A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Saneamento Urbano e Saneamento Rural

Pré-visualização | Página 2 de 6

O lodo de esgoto é um material essencialmente mineral com baixo teor de matéria orgânica. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I e II.
c. I, III e IV.
Gabarito comentado: Livro SaneamentoAmbiental/ Curitiba: Fael, 2016. Capítulo 7 - Tratamento de Águas Residuárias, p.147-178. Capítulo 8 - Resíduos Sólidos: Composição, Formas de Tratamento e de Destinação Final. p. 179-199. Capítulo 9 - Tratamento e Disposição Final de Efluentes Tratados e Lodos de Estações de Tratamento de Água e Esgoto, p. 200-221.
Correto: I. Aterro sanitário é o local onde ocorre a disposição final dos rejeitos, que por sua vez é o último estágio do processo de tratamento de resíduos. Podem ser considerados como um reator biológico, no qual as principais entradas são os resíduos, e a água e as principais saídas são os gases e o chorume (p. 196 do livro)
Correto: II. Na fase de metanogênese, ocorre a formação de metano, gás carbônico e água, realizada por bactérias denominadas metanogênicas (p. 158 do livro)
Correto: III. O uso agrícola é uma forma ambientalmente sustentável de destinação do lodo de esgoto, uma vez que promove a reciclagem de nutrientes, sendo benéfico ao cultivo de plantas e, por ser rico em matéria orgânica (MO), promove melhorias nas características físicas, químicas e biológicas do solo. (p. 220 do livro).
Incorreto: IV. O lodo de esgoto descartado possui considerável quantidade de matéria orgânica (MO) e de nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento vegetal, podendo ser utilizado na recuperação de solos erodidos e de áreas degradadas e como fonte de nutrientes para cultivos agrícolas e florestais. (p. 214 do livro).
d. I e III.
e. I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Avalie as afirmações a seguir.
I. Uma erupção vulcânica produz poluição.
II. Entre 70% e 75% da precipitação média anual na Terra volta à atmosfera como evapotranspiração
III. Em todo o mundo, a atividade agropecuária é a principal consumidora de água.
IV. A água que cai das chuvas nos dias atuais é a principal responsável pela formação da água subterrânea.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. I e III.
c. I e IV.
d. I, II e III.
e. I e II.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Anvisa: um terço dos alimentos consumidos no Brasil está contaminado por agrotóxico. Em audiência pública promovida nesta segunda-feira [17/08/2015] pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, especialistas assinalaram que um terço dos alimentos consumidos no dia a dia pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos. A análise foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com base em amostras coletadas nos 26 estados em 2011. BRASIL, E. Anvisa: um terço dos alimentos consumidos no Brasil está contaminado por agrotóxico. Câmara dos Deputados, 17 ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2016.
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
O uso de agrotóxico não está relacionado a doenças que afetam a saúde humana.
I. Uma das formas de diminuir a contaminação de alimentos por agrotóxicos é a produção de alimentos por meio da agricultura orgânica.
II. Ações de controle da erosão não contribuem para minimizar a contaminação de corpos hídricos por agrotóxico.
III. Os agrotóxicos têm efeitos sobre os inimigos naturais das pragas e a resistência induzida aos próprios agrotóxicos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV.
b. I, II e IV.
c. II, III e IV.
d. I, II, III e IV.
e. II e III.
Feedback
A resposta correta é: II e IV..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que na agricultura a adoção de medidas de manejo sustentável e conservação de solo, controle de erosão, uso racional de fertilizantes e agrotóxicos são práticas que minimizam e previnem a poluição do solo e dos corpos hídricos, avalie as asserções a seguir.
I. A adoção da bacia hidrográfica como área geográfica de atuação possibilita uma maior eficácia dos resultados de prevenção e controle de poluição da água e do solo.
II.Um dos principais problemas decorrentes da poluição nos corpos hídricos é o consumo de gás carbônico, devido ao lançamento de efluentes ricos em matéria orgânica.
III. As ações de prevenção e controle da poluição da água e do solo, quando realizadas dentro dos limites de um município, sem considerar os limites de uma bacia hidrográfica, são mais eficazes.
IV.A preservação das matas em áreas de reserva legal e a preservação permanente são importantes formas de proteger o solo e a água de erosões, perda de nutrientes, entre outros problemas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I, II e III.
c. I e III.
d. I, III e IV.
e. I e II.
Feedback
A resposta correta é: I e IV..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nos últimos 50 anos, o número de habitantes do mundo mais que duplicou, passando de 2 bilhões e 500 mil em 1950 e atingindo 7 bilhões em 2011. Ainda que, na maioria dos países, as taxas de natalidade estejam decrescendo, a população mundial segue aumentando e, segundo se prevê, chegará a 8 bilhões e 900 mil pessoas até 2050. Os fatores populacionais afetam todos os aspectos do desenvolvimento sustentável. FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. UNFPA. Estudo de caso da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra. UNFPA Brasil. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2016. Considerando o texto e sabendo que o crescimento populacional é fator determinante na degradação do ambiente influenciando sua capacidade de suporte, avalie as afirmações a seguir.
I. À medida que a população cresce e aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfazer as próprias necessidades, surgem conflitos e diferentes impactos no meio ambiente.
II. O consumo humano ou doméstico é o setor responsável pelo maior consumo de água quando comparado com outros setores como o industrial e o agropecuário.
III. A maioria dos problemas sanitários que afetam a população está intrinsecamente relacionada com a poluição da água (superficial e subterrânea), do ar e do solo.
IV. Os impactos ambientais decorrentes da poluição se limitam aos locais em que esta foi gerada.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. I, II e IV.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Avalie as afirmações a seguir.
I.As doenças infecciosas são transmitidas pela água, por excretas, pelo lixo, pelo ar e por poluentes.
II.A água é a principal via de transmissão de doenças infeciosas.
III.Apenas o saneamento adequado é capaz de reduzir as doenças infecciosas.
IV.As doenças respiratórias atingem em maior proporção pessoas que moram em grandes centros, pois nesses locais a poluição atmosférica é mais pronunciada.
V.São consideradas doenças relacionadas à habitação principalmente aquelas relacionadas à falta de higiene.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e V.
b. IV e V.
c. III e IV.
d. II, IV e V.
e. I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: IV e V..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Apesar do expressivo declínio das taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias no Brasil nas últimas décadas, que aponta para um processo de transição epidemiológica ainda em evolução, essas doenças continuam a figurar entre as principais causas de óbito e internações, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do País.
Porque
As melhorias sanitárias introduzidas no País desde o início do século XX contribuíram efetivamente para a redução e para a erradicação de várias doenças endêmicas e epidêmicas. Mesmo assim, as doenças relacionadas a condições precárias de vida continuam a representar um papel significativo no quadro de morbimortalidade da população apesar de serem, em sua maioria, evitáveis ou erradicáveis. Assim, representam um impacto também na utilização da