Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
102 pág.
Questões CESPE comentadas parte 2

Pré-visualização | Página 2 de 7

furtaram um veículo que estava parado em um estacionamento público. Depois de terem retirado pertences do veículo, o abandonaram perto do local do assalto. O grupo foi preso. Constatou-se que Ronaldo era réu primário, tinha bons antecedentes e que agira por coação dos outros elementos do grupo. Nessa situação, se a coação foi resistível, se houver confissão do crime e se as circunstâncias atenuantes preponderarem sobre as agravantes, a pena de Ronaldo poderá ser reduzida para abaixo do mínimo legal. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 9
Gabarito
Errado, pois tanto na fixação da pena base quanto na fixação da pena intermediária a pena não pode ser reduzida abaixo do mínimo legal conforme a súmula  231  do Superior Tribunal de Justiça que dispõe:
A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal.
QUESTÃO 9
STJ 2018 CESPE- Situação hipotética: Um policial, ao cumprir um mandado de condução coercitiva expedido pela autoridade judiciária competente, submeteu, embora temporariamente, um cidadão a situação de privação de liberdade.  Assertiva: Nessa circunstância, a conduta do policial está abarcada por uma excludente de ilicitude representada pelo exercício regular de direito.
 Certo ou errado.
QUESTÃO 10
Gabarito
Errado, pois seria a hipótese da excludente de ilicitude chamada estrito cumprimento do dever legal, pois a obrigação do policial em questão está prevista em lei. Essa excludente está disposta no artigo 23, III   do Código Penal que dispõe:
Exclusão de ilicitude
Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato:
III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.
QUESTÃO 10
PGE PE 2018 CESPE - No que se refere aos direitos individuais e aplicação dos princípios do contraditório e da ampla defesa, julgue o item a seguir:
É garantido ao defensor de investigado o pleno acesso aos documentos já anexados ao procedimento investigatório, mesmo que o inquérito policial esteja classificado como sigiloso.
Certo ou errado.
QUESTÃO 11
Gabarito 
A assertiva está correta conforme a súmula vinculante 14 do Supremo Tribunal Federal que dispõe:
É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.
QUESTÃO 11
PF 2018 CESPE- Em cada item seguinte, é apresentada uma situação seguida de uma afirmação a ser julgada com base na legislação de regência e na jurisprudência dos tribunais superiores a respeito de exclusão da culpabilidade, concurso de agentes, prescrição e crime contra o patrimônio. Clara, tendo descoberto uma traição amorosa de seu namorado, comentou com sua amiga Aline que tinha a intenção de matá-lo. Aline, então, começou a instigar Clara a consumar o pretendido. Nessa situação, se Clara cometer o crime, Aline poderá responder como partícipe do crime. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 12
Gabarito
A assertiva está correta, pois no caso em questão ocorreu a participação moral que acontece quando alguém instiga outrem ao cometimento de um crime. 
QUESTÃO 12
PF 2018 CESPE- Por força do princípio da verdade real, se uma autoridade policial determinar que um indiciado forneça material biológico para a coleta de amostra para exame de DNA cujo resultado poderá constituir prova para determinar a autoria de um crime, o indiciado estará obrigado a cumprir a determinação. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 13
Gabarito
A assertiva está incorreta, pois o indivíduo não pode produzir provas contra sim e também não é obrigado a confessar, sendo que, essa é até retratável conforme o código de processo penal. A coleta desse DNA contra a vontade do indivíduo iria ferir o princípio da presunção de inocência que consiste na presunção de que todos são inocentes até o trânsito em julgado de uma sentença condenatória. 
QUESTÃO 13
PF 2018 CESPE - Valter, maior e capaz, foi preso preventivamente em uma das fases de uma operação policial.
Ele já era réu em outras três ações penais e estava indiciado em mais dois outros IPs. Nessa situação, as ações penais em curso podem ser consideradas para eventual agravamento da pena-base referente ao crime que resultou na prisão preventiva de Valter, mas os IPs não podem ser considerados para essa mesma finalidade.
 Certo ou errado.
QUESTÃO 14
Gabarito
A assertiva está errada, pois nem as ações penais em curso nem o inquérito pode servir para o aumento da pena base conforme a súmula  444   do Superior Tribunal de Justiça que dispõe: : É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.
QUESTÃO 14
STJ 2018 CESPE- Situação hipotética: Roberto foi acusado de participar de organização criminosa que praticava crimes contra a administração pública.
No curso da ação penal, Roberto resolveu, voluntariamente, contribuir com as investigações por meio do instituto da colaboração premiada. Posteriormente, entretanto, ainda no curso da instrução penal, ele desistiu de participar do programa de colaboração premiada.  Assertiva: Nessa situação, as provas colhidas no acordo de colaboração não poderão ser utilizadas exclusivamente contra Roberto. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 15
Gabarito
A assertiva está correta conforme o artigo 4º §10   da lei 12.850 de 2013 que dispõe:
§ 10. As partes podem retratar-se da proposta, caso em que as provas autoincriminatórias produzidas pelo colaborador não poderão ser utilizadas exclusivamente em seu desfavor.
QUESTÃO 15
PF 2018 Cespe - Delegado da PF instaurou IP para apurar crime cometido contra órgão público federal. Diligências constataram sofisticado esquema de organização criminosa criada com a intenção de fraudar programa de responsabilidade desse ente público. Com base nessas informações e com relação à prática de crime por organização criminosa, julgue item seguinte. A fim de dar celeridade às investigações e em face da gravidade da situação investigada, é possível a infiltração de agentes de polícia em tarefas da investigação, independentemente de prévia autorização judicial.
 Certo ou errado.
QUESTÃO 16
Gabarito
A assertiva está errada, pois a infiltração de agentes necessita de prévia autorização judicial conforme  o artigo  10  da lei 12.850 de 2013 que dispõe: 
Art. 10. A infiltração de agentes de polícia em tarefas de investigação, representada pelo delegado de polícia ou requerida pelo Ministério Público, após manifestação técnica do delegado de polícia quando solicitada no curso de inquérito policial, será precedida de circunstanciada, motivada e sigilosa autorização judicial, que estabelecerá seus limites.
QUESTÃO 16
CESPE 2018 PF - As hipóteses de suspeição do juiz se referem a fatos e circunstâncias de origem externa ao processo e que poderão influenciar na decisão do órgão julgador. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 17 
Gabarito 
A assertiva está correta, pois as hipóteses de suspeição são de ordem subjetiva de fonte externa ao processo e estão previstas no artigo 254 do Código de Processo Penal que dispõe:
Art. 254.  O juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes:
I - se for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer deles;
II - se ele, seu cônjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato análogo, sobre cujo caráter criminoso haja controvérsia;
III - se ele, seu cônjuge, ou parente, consangüíneo, ou afim, até o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes;
IV - se tiver aconselhado qualquer das partes;
V - se for credor ou devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes;
Vl - se for sócio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo.
QUESTÃO 17
STM 2018 CESPE - No que tange aos institutos penais das excludentes de ilicitude e de culpabilidade e da imputabilidade penal, julgue o próximo item. Preenchidos
Página1234567