Buscar

Ava 2 Direito e Gestão

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
1º período, 2019
AVA 2 – Direito aplicado a Gestão.
Nome: Thiago Dias Marins – 20191301045
Despedida com justa causa.
Introdução: 
 Entender alguns aspectos e características dos impactos causados ao psicológico de uma pessoa que acaba de perder seu emprego. Veremos a comparação entre uma falta grave e a dispensa por justa causa. E como deve ser o comportamento de um representante da empresa, ao realizar o desligamento de um colaborador. A importância de estar empregado, na vida de um trabalhador e sua família.
Hoje em nosso país, vivemos com um grande índice de desemprego no meio da população. Grande parte disso se deve a crise econômica instaurada no pais desde o meado de 2014. Com isso grande parte da população perdeu seus empregos, causando assim um prejuízo enorme no meio de nossa economia, e também na vida de cada ser humano desempregado. 
Sabemos que o trabalho, é o principal meio de sustento na vida do ser humano. E quando essa pessoa perde seu emprego, ela se sente como alguém sem valor. Quem já passou pela situação do desemprego, sabe o quanto é ruim. Procuramos em diversos lugares, e nenhuma porta se abre para nós. Com isso, no nosso interior, achamos que não temos valor ou serventia alguma para o mercado de trabalho e para ninguém. Quando a pessoas se encontra nessa situação e precisa alimentar sua família, se submete a situações de emprego abusivas, tanto em excesso de trabalho, como subordinação, ambientes de trabalhos desumanos.
Vale refletir sobre as definições de Borges e Tamayo ( 2001, p.13): “ O trabalho é rico de sentido individual e social. É o meio de produção da vida de cada um, criando sentidos existenciais ou contribuindo na estruturação da personalidade e identidade”.
Uma mensagem de São João Paulo II, escrita em 1981 diz: “ O trabalho é para o homem, e não o homem para o trabalho”.
Mesmo assim sabemos que nem todos os homens são fãs do trabalho, e muitas das vezes deixam a desejar com suas tarefas profissionais, prejudicando assim, a empresa que o contratou.
Dessa maneira acabam perdendo seus empregos. Muitas das vezes com o excesso de erros acabam tomando diversas advertências, tanto verbais quanto por escrito, até mesmo a suspensão disciplinar (falta grave), e assim acarretando a demissão por justa causa.
Como visto acima, entendemos que a falta grave, é um meio de punição ao empregado, após ele já ter sofrido outras penalidades mais leves, e mesmo assim não ter mudado seu comportamento.
E a justa causa, é a consequência de mesmo depois de todas essas medidas punitivas o funcionário continuar descumprindo com suas obrigações profissionais.
A desídia, é exatamente o que leva o funcionário a ser dispensando por justa causa, depois é claro de ter sofrido as medidas punitivas impostas por lei. A desídia é a falta de comprometimento, falta de atenção, preguiça, desleixo, negligência entre outros.
Existe um texto da Bíblia que diz: “ Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que destrói”. Provérbios 18:9.
Entendemos que aquele que despreza o seu trabalho, ou dá pouco valor a ele, de forma que não se esforce ou faça as suas tarefas com zelo. É como aquele que destrói algo, ou prejudica o bom andamento do serviço, ou empresa.
Em relação ao representante da empresa, no momento da rescisão de um contrato de trabalho. Cabe ao mesmo uma postura e profissionalismo exemplar. Pois muitas das vezes a pessoa que está sendo desligada da empresa, pode ser um de seus amigos, ou até mesmo não ter um bom convívio profissional ou pessoal com a pessoa desligada. Por esse motivo o profissionalismo deve ser maior ainda, para que no meio desse processo não venha descumprir qualquer um dos direitos tanto da empresa quanto do ex-funcionário.
Conclusão:
Com isso chegamos à conclusão, que o trabalho é uma ferramenta fundamental na vida do homem, e que o mesmo necessita de um emprego para sobreviver dignamente. Porém é necessário também que ele cumpra com todos os seus deveres como profissional, para que assim ele possa se manter no mercado de trabalho. Com isso ele mantem seu emprego, e a empresa mantem um bom andamento em seus serviços prestados. Fazendo com que a economia volte a girar de maneira agradável à ambas as partes.
Referências:
http://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/25799/27532
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/18
 20191301045
https://formacao.cancaonova.com/vocacao/1o-de-maio-o-trabalho-dignifica-e-enaltece-a-vida-do-homem/
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/suspensao_efeitos.htm
CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
https://www.significados.com.br/desidia/

Continue navegando