Buscar

ESTAGIO SUPERVICIONADO DIFERENTE CONTEXTO PRONTO (3)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
CRISTIANE AZEVEDO GOMES, RU: 1333734. TURMA: 2016/02 
SONIA APARECIDA DA SILVA DOMINGOS, RU: 1333735. TURMA: 2016/02
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIFERENTES CONTEXTOS
ITAPEVI, SP
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
CRISTIANE AZEVEDO GOMES, RU: 1333734. TURMA: 2016/02 
SONIA APARECIDA DA SILVA DOMINGOS, RU: 1333735. TURMA: 2016/02
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estagio Supervisionado Diferentes Contextos: apresentando ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
ITAPEVI, SP
2018
SUMÀRIO
1 INTRODUÇAO.	04
2 INSTITUIÇÃO ESTÁGIADA	05
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.............................06
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓCICA DA INSTITUIÇÃO ............................	06
2.3 CARACTERISTICA ESTRUTURAL...................................................09
2.3.1 Características dos profissionais .................................10
2.3.2 Caracterização do público atendiDO ............................11
3 ITENS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO ...........................................12
4 CONCIDERAÇÕES FINAIS	17
5 REFERENCIAS	19
6 APENDICE .............................................................................................20
INTRODUÇÃO
O estágio pode ser compreendido como uma atividade de reflexão, compreensão, análise, interpretação na realidade que enriquece a formação profissional. O mesmo é um dos componentes obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Pedagogia, pois se trata de um elemento relevante para a formação inicial do licenciado ao aproximá-lo do contexto em que atuará futuramente.
O Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos oferece ao acadêmico o aprendizado de como planejar, acompanhar e avaliar a aplicação de projetos e experiências educativas em ambientes não escolares.
Esse Estágio foi realizado na Associação Caritas São Francisco, é uma ONG (organização não governamental), constituída 12 de Novembro de 1983, por pessoas da comunidade juntamente com o Padre João Carlos Pacchin da comunidade São Francisco de Assis. Há mais de trinta anos a associação desenvolve um trabalho para e com a comunidade de Jandira. A Caritas cresceu muito, junto com as pessoas que rendem viva e ativamente. A mesma desenvolve suas atividades sociais e educativas voltadas para crianças, adolescentes e seus familiares nos projetos de educação infantil e pós-escola, mantendo um olhar especial para os alunos de baixo nível socioeconômico-cultural.
 	O estágio desenrolou-se basicamente na observação participativa, do trabalho coletivo, articulado e com posições diversificadas, numa tarefa desafiadora, que exige empenho, paciência, persistência para alcançar, o desenvolvimento pleno dos alunos, que já se trata, em muitos casos, de alunos com dificuldades sociais, econômicas e familiares, o que torna ainda maior a responsabilidade desta instituição.
O Estágio de diferente contexto foi realizado no período de 18 de junho de 2018 a 30 de agosto de 2018, pelas alunas Cristiane Gomes de Azevedo e Sônia Aparecida da Silva Domingos, pelo Centro Universitário Uninter.
2. Instituição Estagiada
 
A Associação Caritas são Francisco tem por finalidade atender o disposto na constituição federal e estadual, na lei de diretrizes e bases da educação nacional, da lei 9.394 no referencial curricular para educação infantil, e no estatuto da criança e do adolescente Ministrar o ensino da educação infantil.
Oferecer uma educação de qualidade, pautada nos princípios de uma democracia participativa, comunitária, cristã e ambiental, tornando-se um espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício de sua plena cidadania.
A instituição oferecerá a seus alunos serviços educacionais com base nos princípios emanados das constituições federais e estaduais, da lei e diretrizes e bases da educação nacional, do estatuto da criança e do adolescente, da lei 11.769 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira.
O processo educacional deve completar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizado” e desemboque em um processo de produção e de apropriação de conhecimento, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade.
A Associação Caritas, através da educação, tem a missão de resgatar as reservas inesgotáveis de potencialidades de transformação que todas as pessoas têm promovendo a verdadeira prosperidade do ser humano. A verdadeira educação visa á promoção do homem ao “exercer corajosamente” a sua função conscientizada e critica da vida e da esperança, bem como animar a pessoa para exercício de sua própria cidadania em seus direitos e deveres.
A Associação Caritas São Francisco possui 6 unidades no Município de Jandira, Unidade Sede,Unidade centro Comunitário Escola e Vida Tata Loreta, Unidade C.C.E.I Nossa Senhora de Fátima,Unidade C.C.E.I Padre John Caneparo, Unidade C.C.E.I Recanto DO Saber, Unidade C.C.E.I Escola e vida Emilli e Valesca. A Associação Caritas atende no geral cerca de 1.0050 crianças.
2.1 INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O Estagio Supervisionado Diferentes Contextos foi realizado na Associação Caritas São Francisco Unidade C.C.E.I Escola e Vida Emilli e Valesca, situada na Rua Lemans, n° 669 Jardim São João,município de Jandira, estado de São Paulo, CEP :066634-010, telefone (11) 4789-5301, email soccarita@uol.com.br, site www.caritasfrancisco.org.br, tendo sua coordenadora Jaqueline Pereira Santos, instituição funciona, no período integral, das 07:00 horas ás 18:00 horas.
 
Os níveis de modalidade são:
· Maternal I e II, faixa etária (de 1 ano e seis meses a 3 anos e onze meses)
· Pré I, faixa etária (de 4anos)
· Pós-escola, faixa etária (6anos á 13 anos)
Essa instituição atende um total de 150 crianças
2.2 Concepção Pedagógica da Instituição 
Associação Caritas São Francisco, tem por objetivo ajudar no desenvolvimento e a formação da pessoa humana. No mundo globalizando de hoje, vivenciamos um momento de crise de valores e ideologias, políticas e culturais. A educação infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, é o ambiente de socialização, onde aprende a se relacionar com os outros fora do ambiente do lar, por isso, a Caritas pretende estimular a criança a conhecer, conviver, construir um mundo de si mesmo, para reconhecer-se como sujeito buscando seus direitos.
“O Projeto Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, que é essencial participativa.”
E uma metodologia de trabalho que possibilita resignificar a ação de todos os 
 	Agentes da instituição. ”(VASCONCELLOS, 19995, P.143).
 O projeto pedagógico, ao ser tratado em pontos firmes, busca evitar uma diretividade exagerada, pois não pretende ser um projeto acabado e formalizado, mas estar aberto a criatividade de cada um para que possa planejar a dinâmica do ensinar e do aprender de acordo com as solicitações de cada momento.
 
 Os pressupostos e princípios desse projeto vem ser construído com bases nas experiências vividas, e com os olhos atentos aos sinais dos tempos atuais e dirigidos a um futuro próximo. Pretende ser criterioso onde o dizer e o fazer busquem os ecos da adequação e da coerência, num paradigma que acompanhe a ação de ser um educador da Associação Caritas São Francisco.
 A Associação Caritas tem alvo a ser alcançado, universalização e a socialização do saber das ciências, das letras, das artes, da política e da técnica. O objetivo deve ser o de elevar o nível de compreensão da realidadepor parte do educando, que deve ultrapassar a percepção do senso comum. Em nosso projeto pedagógico, o homem deve ser visto numa totalidade dinâmica como um ser que integra os aspectos biológicos, psicológicos. Uma pessoa com condições para a mudança, orientada para ser sujeito, e não objeto passivo da sua educação.
 O objetivo principal é dar espaço para que o educando possa exercer sua consciência critica ao aprender fazendo.A escola deve construir-se como lugar onde o aluno construa o seu conhecimento, numa postura de indagação e análise avaliativa da realidade social, ao mesmo tempo em que experiência os valores cristãos (e humanistas) em ações afetivas.
Ao mesmo tempo, devemos continuar buscando uma escola aberta aos interesses e necessidades, sem perder nossa identidade.
 
Além disso, a Caritas busca ser uma instituição de ensino educacional fundamentada em uma postura íntegra, justa, valorizando a escuta, o diálogo e o respeito. Para colocar em prática essas concepções pedagógicas,a Associação trabalha em um ambiente de cooperação e profissionalismo, desenvolvendo as atividades cotidianas em equipe, de forma organizada e planejada.
O trabalho pedagógico tende desenvolver e ampliar progressivamente equilíbrio, ritmo, resistência, força, velocidade e flexibilidade corporal;
Ampliar aos poucos as possibilidades de expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral;
Receber materiais diversos e procedimentos para utilizá-los como forma de expressão;
Ampliar progressivamente as possibilidades de representação simbólica; 
Conhecer, apreciar, analisar, produzir e respeitar diferentes linguagens artísticas, podendo relacionar elementos de sua cultura com elementos da cultura artística historicamente acumulada.
 
2.3 Característica Estrutural
 A Associação Caritas é uma entidade sem fins lucrativos e contam com participação voluntária de grupo de pessoas da comunidade, não recebe recursos do governo, vive exclusivamente de donativos de empresas e também das festas organizadas durante o ano letivo. Presta serviço e apoio ás famílias carentes, realizando visitas, aconselhamentos, através do projeto social.
 	 A Associação possui também uma mini Padaria, que fornece os pãezinhos para todas as unidades, garantindo o café da manhã e a da tarde para as crianças matriculadas.
 
 	A Unidade C.C.E.I Escola Emilli e Valesca, tem uma estrutura física extremamente limpa e organizada,conta com 05 salas de aulas, 01 sala da coordenação, 01 sala de informática, 01 sala de meio ambiente 1 almoxarifado, uma 
Dispensa, possui um, refeitório amplo, uma cozinha, 08 banheiros, não possui estrutura para alunos com deficiências.
 	Possui uma quadra sem cobertura, um espaço amplo de vegetação. 
A distribuição e ocupação do tempo e dos espaços pedagógicos: 4 televisor, 4 aparelho de DVDl, 1 impressoras,2 geladeiras, 1 freezer,1 micro-ondas, 1 microfone sem fio, diversos jogos recreativos e educativos, livros de literatura infantil, material de papelaria, fogão industrial, ventiladores, bebedouros, banco e mesas para refeitório, mobiliário para educação infantil, mobiliário para sala de coordenação,a maioria doados,porém em um estado bom para uso dos alunos e demais da funcionários Associação.
2.3.1Características dos profissionais que atuam na Associação
 
 	 A Associação Caritas, conta com um quadro de 95 funcionários e 44 estagiarias sendo assim distribuídos: 16 professores no período da manhã, 38 monitores, 6 cozinheiras, 7 auxiliar de cozinha, 11 serviço gerais, 6 coordenadores de unidade e 1 nutricionista que atende todas as unidades. Na equipe administrativa são 3 funcionários, 2 Assistentes administrativo e 1 administrador. 
 	A formação dos educadores é variada, 19 profissionais possuem graduação em Pedagogia, 3 Bacharel em Serviço Social, 1 em Administração com pós em Financias, 1 Tecnólogo em Recursos Humanos e 2 em Direito.
 	 A Associação Caritas estabelece o compromisso de oferecer atividades de formação continuada de seus professores e dos demais servidores, proporcionando as seguintes atividades de formação continuada, realizações e encontros pedagógicos. A formação continuada é oferecida pelo Instituto Paulo Freire.
 
Segundo a pesquisa do Estágio Diferentes Contextos a coordenadora da Unidade Emilli e Valesca, Sra. Jaqueline Pereira Santos, formada em Direito, está no cargo desde 2016, e junto com ela estão 2 professoras de Educação Infantil,6 monitores,3 estagiárias.E também 1 monitor de informática que atende a unidade Emilli e Valesca na quarta –feira,1 monitor de dança na segunda feira,1 monitora de Meios Ambientes que atende a unidade na terça-feira, 3 funcionários de serviços gerais,1 cozinheira,1 ajudante de cozinha.
Pude observar que o ambiente é de muita interação entres os funcionários, trabalham com respeito, passando confiança, todos empenhados em um só objetivo, a construção de um ambiente educacional ético, comprometidos em ajudar, as crianças.
2.3.2 Caracterização do público atendiDo pela Associação
 A Associação Caritas, o ato de seu nascimento deu por vontade da sociedade civil, que observando as necessidades de mães solteiras e chefes de famílias ou famílias em situação de desemprego, necessitavam de espaço onde suas crianças pudessem estar seguras e mesmo se alimentarem enquanto a mãe trabalhava. 
A Associação Caritas desenvolve um trabalho voltado para o atendimento de crianças carentes da comunidade, na faixa etária de 0 a 5 anos e também atende as crianças, o pós-escola (Escola e Vida), que acolhe as crianças que retornam da escola e não teria com quem ficar até os pais chegarem.
A Associação tem atuado em parceria com a Prefeitura do Município de Jandira, para o desenvolvimento das crianças. Há também uma ajuda de um grande Grupo leigo Missionário de Reggio Emilia vindos de uma cidade da Itália, que cobrem quase a totalidade das despesas com funcionários e manutenção.Outra parte das contribuições com valor simbólico pelo os pais.
O bom acolhimento à solidariedade, a proposta de um trabalho cujo público alvo é a comunidade e as crianças carentes, o nome que já se consolidou e acabaram atraindo doações de todo tipo. Mas a Associação jamais conseguirá satisfazer a todos, mas não deixará de lutar em prol das famílias carentes. O foco é preparar, capacitar e possibilitar, um futuro digno de prosperidade material, espiritual e ético-cultural. Por isso, o levantamento do diagnóstico de nosso usuário, nos possibilitou a construir parâmetros ao encontro da perspectiva de um futuro deles.
Enfim, o PPP (Projeto Político Pedagógico), foi desenvolvido para suprir as necessidades não somente da escola, mas dos alunos, dos pais e da comunidade em geral.
3 ITENS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
TITULO DO PROJETO: Sustentabilidade e Meio Ambiente
CONTEXTO DO PROJETO: O presente artigo trata da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica da Associação Caritas, desenvolvido com alunos do Pré l,
e Pós Escola, com a monitora de Meio Ambiente Josiane, com o objetivo de explicar os problemas ambientais e sociais causados pelo descarte inadequado de resíduos no meio natural, e as consequências para os seres humanos, animais e a natureza, em especial, ao lixo eletrônico e ao consumismo.
JUSTIFICATIVA: O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno. (PCN’s 2.001)
Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável á educação Ambiental pelo fato de ser geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentindo de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Partindo do principio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizarsobre o lixo, a reciclagem e a poluição. È trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola será para regastar a necessidade de conciliar a teoria com a pratica no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
 OBJETIVO GERAL: Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais, e comunidade em defesa á sustentabilidade do nosso planeta.
OBJETIVO ESPECIFICOS:
· Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la. 
· Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitam a natureza.
· Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
· Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
· Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos.
· Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura, desenhos, utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
· Estimular a mudança na pratica de atitudes e a formação de novos hábitos com relação á utilização dos recursos naturais.
· Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
· Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
· Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
· Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções, (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial á saúde, preservação das arvores ou destruição, etc.)
· Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
 
PUBLICO-ALVO: Pensando no fato que as crianças são disseminadoras de informações esse projeto terá uma área de abrangência grande, devido às famílias dos mesmos, a comunidade e também os funcionários da Escola.
METODOLOGIAS: Para o desenvolvimento desse projeto serão utilizadas as seguintes metodologias:
· Aprendendo através das cores do jardim: Sensibilização e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos e todas na construção da sustentabilidade em suas varias dimensões. 
· Os alunos são incentivados, através de cartazes, a manter a sala limpa, colocar o lixo na lixeira, cuidar dos materiais escolares e cultivar hábitos de higiene com corpo, pesquisa sobre as diversas paisagens que o homem precisa modificar o meio ambiente, produção de muda.
Água, Esperança e Futuro:
· Rodas de conversa sobre o meio ambiente e seus problemas.
· Oficinas de desenho, colagem e pinturas.
· Pesquisas envolvendo o tema.
Educação de vida, compromisso com planeta: Sensibilização e mobilização em torno do meio ambiente e seus problemas através da coloção de cartazes em sala de aula.
· Roda de conversa sobre o meio ambiente e seus problemas,
· Pesquisa sobre animais em risco de extinção,
· Implantação de uma campanha de alerta sobre o uso da água na escola,
· Implantação de uma campanha de alerta sobre a limpeza na escola.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: 
· Confecção da logomarca do projeto com os alunos, (concurso de desenhos)
· Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. Para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
· Construção do Alfabeto Ecológico.
· Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
· Montagem de painel.
· Produção de texto (exceto para o Pré l).
· Teatro e Música.
· Passeios Ecológicos.
· Construção de minhocario e horta.
 
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser continua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
4. Considerações finais
O Estágio Supervisionado de Diferentes Contextos contribuiu de forma positiva para minha formação, foi uma experiência muito proveitosa, pois o convívio num ambiente escolar diversificado me fez refletir sobre a necessidade que muitas comunidades têm.
Percebi o quanto a Caritas tem feitos grandes esforços para melhorar a qualidade de vidas das crianças que a frequentam, oferecendo a possibilidade de que crianças carentes possam ter um futuro melhor, visando o cuidado de ensinar princípios e valores que muitas vezes são esquecidos devido a grande dificuldade que enfrentam todos os dias.
E também proporcionando aos pais a tranquilidade de poder ir ao trabalho e saber que seus filhos estão em uma instituição séria que zela pela integridade física e mental das crianças.
Foi possível observar que os planejamentos estão condizentes com a realidade da prática do cotidiano escolar.
 Num contexto geral, todos estão engajados para dar sua contribuição para que a comunidade ganhe em conhecimento e crescimento, almejando uma educação de qualidade.
Mesmo com tantas dificuldades, na parte financeira, ainda existe a possibilidade de mudanças, não sendo a realidade imutável, cabe a todos nós, alunos, pais, comunidade, mas principalmente aos profissionais da educação, a vontade de caminhar em direção contrária á situação da educação em nosso país. 
Nesse contexto, a Associação Caritas, valoriza a função social da instituição, seguindo Paulo Freire, com conceitos de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. 
O Estágio Supervisionado Diferentes Contexto nos possibilitou a aproximação da realidade e do cotidiano escolar diferenciado, foi possível fazer uma articulação da teoria e da prática, agregando assim conhecimentos que nos incentivou ainda mais a vontade de buscar cada vez mais o conhecimento e reflexo, com parâmetros curriculares nacionais e leis que regem e determinam a educação em nosso país. 
5. REFERÊNCIAS
Associação Caritas São Francisco- Projeto Político Pedagógico – 
educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8983_6079.
umatomuitastransformacoes.blogspot.com/...
amareeducarivanilda.blogspot.com/.../projeto-sustentabilidade-e-meio-ambiente.html
6. APÊNDICES
Nesse Estágio de Diferentes Contextos, o processo de educação permite que ao mesmo tempo em que sejamos mediadores de nosso desenvolvimento, sejamos também responsáveis pelo desenvolvimento do outro no coletivo.
A Associação Caritas possibilita que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade. Notamos que através do projeto de intervenção, veio propiciar brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integra e que possam contribuir para aprendizagem das crianças.
3

Continue navegando