A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação On 3

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Pergunta 1
/1
Todo o processo que envolve a preparação e a apresentação de um seminário científico deve ser permeado de uma atitude de perseverante organização, a fim de que a avaliação que será feita pelo orientador responsável seja facilitada e torne-se um dos itens que favoreçam o estudante pesquisador. 
Considerando essas informações e o conteúdo, ordene as etapas a seguir de acordo com o roteiro básico de preparação para um seminário científico.
( ) Elaboração de roteiro para os participantes. 
( ) Organização de critérios de apresentação. 
( ) Preparação de material de ilustração. 
( ) Revisão crítica do conteúdo. 
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(B) 1, 4, 2, 3
Pergunta 2
/1
Conforme Ivani Catarina Arantes Fazenda, as pesquisas, no Brasil, não só nos centros mais avançados, têm se apresentado em maior número, e isso requer cuidados, critérios e rigores que somente pesquisas bem conduzidas podem tratar. Entre esses cuidados, a elaboração das referências bibliográficas torna-se evidente. 
Fonte: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia de pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991 (Adaptado).   
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre referências bibliográficas, pode-se afirmar que, ao fazer a referência de livro cujo autor é uma entidade coletiva, o pesquisador deve: 
Correta
(C) inicialmente, empregar a entidade; seguida de título.
Ocultar outras opções 
Pergunta 3
/1
O pôster científico é uma importante ferramenta de difusão de conteúdos de pesquisas diversas, sendo encontrado em conferências e encontros de postura científica. Ele informa um público interessado em novos conhecimentos, mas nem sempre é especialista quanto aos temas apresentados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre pôster científico, pode-se afirmar que sua finalidade é:
Correta
(A) atingir o maior número de pessoas com suas apresentação
Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir. 
“Avaliações são todas as diferentes impressões, interpretações, apreciações e expectativas que você tem de si próprio e das outras pessoas e situações. Elas são influenciadas por vários fatores que configuram sua personalidade [...] e, geralmente, têm a forma de pensamentos ou de um diálogo interno [...].”
Fonte: WEISINGER, Hendrie. Inteligência emocional no trabalho. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997, p. 28. 
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre o seminário científico, é correto afirmar que as competências que devem contribuir para a avaliação dos participantes do seminário científico são:
Correta
(C) raciocínio coerente e apreciação critica
Pergunta 5
/1
O orientador de um trabalho de pesquisa científica pode sugerir, para o enriquecimento desse trabalho, a consulta a fontes diversas, como livros, revistas, artigos, depoimentos, documentos, teses, instituições, pesquisas e relatórios, sites específicos, entrevistas, entre outras possibilidades que sejam consideradas importantes e fidedignas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a composição das referências bibliográficas, pode-se afirmar que, ao fazer referência a uma entrevista não publicada, o pesquisador deve seguir as instruções: 
Correta
(E) empregar o sobrenome do entrevistado, em letras maiúsculas; prenome do entrevistado, com inicial maiúscula; título, local e data, constando dia, mês e ano.
Pergunta 6
/1
O layout de um pôster científico é um dos elementos que devem ser alvo de atenção por parte do pesquisador. Isso porque seus detalhes podem interferir na apresentação e na transmissão de informações de qualquer trabalho científico. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o layout do pôster científico, analise as afirmativas a seguir.
I. O pesquisador escolhe o formato de seu pôster científico de acordo com seu interesse e pesquisa; a ABNT trata de conteúdos, liberando formas. 
II. O pesquisador tem a recomendação de utilizar grande número de cores para atrair a atenção do leitor para seu pôster científico. 
III. O pesquisador deve estudar como agradar o leitor diante das informações encontradas no pôster científico. 
IV. O pesquisador deve buscar a distribuição de linguagem verbal e de linguagem não-verbal, mantendo espaços em branco em seu pôster.
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta
(B) III e IV
Pergunta 7
/1
Um projeto científico representa uma atitude de organização da parte do pesquisador para que se chegue à finalização de seu trabalho com sucesso. Ele também representa uma forma de disciplinar-se frente a esse trabalho, visto que o sucesso depende igualmente do cumprimento do que é programado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os projetos científicos, pode-se afirmar que, entre outros itens, um projeto bem elaborado:
Correta
(B) facilita a orientação e a apresentação de novas possibilidades.
Pergunta 8
/1
No dicionário Michaellis (2008), para o termo “seminário”, encontramos, em uma das interpretações, que se trata de uma reunião de estudos em que os participantes fazem debates sobre determinado assunto, ou seja, ocorre uma discussão sobre determinado tema. 
Fonte: SEMINÁRIO in: MICHAELLIS - Dicionário de língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as condições que envolvem o seminário científico, analise as afirmativas a seguir. 
I. O seminário científico trata-se de um procedimento de investigação e de aquisição de conhecimentos. 
II. O seminário científico trata-se de um procedimento que leva a um aparente aprendizado. 
III. O seminário científico trata-se de uma atividade corriqueira da esfera escolar, com constante sucesso de realização. 
IV. O seminário científico trata-se de uma atividade de estudo carregada de exigência no que se refere ao preparo antecipado de todos os participantes. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta
(A) I e IV
Pergunta 9
/1
O indivíduo que se caracteriza como um pesquisador carrega em si a essência de quem busca informações. Sua atitude é a de indagação, isto é, perguntar e questionar com insistência, desejando encontrar respostas diante de fatos e dados que embasem seus argumentos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as condições exigidas para a realização de um seminário, pode-se afirmar que uma das características de um pesquisador que busca credibilidade é:
Correta
(A) ser idôneo
Pergunta 10
/1
Os parâmetros para a elaboração de referências bibliográficas são apresentados pelo Projeto de Normas Brasileiras, especificamente, a NBR 6023; regulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e que precisam ser seguidos na íntegra. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as convenções a serem respeitas em relação às referências bibliográficas, pode-se afirmar que, ao fazer a referência de um livro, o pesquisador deve:
Correta
(C) inicialmente, empregar o último sobrenome do autor em letras maiúsculas; seguido dos prenomes, iniciados com maiúsculas.
_1645616645.unknown
_1645616960.unknown
_1645617110.unknown
_1645617551.unknown
_1645617550.unknown
_1645617034.unknown
_1645616863.unknown
_1645616474.unknown
_1645616551.unknown
_1645616432.unknown