidos, a exemplo de 
armas, drogas, remédios, cigarros.
( ) Todas as mercadorias e produtos que atravessam fronteiras ilicitamente são consideradas contrabando. 
( ) A aduana desempenha um papel fundamental em combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
( ) A aduana brasileira está vinculada à Secretaria da Receita Federal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V- V - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - F - V.
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_9
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_8
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_7
10. Os regimes aduaneiros em determinadas áreas foram constituídos para atender a determinadas situações econômicas 
distintas relacionadas ao comércio exterior. Para estes regimes, temos como maior característica o desenvolvimento de 
determinadas regiões. Na legislação constam como área de franquias territoriais, zonas francas, zonas francas industriais,
portos livres, perímetros livres, depósitos francos ou de trânsito direto e entreposto aduaneiro. Sobre as franquias 
territoriais, analise as afirmativas a seguir:
I- Os depósitos francos são os locais de entrada de mercadoria em países que não disponibilizam portos. Estas 
mercadorias que dão entrada nestes países estão isentas de tributações, mas são taxadas através da legislação comum.
II- O regime de perímetro livre facilita o ingresso no território de mercadorias designado ao consumo local. Somente 
fármacos e produtos alimentícios são liberados.
III- Os portos livres se encontram nos locais com zonas francas, sem a responsabilidade da fiscalização aduaneira, o 
trânsito de mercadorias é livre e recebem dispensa dos tributos fiscais.
IV- Definidas como área de livre comércio de importação, as zonas francas usufruem de benefícios fiscais com 
incentivos à criação de centros comerciais, industriais e agropecuários, promovendo, assim, o desenvolvimento local.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_10

Mais conteúdos dessa disciplina