Buscar

Direitos Indiviuais, coletivos e difusos 3

Prévia do material em texto

Direitos Individuais, Coletivos e Difusos
Atividade anterior
Próxima atividade
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Remédios constitucionais são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão na Constituição Federal com o objetivo de sanar ilegalidades ou abuso de poder em prejuízo de direitos e interesses individuais. A respeito da ação popular é correto dizer:
Escolha uma:
a. Os sindicatos e as associações de classe de âmbito nacional têm legitimidade para propor ação popular.Comentário - artigo 5º. LXVIII da Constituição Federal. Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
b. Somente o Ministério Público pode propor ação popular.Comentário - artigo 5º. LXVIII da Constituição Federal. Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
c. O estrangeiro pode ajuizar a ação popular, desde que para defender um direito seu, violado pelo ato atacado na demanda.Comentário - artigo 5º. LXVIII da Constituição Federal. Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
d. Pode-se propor ação popular visando a anular ato administrativo que ofenda, a um só tempo, a moralidade administrativa e o patrimônio público.Comentário - artigo 5º. LXVIII da Constituição Federal. Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
e. Toda ação popular contra Ministro de Estado ou Presidente da República deve ser ajuizada perante o Supremo Tribunal Federal.Comentário - artigo 5º. LXVIII da Constituição Federal. Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
Questão 2
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao mandado de segurança, ação popular e ação civil pública, assinale a afirmativa correta.
Escolha uma:
a. Na ação popular, a sentença que, apreciando o fundamento de direito do pedido, julgar a lide manifestamente temerária, condenará o autor ao pagamento do quíntuplo das custas.
b. Qualquer pessoa e o servidor público poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, ministrando‐lhe informações sobre fatos que constituam objeto da ação civil pública.
c. Cabe mandado de segurança contra os atos de ação coletiva.
d. No mandado de segurança coletivo, a sentença fará coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substituídos pelo impetrante.
e. Cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, sociedade de economia mista e concessionárias de serviço público.
Questão 3
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Ação Popular e a Ação Civil Pública, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A sentença civil na Ação Popular e na Ação Civil Pública fará coisa julgada inter partes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em que poderá ser proposta nova ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.
b. Contra o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República, a Ação Popular e a Ação Civil Pública serão processadas e julgadas, originariamente, no Supremo Tribunal Federal.
c. Por ter eficácia anulatória de ato lesivo e condenatória dos responsáveis pela sua prática, não se admite Ação Popular sob a modalidade preventiva ou de cunho inibitório.
d. Qualquer pessoa, física ou jurídica, interessada ou lesada, é parte legítima para propor Ação Popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
e. Constitui função institucional do Ministério Público, dentre outras, a propositura de Ação Civil Pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
Questão 4
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
(FCC – TRT 20ª Região 2016 – ANALISTA JUDICIÁRIO – OJA) Bruna, desconfia que seu filho Murilo, 24 anos de idade, começou a praticar crimes de furtos, bem como crimes cibernéticos.
Preocupada com a situação, inclusive porque Murilo recebe diversas cartas de cobranças de dívidas lícitas, Bruna resolve investigar a situação financeira do filho, mas nenhuma entidade Governamental, bem como nenhuma entidade de caráter público lhe fornecem qualquer informação. Conversando com sua amiga Soraia, estudante de direito, a mesma sugeriu que Bruna impetrasse um habeas data. Neste caso, Soraia fez a sugestão:
Escolha uma:
a. Incorreta, porque o habeas data cabe apenas para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
b. Correta, porque segundo a carta magna conceder-se-á habeas data exatamente para assegurar o conhecimento de informações relativas a terceiros constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
c. Incorreta, porque não cabe habeas data para o conhecimento de informação relativa a terceiro, mas somente relativa ao impetrante.
d. Correta, porque segundo a carta magna conceder-se-á habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, bem como de terceiros a ela relacionados constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
e. Correta, porque o habeas data cabe exatamente para a retificação de quaisquer dados referentes a qualquer pessoa, em razão da observância do princípio da publicidade.
Questão 5
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Remédios constitucionais são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão na Constituição Federal com o objetivo de sanar ilegalidades ou abuso de poder em prejuízo de direitos e interesses individuais. Os direitos protegidos pelo mandado de segurança coletivo podem ser:
Escolha uma:
a. Difusos, assim entendidos, os transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular grupo de pessoas ligadas com a parte contrária por uma relação jurídica elementar.
b. Os direitos protegidos pelo mandado de segurança coletivo não são constitucionais.
c. Individuais heterogêneos, assim entendidos, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situação específica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante.
d. Coletivos, assim entendidos, de natureza divisível, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica comum.
e. Coletivos, assim entendidos, os transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular categoria de pessoas ligadas entre si por uma relação jurídica básica.
Questão 6
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas constitucionais de eficácia plena, limitada e contida. Com relação a essa classificação são normas constitucionais de eficácia limitada:
Escolha uma:
a. “é livre a manifestação do pensamento, não sendo vedado o anonimato”.
b. é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
c. é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
d. " é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”
e. “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário."
Questão 7
Ainda não respondida
Marcarquestão
Texto da questão
Com relação aos direitos previstos no artigo 5o da Constituição, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
b. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, ainda que indenizada.
c. ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, mesmo que as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
d. é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
e. é livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato aos advogados e padres.
Questão 8
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas constitucionais de eficácia plena, limitada e contida. Com relação a essa classificação são normas constitucionais de eficácia contida:
Escolha uma:
a. garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável.
b. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.
c. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social a proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
d. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social a participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
e. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social o salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei.
Questão 9
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
A nacionalidade é o vínculo jurídico de direito público interno entre uma pessoa e um Estado Com relação ao Direito de Nacionalidade, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
b. São Brasileiros naturalizados os nascidos no Brasil, desde que os pais não estejam a serviço de governo estrangeiro.
c. O Brasil aceita como brasileiro naturalizado, os nascidos no estrangeiro, filhos de pai ou mãe brasileiros a serviço do Brasil.
d. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
e. O Brasil adota apenas o critério do ius solis para a definição de nacionalidade.
Questão 10
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
No Estado democrático de direito os governantes devem respeito ao que é previsto nas leis, ou seja, deve ser respeitado e cumprido o que é definido pela lei. Com relação aos princípios do Estado democrático de direito é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. princípio da segurança jurídica garante instabilidade para as relações jurídicas e se divide em duas partes: uma de natureza objetiva e outra de natureza subjetiva.
b. O sistema de direitos fundamentais, que compreendem exclusivamente os individuais.
c. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.
d. O princípio da justiça social é um princípio da ordem política e não é admitido pelo direito brasileiro.
e. princípio da legalidade determina que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude da lei incluindo a administração pública.
Parte inferior do formulário
Finalizar tentativa ...

Continue navegando