Logo Passei Direto
Buscar

Economia - Avaliação Final (Objetiva)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, analise as sentenças a seguir: I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do que o proporcional à variação relativa dos preços. II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços. III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A economia é uma ciência social que procura, fundamentalmente, relacionar a produção dos bens e serviços com a satisfação das necessidades de uma coletividade. Por isso, também podemos entender os estudos econômicos por "Ciência da Escassez".
A respeito da Economia, assinale a alternativa CORRETA:
a) Entende como escassos os bens e os serviços destinados ao consumo da população.
b) Procura entender exclusivamente os motivos da escassez de renda nos países pobres.
c) Entende como escassos os investimentos públicos voltados à geração de empregos para todos.
d) Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.

A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. Dentre elas, podemos citar as políticas: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas.
Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Política Fiscal compreende a política de controle dos gastos públicos e a política de arrecadação de impostos.
( ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
( ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
( ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
a) F - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - V - F.

Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da procura e oferta quando o preço estiver bem alto.
Sobre a oferta e a demanda, analise as sentenças a seguir:
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor.
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para um desequilíbrio de mercado.
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas vendas.
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários procuram diminuir os preços dos produtos.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias.
Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
a) As opções I e II estão corretas.
b) As opções III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções II e IV estão corretas.

Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados.
Com base no trecho exposto e no contexto tado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
I- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
II- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo.
Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
B No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
C Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
D Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.

A partir da década de 1930, a teoria keynesiana norteou a condução da economia em diversos países do mundo. Por meio desta perspectiva econômica, o Estado torna-se responsável por planejar os assuntos econômicos e formular políticas econômicas de curto e longo prazo. Uma das ferramentas que dispõe o governo para melhorar o superávit primário e combater a inflação é a política fiscal.
Sobre a Política Fiscal, analise as sentenças a seguir:
I- A Política Fiscal é um conjunto de medidas com vistas para controlar os gastos públicos e para controlar as arrecadações de impostos.
II- Para reduzir a demanda agregada, visando diminuir a inflação, o governo pode através da Política Fiscal reduzir os gastos públicos, reduzindo, assim, a atividade pública.
III- Quando a economia apresenta sintomas de inflação alta ou problemas de emprego, o governo através das ferramentas de controle da moeda pode monitorar esses quesitos. Assim, por meio dos incrementos na massa monetária em circulação, o governo incentiva o consumo e reduz os níveis de emprego na economia.
IV- Quando se procura estimular a oferta agregada, através das políticas monetárias, o governo tem a capacidade de diminuir os impostos e aumentar os juros. Assim, neutraliza os efeitos negativos de uma inflação muito alta e o desemprego.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Quando as empresas que formam uma parte da economia da nação passam a registar um aumento significativo e não esperado em seus estoques, elas tendem a iniciar um processo que começa com redução de sua produção e que pode levar rapidamente à demissão de seus colaboradores, pois precisam cada vez menos de mão de obra.
Considerando esse contexto econômico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ação mais adequada que o Estado pode tomar, dentro das ferramentas da Política Monetária, para promover o emprego:
a) Elevar impostos e aumentar a taxa de juros.
b) Reduzir a taxa de juros e diminuir a porcentagem dos depósitos compulsórios.
c) Reduzir impostos e aumentar gastos públicos.
d) Aumentar a taxa de juros e reduzir a emissão de moeda.

Cerca de 39 milhões de metros cúbicos de água não são retornados com tratamento, sendo, em grande parte, despejados in natura no solo ou em cursos d'água. O volume de água que, a cada mês, é distribuído para consumo e que não retorna ao ciclo natural com o tratamento adequado equivale à metade do volume de água contido na Baía da Guanabara. A cada ano, esse volume tem a ordem de grandeza equivalente a seis baías da Guanabara. As consequências mais conhecidas da falta de redes de água e de esgoto manifestam-se na forma de uma proliferação de doenças gastrointestinais que sobrecarregam o serviço de saúde pública. Essas doenças e a mortalidade infantil diminuem o capital humano dos indivíduos mais pobres.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As consequências a que se referem os autores no texto podem ser denominadas como externalidades e constituem falhas de mercado.
II- O uso de mecanismos de regulação é recomendado como forma de eliminar falhas de mercado.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, analise as sentenças a seguir: I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do que o proporcional à variação relativa dos preços. II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços. III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A economia é uma ciência social que procura, fundamentalmente, relacionar a produção dos bens e serviços com a satisfação das necessidades de uma coletividade. Por isso, também podemos entender os estudos econômicos por "Ciência da Escassez".
A respeito da Economia, assinale a alternativa CORRETA:
a) Entende como escassos os bens e os serviços destinados ao consumo da população.
b) Procura entender exclusivamente os motivos da escassez de renda nos países pobres.
c) Entende como escassos os investimentos públicos voltados à geração de empregos para todos.
d) Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.

A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. Dentre elas, podemos citar as políticas: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas.
Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Política Fiscal compreende a política de controle dos gastos públicos e a política de arrecadação de impostos.
( ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
( ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
( ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
a) F - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - V - F.

Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da procura e oferta quando o preço estiver bem alto.
Sobre a oferta e a demanda, analise as sentenças a seguir:
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor.
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para um desequilíbrio de mercado.
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas vendas.
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários procuram diminuir os preços dos produtos.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias.
Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
a) As opções I e II estão corretas.
b) As opções III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções II e IV estão corretas.

Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados.
Com base no trecho exposto e no contexto tado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
I- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
II- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo.
Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
B No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
C Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
D Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.

A partir da década de 1930, a teoria keynesiana norteou a condução da economia em diversos países do mundo. Por meio desta perspectiva econômica, o Estado torna-se responsável por planejar os assuntos econômicos e formular políticas econômicas de curto e longo prazo. Uma das ferramentas que dispõe o governo para melhorar o superávit primário e combater a inflação é a política fiscal.
Sobre a Política Fiscal, analise as sentenças a seguir:
I- A Política Fiscal é um conjunto de medidas com vistas para controlar os gastos públicos e para controlar as arrecadações de impostos.
II- Para reduzir a demanda agregada, visando diminuir a inflação, o governo pode através da Política Fiscal reduzir os gastos públicos, reduzindo, assim, a atividade pública.
III- Quando a economia apresenta sintomas de inflação alta ou problemas de emprego, o governo através das ferramentas de controle da moeda pode monitorar esses quesitos. Assim, por meio dos incrementos na massa monetária em circulação, o governo incentiva o consumo e reduz os níveis de emprego na economia.
IV- Quando se procura estimular a oferta agregada, através das políticas monetárias, o governo tem a capacidade de diminuir os impostos e aumentar os juros. Assim, neutraliza os efeitos negativos de uma inflação muito alta e o desemprego.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Quando as empresas que formam uma parte da economia da nação passam a registar um aumento significativo e não esperado em seus estoques, elas tendem a iniciar um processo que começa com redução de sua produção e que pode levar rapidamente à demissão de seus colaboradores, pois precisam cada vez menos de mão de obra.
Considerando esse contexto econômico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ação mais adequada que o Estado pode tomar, dentro das ferramentas da Política Monetária, para promover o emprego:
a) Elevar impostos e aumentar a taxa de juros.
b) Reduzir a taxa de juros e diminuir a porcentagem dos depósitos compulsórios.
c) Reduzir impostos e aumentar gastos públicos.
d) Aumentar a taxa de juros e reduzir a emissão de moeda.

Cerca de 39 milhões de metros cúbicos de água não são retornados com tratamento, sendo, em grande parte, despejados in natura no solo ou em cursos d'água. O volume de água que, a cada mês, é distribuído para consumo e que não retorna ao ciclo natural com o tratamento adequado equivale à metade do volume de água contido na Baía da Guanabara. A cada ano, esse volume tem a ordem de grandeza equivalente a seis baías da Guanabara. As consequências mais conhecidas da falta de redes de água e de esgoto manifestam-se na forma de uma proliferação de doenças gastrointestinais que sobrecarregam o serviço de saúde pública. Essas doenças e a mortalidade infantil diminuem o capital humano dos indivíduos mais pobres.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As consequências a que se referem os autores no texto podem ser denominadas como externalidades e constituem falhas de mercado.
II- O uso de mecanismos de regulação é recomendado como forma de eliminar falhas de mercado.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Prévia do material em texto

Disciplina: Economia (ECO20) 
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512521) ( peso.:3,00) 
Prova: 15875830 
 
 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades 
procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta 
análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. 
Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura 
Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, 
analise as sentenças a seguir: 
 
I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do 
que o proporcional à variação relativa dos preços. 
II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradas é mais do que 
proporcional à redução relativa dos preços. 
III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é 
exatamente proporcional à variação relativa dos preços. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença I está correta. 
 b) Somente a sentença II está correta. 
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) Somente a sentença III está correta. 
 
2. Os estudos da Economia revelam que, para satisfazer as necessidades diárias dos 
indivíduos, é necessária a constante produção de bens econômicos. Os "bens 
econômicos" são aqueles que exigem certo esforço humano para sua obtenção. 
Diferente dos "bens livres", que possuem quantidade infinita e não exigem (ou quase 
não exigem) nenhum esforço para sua obtenção. Classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A diferenciação entre bens materiais e serviços é uma classificação bastante 
utilizada para distinguir bens econômicos. 
( ) Os bens materiais são aqueles intangíveis, os quais não podem ser atribuídos 
pesos e medidas. 
( ) Os bens econômicos têm como característica básica a existência de um preço 
específico. 
( ) Um dos tipos de bens econômicos são os serviços, também chamados de bens 
intangíveis, como é o caso da atividade de um/a advogado/a. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - F - V. 
 b) V - F - V - V. 
 c) V - V - F - F. 
 d) F - V - V - F. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_2%20aria-label=
 
3. A economia é uma ciência social que procura, fundamentalmente, relacionar a 
produção dos bens e serviços com a satisfação das necessidades de uma coletividade. 
Por isso, também podemos entender os estudos econômicos por "Ciência da 
Escassez". A respeito da Economia, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Entende como escassos os investimentos públicos voltados à geração de 
empregos para todos. 
 b) Entende como escassos os bens e os serviços destinados ao consumo da 
população. 
 c) Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e 
serviços são relativamente escassos. 
 d) Procura entender exclusivamente os motivos da escassez de renda nos países 
pobres. 
 
4. A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins 
econômicos de curto ou longo prazo. Dentre elas, podemos citar as políticas: Fiscal, 
Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre elas, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A Política Fiscal compreende a política de controle dos gastos públicos e a 
política de arrecadação de impostos. 
( ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através 
da quantidade de dinheiro em circulação. 
( ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às 
estrangeiras. 
( ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, 
tendo como objetivo atender aos interesses sociais. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - V. 
 b) V - F - V - F. 
 c) F - F - F - V. 
 d) F - V - F - F. 
 
5. Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a 
dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por 
meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta 
quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da 
procura e oferta quando o preço estiver bem alto. Sobre a oferta e a demanda, analise 
as sentenças a seguir: 
 
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores 
compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários 
desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor. 
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a 
comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores 
podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para 
um desequilíbrio de mercado. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_5%20aria-label=
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os 
empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas 
vendas. 
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários 
procuram diminuir os preços dos produtos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e II estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) Somente a sentença I está correta. 
 d) As sentenças II e III estão corretas. 
 
6. Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e 
comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, 
serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou 
educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou 
serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de 
recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, 
esses recursos são classificados em cinco categorias. Sobre as categorias de 
classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir: 
 
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e 
saúde. 
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos. 
III- Capacidade empresarial e tecnologia. 
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos). 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As opções I e II estão corretas. 
 b) As opções II e IV estão corretas. 
 c) As opções I, II e III estão corretas. 
 d) As opções III e IV estão corretas. 
 
7. Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no 
Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento 
seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e 
classe média alta brasileiras e o externo. O país foicapaz de apresentar grande 
dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar 
respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a 
determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que 
são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se 
conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se 
construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito 
menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito 
pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete 
nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda 
existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado 
até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_7%20aria-label=
das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir: 
 
I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de 
desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo. 
II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as 
elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais. 
III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema 
para a dinâmica das desigualdades sociais. 
IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à 
redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros 
países. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 
2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-
funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017. 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) As sentenças III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
8. A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações 
entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e 
aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados 
organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou 
reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. 
Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande 
quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de 
indivíduos que demanda mercadorias/serviços. 
 b) No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por 
um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das 
montadoras de automóveis. 
 c) Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço 
oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o 
serviço de transporte via metrô. 
 d) Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por 
muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou 
serviço. 
 
9. A partir da década de 1930, a teoria keynesiana norteou a condução da economia em 
diversos países do mundo. Por meio desta perspectiva econômica, o Estado torna-se 
responsável por planejar os assuntos econômicos e formular políticas econômicas de 
curto e longo prazo. Uma das ferramentas que dispõe o governo para melhorar o 
superávit primário e combater a inflação é a política fiscal. Sobre a Política Fiscal, 
analise as sentenças a seguir: 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_9%20aria-label=
I- A Política Fiscal é um conjunto de medidas com vistas para controlar os gastos 
públicos e para controlar as arrecadações de impostos. 
II- Para reduzir a demanda agregada, visando diminuir a inflação, o governo pode 
através da Política Fiscal reduzir os gastos públicos, reduzindo, assim, a atividade 
pública. 
III- Quando a economia apresenta sintomas de inflação alta ou problemas de 
emprego, o governo através das ferramentas de controle da moeda pode monitorar 
esses quesitos. Assim, por meio dos incrementos na massa monetária em circulação, 
o governo incentiva o consumo e reduz os níveis de emprego na economia. 
IV- Quando se procura estimular a oferta agregada, através das políticas monetárias, 
o governo tem a capacidade de diminuir os impostos e aumentar os juros. Assim, 
neutraliza os efeitos negativos de uma inflação muito alta e o desemprego. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença I está correta. 
 b) As sentenças III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 
10. Quando as empresas que formam uma parte da economia da nação passam a registar 
um aumento significativo e não esperado em seus estoques, elas tendem a iniciar um 
processo que começa com redução de sua produção e que pode levar rapidamente à 
demissão de seus colaboradores, pois precisam cada vez menos de mão de obra. 
Considerando esse contexto econômico, assinale a alternativa CORRETA que 
apresenta a ação mais adequada que o Estado pode tomar, dentro das ferramentas da 
Política Monetária, para promover o emprego: 
 a) Reduzir impostos e aumentar gastos públicos. 
 b) Reduzir a taxa de juros e diminuir a porcentagem dos depósitos compulsórios. 
 c) Aumentar a taxa de juros e reduzir a emissão de moeda. 
 d) Elevar impostos e aumentar a taxa de juros. 
 
11. (ENADE, 2012) Na década de 1980, o Brasil buscou combater o processo crônico de 
inflação ao adotar um conjunto de planos econômicos. O primeiro desses planos foi 
o Cruzado, sob o governo de José Sarney, que tinha algumas características básicas. 
Sobre essas características, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O congelamento de preços e da taxa de câmbio e a criação do gatilho salarial. 
II- A criação do gatilho salarial e das OTNs, com a retirada da tablita para os 
contratos prefixados. 
III- A redução imediata dos gastos do governo federal e o aumento da tributação 
direta via imposto de renda. 
IV- O estabelecimento de metas claras para as políticas monetária e fiscal, sem 
correspondente política de reajustes salariais. 
V- O congelamento dos preços da economia, com o consequente reequilíbrio do 
poder de compra de todos os segmentos sociais e empresariais. 
 
É correto o que se afirma em: 
 a) III, apenas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_10%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_11%20aria-label=
 b) II, apenas.c) I, apenas. 
 d) IV e V, apenas. 
 
12. (ENADE, 2012) O Brasil produz e distribui cerca de 44 milhões de metros cúbicos 
de água por dia. Destes, 15 milhões são coletados através de redes gerais, mas apenas 
5 milhões de metros cúbicos são retornados ao meio ambiente com tratamento 
adequado. Cerca de 39 milhões de metros cúbicos de água não são retornados com 
tratamento, sendo, em grande parte, despejados in natura no solo ou em cursos 
d'água. O volume de água que, a cada mês, é distribuído para consumo e que não 
retorna ao ciclo natural com o tratamento adequado equivale à metade do volume de 
água contido na Baía da Guanabara. A cada ano, esse volume tem a ordem de 
grandeza equivalente a seis baías da Guanabara. As consequências mais conhecidas 
da falta de redes de água e de esgoto manifestam-se na forma de uma proliferação de 
doenças gastrointestinais que sobrecarregam o serviço de saúde pública. Essas 
doenças e a mortalidade infantil diminuem o capital humano dos indivíduos mais 
pobres. Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas: 
 
I- As consequências a que se referem os autores no texto podem ser denominadas 
como externalidades e constituem falhas de mercado. 
 
PORQUE 
 
II- O uso de mecanismos de regulação é recomendado como forma de eliminar falhas 
de mercado. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: TUROLLA, F. A.; OHIRA, T. H. Disponível em: http://www.sober.org.br. 
Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado). 
 a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
da I. 
 b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTAyNA==&action2=RUNPMjA=&action3=NTEyNTIx&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wMy0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTU4NzU4MzA=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina