Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FUNDAMENTOS CONTÁBEIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO: MARKETING EAD
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS CONTÁBEIS
TUTOR: ERICA CAVALCANTI NUNES E TARCIANA BORGES
ALUNO: MARCOS ANTÔNIO DA SILVA FILHO
AVALIAÇÃO ON-LINE 6 (AOL 6) – ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
Os Princípios de Contabilidade são as verdadeiras normas gerais delimitadoras da aplicação da Ciência Contábil. Se não existissem, cada entidade poderia adotar forma própria de registrar os fatos contábeis, tornando impossível a correta mensuração da riqueza patrimonial, necessária à defesa dos interesses da coletividade, dos particulares e dos próprios sócios e acionistas. É com eles que a contabilidade é regrada.
Princípio da Entidade
Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Princípio da Competência
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
No exemplo citado na atividade, a Constrular fere os princípios da Entidade e Competência, em ambas as empresas não há um sistema de contabilização de receitas e despesas adequado. É preciso que cada empresa seja independente mesmo sendo familiar
Referências: socontabilidade.com.br

Continue navegando