Buscar

td uece 2019

Prévia do material em texto

História
TD UECE.
Profª Tayná Moreira
1º) Atente para o que se afirma a respeito do Governo Provisório de Getúlio Vargas
I. Foi um período de estabilidade política, com o fortalecimento do poder dos estados e dos partidos políticos. 
II. Esse período foi marcado por incertezas econômicas, tendo como pano de fundo a Grande Depressão Mundial. 
III. O Poder Executivo passou a concentrar também o Legislativo, e os governadores dos estados foram substituídos por interventores.
Está correto o que se afirma apenas em 
A) II e III. 
B) I.
C) I e III.
 D) II.
2º) O Plano de Metas do Governo JK procurava contemplar o que era caracterizado como “políticas de impacto”. Nesse sentido, dentre as opções a seguir, destaque aquela que NÃO corresponde a uma prioridade considerada por esse governo.
A) A fabricação de automóveis, verdadeiros ícones da modernidade.
 B) A construção de rodovias como a Belém-Brasília.
 C) A campanha “O petróleo é nosso”, grande mobilizadora da população no período JK.
 D) A transferência da capital federal para Brasília
3º) Jânio Quadros venceu as eleições de outubro de 1960 com 48% dos votos. Atente para as afirmações a respeito de alguns dos seus atos, como Presidente.
I. Ocupou-se de temas de menor importância como a proibição de brigas de galo, lançaperfume e uso de biquínis nas praias brasileiras.
II. II. No âmbito político, combinou iniciativas simpáticas à esquerda, com medidas agradáveis aos conservadores.
III. III. Criou conflitos em relação a sua política externa ao declarar “uma vaga simpatia” pelo regime de Fidel Castro e ao condecorar Che Guevara.
Está correto o que se afirma em
 A) I e II apenas. 
B) I e III apenas.
 C) II e III apenas. 
D) I, II e III
4º) Analise os itens a seguir, considerando as características do período brasileiro de exceção política iniciado em 1964: 
I. práticas políticas repressivas;
II. reações dos movimentos de esquerda;
III. crises econômicas;
IV. massiva propaganda política do governo;
V. eleições diretas para os cargos eletivos;
Pode-se afirmar corretamente que correspondem às características do período brasileiro de exceção política iniciado em 1964 somente os itens
A) I, II e V.
 B) I, III, IV e V. 
C) II, III, IV e V. 
D) I, II, III e IV.
5º) Atente ao seguinte excerto: 
“De 1815 a 1847, F. Gaillot arrola uma quinzena de casos ocorridos e outros tantos de tentativas abortadas. O ludismo é mais importante em 1848, quando assume feições particularmente graves, à imagem da duração da crise e da esperança despertada pela nova República”. (PERROT, M. Os excluídos da História. Operários, mulheres, prisioneiros. Trad. Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.37.)
Sobre o ludismo, é correto afirmar que 
A) é um ramo da psicologia voltado para casos extremos de crise política.
 B) constituiu um partido político na Inglaterra.
 C) foi um movimento operário de protesto contra a produção industrial.
 D) foi uma manifestação de rebeldes franceses a favor da produção fabril.
6º) O final dos anos 1920 e o início dos anos 1930 foram marcados por uma crise financeira generalizada, agravada pela quebra da bolsa de Nova York, que, no Brasil, afetou mais fortemente a
 A) economia cafeeira. 
B) produção algodoeira.
 C) manufatura açucareira. 
D) indústria automobilística.
7º) No ano de 2015, completam-se setenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Assinale a opção que corresponde aos episódios que marcaram o início e o fim desse conflito respectivamente.
A) Declaração de guerra do império Austro-Húngaro ao Reino da Sérvia e o dia do Armistício em que a Alemanha entregou suas armas.
 B) A invasão da Polônia por Hitler e a explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. 
C) A Revolução de Outubro na Rússia e a declaração de vitória dos aliados por parte da ONU. 
D) O assassinato de um negociante judeu-polonês no porto do Mar Báltico de Danzing em janeiro de 1939 e a reunião de Roosevelt, Churchill e Stalin.
8º) O Congresso Nacional de Lima, a capital do Peru, situa-se na Praça Bolívar. A principal praça de Bogotá, capital da Colômbia, tem o mesmo nome: Praça Bolívar. A Bolívia recebeu este nome para homenagear Simon Bolívar. Sobre Simón Bolívar, pode-se afirmar corretamente que
A) liderou um movimento a favor da independência da América do Sul e idealizou uma unidade continental chamada Gran Colômbia que se desfez em repúblicas.
B) lutou ao lado de José de San Martín, na Argentina, e Bernardo O’Higgins, no Chile, pela libertação desses países do domínio espanhol.
C) foi um revolucionário criador do nacionalismo venezuelano e liderou a Revolução Bolivariana
D) era um monarquista convicto; por isso, defendeu a centralização do poder, para uma América emancipada.
9º) Leia atentamente o seguinte excerto: 
“O papel de herói da Inconfidência Mineira cabe ainda a Tiradentes porque ele foi o inconfidente que recebeu a pena maior: a morte na forca, uma vez que o próprio réu, durante a devassa, assumiu para si toda a culpa. Sabe-se, no entanto, que sua morte se deve também em grande parte à acusação dos demais inconfidentes, bem como a sua condição social: pertencente à camada média da sociedade mineira, sem importantes ligações de família, sem ilustração nem boas maneiras”. Cândida Vilares Gancho & Vera Vilhena de Toledo. Inconfidência Mineira. São Paulo, Editora Ática, Série Princípios,1991. p.45
Sobre a Inconfidência Mineira, ocorrida em Vila Rica no período da mineração aurífera, é correto afirmar que
A) representou o exemplo de revolta popular contra a dominação colonial portuguesa no Brasil, uma vez que, oriunda das camadas mais humildes de Minas Gerais, inclusive escravos, chegou a contagiar indivíduos pertencentes às mais altas posições sociais
B) foi uma representação dos interesses de grupos da elite local, intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, em livrarem-se do controle e dos impostos cobrados pela coroa portuguesa na região, mas não havia consenso em relação à libertação dos escravos.
C) marcou o início do processo de independência do Brasil, baseado na luta armada do povo contra as forças leais a Portugal, e em defesa dos ideais liberais e republicanos, como o fim da escravidão, direito ao voto universal masculino e governo presidencialista.
D) apesar de bem sucedida, com a proclamação da independência de Minas Gerais, teve pouco impacto na história do Brasil, uma vez que seus objetivos extremamente populares não foram bem aceitos pelas elites econômicas de outras regiões da colônia.
10º) . Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.
O enunciado acima diz respeito ao evento denominado
 A) Guerra do Contestado, ocorrida numa região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e que teve líderes religiosos que se antepuseram à dominação da região por empresas madeireiras estrangeiras que receberam aquelas terras do governo brasileiro. 
B) Massacre do Caldeirão, evento transcorrido no município do Crato, Ceará, e que teve como líder José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, que conduziu os desvalidos enviados por Pe. Cícero durante vários anos em uma próspera comunidade. 
C) Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, quando agentes públicos invadiam à força as comunidades pobres da cidade para impor a vacinação obrigatória contra a febre amarela e a varíola a todos os moradores.
 D) Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna.
11º)No Ceará, durante osséculos XVII e XVIII, formou-se o que o historiador cearense Capistrano de Abreu denominaria como “Civilização do Couro”. Este aspecto característico da colonização cearense está ligado
A) ao fato de existir, nas terras cearenses, uma farta manada de gado bufalino natural da região, o que proporcionou, aos nativos locais e aos europeus colonizadores, as condições ideais para explorarem aquela riqueza. 
B) ao desenvolvimento, após a decadência da produção algodoeira, de uma grande atividade de pecuária de corte e leiteira que, ainda hoje, é uma das maiores do Brasil e sustenta a economia cearense. 
C) ao processo colonizatório cearense que ocorreu a partir da ocupação pela pecuária, na capitania, através da frente de ocupação do sertão-de-fora, conduzida por pernambucanos, e da frente de ocupação do sertão-de-dentro, controlada principalmente por baianos. 
D) ao modelo original de ocupação através da pecuária bovina que, saindo do Ceará, ajudou na ocupação do interior nordestino e na colonização dos serrados do centro-oeste, dos pampas do sul do país e do pantanal mato-grossense.
12º) De 1964 até o final da década de 1970, as produções e manifestações artísticas brasileiras bem como os movimentos culturais foram marcados 
A) por um processo crescente de censura, que objetivava o fim da liberdade de expressão artística e impunha às massas uma cultura de concordância com o regime militar.
 B) pela produção livre de todo e qualquer conteúdo artístico-cultural, e pelo incentivo do Estado e dos meios de comunicação de massa para sua veiculação ao grande público. 
C) pela inexistência de uma arte de contestação, uma vez que toda a comunidade da cultura e das artes estava imbuída do ideal de país apresentado pelos governos do período. 
D) pelo grande incremento da cultura popular de contestação ao governo, através do apoio irrestrito dos grandes meios de comunicação de massa, como as emissoras de rádio e TV.

Continue navegando