Buscar

Quando surgiu a Pedagogia Hospitalar

Prévia do material em texto

Quando surgiu a Pedagogia Hospitalar.
A Pedagogia Hospitalar conhecida como Classe Hospitalar, segundo Esteves (2008. P.2), iniciou em 1935 quando Henri Sellier criou a primeira escola para crianças especiais em Paris.
 Para o autor (2008), ficou conhecida como início das escolas em hospitais na Segunda Guerra Mundial, por ter recebido uma quantidade grande de crianças que ficaram impossibilitadas de irem as escolas por estarem feridas ou mutiladas. Este triste fato proporcionou a oportunidade de contato diferente nos ambientes hospitalares, permitindo a entrada de educadores para auxiliar nos cuidados destes alunos, para que após o término de seus cuidados clínicos, pudesse retornar para suas casas. 
Em 1939 foi criando na França o CNEFEI – Centro Nacional de Estudos e de Formação para a Infância Inadaptadas de Suresnes – que foi inaugurado para ensinar professores a atuarem nos institutos especiais e hospitalares, neste mesmo ano nasce por meio do Ministério da Educação a profissão de Pedagogo Hospitalar. 
O Ministério da Educação no Brasil em 2002, por meio da sua Secretaria de Educação Especial, formulou um documento de propõe métodos e padrões para o atendimento nas classes hospitalares, permitindo o acesso à educação básica. Em Santa Catarina, a SED que “dispõe sobre implementação de atendimento educacional na Classe Hospitalar para crianças e adolescentes matriculados na Pré-Escola, e no Ensino Fundamental, internados em Hospitais.” (Portaria nº 30, SER, de 05/03/2201). 
Esta Portaria permite que o aluno que frequenta a classe hospitalar tenha um cadastro com dados pessoais, da usa escola de origem e de sua hospitalização. Onde o Pedagogo que o acompanha faça registros das atividades desenvolvidas ao término de cada aula, seu desempenho e de sua postura.

Continue navegando