Buscar

Prova de Tópicos Avançados de Contabilidade - Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Tópicos Avançados de Contabilidade - Objetiva - Tentativa 1 de 1
Questão 1 de 10
(Ciências Contábeis–BNDES–2009–Cesgranrio) Analise o conceito a seguir. Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações. Esse é o conceito de:
A - transformação.
B - incorporação.
C - fusão.CORRETO C
D - cisão.
E - apropriação.
De acordo com o preconizado pelo Princípio da Competência, para ser realizada uma correta avaliação das aplicações financeiras de liquidez imediata, no final de cada exercício. Com base neste conhecimento, assinale a alternativa correta:
A - Quando existirem juros em aplicações dessa natureza, estes devem ser contabilizados como rendimentos já ganhos até aquela data e serem somados ao investimento inicial, isto é, a conta investimentos de liquidez imediata será debitada e uma conta de resultado será creditada (rendimentos em aplicações financeiras, por exemplo). Nesse procedimento, o balanço final do exercício terá o valor atualizado dos investimentos.CORRETO A
B - Quando são consideradas economias de preços crescentes e altas taxas de retorno sobre os investimentos, os investimentos em títulos e valores mobiliários de curto e de médio prazos se constituem em boas opções para que as empresas possam investir suas sobras de caixa enquanto estas não forem necessárias para aplicação em suas atividades principais.
C - São todas as aplicações de recursos financeiros em participações societárias e em direitos e bens não destinados à manutenção das atividades principais da empresa, além de não poderem ser classificados nem no Ativo Circulante e nem no Ativo Realizável a Longo Prazo do Balanço Patrimonial.
D - Classificáveis, junto às empresas que não tenham por objeto social a sua comercialização ou industrialização, como Ativo Circulante ou Realizável a Longo Prazo. Tal tipo de aplicação deverá ser avaliada pelo custo de aquisição atualizado monetariamente pelo BTN1 fiscal de final do período ou pelo valor de mercado, dos dois o menor, devendo, quando for o caso, ser constituída provisão para ajuste ao valor de mercado.
E - Quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
Questão 3 de 10
(Contador Pleno-Petrobras-2005-Cesgranrio) Nas Participações Societárias relevantes, os dividendos pagos pelas investidas para as empresas investidoras devem ser registrados, nas controladoras, como:
A - Receitas não Operacionais.
B - Receitas Operacionais do Período.
C - Redução do Valor dos Investimentos.CORRETO C
D - Resultados de Exercícios Futuros.
E - Resultado Positivo de Equivalência.
Questão 4 de 10
(Ciências Contábeis-Bndes-2008-Cesgranrio) A Cia. Alfa S/A possui diversas coligadas e controladas em várias regiões do Brasil. Por ocasião do levantamento do Balanço Patrimonial, os investimentos relevantes em coligadas e controladas, incluindo Joint Venture, deverão ser avaliados pelo método da(o):
A - equivalência patrimonial, ou seja, com base no valor do Patrimônio Líquido da coligada ou controlada proporcionalmente à participação acionária.CORRETO A
B - equivalência harmônica, ou seja, com base na proporção entre o valor do Patrimônio Líquido da coligada e controlada e o valor da cotação dessas ações nas bolsas de valores.
C - Ebitda, isto é, o valor de mercado das ações deduzido da valorização ainda não realizada em função da variação dos índices.
D - Valor Econômico Agregado – VEA, considerando-se o a cotação do mercado em comparação com o valor patrimonial das ações.
E - custo de aquisição deduzido de perdas em decorrência de desvalorização dos índices existentes nas bolsas de valores.
Questão 5 de 10
(REFAP/Com adaptação) A Empresa ALFA e a Empresa BETA aprovaram a incorporação da segunda pela primeira e os laudos dos peritos, ratificando a avaliação das empresas pelos valores contábeis dos respectivos Balanços.
Os Balanços patrimoniais das duas empresas, antes da incorporação eram os seguintes:
	ITENS
	ALFA
	BETA
	Circulante
	18.000,00
	5.000,00
	Realizável a Longo Prazo
	25.000,00
	7.000,00
	Imobilizado
	37.000,00
	9.000,00
	TOTAL DO ATIVO
	80.000,00
	21.000,00
               
	Circulante
	8.000,00
	4.000,00
	Exigível a Longo Prazo
	5.000,00
	3.000,00
	Patrimônio Líquido
	67.000,00
	14.000,00
	TOTAL DO PASSIVO
	80.000,00
	21.000,00
Considerando-se apenas as informações recebidas e a boa técnica contábil, no balanço patrimonial da Empresa ALFA, após a incorporação, o valor do patrimônio líquido, em reais, será:
A -
101.000
CORRETO A
B -
81.000
C -
77.500
D -
74.000
E -
47.500
Questão 6 de 10
Ainda com relação aos aspectos legais que fazem parte da reorganização societária, a justificativa é a exposição de motivos e finalidades da incorporação, fusão ou cisão, as quais devem ser submetidas à deliberação da assembleia geral. O artigo 225 é o artigo que regulamente a justificação, nos incisos I a IV. Analise as informações abaixo:
O valor do reembolso das ações a que terão direito os acionistas dissidentes
Os motivos ou fins da operação, e o interesse da companhia na sua operação
As ações que as acionistas preferências receberão e as razões para a modificação dos seus direitos, se prevista.
Considerando as afirmações 1,2, e 3 acima, quais correspondem aos itens que correspondem à justificação das operações de incorporação, fusão e cisão.
A - I, II e IIICORRETO A
B - Somente I
C - Somente III
D - II e III
E - I e III
Questão 7 de 10
(Ricardo Ferreira/4º Ed.) Dissolve-se a sociedade pela existência de um único acionista, verificada em assembleia geral ordinária, se o mínimo de dois não for reconstituído:
A - em 6 meses a partir da data do encerramento do exercício
B - em 1 ano
C - até a assembleia geral do ano seguinteCORRETO C
D - em 1 mês
E - imediatamente
Questão 8 de 10
(Técnico de Contabilidade Junior-Petrobras Biocombustível-2010- Cesgranrio) De acordo com a Lei das Sociedades por Ações (consolidada até dez/2009), são consideradas coligadas as sociedades nas quais a investidora:
A - detenha até 15% das ações preferenciais da investida, embora não exerça nenhuma influência.
B - mantenha participação permanente de até 20% das ações preferenciais da investida.
C - tenha, pelo menos, 10% das ações ordinárias da investida.
D - tenha influência significativa na investida.CORRETO D
E - possua, no mínimo, participação de 10% no capital da investida.
Questão 9 de 10
(Ciências Contábeis–BNDES–2009–Cesgranrio) A Lei das Sociedades Anônimas, com as alterações introduzidas pelas Leis no 11.638/07 e no 11.941/09, classifica uma empresa como coligada quando a :
A - empresa participa com 10% ou mais do capital da outra, sem controlá-la.
B - empresa participa com pelo menos 15% no capital de outra.
C - controladora da sociedade, diretamente ou através de outras coligadas, possui mais de 10% de participação no capital de outra.
D - sociedade investidora tem influência significativa na sociedade investida.CORRETO D
E - soma de todas as participações societárias que a empresa possui pode ser classificada como relevante.
Questão 10 de 10
(Contador Junior-Petrobras-Biocombustível-2010-Cesgranrio) Nos casos de incorporação, fusão ou cisão, envolvendo companhias de capital aberto, as sociedades que as sucederem serão também de capital aberto e terão que promover a admissão de negociação das novas ações no mercado secundário, no prazo máximo, contado da data da assembleia-geral que aprovou a operação, de:
A - 30 dias.
B - 60 dias.
C - 120 dias.CORRETO C
D - 180 dias.
E - 360 dias.

Continue navegando