Buscar

Questoes de Direito Tributário

Prévia do material em texto

As fases da despesa pública são, cronologicamente:
	
	
	
	
	fixação, ordenação, programação, empenho, liquidação e pagamento.
	
	
	N.D.A.
	
	
	empenho, fixação, programação, arrecadação, ordenação e pagamento.
	
	
	pagamento, ordenação, liquidação, empenho, programação e fixação.
	
	
	fixação, programação, empenho, liquidação, ordenação e pagamento.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Sobre a dinâmica dos precatórios, marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	N.D.A.
	
	
	o credor de um precatório poderá renunciar ao valor excedente, para que o pagamento seja feito por meio RPV, desde que o faça de forma expressa e antes da expedição do ofício requisitório.
	
	
	os RPV somente serão pagos em 60 dias, caso seja apresentado até 1 julho do ano em curso
	
	
	as requisições de pequeno valor (RPV) são aqueles definidos lei específica, por cada ente da federação que poderá fixar qualquer valor, de acordo com a sua capacidade econômica;
	
	
	caso algum estado da federação não tenha fixado o valor do RPV, será considerado, para os devidos fins, o valor de 30 (trinta) salários mínimos
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento, os quais são classificados, pela Lei nº 4.320/1964, de acordo com a sua finalidade. Os créditos adicionais especiais são abertos para despesas:
	
	
	
	
	decorrentes de calamidade pública;
	
	
	vinculadas a reserva de contingência.
	
	
	de caráter urgente e imprevisível
	
	
	cuja dotação se tornou insuficiente
	
	
	sem dotação orçamentária específica
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		1. Considerando a frequência diária dos abastecimentos de veículos pertencentes à municipalidade, é permitida a ocorrência de empenho das despesas correlatas, ajustando-se os valores exatos das despesas, no final de cada mês, com base naqueles consignados nas notas fiscais totalizadoras mensais. Nesse sentido, constituindo exceção à regra geral do prévio empenho, qual seria o procedimento correto eferente à utilização de empenho das despesas com aquisição de combustíveis?
	
	
	
	
	Empenho global.
	
	
	Empenho geral.
	
	
	Empenho especial.
	
	
	Empenho ordinário.
	
	
	Empenho por estimativa.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Para obter autonomia financeira, o Estado pratica algumas atividades financeiras. Essas atividades tem o intuito de arrecadar valores, efetuar o gasto dos valores arrecadados, prever e controlar as arrecadações e os gastos e, se necessário, obter empréstimos. Neste sentido, marque a alternativa que contenha as atividades financeiras do Estado, na ordem proposta acima.
	
	
	
	
	Receita Pública, Despesa Pública, Crédito Público e Empréstimos Públicos.
	
	
	Orçamento Público, Receita Pública, Crédito Público e Empréstimo Público.
	
	
	Receita Pública, Despesa Pública, Orçamento Público e Crédito Público
	
	
	Receita Pública, Despesa Pública, Empréstimos Públicos e Crédito Público.
	
	
	Receita Pública, Despesa Pública, Crédito Público e Orçamento Público
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
	25% do produto da arrecadação do ICMS ¿ imposto sobre circulação de mercadorias e serviços ¿ são destinados aos Municípios.
	
	
	Os Estados-membros repartem 50% do produto da arrecadação do IPVA ¿ imposto sobre a propriedade de veículos automotores - com os municípios.
	
	
	Cabe à lei complementar dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
	
	
	A União repassa aos Estados-membros e Distrito Federal, 50% do produto da arrecadação do ITR ¿ Imposto sobre Propriedade Rural.
	
	
	Pelo princípio federalista, deve-se preservar sempre a equidade entre os entes federados, com a distribuição equilibrada de competências tributárias.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
I) O princípio da não afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a outras espécies tributárias.
II) O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limite-se à disciplina da previsão de receitas e da fixação de despesas.
III) O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
IV) O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
	
	
	
	
	Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
	
	
	Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.
	
	
	Todas as afirmativas acima estão corretas.
	
	
	Nenhuma das afirmativas acima está correta.
	
	
	Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao orçamento público
	
	
	
	
	Para o Estado Moderno de Direito o orçamento é o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê e autoriza o Poder Executivo, por certo período e em detalhes.
	
	
	É a autorização legislativa para a realização da atividade financeira do Estado. Qualquer despesa deve estar previamente autorizada no orçamento.
	
	
	Para realização da despesa é necessário que haja previsão no orçamento, ainda que a despesa não seja realizada, entretanto, não há como realizar uma despesa que não esteja prevista no orçamento.
	
	
	Nas espécies de orçamento o plano plurianual traça a previsão anual específica das receitas e despesas para o exercício subseqüente.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Ano: 2017Banca: MS CONCURSOSÓrgão: Prefeitura de Tanguá - RJProva: Fiscal de Tributos De acordo com a Constituição da República de 1988, a União não tem competência para instituir o seguinte tributo:
	
	
	
	
	Empréstimos compulsórios.
	
	
	NRA
	
	
	Imposto de importação.
	
	
	Imposto sobre a propriedade territorial rural.
	
	
	Transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Com o objetivo de reduzir os altos custos de publicação no Diário Oficial, um ente da Federação, ao elaborar a Lei Orçamentária Anual, incluiu, no mesmo dispositivo legal, autorização de créditos adicionais especiais e de descentralização de créditos. Essa prática está em desacordo com o princípio orçamentário do(a):
	
	
	
	
	publicidade;
	
	
	discriminação;
	
	
	exclusividade;
	
	
	transparência.
	
	
	orçamento bruto;

Continue navegando