Buscar

legislação social

Prévia do material em texto

Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. O Regulamento da empresa BONS VENTOS LTDA revogou vantagens deferidas a trabalhadores em Regulamento anterior. Neste caso, segundo a Súmula 51 do TST, “as cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento”. Considerando os ensinamentos da Aula 1, qual princípio e subprincípio de Direito do Trabalho é associado ao enunciado da súmula em questão? Explique.
R: O princípio da proteção e a base de todo o ordena mento jurídico; o alicerce sobre o qual se constrói a sistemática jurídica. O princípio da proteção e a direção que norte ia todo sentido da criação do direito do trabalho, no sentido de proteger a parte mais frágil, na relação jurídica. O trabalhador que até o surgimentos de normas trabalhistas, em especial, destas especializadas, se via desprotegidos face altives do emprego. 
As condições mais benéficas -ou seja, uma condição de trabalho já conquistado não pode ser substituída por outra menos vantajosa, na relação de emprego (a rt.468, C LT). 
A jurisprudência do tribunal superior do trabalho agasalha tal entendimento, consoante o teor Súmula n º51. TST encontramos um bom exemplo do princípio da condição mais benéfica. 
2. Considere que esteja em vigor Convenção Coletiva que fixa jornada de 6 (seis) horas. Considere, ainda, que foi celebrado Acordo Coletivo reduzindo referida jornada em 15 (quinze) minutos. Nesse caso, considerando as regras aplicáveis aos conflitos aparentes de normas, os empregados das empresas que subscreverem o Acordo deverão trabalhar, por dia, 5h45m? Fundamente sua resposta.
ATENÇÃO: esta questão envolve assunto abordado pela Reforma Trabalhista.
R: Os empregados das empresas que subscrevam o acordo deveram trabalhar 5 h 45 min. A convenção coletiva de trabalho, como se sabe, tem âmbito muito mais largo de abrangência do que simples acordo coletivo de trabalho. Veja como e possível uma convenção coletiva de trabalho abranger certa categoria de todo um estado, ao passo que um acordo coletivo e celebrado, naquela mesma base territorial, exclusivamente com uma única empresa da categoria econômica. Nesse quadro de hierarquia de regras, qual prevalece? A resposta mais imediata nos conduziria a prevalência das regras no acordo coletivo de trabalho que teria normas gerais. 
�
ATIVIDADES
�
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;

Continue navegando

Outros materiais