Buscar

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
1- Na sociedade humana as leis são condicionadas - acompanham tendências e é preciso ter cuidado com as posturas conservadoras. Decorre, pois, que as leis sociais são superadas pelo movimento da história; e é por isso que dizemos que a ciência é um _________________: 
Escolha uma: Fenômeno processual.
2- “O possuidor do verdadeiro espírito científico cultiva a honestidade, evita o plágio, não colhe como seu o que ouros plantaram, tem horror a acomodações e é corajoso para enfrentar os obstáculos e os perigos que uma pesquisa pode oferecer”. (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 17)
O texto supra-apresentado sugere que o pesquisador: não será um sujeito que se acomoda diante de obstáculos.
3- Lennon traz uma mensagem que fala de um: voto de esperança para uma fraternidade universal.
4- Analise as frases abaixo e determine o tipo de conhecimento (Empírico, Filosófico, Teológico ou Científico):
"No seu conceito teórico, é tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de ideias, num processo complexo de pesquisa, análise e síntese, de maneira que as afirmações que não podem ser comprovadas são descartadas do âmbito da ciência. Este conhecimento é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências." CIENTÍFICO
"Popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas; é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos." 
EMPÍRICO
 "Conhecimento adquirido a partir da aceitação de axiomas da fé teológica, é fruto da revelação da divindade, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, “pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto”. TEOLÓGICO
"É o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental, levando em conta os diferentes objetos de estudo." FILOSOFICO
5- Ainda de acordo os autores pesquisados para a elaboração desta unidade, solicita-se que se completem as sentenças a seguir com a(s) palavra(s) adequada(s):
Conhecer fatos sem justificá-los ou explicar-lhes as causas é próprio do conhecimento...............................................................................................
Escolha uma:EMPÍRICO
6- Solicita-se que das frases a seguir, seja classificada aquela que se configura como texto acadêmico adequado: A linguagem científica é predominantemente informativa e não formativa, dado que busca produzir conhecimento embasado em verdades.
7- Qual das afirmações a seguir tem relação com o que se define como monografia: é um trabalho que expõe relações e interpretações elaboradas pelo pesquisador mediante a aplicação de metodologia científica.
8- “A observação é de importância capital nas ciências. É dela que depende o valor de todos os outros processos. Sem a observação, o estudo da realidade e de suas leis seria reduzido à simples conjetura e adivinhação”. (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 27)
Das afirmações a seguir, qual delas está concorde com o texto apresentado nesta unidade: O conhecimento científico reconhece que sem a observação a realidade pode ser interpretada erroneamente.
9- Cabe ao pesquisador:
(A)  desenvolver autocrítica e autoconhecimento;
(B) buscar, ocasionalmente e de modo simplificado, identificar traços culturais pessoais e sociais,
(C) sempre deter conhecimento da realidade histórica onde se insere seu objeto de estudos;
(D)  envolver-se emocionalmente com os participantes;
(E) submeter-se às solicitações de um orientador da pesquisa, com o devido respeito que essa relação exige.
O texto supra-apresentado contém frases adequadas e inadequadas. Solicita-se que se assinalem as alternativas inadequadas.
Escolha uma: B e D
10- Complete o texto a seguir com as palavras que lhe dão sentido diante da unidade em pauta.
Ao pretender realizar uma pesquisa para traçar o perfil de alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma cidade do interior no estado de São Paulo, o pesquisador opta por uma amostragem probabilística. Assim, complete o que ele deverá fazer:
Para determinar uma amostra para essa pesquisa, deverão ser selecionados  ...................................................... sujeitos, de forma ........................................., desde que .................................... o universo total. 
Escolha uma: número de sujeitos determinados pela estatística; causal simples; representem uma população ou...
11- Com base na Unidade 12, solicita-se que algumas reflexões expostas a seguir sejam avaliadas como pertinentes (P) ou como impertinentes (I).
a)    O entrevistador deve ser capaz de planejar completamente sua entrevista, negando a possibilidade de imprevistos ou desvios dos objetivos propostos. (   )
b)    O entrevistador deve ser capaz de planejar completamente a entrevista, reconhecendo a possibilidade de imprevistos ou desvios dos objetivos propostos. (     )
c)    O entrevistado deve ser sempre informado do motivo da entrevista e de sua escolha como sujeito do estudo, independente de sua adesão consciente à pesquisa.  (   )
d)    O entrevistado deve ser sempre informado do motivo da entrevista e de sua escolha como sujeito do estudo, dependente de sua adesão consciente à pesquisa. (    ) 
Escolha uma: I; P;I; P
12-Para Cervo e Bervian (2002, p. 36-37), a inferência poderá ser imediata ou mediata, como inferência mediata temos que é: decorrente de um termo de comparação, podendo ser decorrentes de raciocínio indutivo ou dedutivo. Para saber se o ouro é um metal condutor, pode-se concluir por dedução que o é, pois é metal e metais são condutores de calor. 
13- Das assertivas a seguir, duas expressam efetivamente o significado e o alcance das pesquisas qualitativas (PQ) – quais são elas?
a)   Os cientistas que se dedicam às PQ’s se colocam radicalmente contra as pesquisas quantitativas.
b)   Os cientistas que partilham da abordagem qualitativa, em geral, se opõem ao pressuposto experimental de que todas as ciências devem adotar o modelo de estudo das ciências da natureza.
c)    Os pesquisadores que trabalham com PQ não prezam o rigor metodológico que seria indispensável ao comportamento científico.
d)   A abordagem qualitativa tem cada vez mais espaço operacional em âmbito das ciências sociais e humanas. 
Escolha uma: B e D
14- As frases a seguir trazem reflexões pertinentes, mas também comportam alguns equívocos. Com base nos conteúdos teóricos ministrados. Qual das alternativas expostas expressa resultados verdadeiros.
A - O Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) é uma análise de conteúdo própria para a abordagem qualitativa.
B - O DSC se transmuta de individual para o de uma coletividade “discursivada”.
C - Quando se fala em DSC, fala-se simultaneamente em abordagens qualitativa e quantitativa.
D - O DSC é uma crítica ao tradicional processo de “categorização” para se fazer análise de conteúdo.
E - O DSC não se apresenta como uma estratégia metodológica válida para as pesquisas de abordagem qualitativa.
Escolha uma: A,B, D
15- A elaboração de um artigo, como tarefa acadêmica, significa que: o autor deverá observar todas as indicações metodológicas para elaboração de artigo como produção acadêmica
16- Assinale quais são os componentes pós-textuais de um trabalho acadêmico: referências (bibliografia), glossário e índice.
17- Como já está devidamente esclarecido, o fichamento é um trabalho em si mesmo, mas é também um recurso imprescindível à realização da fundamentação teórica de diferentes modalidades de trabalhos acadêmicos.
Assim, solicita-se que das frases a seguir, sejam anunciadas as que são inteiramente condizentes com o processo de fichamento.
Escolha uma: O fichamento deve evitar transcrições muito extensas para serem anunciadas como citações diretas longas.18- Citações são cópias ou aproveitamento de ideias (paráfrase) com base em um texto lido. Assim, se forem cópias elas devem estar:
(A) inseridas no texto, indicando o nome completo do autor lido;
(B) inseridas no texto entre aspas se ocuparem até 3 linhas;
(C) inseridas no texto de forma recuada em 2 cm à esquerda e 2 cm à direita;
(D) inseridas com a indicação do sobrenome do autor, ano da publicação e número da página;
(E) inseridas com nota de rodapé que indique a procedência da citação.
Escolha uma: B e D
19- Fazer a correção adequada: “Nada é mais insuportável do que a dor de uma perda, seja ela qual for [   ]” (dias, 2002). (3 equívocos) – SÃO ELES:
(A) não se usa itálico em nenhuma forma de citação;
(B) o nome do autor deve estar completo, quando inserido entre parênteses;
(C) citação direta deve apresentar também o nº da página de onde foi extraída;
(D) citação direta até 3 linhas não necessita de aspas para ser identificada;
(E) o nome do autor é grafado com letras maiúsculas, quando inserido entre parênteses. 
Escolha uma: A, C e E
20- Antonio Carlos Gil (2002), em suas reflexões, se refere ao estudo de caso com alguns propósitos bem definidos que podem permitir algumas conclusões, dentre as quais uma delas não é perfeitamente condizente. Qual é ela?
O estudo de caso...
Escolha uma: fornece elementos para generalizações.

Outros materiais