Buscar

Prova on-line Logística integrada 2020

Prévia do material em texto

Prova on-line. Logística integrada II
	1.
	Com o crescimento das organizações, o planejamento e o gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a produção ou execução de um serviço. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal função de suprimentos:
	
	a) Buscar inovar no processo de produção da empresa.
	
	b) Definir regras de comunicação com o fornecedor e com o cliente.
	
	c) Atender às necessidades básicas dos colaboradores, proporcionando, assim, melhor ambiente de trabalho.
	
	d) Atender às necessidades de estoque e produção que estão inclusas nas políticas organizacionais, para possibilitar o alcance dos objetivos da empresa.
	 
	 
	2.
	Na estrutura de custos, o custo total será apurado quando se fizer complementação na compensação de custos. Entretanto, os custos individuais possuem comportamentos conflitantes, logo, precisam ser avaliados coletivamente em busca do melhor resultado. No contexto dos custos logísticos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando se foca na gestão das atividades que são complementares (de forma conjunta), essa gestão leva para reduções consideráveis no custo, se comparar com a gestão das atividades feitas separadamente.
(    ) Quando se apurar o custo total de um determinado número de armazéns, os sistemas de distribuição levam em consideração o somatório de três custos: transportes, estoques e processamento de pedido.
(    ) A administração das atividades de forma separada pode levar a substanciais reduções no custo quando comparada com a administração das atividades em conjunto.
(    ) O custo total para determinado número de armazéns nos sistemas de distribuição é o somatório dos três custos (transportes, carregamento e processamento da produção).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	3.
	O responsável pela gestão de materiais deve ficar atento à política na gestão de suprimentos. Por meio da execução dessa política, podem-se aprimorar tempos e processos nas operações de uma empresa. Para isso existem algumas estratégias genéricas, tal como a análise de Lead Time, isto é, o estudo da quantidade de tempo desde a ordem de pedido até o produto ser entregue ao cliente. Levando em consideração o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para o Lead Time curto e demanda previsível, aplica-se o modelo e a metodologia enxuta.
(    ) Para o Lead Time longo e demanda previsível, usa-se o modelo e a metodologia enxuta.
(    ) Para o Lead Time curto e demanda previsível, aplica-se o modelo e a metodologia Kanban.
(    ) Para o Lead Time curto e demanda imprevisível, usa-se o modelo e a metodologia Kanban.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - F.
	 
	 
	4.
	A reposição de estoques é uma atividade cotidiana em organizações com objetivo de manter itens disponíveis à pronta entrega aos clientes. Esta visão se estende para processos de manufatura, no qual as empresas precisam de estoques entre processos sequenciados para manter a sincronização das atividades produtivas. Suponha uma organização com demanda de 40 unidades ao dia com um ciclo operacional de 10 dias. Qual é a quantidade a ser pedida por reposição? Tomando o mês com 21 dias úteis, na média, quantas solicitações de compras são necessárias por mês? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) 400 unidades devem ser supridas a cada 10 dias.
(    ) 100 unidades devem ser supridas mensalmente.
(    ) Dois pedidos de compra devem ser realizados dentro de um mês.
(    ) A cada uma semana deve-se realizar um pedido de compras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	5.
	A manutenção de estoques resulta em uma série de custos para as empresas. Um destes custos diminui à medida que o estoque médio aumenta. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta este custo:
	
	a) Custo indiretamente proporcional.
	
	b) Custo diretamente proporcional.
	
	c) Custo inversamente proporcional.
	
	d) Custo de transporte.
	 
	 
	6.
	O setor de logística, principalmente no quesito que diz respeito a suprimentos, vem ganhando destaque dentro das organizações. O processo de suprimentos pode ocupar uma posição de decisão nas formas de integração entre clientes e fornecedores. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O responsável pelo setor de compras não possui influência no lucro da empresa, tornando-se um profissional sem grande importância.
	
	b) O responsável pelo setor de compras aumenta o lucro da empresa desde que compre no momento em que seus estoques estão chegando ao fim.
	
	c) O profissional do setor de compras é o único responsável pelo aumento de lucros das organizações.
	
	d) O responsável pelo setor de compras pode aumentar os lucros da empresa a partir do momento em que realiza suas compras de forma correta.
	 
	 
	7.
	A tomada de decisão ao gerenciar o estoque é uma atividade normal para o gestor responsável do setor. Além disso, muitas outras ações e atividades estão relacionadas a este profissional, ou seja, são ações que permitem que este administrador verifique se o estoque está sendo utilizado adequadamente. Uma dessas ações é a contagem física dos itens de estoque, como também a comparação do estoque de controle com o estoque real. Qual é o indicador que permite ao gestor de estoque visualizar e realizar a contagem do estoque?
	
	a) Estoque médio.
	
	b) Giro de estoque.
	
	c) Acurácia do controle.
	
	d) Inventário físico.
	 
	 
	8.
	Em função do foco organizacional no sistema de produção empurrado, as empresas detinham uma preocupação reduzida quanto à gestão da cadeia de valores. Com o aumento da competitividade organizacional a nível global, empresas têm se desafiado para a gestão dos diversos atores da cadeia de valores para mitigação das quebras de suprimento. Sobre os níveis da cadeia de valores, analise as sentenças a seguir:
I- Fornecedores de primeiro nível são aqueles diretamente relacionados à empresa focal.
II- Parceiros de segundo e terceiro nível estão indiretamente relacionados à empresa focal.
III- Cliente de terceiro nível é obrigatoriamente um consumidor final para um fornecedor de segundo nível.
IV- A gestão dos múltiplos níveis da cadeia de suprimento permite à empresa focal mitigar riscos de quebra de abastecimento na cadeia de valor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	Os custos logísticos aumentam proporcionalmente ao nível do serviço oferecido ao cliente. Nível de serviço excessivo pode ampliar sobremaneira os custos logísticos para níveis indesejáveis pelos clientes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a maior parte dos custos logísticos, que são vitais para o processo logístico:
	
	a) Atividades principais.
	
	b) Atividades de estocagem.
	
	c) Atividades de compras.
	
	d) Atividades de suporte.
	 
	 
	10.
	Um dos focos principais do Supply Chain é aprimorar os processos que criam valor no processo produtivo dos produtos e serviços a serem oferecidos. Assim, sua gestão visa a planejar e controlar o fluxo de mercadorias de forma cooperativa e para o benefício de todos os envolvidos. Para poder atingir esse objetivo, o Supply Chain depende principalmente de quatro fatores. Com relação a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Projetar o desenvolvimento dos recursos humanos.
	
	b) Desenvolver o gerenciamento do fluxo de caixa operativo.
	
	c) Avaliar processos que possam garantir a qualidade de insumos.
	
	d) Observare definir a capacidade de respostas às demandas dos clientes.

Continue navegando