A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AOL 01, Metodologia

Pré-visualização | Página 1 de 1

Através de um estudo publicado em janeiro de 2013, na revista científica Psychological Science in the Public Interest, a avaliação de 10 técnicas comuns de estudos, classificando quais as que possuíam de fato a melhor utilidade. Houve uma valorização de incentivos salariais e de uma autonomia dentro da própria sala de aula. 
No resultado do paper trouxe surpresas para o estudante. Técnica de estudo bastante conhecida no Brasil, como por exemplo, resumir, grifar, utilizar mnemônicos e visualização de imagens para apreensão de textos, também ler conteúdos que estariam classificadas como as de utilidades mais baixa.
Sendo que três técnicas de estudos foram destacadas como de utilidade moderada: interrogação elaborativa, auto explicação e estudo intercalado. Porém duas obtiveram um grau maior de utilidade na aprendizagem, que foram as técnicas de teste prático e prática distribuída.
O ranking reflete os resultados da pesquisa, considerando que cada pessoa tem suas próprias técnicas de estudo, para melhor alcançar os seus objetivos dentro do âmbito estudantil. 
Sabe-se que para ter uma produtividade maior nos estudos, requer além de técnicas, elaborar um plano de trabalho, que seja mais abrangente com o tema a ser estudado.
Quais as técnicas de estudo adequadas á pesquisa?
Prática distribuída
Teste prático
Estudo intercalado
Escolha três técnicas e descreva brevemente aos seus colegas, detalhando suas características;
Prática distribuída
A técnica de prática distribuída resume-se em distribuir o estudo ao longo do tempo, invés de concentrar aprendizagem somente em um bloco, na maioria das vezes sendo na véspera de provas.
Em pesquisas realizadas mostraram, que o tempo excelente de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Se você deseja lembrar de um acontecimento por 5 anos, você deve espaçar seu aprendizado a cada seis meses e se quer lembrar por uma semana deve estudar uma vez por dia. A prática distribuída pode ser uma distribuição de estudo em períodos mais curtos ao longo de cada dia, com intervalos e com períodos de descanso. Um exemplo seria uma hora pela manhã, uma hora a tarde e outra hora ser realizada a noite.
Teste prático
A realização de testes práticos está ligado ao que você está estudando, sendo considerada uma das melhores maneiras de aprendizagem, a realização da pesquisa científica, em testes práticos chegou a ser duas vezes mais eficaz do que outras técnicas já aplicadas.
Em caso de concursos públicos recomenda-se a realização de inúmeros exercícios de provas anteriores. Não sendo apenas do cargo desejado, mas qualquer tipo de questão, que encontre, será de grande importância para seus estudos.
Estudo intercalado
No estudo intercalado é feito uma rotação de matérias, em postagens anteriores, relacionados ao conteúdo. A pesquisa em si, procurou identificar se era mais eficaz, estudar tópicos de uma vez ou intercalar diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais eficiente e aleatória.
A conclusão dos cientistas seria, que a intercalação tem utilidade maior em aprendizados envolvendo movimentos físicos e tarefas cognitivas, como por exemplo, as ciências exatas.
 A intercalação tem como benefício fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando, podendo ter maiores chances de aprendizagem.
Qual das técnicas você destacaria como mais adequada para estudar o problema da melhoria de resultados dos estudantes em avaliação como o Pisa? Justifique
Em suma, levando em consideração o estudo realizado, creio que o estudo intercalado seria a melhor técnica, visto que os professores da instituição aconselharia que não deve-se ser estudada toda uma disciplina e sim intercalar entre uma e outra. Desta maneira acredito que o funcionamento do cérebro e do raciocínio lógico funcionariam melhor e o desempenho dos estudos seriam mais eficaz e os objetivos serão alcançados.
Fonte: 
https://mude.vc/estudo-10-melhores-formas/