Buscar

Q1-Formação Terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
Curso de Engenharia Ambiental e Civil
Prof. Murilo Gomes Torres
QUESTIONÁRIO – 1
TEMA: Formação e constituição interna do Planeta Terra
1) Qual a importância dos meteoritos para o estudo da formação do Sistema Solar e do Planeta Terra?
Datam o sistema solar (Datação Isotópica) e formaram os planetas telúricos 
2) O Planeta Terra foi formado através da aglutinação ou colisão de meteoritos. Por que então, não se observa na superfície terrestre nenhuma rocha de composição meteórica ou semelhante a esta na superfície terrestre? Explique
Por que a Terra, em um dos seus processos, estava em estado líquido devido as altas temperaturas que derreteram as primeiras composições e separando-as
3). Descreva sucintamente o processo de formação do planeta Terra (telúrico), as energias que foram envolvidas para sua formação e os processos de separação (diferenciação) entre os elementos pesados e leves, desde o estágio inicial até os tempos atuais.
O Planeta Terra, formado essencialmente por meteoritos, quando essa era líquida sofreu uma pressão que era o período que era concentrada no fundo, onde se encontrava o núcleo, e este sofreu divisão e formaram dois núcleos, o interno e o externo.
O interno sofre mais pressão por ser mais rígido que o externo, pois em volta se tem o manto que é constituída por rocha, porém é mais maleável por constituir alguns elementos químicos derretidos, por causa da fusão parcial. Nesse processo tem-se energia gravitacional, energia térmica, enérgica mecânica, energia radioativa e energia magnética.
A Terra foi-se resfriando até chegar no estado que se encontra atualmente.
4) Como se explica o núcleo externo estar no estado líquido e o núcleo interno estar no estado sólido, se ambos possuem composições químicas e densidades semelhantes? Considere que a porção interna possui uma temperatura de cerca de 700º C a mais que a porção externa?
Devido à pressão, o núcleo interno sofre mais pressão e assim é mais rígido que o núcleo externo, mesmo tendo a mesma composição 
5). Para que o núcleo terrestre funcione como uma grande fonte de calor é necessário que o mesmo libere grande quantidade de energia. Quais são os principais tipos de energia envolvidos, que são emitidas do núcleo terrestre e as transformações para outras formas de energia?
O campo magnético gerado pelo núcleo (Energia magnética), também libera energia radioativa que com a junção dessas duas energias tem-se a formação de energias térmica e mecânica.
6) O manto superior também é conhecido como manto empobrecido (deletado) em alguns elementos químicos. Quais são os principais elementos (cite dois) que são removidos desta região e por que motivo estes elementos são expelidos para regiões menos profundas? Estes elementos foram depositados por sobre o Manto. Qual nome dado a esta parte do Planeta onde estes elementos foram posicionados?
Um dos principais elementos químicos que são encontrados no manto são: Si, O, Fe, Mg. Devido ao derretimento durante a fusão parcial, os elementos mais leves sobem e se acumulam sobre o manto e com o tempo e com o resfriamento vai-se formando a Crosta.
7). Quais são as principais características que diferenciam o Planeta Terra dos outros planetas do Sistema Solar?
A presença de água no estado líquido, a atmosfera a base de Nitrogênio e Oxigênio (N e O), posição espacial única em relação ao sol, desenvolvendo assim todas as formas de vida.
8). Qual o método indireto utilizado pela ciência que possibilita a investigação e estudo do interior do Planeta Terra, identificar suas subdivisões e possíveis composições químicas e densidades?
O método indireto utilizado pela ciência, a maior parte dos conhecimentos, foram obtidas através da análise de velocidade de propagação de ondas sísmicas. Essas ondas tendem a se propagarem em regiões homogenias (Tornam-se mais lentas ou mais rápidas quando atravessam matérias de diferentes composições), e com esses dados os cientistas puderam estimar a densidade, a composição, a estrutura e o estado físico das diversas camadas da Terra.
9) descreva comportamento das ondas sísmicas S (cisalhante) e P (compressional) no interior do Planeta Terra e meios físicos (sólido, líquido e gasoso) que estas ondas atravessam?
As ondas sísmicas são formadas a partir do atrito gerado pela movimentação das rochas da crosta continentais (ou placas), onde sua velocidade varia de acordo com sua rigidez.
As ondas S e P (secundaria e primaria) se propagam em meios sólidos, líquidos e gasosos, sendo que a ondas S se propagam apenas em meios sólidos e a ondas P se propagam em todos os meios.
10). Descreva as subdivisões internas do Planeta terra, as características físicas (densidade e estado físico) e químicas de cada uma destas? Quais os tipos de crostas? Descreva as propriedades físicas e químicas e a espessura média de cada.
· Núcleo:
· Densidade de 11g/cm³
· Composição: Fe (85%) e Ni (15%)
· Volume: 55% 
· Núcleo externo: contato com o manto líquido
· Núcleo interno: é solido dividido pela Alta pressão
· Manto:
· Energia produzida no núcleo (Energia gravitacional e Energia radioativa) que se transformam em energia térmica no manto, produzindo células convencional.
· Estado físico: Rocha dúctil
· Densidade: 5,5g/cm³
· Composição: Fe, Mg, S
· Volume: 44,5%
· Manto superior ou empobrecido
· Manto inferior ou original
· Crosta:
· Densidade: 2,7g/cm³
· Composição: Si, Na e K
· Volume da crosta em relação à Terra: 0.5%
· Crosta continental: 2,7g/cm³-Composição: Na, K, S-Espessura: 30km
· Crosta Oceânica:3,2g/cm³-Composição: S, Fe, Mg, Ca-Espessura: de 10 à 15km

Continue navegando