Buscar

A analogia pode ser entendida como um dos métodos de integração do ordenamento jurídico. É um método de interpretação jurídica, portanto, está suje...

A analogia pode ser entendida como um dos métodos de integração do ordenamento jurídico. É um método de interpretação jurídica, portanto, está sujeito a uma análise. O Código Tributário Nacional (BRASIL, 1966a), por sua vez, impede o emprego da analogia, nos casos em que poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei (art.108, §1º). Sendo assim, analise as questões abaixo e, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(   ) No direito tributário a analogia tem um pequeno campo de atuação pois o princípio da reserva de lei impede a utilização desse instrumento de integração para efeito de exigência de tributo.

(   ) No direito tributário a analogia tem grande atuação, visto que essa alcança o êxito no processo de integração, através e dos princípios gerais de direito tributário.

(   ) No direito tributário a analogia é a principal fonte da qual emanam os critérios de julgamento ou tratamento rigoroso e estritamente legal para efeito de exigência de tributo.

(   ) O Código Tributário Nacional, por sua vez, impede o emprego da analogia, nos casos em que poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei (art.108, §1º).

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as questões apresentadas, a alternativa correta é: V, F, F, V. Isso significa que a primeira e a quarta sentenças são verdadeiras, enquanto a segunda e a terceira são falsas. A analogia é um método de interpretação jurídica que tem um campo de atuação limitado no direito tributário, devido ao princípio da reserva de lei, que impede a utilização desse instrumento de integração para efeito de exigência de tributo. Além disso, o Código Tributário Nacional impede o emprego da analogia nos casos em que poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais