Buscar

Lista de Questões - Aula 01

Prévia do material em texto

Aula 01
		1- João possui um patrimônio de R$ 1.000.000,00 e quando viajava com seu filho Toninho no último dia 10 do corrente mês, sofreu um acidente automobilístico, vindo a falecer no local do acidente. O filho resistiu até chegar no hospital, mas acabou morrendo também, no mesmo dia. João não tinha outros filhos conhecidos e estava separado judicialmente há 6 meses. Nesse caso é correto afirmar que:
	
	
	Toninho é herdeiro único, recebe a totalidade do patrimônio do pai e deixa para sua genitora também a totalidade da herança
		2- A regra do droit saisine:
	
	
	Dispõe que aberta a sucessão, com a morte do sucedido, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários;
		3- (OAB/SP) A sucessão da pessoa natural ocorre com
	
	
	a morte do sucedido.
		4- A sucessão provisória:
	
	
	Poderá ser requerida pelos credores de obrigações vencidas e não pagas
		5- Até a partilha, o direito dos coerdeiros, quanto à propriedade e posse da herança, rege-se pelas normas relativas à (ao):
	
	
	condomínio.
		6- O foro competente para abertura do Inventário é:
	
	
	do último domicílio do "de cujus"
		7- Julgue os itens a seguir, marcando apenas a alternativa verdadeira:
	
	
	No processo de inventário a meação do cônjuge nunca deve ser considerada para fins de cálculo do imposto de transmissão causa mortis.
		8- A responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos, independentemente de vínculo de propriedade é chamada de: 
	
	
	Custódia.
		9- Acerca do princípio da saisine é correto afirmar que:
	
	
	Refere-se a uma ficção jurídica pela qual se defere, de imediato, a transmissão da posse e propriedade dos bens da herança aos herdeiros do falecido
		10- Quanto a fonte a sucessão pode ser:
	
	
	Legítima ou testamentária
		11- Quanto aos seus efeitos a sucessão pode ser:
	
	
	Singular ou universal
		12- (TJ/MT) Assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
		13- Identifique a(as) afirmativa(as) que são verdadeiras e depois assinale a opção correta:
I. A herança defere-se como um todo unitário, ainda que vários sejam os herdeiros e regula-se pelas normas atinentes ao condomínio;
II. No Direito brasileiro a liberdade de testar é limitada quando existirem herdeiros necessários;
III. Sucessão testamentária é aquela que decorre de disposição de última vontade, expressa em testamento ou codicilo;
IV. Os pactos sucessórios são vedados no Direito Brasileiro, portanto não se admite a sucessão contratual, porque não é permitido o negócio jurídico realizado sobre herança de pessoa viva;
V. A sucessão a título singular ocorre quando o testador deixa ao beneficiário bens certos e determinados, chamados de legado.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras
		14- Carlos elabora testamento em que nomeia José legatário de duzentos mil reais porque, ao tempo em que seu pai esteve internado, foi o enfermeiro que melhor se dedicou à cura e ao bem-estar do ente amado. Contudo, à época do cumprimento do testamento, descobre-se não haver enfermeiro com tal nome trabalhando no hospital no período mencionado. Assim, marque a alternativa correta:
	
	
	Apesar do vício de consentimento, é possível cumprir a vontade do testador se identificada a pessoa a quem se refere o testamento.
		15- Quanto às espécies de sucessão, está CORRETA a seguinte afirmação:
	
	
	A sucessão universal ocorre quando o herdeiro é chamado a suceder na totalidade do acervo hereditário.
		16- Bino, militar em praça sitiada, resolve fazer testamento em máquina de escrever, diante de duas testemunhas. Ao final, entrega o testamento ao auditor do agrupamento, que o recebe na presença de duas testemunhas. Todos assinam o documento. Assim, marque a alternativa correta.
	
	
	O testamento caducará no prazo de 90 dias em que o testador possa fazer outro, porém ordinário.

Continue navegando