Buscar

Direito Administrativo 1 - Simulado AV1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201601907924)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O ato de remoção de servidor público, de ofício, como forma de punição do mesmo, confronta o seguinte princípio da Administração Pública:
		
	
	publicidade;
	 
	finalidade;
	
	legalidade;
	
	razoabilidade;
	
	ampla defesa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601908017)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A responsabilidade administrativa do servidor público por falta consistente em praticar crime contra a Administração:
		
	
	não depende da condenação criminal em face da incomunicabilidade das instâncias;
	
	é afastada somente quando a absolvição for fundamentada na inexistência do fato ou na hipótese de não ter sido o servidor o seu autor;
	
	é afastada somente quando a absolvição for fundamentada na inexistência do fato ou na ausência de prova de autoria;
	 
	é afastada no caso de absolvição criminal em qualquer que seja a sua fundamentação, desde que não haja resíduo a ser punido administrativamente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602384998)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Não constitui característica das entidades descentralizadas a(o)
		
	 
	vínculo de subordinação à entidade política que a instituiu.
	
	submissão de seus servidores ou empregados às regras de acumulação de cargos, empregos e funções públicas.
	
	patrimônio distinto daquele do ente instituidor.
	
	personalidade jurídica própria.
	
	capacidade de auto-administração.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601908026)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A figura do desvio de finalidade:
		
	
	não foi acolhida pelo direito positivo brasileiro;
	
	é legalmente equiparada, no Brasil, ao ato praticado por agente incompetente;
	 
	considera-se caracterizada, quando o agente administrativo, servindo-se de uma competência que, em abstrato possui, tenha visado, com o ato praticado, atender a urna finalidade considerada como de interesse público, a qual, entretanto, não é aquela própria.
	
	requer, como condição indispensável para a sua caracterização, que o agente administrativo, servindo-se de urna competência que, em abstrato, possui, tenha visado, com o ato praticado, a perseguir terceiro, a beneficiá-lo, ou mesmo, a beneficiar a si próprio;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601907920)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Adaptação/OAB) Prescreve o caput do artigo 37 da Constituição Federal que a Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos poderes da União, dos listados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	O princípio da legalidade significa estar a Administração Pública, em toda a sua atividade, adstrita aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidação do ato. Assim, se a lei nada dispuser, não poderá a Administração agir, salvo em situações excepcionais. Ainda que se trate de ato discricionário, há de se observar o referido princípio.
	
	O STF reiteradamente tem proclamado o dever de submissão da Administração Pública ao principio da moralidade. Corno exemplo, cita-se o julgado em que o Pretório Excelso entendeu pela vedação ao nepotismo na Administração, não se exigindo edição de lei formal a esse respeito, por decorrer diretamente de princípios constitucionais estabelecidos, sobretudo o da moralidade da Administração.
	
	A Constituição Federal de 1988 no artigo 37, § l, dispõe sobre a forma de como deve ser feita a publicidade dos atos estatais estabelecendo que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
	 
	Segundo a doutrina majoritária e decisão hodierna do STF, o rol de princípios pre¬vistos no artigo 37, caput. do texto constitucional é taxativo, ou seja, a Administração Pública, em razão da legalidade e taxatividade não poderá nortear-se por outros princípios que não os previamente estabelecidos no referido dispositivo.
	
	O princípio da eficiência foi inserido positivamente na Constituição Federal via emenda constitucional.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201601822490)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	ENADE 2009
A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou ainda de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal. Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal
Com base na leitura dessa súmula, é CORRETO afirmar que o STF sedimentou o entendimento de que:
I. o patrimonialismo deve ser banido definitivamente da prática existente na Administração Pública.
 II. a proibição da prática do nepotismo não se estende às empresas públicas e às sociedades de economia mista.
 III. as nomeações de administradores públicos devem obedecer aos princípios da moralidade e da impessoalidade previstos na Constituição brasileira.
IV. o servidor concursado, detentor de função gratificada, uma vez que se enquadre nas hipóteses do enunciado, deve ser demitido do cargo efetivo a bem do serviço público.
V. as vedações previstas no enunciado sumulado impedem o exercício de cargo público provido por meio de concurso público de provas e títulos.
		
	
	II e IV.
	
	III
	
	II e V
	
	I e V.
	 
	I e III. B
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201601907938)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O princípio básico que objetiva aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restrições desnecessárias ou abusivas por parte da Administração Pública, com lesões aos direitos fundamentais, denomina-se:
		
	
	imperatividade.
	
	motivação;
	
	impessoalidade;
	 
	razoabilldade;
	
	coercibilidade;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201601911523)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca dos princípios administrativos, julgue os itens que seguem: I- Havendo antinomia entre a razoabilidade e a lei, aplica-se o sistema positivo, ou seja, prevalecerá, sempre, a lei. II- No que tange a atuação do administrador, poderá tomar iniciativa para prática de atos, mesmo sem que haja atribuição legal, para melhor atender o interesse público. III- O Administrador ao exercer determinada atividades, estará manifestando a vontade da própria Administração, não podendo responder, direta ou indiretamente, pelos seus atos em virtude do princípio da impessoalidade. Marque a alternativa correta:
		
	 
	todos os itens são falsos.
	
	Somente o item II é falso;
	
	Somente o item III é falso;
	
	Somente o item I é falso;
	
	Somente o item I e II são falsos;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201601911544)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRT-23ª/ Juiz do Trabalho Substituto/ 2004) Associe corretamente e marque a alternativa correspondente: 1) Sistema de jurisdição única. 2) Faculdade que dispõe os chefes dos Poderes Executivos de explicar a lei para a sua correta aplicação. 3) Distribui e escalona as funções de seus órgãos, ordenando e revendo a atuação de seus agentes. Estabelece a relação de subordinação entre os servidores de quadro de pessoal. 4) Confere à autoridade administrativa ¿ ante certa circunstância ¿ escolher uma entre várias soluções possíveis. A) Poder hierárquico. B) Sistema judiciário. C) Poder discricionário. D) Poder regulamentar. A resposta correta se encontra em:
		
	
	1D 2B 3A 4C.
	 
	1B 2D 3A 4C.
	
	1C 2D 3B 4A.
	
	1C 2A 3D 4B.
	
	1B 2C 3A 4D.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201601802561)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB) Abuso de poder significa:
		
	
	O poder discricionário que dá base às restrições da liberdade em nome da Ordem Pública.O uso discricionário do poder.
	
	O poder expresso em lei que assegura o exercício do poder de polícia judiciária discricionário.
	 
	A violação ideológica da lei.

Continue navegando