Buscar

Metodologia e ideologia do Trabalho Social (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia e ideologia do Trabalho Social
 (Ideologia Liberal no Serviço Social)
 
 O liberalismo Social é uma ideologia política que crê na liberdade individual requer como nível de justiça social. O Liberalismo Clássico o Liberalismo Social apoia a economia de mercado e a expansão dos direitos civis e políticos dos cidadãos, mais difere daquele por crer que o papel do governo inclui também cuidar dos mais pobres, promover um sistema de saúde pública e cuidar principalmente da educação básica dos cidadãos. 
 O liberalismo social, é visto como ponto central e garantidor das liberdades individuais. Políticas Liberais Sociais vem sendo aplicadas em todo mundo capitalista após a Segunda Guerra Mundial. Os partidos Liberais Sociais são considerados na maioria dos países como de centro, ou centro esquerda.
O Termo Liberalismo Social é utilizado para diferenciar esta vertente do Liberalismo de seu irmão mais velho o Liberalismo Clássico que dominou a política e a economia por séculos até a aparição das demandas sociais do fim do século XIX e da Grande Depressão no início do século XX.
O Liberalismo Social surge como uma alternativa liberal frente ao Socialismo crescente, frente ao Nazismo e Fascismo que também, à sua maneira, defendiam certas reformas na política, economia e nas sociedades.
No fim do século XX surgem alguns movimentos contrários as politicas liberais sociais que os países desenvolvidos vinham aplicando há décadas, o mais conhecido é o neoliberalismo que prega uma economia de políticas monetaristas e a redução drástica dos governos na provisão de serviços aos cidadãos. No entanto, este movimento não conseguiu que as políticas públicas dos países desenvolvidos retornassem ao liberalismo clássico, pois as nações continuaram a fornecer serviços públicos (em maior ou menor volume) a seus cidades e também continuaram com certo controle sobre suas políticas econômicas.
No âmbito político norte-americano, o termo Liberal Social descreve atitudes “progressistas”em assuntos sócio-políticos como aborto, casamento homoafetivo ou o controle de armamentos, de forma oposta ao “conservadorismo social”. Assim, a visão liberal social em matéria de economia pode ser tanto “progressista” quanto “conservadora”em matérias como a política fiscal.
No Brasil o liberalismo social, da mesma forma que a Social Democracia porém com objetivos diferentes, defende a retirada do Estado de iniciativas que não geram serviços aos cidadãos como empresas públicas fora do âmbito da saúde, educação e segurança; ao mesmo tempo defende que o Estado realize o planejamento de políticas econômicas e a regulação de mercados para aumentar a eficiência da retenção de impostos e evitar ações predatórias e desleais entre grupos econômicos que acarretem em ônus para os cidadãos.

Outros materiais