Buscar

Princípios de Stevin e Pascal na Engenharia Mecânica

Prévia do material em texto

Ricardo dos Santos Nogueira
Engenharia Mecânica/3905
Princípio de Stevin
O princípio de Stevin nos permite calcular a pressão em um líquido em repouso, estando com sua superfície livre em contato com a atmosfera.
Uma das consequências do princípio de Stevin é:
“Em um líquido em equilíbrio, a pressões são iguais em todos os pontos da mesma horizontal”.
Podemos notar essa aplicação da lei de Stevin , quando mergulhamos. A pressão exercida nos nossos ouvidos, quanto mais profundo maior a pressao.
Essa lei explica porque o sistema hidráulico das cidades é obtido pelas caixas d’águas, que estão situadas no ponto mais alto das casas, uma vez que precisam pegar pressão para chegar à população.
Vasos Comunicantes
Esse conceito apresenta a ligação de dois ou mais recipientes e corrobora o princípio da Lei de Stevin.
Esse tipo de sistema, é muito utilizado nos laboratórios para medir a pressão e a densidade (massa específica) dos fluidos.
Em outras palavras, um recipiente ramificado em que os tubos se comunicam entre si, constitui um sistema de vasos comunicantes, por exemplo, o vaso sanitário, em que a água permanece sempre no mesmo nível.
Princípio de Pascal
O Princípio de Pascal afirma que: “Um acréscimo de pressão exercido em qualquer ponto de um fluído é transmitido para todo o fluído”. Com esse princípio é possível construir e dimensionar macacos hidráulicos, prensas hidráulicas, etc.
Como a pressão é igual em todos os pontos do fluído e supondo a área do pistão da direita sendo 5 vezes maior que o da esquerda tem-se:
Dessa maneira uma força F_1 será, no exemplo, amplificada (F_2 ) cinco vezes. Esse seria a versão hidráulica da alavanca mecânica concebida por Arquimedes.
 
 Exemplo princípio de Stevin
 Mangueira de nível de pedreiro.
 Exemplo princípio de Pascal
 Prensa Hidráulica

Continue navegando