Buscar

atlas imunologia 1

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA – IESP
PROFESSOR: EUDÉCIO NECO
CLARINY MENEZES
P2-A
ATLAS- Sistema imunológico
Aula de Imunologia
JOÃO PESSOA
2019
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre o sistema imunológico, em especial as nossas células de defesa, visto por três laminas referente ao baço, linfonodo e sangue.
O sistema imunológico é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo e se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer especificamente determinadas estruturas moleculares ou antígenos e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação. As respostas imunes são mediadas por uma variedade de células. 
Os leucócitos são as células que desempenham as principais ações. As células que participam do sistema imunitário se originam na medula óssea, onde muitas amadurecem menos o linfócito T que amadurece no timo. As células que derivam do progenitor mieloide e do progenitor linfoide são as que mais interessam para o entendimento das ações do sistema imunitário. 
O sistema imune é dividido em dois tipos de imunidade, a imunidade inata que é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica contra antígenos. E a imunidade adquirida ou adaptativa que é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumentam em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor. São classificados como granulócitos (neutrófilo, basófilo, eosinófilo) e o agranulócitos (linfócitos, monócito). 
OBJETIVO
Tínhamos como objetivo analisar cada lâmina (Baco, linfonodo e sangue), para identificarmos diferentes tipos de células de defesa do sistema imunológico. A análise foi feita através da técnica de esfregaço. Foi usada uma lâmina de aumento de 100x para todas as três laminas, com óleo de imersão, pelo fato das células sanguíneas possuírem um diâmetro bastante pequeno. Com o botão macrométrico aproximamos fazendo o ajuste para observação. As lâminas estudadas possuíam diferentes tipos de leucócitos. Entendemos que a estrutura mais escurecida com tonalidade mais azulada, é um leucócito (responsável pela defesa do organismo, sistema imunológico).
DENSENVOLVIMENTO
A primeira lamina utilizada foi do baço que se encontra repleto de linfócitos . Essas células reconhecem moléculas estranhas existentes em diferentes agentes infecciosos. Combatendo por meio de resposta humoral e resposta citotóxica mediada por células. Os linfócitos podem ser divididos em dois tipos, T e B que se originam na medula óssea, e só o linfócito T amadurece no Timo. Os linfócitos B estão envolvidos na defesa humoral do organismo que por sua vez produzem os anticorpos. Os linfócitos T são fundamentais pelas respostas imunitárias de base celular, que não dependem dos anticorpos circulantes. A função dos linfócitos T é facilitar a produção de anticorpos pelos linfócitos B. Graças a estas células, quando um antígeno invade o organismo pela segunda vez, a resposta imunitária em geral é muito mais intensa e mais rápida.
“Apesar de, morfologicamente, eles serem indistinguíveis uns dos outros, eles podem ser reconhecidos imunocitoquimicamente pelas diferenças em seus marcadores de superfície. Aproximadamente 80% dos linfócitos circulantes são células T, e o restante são células B”. 
 
 Biopsia do baço- Aumento de 100x-oil
Grande quantidade de linfócitos
A seguir com o mesmo aumeto de 100x, observamos no campo referente a um esfregaço de sangue, um neutrofilo (1) que são células arredondadas, e apresenta seus núcleos formados por 2 a 5 lóbulos, ligados entre si por finas pontes de cromatina. Eles estão relacionados a infecções do tipo bacteriana. Constituem a primeira linha de defesa celular contra a invasão de microorganismos, sendo fagócitos ativos de partículas de pequenas dimensões. 
(2) Observamos possivelmente um monócito que são os maiores leucócitos circulantes, o núcleo dos monócitos possui de dois ou três nucléolos. Os monócitos do sangue representam uma fase na maturação da célula mononuclear fagocitária originada na medula óssea. Esta célula passa para o sangue, onde permanece apenas por alguns dias, e, atravessando por diapedese a parede dos capilares e vênulas, penetra alguns órgãos, transformando-se em macrófagos, que constituem uma fase mais avançada na vida da célula, fazendo parte do sistema fagocitário mononuclear.
1
2
Lâmina de esfregaço sanguíneo –. Aumento de 100x – oil. 
Célula de numero 1 é neutrófilo e 2 é monócito
Com a lente de aumento 100x observamos um possível (1) linfócito com núcleo grande e sem grânulos citoplasmáticos. São responsáveis pela imunidade humoral, através dos linfócitos B, produtores de anticorpos contra diversos agentes estranhos ao organismo e pela imunidade celular, através dos linfócitos T.
Já a imagem 2 identificamos um possível neutrófilo que tem função de englobar e digerir micro-organismos invasores em uma lesão tecidual causada por bactérias, traumatismo, substâncias químicas, calor ou outros fatores. Os tecidos lesados liberam substâncias que provocam as alterações denominadas “inflamação”. Durante o processo da inflamação, os neutrófilos são atraídos pelos produtos químicos dos invasores e migram em grandes quantidades para a área afetada.
1
2
Lâmina de esfregaço sanguíneo –. Aumento de 100x – oil. 
Célula de número 1 é linfócito e 2 é neutrófilo
Por fim e tambem utilizando lente de aumento 100x, observamos um Basofilo (1) que são os leucócitos circulantes mais raros, correspondem menos de 1% dos leucócitos. Apresentam núcleo volumoso, geralmente com aspecto de letra S. Participam dos processos alérgicos e possuem receptores para imunoglobulinas . Eles liberam seus grânulos e as substâncias ativas neles contidas para o meio extracelular, sob a ação dos mesmos estímulos que promovem a expulsão dos grânulos dos mastócitos. 
Já na iamgem 2 indentificamos um eusinófilo que funcionam na destruição de vermes parasitários. Em algumas parasitoses e nas doenças alérgicas o número de eosinófilos aumenta. O núcleo é segmentado apresentando geralmente dois lóbulos (bilobulado).
2
1
Lâmina de esfregaço sanguíneo –. Aumento de 100x – oil. 
Célula de numero 1 é basófilo e 2 é eosinófilo

Continue navegando