Buscar

AD1- Informática Básica

Prévia do material em texto

Nome: Matteus Guimarães Moreno
Matrícula: 19215060225
Curso: Administração
Polo: Saquarema
A Tecnologia e o Homem no Mercado
É inegável que a tecnologia se faz presente na vida da sociedade em todos os níveis e isso corrobora com ações do nosso cotidiano. Prova disso são as drásticas alterações na forma de consumo e busca de produtos e serviços na internet. Mas é importante frisar que este ambiente tecnológico tem seus benefícios e malefícios.
BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NO MERCADO
Devido ao avanço tecnológico e a procura da sociedade por agilidade e praticidade, as compras de supermercado se modernizaram e agora temos a possibilidade de fazê-las por meio de plataformas e aplicativos que selecionam os produtos e entregam na casa do consumidor. Segundo a 35ª edição do relatório WebShoppers*, da E-bit/Buscapé, a procura de produtos no comércio eletrônico vem crescendo de forma positiva. Em 2016, 48 milhões de consumidores fizeram pel1 WebShoppers* é o relatório mais sólido e respeitado sobre o comércio eletrônico, no qual são analisadas a evolução do e-commerce, tendências, estimativas, as mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores. o menos uma compra virtual, representando um aumento de 22% em relação a 2015 (veja na tabela 1). O relatório apontou também que no mesmo período, 21,5% das transações efetuadas pela internet foram realizadas por meio de dispositivos móveis, revelando a necessidade que o comércio eletrônico tem de se adaptar às pequenas telas dos smartphones (veja imagem 1).
Tabela 1
	Consumidores que fizeram pelo menos uma compra virtual 
	2015
	2016
	39.345.000 consumidores
	48.000.000 consumidores
						
Essa mudança de comportamento afetará cada vez mais o varejo físico e a tecnologia, nesses casos, têm se tornado uma grande aliada para aumentar a procura das redes supermercadistas, principalmente no ambiente digital, onde estar presente nem sempre é sinônimo de maior custo. 
É muito importante que os varejistas, além de estarem no meio digital, estejam também em todos os canais possíveis para falar com seus consumidores. O mesmo vale para as lojas físicas, que precisam estar atentas a essa mudança e se adaptarem a nova realidade de consumo. A ideia é que por meio da tecnologia seja possível aumentar vendas novas recorrentes, ser mais assertivo, melhorar a influência de procura e ainda ser bem-visto como uma vitrine virtual. 
						
										 Imagem 1
MALEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NO MERCADO
Certos autores [Barret 1996] chegam a afirmar que de um ponto de vista puramente econômico, o valor de compra de um sistema informático representa apenas cerca de 15% do seu custo total. Por um lado temos o custo em consumíveis que é muitas vezes desprezado, levando as decisões incorretas, como comprar uma impressora extremamente barata, mas cujo o dinheiro custa o mesmo que a impressora. Outras vezes ainda certas instituições compram um grande número de impressoras de jato de tinta, enquanto que uma impressora laser partilhada permitiria reduzir para um quinto os custos de impressão por página. A formação dos utilizadores é muitas vezes considerada como uma despesa onde é possível fazer grandes economias, muito simplesmente não a fazendo. Daqui resultam casos que seriam cômicos se não fossem trágicos, constituindo assim um elevadíssimo custo adicional, dada a reduzida produtividade dos utilizadores. Já foram observados casos pelo autor, em que um texto está separado em vários documentos (um documento por cada página), ou em que o pedido de documento para uma conferência (sobre as novas tecnologias) é acompanhado por um exemplo do formato de texto pretendido, mas sem definir os estilos adequados o que pouparia erros aos utilizadores e trabalho aos organizadores da conferência. 
CONCLUSÃO
A tecnologia, sobretudo no mercado, veio para facilitar e potencializar as relações humanas, econômicas e sociais. Porém é importante se ater ao ônus que acarreta pelo mal uso da ferramenta e ficar atentos às pessoas, instituições e empresas mal intencionados.
	CanelTech:https://canaltech.com.br/negocios/a-influencia-da-tecnologia-na-mudanca-do-comportamento-na-compra-de-bens-comuns-100958/
	Dei Isep: http://www.dei.isep.ipp.pt/~paf/papers/tecnologia.pdf

Continue navegando