Buscar

Política Macroeconômica e Modelos Econômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO “AULA 03” – ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 06, 07 E 08.
VALOR = 3.50
QUESTÃO 01: O MODELO KEYNESIANO SIMPLES, LEVANDO EM CONTA A HIPÓTESE DE DESEMPREGO DE RECURSOS PRODUTIVOS, EXPLIQUE PORQUE KEYNES DEFENDE QUE O NÍVEL GERAL DE PREÇOS É CONSTANTE EM SEU MODELO. (VALOR = 0.50)
 Como existem recursos produtivos desempregos, e como a economia pode estar em equilíbrio mesmo com capacidade ociosa, se houver alguma expansão no nível da demanda agregada as empresas irão responder apenas com aumentos no nível de oferta agregada, sem aumentar os preços.
QUESTÃO 02: COM BASE NO CONTEÚDO ABORDADO NO ITEM “FLUTUAÇÕES DO PRODUTO”, NA AULA 06 DO NOSSO GUIA DE ESTUDOS, RESPONDA:
a) O que pode ocorrer com a demanda agregada se houver um aumento na taxa de juros do mercado. Explique. (VALOR = 0.50)
Podemos afirmar que quanto maior a taxa de juros no mercado, menor será o nível de investimento na economia, consequentemente a demanda agregada diminuirá.
b) O que pode ocorrer com a demanda agregada se houver um aumento nas alíquotas de importações praticadas pelo país. Explique. (VALOR = 0.50)
Essa medida terá um impacto negativo para as empresas, pois fazem que nossos produtos internos fiquem mais caros em relação aos produtos estrangeiros, diminuindo as exportações, consequentemente diminuindo as exportações liquidas. 
QUESTÃO 03: CITE OS TRÊS MOTIVOS QUE LEVAM UM AGENTE ECONÔMICO A DEMANDA MOEDA. ESCOLHA UM DESSES MOTIVOS PARA EXPLICAR. (VALOR = 1.00)
* Motivo transação
* Motivo precaução
* Motivo especulação.
Motivo precaução: Ocorre devido à incerteza doso indivíduos ou empresas com relação ao futuro, é um meio de estar preparado para alguma surpresa que pode acontecer. Neste caso os indivíduos e as empresas querem manter moeda na forma liquida para ter alguma reserva monetária caso venha ter algum imprevisto, neste caso também pode ocorrer o não recebimento de algum valor no qual a o indivíduos ou empresa pretendem efetuar pagamentos, sendo necessário estar prevenido.
QUESTÃO 04: CITE 05 EXEMPLOS DE INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS BANCÁRIOS. (VALOR = 0.50)
Caixa Econômica Federal
Banco do Brasil
Banco Bradesco
Banco Central
Banco Santander
QUESTÃO 05: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR O DESEMPREGO E AUMENTAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO, A POLÍTICA MONETÁRIA ADOTADA DEVE SER ESPANSIONISTA. RESPONDA
· Cite 02 instrumentos de política MONETÁRIA EXPANSIONISTA que devem ser adotados no caso acima? (VALOR = 0.50)
Reservas compulsórias: O Banco Central pode reduzir o percentual dos depósitos compulsórios (ou seja, o percentual dos depósitos à vista que os bancos comerciais são obrigados a deixar guardados no Banco Central), assim, haverá mais dinheiro disponível para os bancos poderem fazer empréstimos ao público. Assim, com mais empréstimos, o público em geral terá mais acesso a moeda, pois a quantidade de moeda em circulação aumenta. Finalmente, o consumo e a demanda agregada serão estimulados, estimulando também a produção, geração de emprego e renda na economia.
Compra de títulos públicos: Se o Banco Central comprar títulos públicos que estão em poder dos cidadãos, estará injetando dinheiro na economia e a quantidade de moeda em circulação aumenta, assim o publico em geral terá mais acesso a moeda, o consumo e a demanda agregada serão estimulados e o mesmo ocorre com a produção, geração de emprego e renda na economia.

Continue navegando