Buscar

contabilidade financeira 3

Prévia do material em texto

egenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL, que não era obrigatória pela Lei das sociedades Anônimas n° 6.404/76, mudou em função das constantes alterações das normas contábeis no cenário mundial para tornar a informação contábil padronizada e retratando realmente a realidade das empresas, passou a ser obrigatória. De acordo com essas premissas, o que a DMPL poderá indicar?
	 a)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas por lucros. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos dividendos obrigatórios.
	 b)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas pelas aplicações financeiras. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos dividendos obrigatórios.
	 c)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização do Capital Social, e não apenas das originadas por novos investimentos. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos dividendos regimentais.
	 d)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas por lucros. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos tributos sobre a renda líquida.
	2.
	Entre uma de suas finalidades gerenciais, a informação contábil procura fornecer elementos de análise da real situação da empresa, objetivando um verdadeiro controle e planejamento das necessidades produtivas e comerciais de um negócio. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando a empresa procura o controle de suas atividades, são necessários três elementos, o primeiro e fundamental é saber quais são seus clientes, o segundo é saber como produzir os produtos e/ou serviços que estes clientes procuram, e o terceiro é ter um referente de como a empresa está apresentando seu balanço patrimonial.
II- Uma das funções da contabilidade é fornecer o resultado das atividades de forma quantitativa; assim, os gestores poderão ter os elementos e as informações necessárias para um controle e planejamento eficaz e real. 
III- Para poder ter um planejamento que possa decidir sobre dados reais, a contabilidade tem um papel fundamental, pois, sem ela, esse planejamento poderá se perder em ações que poderiam fugir da realidade da empresa.
IV- Uma das necessidades de planejar em função das informações contábeis, é definir caminhos de ações que possam vincular a gestão financeira/contábil às necessidades de planejar o futuro de potenciais mercados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	3.
	As reservas de capital são recursos destinados a dar reforço ao patrimônio da empresa e são os recursos que não possuem contrapartida qualquer em termos de bens e/ou prestação de serviços. Para sua contabilização, as reservas de capital são classificadas separadamente. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A conta de reserva de capital ?ágio na emissão de ações?, significa o valor que ainda falta para as respectivas contribuições dos acionistas na empresa em função do número de ações emitidas, mas que já possuem um compromisso formal de reserva técnica.
II- A conta de reserva de capital ?alienação de bônus de subscrição?, são os recursos mobiliários que possuem o direito de resgate pelas partes consideradas beneficiárias.
III- A conta de reserva de capital ?alienação de partes beneficiárias?, significa a formação de reserva de capital para ser resgatado em até um décimo dos lucros para quem possa ter direito na entidade a esses valores.
IV- A conta de reserva de capital ?reserva especial de ágio na incorporação?, significa os montantes de capital resultantes da aquisição de novos ativos para fins produtivos necessários para futuros processos de produção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	Uma das ferramentas de controle do giro de capital de um negócio é a gestão das contas do ativo circulante e do passivo circulante. Assim, o objetivo desta gestão é aperfeiçoar a liquidez de uma empresa, visando a manter o processo contínuo da produção. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para se considerar contas do passivo circulante, as obrigações devem ser de curto prazo, as quais vão se liquidando conforme o ciclo operacional, seja este ciclo menor ou maior de 360 dias.
(    ) As contas do ativo circulante correspondem à capacidade de gerar dinheiro, por meio de direitos sobre duplicatas a receber, estoques, investimentos em papeis de curto prazo no mercado financeiro, entre outros.
(    ) As contas do passivo circulante correspondem a todas as obrigações de curto prazo (menos de 360 dias). Estas contas estão ordenadas pela sua exigibilidade, começando pelas de curto prazo.
(    ) As contas do ativo circulante podem ser liquidadas em até 360 dias. Fazem parte delas os ativos produtivos que geram caixa, além disso, considera os ativos produtivos em infraestrutura a serem vendidos e liquidados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Cada empresa deve estruturar o seu plano de contas para atender as suas necessidades ao registrar as movimentações, sendo que para a elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC -, todas utilizam as contas atreladas ao caixa e equivalentes de caixa, assim, este modelo pode sofrer alterações. Algumas das contas patrimoniais elencadas no plano de contas e que podem integrar a DFC, pois estas contas são denominadas "equivalentes de caixa", como os bancos, as aplicações financeiras e mesmo aplicações em outras empresas, elementos que apresentam disponibilidade, pois é dinheiro na mão ou em conta corrente, ou em bancos, e as aplicações em equivalentes de caixa. Com relação ao CPC 03, que trata da DFC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Necessita ser de curto prazo.
(    ) Necessita ser de alta liquidez.
(    ) Necessita apresentar significativo risco de mudança de portfólio de valor de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	6.
	O controle de estoque possui uma importância significativa para as empresas, cabendo observar que a sua mensuração afeta diretamente a elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado Econômico, devendo abranger, como regra geral, tanto as mercadorias e os produtos de propriedade da empresa, em seu poder ou em poder de terceiros, quanto as mercadorias e os produtos de propriedade de terceiros que estejam sob a custódia da empresa. As empresas podem adotar como sistema para o controle de estoque, o inventário periódico, este é o sistema mais comum nas empresas de pequeno porte, conforme o artigo 289 do RIR Regulamento do Imposto de Renda de 1999. O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, não é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou de produtos, bem como seu saldo final. Com relação ao Inventário Periódico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A necessidade de um Inventário Físico das mercadorias existentes em cada etapa das operações de compras e vendas dos estoques da empresa.
(    ) A valorização do Inventário Físico por um preço de custo aceitável para cada item inventariado, multiplicadopela quantidade encontrada. A somatória dos valores é utilizado para obter o Valor Total do Inventário.
(    ) O Custo das Mercadorias à Disposição de Vendas (MDV) é obtido pela soma do Estoque Inicial (EI) mais as Compras (C). Portanto: MDV = EI +C.
(    ) O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) é obtido indiretamente pela subtração do Estoque Final (EF) do MDV; portanto, CMV = MDV - EF. Exemplificando com os números da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Os sistemas para registro das operações com mercadorias devem atender às necessidades de mensuração e avaliação correspondente aos gastos (consumos) realizados para colocá-las em condições de venda. Assim, para se apurar o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), há a possibilidade de utilizar dois métodos de controle do inventário do estoque. Sobre o inventário permanente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A empresa efetua o controle eventualmente do seu Estoque de Mercadorias, ou seja, a cada compra realizada, a sua receita de acordo com sua respectiva da compra será acrescido ao Estoque, e no momento da venda efetuada, o custo da venda deste estoque é reduzido no seu controle.
	 b)
	A empresa efetua o controle rotineiramente do seu Estoque de Mercadorias, ou seja, a cada compra realizada, o seu custo respectivo da compra será acrescido ao inventário dos bens operacionais do imobilizado, e no momento da venda efetuada, o custo da venda deste estoque é reduzido no seu controle.
	 c)
	A empresa efetua o controle rotineiramente do seu Estoque de Mercadorias, ou seja, a cada compra realizada, o seu custo respectivo da compra será acrescido ao Estoque, e no momento da venda efetuada, o custo da venda deste estoque é reduzido no seu controle.
	 d)
	A empresa efetua o controle rotineiramente do seu Estoque de Mercadorias, ou seja, a cada compra realizada, o seu custo respectivo da compra será acrescido ao Estoque, e no momento da venda efetuada, o custo da venda deste estoque é reduzido no seu fluxo de caixa.
	8.
	Para as empresas brasileiras, a emissão da Demonstração do Fluxo de Caixa contribui para a evidenciação da sua transparência em relação às suas movimentações diretamente associadas a contas patrimoniais que trabalham com os recursos monetários. Com relação às necessidades dos investidores e demais usuários das demonstrações contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A capacidade de a empresa gerar lucros futuros para investimentos.
(    ) A capacidade de a empresa honrar seus compromissos, pagar dividendos e retornar empréstimos obtidos.
(    ) A liquidez, a solvência e a flexibilidade financeira da empresa.
(    ) A taxa de conversão de caixa em lucro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Tributo é uma contribuição compulsória que, em uma ampla definição econômica, pode ser paga em bens, serviços forçados ou dinheiro, os quais devem ser entregues pelos indivíduos a seus governos, sem direta contraprestação em termos de benefícios recebidos. Com relação ao ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Este imposto de competência Estadual e do Distrito Federal (por este não possuir municípios). 
(    ) Incide sobre as operações relativas à produção de novos bens e produtos destinados a obras públicas de transporte marítimo e aéreo.
(    ) Seu valor está incluso nas mercadorias, contudo, não são todas as mercadorias ou operações sujeitas ao ICMS. 
(    ) Para o ICMS, há casos de isenção e de não incidência previstos em legislação específica, conforme regulamento do ICMS de cada estado brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	A Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC - contribui para compreender a diferença entre o resultado de uma empresa que pode ser o lucro ou o prejuízo e o caixa destas empresas. Quando analisamos a Demonstração de Resultado - DR -, o lucro ou prejuízo não representa o valor em caixa da organização. Com relação às informações geradas pela DFC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É através desta demonstração que se visualiza a movimentação que ocorre no estoque das empresas em um período, permitindo verificarmos as origens das entradas e as destinações desses recursos.
(    ) A associação do lucro como caixa da empresa constantemente verificado, no entanto, trata-se de um equívoco, pois nem todo o caixa está associado ao lucro. 
(    ) As empresas podem receber recursos de terceiros que provêm da receita operacional (vendas), mas se trata de um empréstimo obtido junto a instituições financeiras, estas movimentações são exemplos de como podemos movimentar o caixa sem que alteremos o lucro ou o prejuízo do período.
(    ) Para visualizarmos a estrutura da DFC, devemos considerar não apenas os elementos operacionais, mas também aqueles que provêm de atividades não operacionais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando