Buscar

Compartilhe 2 - Desenvolvimento Humano e Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Humano e Social
Compartilhe 2
Anhembi Morumbi
Faça uma pesquisa sobre os Relatórios de Desenvolvimento Humano e Social Brasileiro produzidos pela Organização das Nações Unidas/PNUD, que são a nível mundial, nacional e regional. Escolha um tema e um conjunto de dados presentes em algum destes Relatórios e realize relações com o passado escravista brasileiro. Lembre-se que entre estas características, além da escravidão, estão, por exemplo, a ausência de trabalho assalariado, economia baseada em bens primários por meio de latifúndios, ausência (ou um número ínfimo) de indústrias. Ao final, disponibilize sua pesquisa no fórum da seção “Compartilhe”.
Concentração da maior parte da riqueza na mãos de poucos aumenta a desigualdade social no Brasil
Em 2019, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil estava na 79ª posição no ranking de 189 países na comparação com o ano anterior. Na América do Sul, o Brasil é o quarto país com maior IDH, ficando atrás de Chile, Argentina e Uruguai.
O relatório mostrou outra situação alarmante: os 10% mais ricos concentraram 55% do total da renda do país, o que faz uma referência a divisão injusta de terra que ocorreu no nosso país no tempo da colonização e que ainda está sem solução até os dias atuais.
Devido a essa alta concentração de muito nas mãos de poucos, o documento mostra que a desigualdade no nosso país continua sendo um problema grave, que traz consequências em todos os âmbitos, tanto social, cultural, econômico e político.
O documento mostrou ainda que o mundo alcançou ganhos substanciais nos níveis básicos de saúde, educação e padrão de vida. No entanto, as necessidades de muitas pessoas permanecem não atendidas e, paralelamente, uma próxima geração de desigualdades se inicia, colocando as pessoas ricas à frente no desenvolvimento. 
Fonte:
https://nacoesunidas.org/relatorio-de-desenvolvimento-humano-do-pnud-destaca-altos-indices-de-desigualdade-no-brasil/

Continue navegando