Buscar

atuação do psicologo comunitário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os locais de atuação da psicologia comunitária
Ao abordar as formas de atuação do psicólogo comunitário, fica claro que a sua atuação ocorre de maneira própria adentrando diversos campos comunitários, como às instituições escolares, hospitalares e etc. Além disso, poderá desempenhar ações já realizadas pelos demais psicólogos. O psicólogo comunitário abordará uma visão mais crítica junto a uma maior ampliação no campo das intervenções, de maneira a mobilizar funcionários e usuários através da inclusão dos mesmos em ações participativas que visam o campo da saúde mental dentro da instituição. Portanto, a atuação propõe o desenvolvimento de técnicas voltadas para a participação dos pequenos e diferentes grupos que adentram a esfera comunitária e também dentro da instituição. Um exemplo da diferença de atuação em instituições como a escola, fica marcado através da forma acrítica com que alguns psicólogos analisam as situações. Portanto a psicologia comunitária difere nesta parte. Além disso, busca a intervenção para com as “demandas oficiais” para então conseguir acesso as demandas implícitas. Por conseguinte, ao tomar-se o exemplo da “demanda oficial” que compões uma instituição escolar, que poderia ser o baixo rendimento dos alunos, busca intervir não somente dando assistência ao aluno, mas também adentra a esfera familiar, e institucional como um conjunto. Assim sendo, o tipo de intervenção busca abarcar outras demandas a partir da ‘’oficial’’, que seriam as demandas implícitas. E, através deste processo, a própria instituição vai percebendo outras “dificuldades” que não só a dificuldade do aluno para com questão do baixo rendimento. Portanto fica claro que um dos objetivos da psicologia comunitária visa a participação de vários grupos ligados a instituição que, em outros tipos de intervenção sequer fariam parte. Assim, a intervenção do psicólogo comunitário adentra ao interesse de todos para uma melhora relacionada aos tipos de intervenção relacionados a saúde mental.
Além disso, o psicólogo comunitário pode atuar junto a programas governamentais, acolhendo demandas no estado para responder as necessidades globais de uma população. A psicologia comunitária atua junto a participação e desenvolvimento da comunidade. Portanto, no campo dos movimentos sociais, as práticas comunitárias se tornam mais coerentes quando há participação comunitária, além de gerar um maior controle comunitário.
Além dos exemplos de intervenção voltados para a instituição e comunidade, o psicólogo comunitário vai de encontro a vários desafios como os movimentos e grupos negros, movimentos de militância entre outros. Contudo, adentrando a este campo, que busca uma luta contra a descriminalização e busca pelo reforço à identidade étnica, o psicólogo comunitário busca escutar, acompanhar e pesquisar para então, como facilitador, promover saúde mental através da tentativa de acabar com a segregação e a individualização de pequenos grupos. Portanto ao analisar todo o contexto, a área da psicologia comunitária pode intervir em praticamente todos os campos sociais, promovendo saúde mental através da participação, e de ações também de solidariedade. Por conseguinte, visa também promover mudanças onde há resistência, seja ela através de formas de liderança autocrática ou outras, mobilizando a comunidade contra estes desafios.

Continue navegando